- O que está incluído na composição e forma de dosagem
- Mecanismo de operação
- Propósito
- Como fazer uma mistura funcional
- Cálculo de vazão e instruções de uso
- Para orquídeas e rosas
- Para tratamento de sementes
- Para árvores frutíferas e culturas de frutas vermelhas
- Para culturas vegetais
- Quão tóxico é e quais são as precauções de segurança?
- O que fazer em caso de envenenamento
- A compatibilidade é possível?
- Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
- Análogos
Plantas ornamentais de jardim e de interior, frutas, bagas e vegetais sofrem com os efeitos negativos das doenças fúngicas. Elas precisam não apenas de tratamento, mas também de proteção. Fungicidas especializados são usados para esse fim. Para eliminar doenças sem causar danos, siga rigorosamente as instruções de uso do fungicida "Fundazol".
O que está incluído na composição e forma de dosagem
O Fundazol é produzido na forma de pó molhável em embalagens de 15, 30 e 100 gramas, possui odor quase inodoro, é pouco ou quase insolúvel em água e solventes orgânicos.
O produto contém 500 gramas de benomil ou fundazol por quilograma. Este é o principal ingrediente ativo do produto. Sua principal característica é ser um pesticida sistêmico e de contato, capaz de afetar não apenas fungos, mas também algumas doenças bacterianas de plantas. Como o fundazol é tóxico para humanos, é aconselhável ter comprimidos de carvão ativado à mão para desintoxicar o produto.
Mecanismo de operação
O pesticida Fundazol interfere na reprodução de células fúngicas patogênicas ao inibir a divisão nuclear ativa. Como resultado, o patógeno não consegue se reproduzir e morre.
O produto se espalha exclusivamente de forma acropetal, ou seja, das raízes para o topo da copa, sendo mais eficaz quando aplicado no solo abaixo das raízes. Quando pulverizado, o efeito é sentido nas áreas da folhagem verde onde as gotas da solução caem.
Funciona muito rápido: o efeito aparece três dias após a aplicação e dura uma semana.
Propósito
O medicamento "Fundazol" é usado contra patógenos das principais doenças fúngicas:
- Mofos em sementes e grãos.
- Podridão cinzenta e outras.
- Agulhas de pinheiro comuns e nevadas.
- Alojamento infeccioso de mudas de coníferas.
- Mancha.
- Fusarium e outras murchas.
- O Fundazol é mais frequentemente usado contra o oídio em diversas plantas, desde ornamentais até de jardim.
O produto pode ser usado para tratar plantas de interior, desde que não haja crianças ou animais de estimação no ambiente e que o usuário não tenha doenças respiratórias ou alergias. É necessário o uso de equipamento de proteção individual.

Uma característica única do Fundazol é sua capacidade de atingir tanto adultos quanto ovos de uma praga perigosa — os ácaros —, indicando sua capacidade de atuar como acaricida, pelo menos como um acaricida direcionado. Acredita-se também que o Fundazol tenha um efeito positivo em plantas infectadas não apenas por fungos, mas também por bactérias.

Como fazer uma mistura funcional
O produto deve ser diluído imediatamente antes do uso em um recipiente especialmente projetado. Primeiro, dilua o pó em uma pequena quantidade de água, adicionando gradualmente o líquido até o volume necessário. Recomenda-se diluir o fungicida ao ar livre ou em local bem ventilado, utilizando equipamento de proteção individual.
Para não errar nas proporções, é preciso ler as instruções do pesticida ou, caso não as tenha, baixá-las da internet.

Cálculo de vazão e instruções de uso
A taxa de aplicação de Fundazol é de 10 a 15 gramas por litro de água. A frequência dos tratamentos varia de 1 a 5, dependendo da planta e da gravidade da doença. As sementes são tratadas imediatamente antes da semeadura ou um mês antes do plantio. As plantas são pulverizadas durante a estação de crescimento, com um período de espera de 25 a 30 dias antes da colheita.
Para orquídeas e rosas
Se forem detectados oídio ou outras infecções fúngicas em plantas domésticas, elas devem ser tratadas com uma solução de Fundazol a 0,1%. Como há risco de intoxicação em casa, o ambiente deve ser bem ventilado e as precauções de segurança devem ser seguidas. Não há período de espera para flores, pois elas não são comestíveis. Rosas afetadas por oídio podem ser tratadas de 3 a 4 vezes durante a estação de crescimento.

