Em comparação com as plantas cultivadas, as ervas daninhas são mais resistentes, adaptam-se mais facilmente às condições ambientais e crescem mais rapidamente. Isso faz com que elas literalmente "sufoquem" as mudas jovens das variedades de beterraba semeadas: açúcar, forragem e mesa. Para controlar uma ampla gama de ervas daninhas, três tratamentos com Betanal são aplicados durante a estação de crescimento da beterraba.
O que está incluído na composição e forma de dosagem
Betanal é um herbicida de amplo espectro com ação seletiva em plantações de diferentes tipos de beterraba.
O produto está disponível como EC (concentrado emulsionável). Os principais ingredientes ativos são:
- Fenmedifame – 91 gramas por litro.
- Desmedipham – 71 gramas por litro.
- Etofumesato - 112 gramas por litro.
O uso de vários ingredientes ativos no produto permite que o herbicida suprima efetivamente uma ampla gama de ervas daninhas.

Em que casos é utilizado e qual o mecanismo de ação
O betanal é usado para controlar ervas daninhas em culturas de açúcar, forragem e beterraba de mesa, exceto culturas em cachos. À medida que as raízes amadurecem, os componentes ativos do herbicida sofrem hidrólise e se decompõem em compostos químicos inofensivos.

O herbicida tem como objetivo destruir ervas daninhas dicotiledôneas, bem como algumas variedades de cereais:
- Frango com painço.
- Cerdas.
- Vassoura de campo e outras ervas.
Após o tratamento, as ervas daninhas apresentam os primeiros sinais de morte em 3 a 4 dias. Isso se deve aos efeitos combinados dos componentes do Betanal. O fenmedifam e o desmedifam pertencem ao grupo dos bicarbamatos e atuam como inibidores da reação de Hill, que é a chave para a fotossíntese. O etofumesato inibe significativamente a mitose, ou divisão celular, em ervas daninhas. O efeito combinado de todos os componentes do produto leva à morte inevitável das ervas daninhas.

Como fazer uma mistura de trabalho e instruções de uso
O Betanal Expert deve ser aplicado em clima seco e sem vento, com temperaturas não superiores a 25 graus Celsius. É melhor aplicá-lo à noite. No entanto, se houver risco de geada ou após precipitação, reprograme o tratamento com herbicida para uma época do ano mais favorável.
As instruções de uso do Betanal sugerem três tratamentos para as culturas de beterraba de acordo com o seguinte esquema:
| Período de processamento | Taxa de consumo do produto, em litros por hectare |
| Durante a formação de cotilédones em ervas daninhas | 1 |
| No estágio de desenvolvimento, as ervas daninhas têm de 2 a 4 folhas verdadeiras. | 1,5 |
| Na fase de desdobramento de 4 folhas verdadeiras da beterraba e nos estágios iniciais da vegetação das ervas daninhas | 3 |
Se houver ervas daninhas maliciosas e difíceis de erradicar no campo, é recomendável usar Betanal como parte de misturas complexas com outros herbicidas.

Medidas de precaução
Ao utilizar o produto, devem ser observadas as precauções padrão para trabalho com herbicidas:
- Não coma, beba ou fume durante o trabalho. Todas essas atividades devem ser realizadas a pelo menos 100 metros de distância da área de tratamento.
- É necessário o uso de equipamentos de proteção individual: óculos, respirador, luvas, roupas fechadas.
- Após a pulverização, é necessário lavar-se com sabão, tomar banho e trocar de roupa.
Se a solução entrar em contato com a pele, enxágue com bastante água. Se não se sentir bem, procure atendimento médico imediatamente.

A compatibilidade é possível?
O Betanal é considerado seguro para mistura com outros produtos fitofarmacêuticos, sujeito a testes de compatibilidade. Não é necessário adicionar adesivo à mistura, pois o herbicida já contém óleo, garantindo que o produto permaneça nas folhas e brotos das plantas daninhas por muito tempo.
Como armazenar corretamente
O Betanal tem prazo de validade de 36 meses. Armazene o herbicida em um recipiente hermeticamente fechado, de preferência na embalagem original ou em recipiente etiquetado. O produto está disponível em latas de 5 litros.
O betanal deve ser armazenado em locais frescos e sombreados, protegidos do calor e da luz solar direta. Mantenha o herbicida longe de alimentos, bebidas, medicamentos e ração para animais de estimação ou gado.

Somente o concentrado da emulsão não diluído deve ser armazenado. A solução de trabalho preparada deve ser utilizada no mesmo dia do preparo.
Análogos
Os seguintes herbicidas têm características semelhantes:
- Alfa-Dicamba.
- "Nelson".
- "Darwin".
Ao selecionar uma alternativa ou substituto, é importante considerar o impacto potencial do herbicida na planta hospedeira. Se as culturas de beterraba precisarem de tratamento, as instruções do herbicida devem especificar o uso pretendido.


