- Os benefícios de cultivar damascos você mesmo
- Métodos e tecnologia de reprodução
- Estacas e camadas
- Estacas verdes
- Estacas lignificadas
- Camadas de ar
- Brotos de raiz
- Método de semente
- Quais variedades são adequadas?
- Seleção e estratificação de grãos
- Preparando o solo e os recipientes para o plantio
- Profundidade e regras de plantio
- Condições para o cultivo de brotos
- Propagação por enxertia
- Para a casca
- Na fenda
- Por ponte
- Como plantar uma muda em terreno aberto
- Trabalho preparatório
- Composição do solo necessária
- Poço
- Preparando estacas
- Enraizando
- Como e o que fertilizar antes do plantio
- A que distância devo plantar?
- Época e tecnologia ideais para o plantio
- Cuidados com árvores
Cultivar sua variedade favorita de damasco no jardim nem sempre é fácil. O principal desafio é encontrar a muda certa e um fornecedor confiável. Por esse motivo, os jardineiros costumam se perguntar como propagar damascos por conta própria. Diversas opções foram desenvolvidas e testadas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Os benefícios de cultivar damascos você mesmo
Às vezes, um vizinho lhe dá um excedente de frutas deliciosas, mas nem se lembra da variedade da planta, ou nem a conhece, pois foi herdada dos antigos donos do jardim. Nesse caso, a única solução é propagar a árvore usando o método mais adequado e confiável. O cultivo de uma muda jovem é gratuito e suas características serão conhecidas com antecedência.
Outra vantagem de cultivar damascos você mesmo é que as chances de encontrar vendedores inescrupulosos e comprar material de plantio de baixa qualidade são reduzidas a zero. O jardineiro controla todo o processo e tem a oportunidade de obter a quantidade de plantas que necessita, minimizando custos..
Métodos e tecnologia de reprodução
Se você precisa propagar seu damasco favorito, deve se familiarizar com todos os métodos comuns com antecedência e escolher o mais confiável e adequado. Afinal, cada um tem seus prós e contras.
Estacas e camadas
A propagação por estacas ou enxertia é o método mais rápido e confiável, mas também o mais trabalhoso. O principal desafio é preparar o material de forma adequada e em tempo hábil.

Estacas verdes
Para propagar usando estacas verdes, separe uma parte do broto com folhas da parte central. O ramo cortado deve ter pelo menos três folhas. As estacas são colhidas pela manhã para garantir que o broto esteja o mais úmido possível. Em seguida, mergulhe as estacas em uma solução estimulante de enraizamento (como "Zircon" ou "Kornevin") por 12 horas.
Após esse procedimento, as mudas são colocadas em um canteiro bem fertilizado e uma pequena estufa é criada. Isso pode ser feito sem estufa, mas, neste caso, é importante monitorar constantemente a umidade do solo e evitar que ele seque. Após algumas semanas, o calo começa a se formar e, em um mês, a muda já terá um sistema radicular.
Estacas lignificadas
As estacas são retiradas não apenas de brotos verdes, mas também de brotos lenhosos. Elas são retiradas durante o período de dormência, após a queda das folhas. As estacas devem ter aproximadamente 0,3 m de comprimento. São armazenadas em local fresco e escuro até a primavera, depois embebidas em um estimulador de enraizamento e plantadas em solo fertilizado com turfa.
Camadas de ar
Um método de propagação de damascos igualmente eficaz do que a estaquia, embora injustamente esquecido pelos jardineiros, é selecionar um broto de um ano de idade. Faça dois cortes circulares nele e remova a casca entre eles. Trate o broto com um estimulante de enraizamento e envolva-o em um saco plástico, deixando espaço suficiente para acomodar o solo. Assim que o broto estiver maduro, separe-o do ramo-mãe e transplante-o para seu local permanente.
Brotos de raiz
Este método de propagação só é eficaz se a árvore de damasco for autoenraizada. Em uma planta enxertada, os brotos se formam a partir do porta-enxerto, e é impossível obter na muda as mesmas características da planta-mãe. É importante ressaltar que os brotos são formados apenas em decorrência de danos causados à árvore pela geada, por animais ou por podas severas. Um pé de damasco saudável não produz brotos em suas raízes. Ao transplantar árvores jovens, escolha apenas aquelas localizadas o mais longe possível da planta-mãe. Isso reduzirá o risco de danos ao sistema radicular.

Método de semente
A propagação por sementes é considerada a mais confiável, mas também a mais demorada. A muda resultante é adaptada ao clima local, embora às vezes não herde as características da planta-mãe.
Quais variedades são adequadas?
Quase todas as variedades de damasco podem ser propagadas a partir de caroços, mas deve-se dar preferência às variedades nacionais. Variedades estrangeiras têm dificuldade de adaptação às condições climáticas e frequentemente morrem no inverno. Os jardineiros também observam que, ao cultivar uma árvore a partir de uma semente, é necessário selecionar variedades simples, em vez de variedades de elite caprichosas que posteriormente não produzirão uma colheita.
Seleção e estratificação de grãos
Apenas caroços de damasco maduros são selecionados para o plantio. Os frutos devem ser grandes, livres de doenças e suculentos. É preferível cultivar várias mudas, pois a cultura tem dificuldade para se estabelecer.

Antes do plantio, as sementes preparadas passam por estratificação. Para isso, elas são deixadas de molho em água fria por uma semana. Para manter a água aquecida, troque-a periodicamente.
Preparando o solo e os recipientes para o plantio
Para o plantio de sementes de damasco, escolha serragem, areia ou musgo úmido. O volume de solo deve ser três vezes o volume das sementes. Coloque a mistura em um recipiente com furos de drenagem ou em um saco plástico e deixe em local fresco por 2 a 2,5 meses.
Profundidade e regras de plantio
O caroço do damasco não deve ser plantado a uma profundidade superior a 10 cm. Ele deve ser coberto com húmus, turfa ou areia e colocado em um ambiente com temperatura do ar em torno de +10 °C.