Para tratamento de sementes
O material de plantio é tratado por pulverização ou imersão em uma solução. Para sementes grandes, tubérculos e bulbos, a imersão em uma solução de 10 gramas de pó para 2 litros de água por 3 horas é adequada. Para alho, use uma solução mais concentrada de 10 gramas de "Fundazol" para 500 ml de água e deixe o material de plantio de molho por 24 horas.
Tubérculos de batata e sementes pequenas são pulverizados com uma solução de 10 gramas de pó para cada 0,5 litro de água.

Para árvores frutíferas e culturas de frutas vermelhas
O Fundazol é frequentemente usado na jardinagem para combater o oídio e diversas doenças de podridão, bem como a murcha de fusarium. Para uvas, aplique 15 gramas do produto para cada 5 litros de água por 100 metros quadrados durante todo o período de cultivo. Mudas e plantas frutíferas maduras são pulverizadas preventivamente antes da floração e após a colheita com uma solução de 20 gramas de pó para cada 5 litros de água. As culturas de frutas vermelhas também podem ser pulverizadas, mas a irrigação das raízes é mais eficaz.
Ao pulverizar uma planta frutífera, é necessário observar um período de 25 a 30 dias antes da colheita.
Para culturas vegetais
Para combater a crucificação, as plantas de repolho devem ser regadas uma vez na raiz durante o plantio. Para pepinos propensos ao oídio, outro método é a pulverização, que deve ser concluída um mês antes da colheita. Isso deve ser feito duas vezes.

O mesmo tratamento é usado para tomates e outras plantas afetadas pela murcha e podridão de fusarium. O tratamento é repetido três vezes. A dosagem é de 8 a 10 gramas por recipiente de cinco litros.
Quão tóxico é e quais são as precauções de segurança?
A toxicidade do Fundazol varia entre os diferentes seres vivos. É perigoso para peixes e deve ser usado estritamente fora da zona de proteção de peixes do corpo d'água. É improvável que o fungicida prejudique abelhas e outros insetos, pois apresenta baixo risco para eles. No entanto, é necessário tratar as plantações durante os horários em que as abelhas não estão voando — de manhã cedo e no final da tarde.

O Fundazol é altamente tóxico para humanos, e o perigo reside não apenas na ingestão, mas também na inalação e no contato com a pele. Portanto, qualquer pessoa que trabalhe com o produto deve seguir as seguintes precauções de segurança:
- Use um respirador, óculos de segurança e luvas.
- Durante o tratamento, não coma, beba, fale ou fume.
- Evite o contato do medicamento com a pele, mucosas e olhos.
- Após o trabalho, lave o rosto com sabão e lave as mãos.
- É melhor diluir o Fundazol ao ar livre do que em ambientes fechados.
Se o fungicida entrar em contato com a pele, lave-a com água corrente o mais rápido possível. Faça o mesmo se entrar em contato com os olhos.
O que fazer em caso de envenenamento
Se o medicamento for ingerido, é necessária uma ação imediata:
- Beba água limpa, pelo menos 3-4 copos.
- Provocar vômitos abundantes.
- Tome vários comprimidos de carvão ativado (com base no seu peso corporal).
- Procure atendimento médico.
Se o estado da pessoa envenenada for alarmante ou piorar após as medidas terem sido tomadas, é necessário chamar uma ambulância imediatamente.

A compatibilidade é possível?
O fungicida "Fundazol" pode ser misturado a diversos fertilizantes e tratamentos para plantas. No entanto, é importante garantir que o fertilizante ou pesticida não seja alcalino e não contenha calcário.
Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
O Fundazol tem prazo de validade de 48 meses. Armazene em local protegido de altas temperaturas e luz solar direta, fora do alcance de pessoas não autorizadas, especialmente crianças. Como este medicamento pode ser perigoso se ingerido, mantenha-o fora do alcance de animais de estimação e de fazenda e não o armazene com alimentos, bebidas, medicamentos ou ração animal.

Análogos
Caso não consiga obter o Fundazol, pode substituí-lo por medicamentos que contenham um princípio ativo semelhante – benomyl ou fundazol – ou utilizar substitutos análogos que tenham efeito semelhante, ou seja, impeçam a divisão do núcleo do patógeno e levem à sua destruição.
Na maioria das vezes, é recomendado substituir o Fundazol pelos seguintes medicamentos:
- Topsin M. Este medicamento é eficaz contra as mesmas infecções fúngicas que o Fundazol e tem eficácia semelhante.
- Ferazim.
- "Derosal".
- "Vitaros" e muitos outros.
Dos fungicidas biologicamente ativos, recomenda-se o Fitosporin M. É adequado para o tratamento de plantas de interior e tem um efeito suave e delicado que não afeta o bem-estar de pessoas ou animais de estimação.




