Plantas com flores e ornamentais sofrem com doenças fúngicas, assim como frutas e grãos, hortaliças e frutas vermelhas. Fungicidas sistêmicos são usados para proteção e tratamento. O "Chistotsvet" é eficaz devido à sua ação rápida e proteção duradoura para rosas e outras plantas com flores e folhagens ornamentais. Pode ser usado para tratar plantas doentes e prevenir a propagação da infecção, o que é especialmente importante em ambientes internos.
O que está incluído na composição e forma de dosagem
"Chistotsvet" é produzido como um concentrado emulsionável (CE), contém 250 gramas de difeconazol por litro e pertence à classe de produtos químicos triazólicos. É um fungicida sistêmico e de contato de amplo espectro que auxilia e fortalece a imunidade das plantas.
Quando usado corretamente, o produto não se acumula no solo ou em restos vegetais e não é fitotóxico. No entanto, seu efeito sobre apenas uma enzima do patógeno pode levar ao desenvolvimento de resistência se usado em excesso e sem controle.
A eficácia do produto depende da temperatura ambiente. Ela cai drasticamente quando a temperatura cai abaixo de 12 graus Celsius. Além disso, o uso do pesticida contra doenças de desenvolvimento rápido, como a ferrugem, é desaconselhável — não terá o efeito desejado.
"Chistotsvet" está disponível em frascos de 10 mililitros e ampolas de 1 e 2 mililitros. Essas embalagens pequenas são ideais para tratar plantas doentes e flores de interior. Pulverizadores comuns e pequenos pulverizadores manuais podem ser usados para o tratamento.

Método de operação e para que é utilizado
Este produto é usado para tratar doenças de rosas e outras plantas ornamentais, podendo ser usado em plantas domésticas, folhagens ornamentais e arbustos floridos. Possui propriedades terapêuticas pronunciadas e preventivas duradouras. É usado contra oídio, mofo cinzento e manchas foliares.
"Chistotsvet" é uma preparação sistêmica que penetra e percorre todo o sistema vascular da planta. Isso lhe permite atuar não apenas terapeuticamente, mas também profiláticamente.

Duas horas após o tratamento, o "Chistotsvet" se espalha por toda a planta e começa a inibir o micélio subcuticular. Isso impede a esporulação ativa e a disseminação da doença, permitindo a recuperação das plantas afetadas e prevenindo a disseminação da doença. É importante observar que o produto se espalha apenas acropetalmente, ou seja, de baixo para cima, portanto, deve-se ter o máximo cuidado durante o tratamento.
Em ambientes internos, como varandas e terraços, apenas flores doentes podem ser tratadas, ou a pulverização geral pode ser usada se houver risco sério de danos generalizados às plantas. É importante seguir as regras, instruções e precauções de segurança, além de tomar banho e ventilar os ambientes após a aplicação. Não deve haver pessoas próximas, crianças ou animais de estimação presentes no ambiente durante a pulverização.
A solução de trabalho preparada não deve ser preparada com antecedência. Ela deve ser diluída imediatamente antes do uso e utilizada em até 24 horas.

Cálculo do consumo
Ao usar o fungicida "Chistotsvet", o seguinte esquema de tratamento e cálculo do consumo do medicamento é usado:
| Cultura | Doença | Taxa de consumo, em ml/l, por cem metros quadrados de plantio |
| Rosas e outras plantas com flores | Oídio Podridão cinzenta Manchando |
2 mililitros por 5 litros de água |
| Arbustos ornamentais e plantas herbáceas | 4 mililitros por 10 litros de água |
O pesticida não apenas trata e protege as plantas, mas também ajuda a fortalecer seu sistema imunológico, tornando-as mais fortes e eficazes na resistência a infecções e pragas.

Instruções de uso
Para que o produto se beneficie plenamente de sua eficácia, ele deve ser usado corretamente. As instruções de uso são fornecidas para esse fim. Elas indicam que o "Chistotsvet" começa a agir 120 minutos após a aplicação, não é removido pela precipitação e mantém suas propriedades protetoras por 14 dias.
Aos primeiros sinais de oídio, dilua 2 mililitros de "Chistotsvet" em 5 litros de água limpa. Esta solução é ideal para rosas e plantas de interior; aplique duas vezes, com intervalo de duas semanas. Se as plantas ornamentais forem afetadas por podridão e manchas, aumente a concentração da solução para 4 mililitros por 5 litros de água e aumente a frequência de pulverização para quatro vezes, também com intervalo de duas semanas.
Plantas ornamentais e floridas de jardim são tratadas contra o oídio com uma solução de 2 mililitros de "Chistotsvet" para cada 10 litros de água, e contra podridão e manchas com 4 mililitros para a mesma quantidade de líquido. A frequência e os intervalos de tratamento são os mesmos para rosas e plantas de interior.

Não é recomendado aplicar fertilizante em plantas doentes ou enfraquecidas até que elas estejam totalmente recuperadas.
Precauções de segurança
O fungicida "Chistotsvet" é classificado como classe de perigo 3 para humanos e abelhas. As aplicações devem ser realizadas em clima calmo, pela manhã ou à noite, quando os insetos polinizadores não estiverem voando. Ao pulverizar plantas de interior ou estufa, a área deve ser bem ventilada.
O uso de pesticidas exige o cumprimento de normas de segurança:
- Usar máscara ou respirador.
- Proteção ocular com óculos.
- Uso de luvas, roupas enterradas e capacete.
- Não é permitido comer, beber, fumar ou conversar enquanto estiver trabalhando.
- Após a pulverização, você precisa lavar o rosto e as mãos com sabão.
Caso o produto entre em contato com a pele ou os olhos, lave-o rapidamente com água corrente limpa.

O que fazer em caso de envenenamento
Se alguém ingerir acidentalmente o fungicida "Chistotsvet", beba vários copos de água e induza vômitos intensos. Em seguida, tome carvão ativado com base no peso corporal da vítima. Se surgirem sintomas suspeitos ou se a condição piorar, consulte um médico.
Possível compatibilidade
Não é recomendado misturar o pesticida "Chistotsvet" com outros fungicidas ou inseticidas. No entanto, para melhores resultados, é permitido alternar o "Chistotsvet" com outros pesticidas, observando os intervalos necessários.
Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
O prazo de validade do produto é de 24 meses. Armazene em recipiente hermeticamente fechado e etiquetado, de preferência na embalagem original. Armazene Chistotsvet em local fresco, seco e escuro, longe da luz solar direta e de oscilações de temperatura. A temperatura ideal é de no máximo 25 graus Celsius.

Mantenha o fungicida fora do alcance de crianças e animais de estimação. Mantenha longe de bebidas, alimentos, medicamentos, ração animal, ração para pássaros e ração para peixes.
Com o que substituí-lo
Se você não tem "Chistotsvet" e precisa proteger as plantas de doenças, pode usar preparações que atuam em substâncias da classe dos triazóis.

Estes incluem os seguintes fungicidas:
- "Skor".
- "Ídolo".
- "Encouraçado".
- "Escorazol".
- "Rayok" e muitos outros produtos.
Todos eles usam ingredientes ativos do mesmo grupo do "Chistotsvet", portanto, têm efeitos e eficácia semelhantes.