Condições para o cultivo de brotos
Para cultivar uma muda dentro de casa, verifique regularmente a umidade do solo após o plantio, regue-a se necessário e solte-a levemente. Após 65 a 70 dias, uma jovem árvore de damasco deverá emergir. Transplante a árvore para um pequeno vaso e coloque-o em um local aquecido e bem iluminado.
Propagação por enxertia
Outro método popular de propagação de damascos é a enxertia. Para isso, é necessário um porta-enxerto jovem e o próprio material de enxerto. Existem vários métodos para isso.
Para a casca
Este método é mais indicado para ser utilizado logo no início da estação de crescimento. São utilizados ramos pré-preparados com gemas dormentes. A enxertia é permitida em damasqueiros maduros com até 10 anos de idade.
Você deve cortar o galho esquelético e inserir várias estacas sob a casca para que elas não se toquem.
Primeiro, faça um corte diagonal na base do enxerto, deixando três gemas. Os enxertos são fixados com fita adesiva e o local do enxerto é tratado com piche de jardim.

Na fenda
Esta técnica é adequada para enxertia de ramos jovens e maduros. O trabalho é realizado antes que a seiva comece a fluir, ou seja, imediatamente após o fim das geadas de inverno. Uma condição importante para a enxertia de fenda em damascos: o porta-enxerto deve ser mais grosso que o enxerto e em nenhum caso o contrário. O ramo escolhido como porta-enxerto é cuidadosamente cortado na altura desejada, e em seguida, com uma faca, é feita uma fenda de 2 a 5 cm de profundidade. O enxerto é afiado e inserido no porta-enxerto, alinhando as camadas do câmbio. O enxerto é podado, deixando apenas três gemas. O enxerto é fixado com fita adesiva e tratado com piche de jardim.
Por ponte
Esta técnica permite salvar uma árvore danificada por roedores. É aconselhável usar este enxerto apenas se houver danos nos anéis. Estacas de damasco podem ser cultivadas não apenas a partir de cultivares, mas também de plantas silvestres.
O trabalho começa quando a seiva começa a fluir. A casca é retirada até a área saudável e cortes em forma de T de 3 cm de comprimento são feitos na parte inferior.
Todos os brotos são removidos das estacas, após o que são feitos cortes diagonais de 4 cm de comprimento nas pontas. A casca do damasco é ligeiramente puxada para trás e as estacas são inseridas nela. A ponte é formada em forma de arco. O enxerto concluído é fixado com fita isolante e selado com piche de jardim.

Como plantar uma muda em terreno aberto
O plantio correto de uma muda de damasco em terreno aberto é a chave para sua sobrevivência bem-sucedida.
Trabalho preparatório
Primeiro, você precisa escolher um local para o damasqueiro. A planta gosta de calor e não tolera água subterrânea próxima. O local deve ser bem iluminado e protegido de ventos frios e correntes de ar. O pH do solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino. Se necessário, aplique fertilizantes e preparações de solo adequadas.
Composição do solo necessária
Antes de plantar uma muda de damasco, adicione húmus, superfosfato, cinzas de madeira ou sulfato de potássio ao solo.

Poço
É cavado um buraco para o plantio da muda medindo 0,8 x 0,8 x 0,8 m. Uma camada de drenagem de seixos, pedras pequenas ou tijolos quebrados é colocada no fundo.
Preparando estacas
Para o enraizamento, selecione uma estaca com 2 a 3 gemas, pois uma com apenas uma pode não criar raízes. A parte superior é podada perpendicularmente ao ramo principal e a inferior, na diagonal. A colheita é feita entre meados e o final de junho.
Enraizando
Coloque a muda recém-cortada em um estimulante de enraizamento durante a noite. A temperatura ambiente não deve ser inferior a 24 °C. O ideal é usar uma estufa pequena para o enraizamento.

Como e o que fertilizar antes do plantio
Os damascos preferem solo bem drenado e rico em nutrientes. Antes do plantio, é uma boa ideia adicionar cinzas de madeira, composto e superfosfato. Não se deve exagerar nos fertilizantes nitrogenados, pois eles podem provocar o crescimento prematuro da muda em detrimento do desenvolvimento do sistema radicular, podendo não sobreviver ao inverno.
A que distância devo plantar?
Ao enraizar as estacas, deixe um espaço pequeno entre elas, cerca de 15 cm. Quando a muda estiver pronta para ser transplantada para seu local permanente, escolha um local que esteja a pelo menos 3 a 4 m de árvores e arbustos próximos.

Época e tecnologia ideais para o plantio
Recomenda-se enraizar as mudas imediatamente após a colheita, no verão. Elas devem ser plantadas de forma que a base não fique submersa em areia. Polvilhe a parte superior com uma mistura de solo nutritivo e água. Para evitar a evaporação da umidade, você pode construir um abrigo ou aplicar cobertura morta.
Cuidados com árvores
Durante as primeiras semanas de vida, regue o damasqueiro sem raízes uma vez por semana. Após cada rega, solte o solo para garantir que o ar e a umidade cheguem às raízes. Nos anos seguintes, fertilizantes orgânicos e minerais serão necessários para garantir que a árvore se desenvolva normalmente e produza uma colheita frutífera. Se o verão for extremamente quente e seco, é uma boa ideia cobrir o solo ao redor do tronco com cobertura morta para evitar que a água evapore muito rapidamente.












