Instruções de uso e composição do herbicida Fabian, taxas de aplicação e análogos

Herbicidas ajudam a controlar ervas daninhas que sufocam as plantações e roubam seus nutrientes. Enquanto pequenos jardineiros podem controlar as ervas daninhas manualmente, agricultores que cultivam grandes áreas são forçados a recorrer a produtos químicos. O herbicida Fabian é seletivo e mata uma ampla gama de ervas daninhas em plantações de soja.

Composição e forma farmacêutica

Este herbicida seletivo contém dois ingredientes ativos que garantem sua alta eficácia contra ervas daninhas anuais e perenes. O imazetapir pertence à classe de produtos químicos imidazolinonas e está presente no produto na concentração de 450 gramas por quilograma. O segundo ingrediente ativo, clorimuron-etil, pertence à classe das sulfonilureias e contém 150 gramas por quilograma.

O Fabian é produzido pela empresa russa August na forma de grânulos dispersíveis em água. É embalado em frascos de 1 kg.

Para que serve a substância?

O herbicida sistêmico "Fabian" foi desenvolvido especificamente para proteger as plantações de soja contra gramíneas anuais dicotiledôneas e algumas ervas daninhas perenes. O produto químico não é utilizado em campos plantados com outras culturas. Quando usado corretamente, um tratamento por safra é suficiente para controlar as ervas daninhas.

Princípio de funcionamento

O mecanismo de ação deste herbicida sistêmico combinado baseia-se em dois componentes ativos. Após a pulverização, o imazetapir penetra na folhagem e no sistema radicular das plantas daninhas em poucas horas e, em seguida, acumula-se nos pontos de crescimento, inibindo o crescimento das plantas daninhas. Além disso, o ingrediente ativo inibe a produção de proteínas, interrompendo a divisão e o crescimento celular das plantas daninhas.

jarra vermelha

O clorimuron-etil pertence a um grupo de inibidores da acetolactato sintase. Seu efeito no tecido das plantas daninhas faz com que o crescimento das plantas seja interrompido em 2 a 3 horas após o tratamento.

Com que rapidez ele funciona e como se manifesta?

A velocidade de ação de um herbicida depende diretamente da sensibilidade das plantas daninhas, das condições climáticas e do cumprimento das instruções de aplicação. Os primeiros sintomas podem não ser visíveis por vários dias, mas em 3 a 4 horas, as plantas daninhas param de esgotar os nutrientes da cultura e param de crescer.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Se o tratamento foi realizado durante a estação de crescimento ativa, sinais de danos, como amarelecimento e clorose, tornam-se visíveis uma semana após o tratamento. Inicialmente, a coloração amarela aparece na folha central da planta, seguida por uma coloração antociânica em toda a planta, e o sistema radicular morre completamente.

tabela de informações

Quanto tempo dura o efeito?

Normalmente, um tratamento de campo por safra é suficiente para proteger as culturas de soja das plantas daninhas. No entanto, a duração do efeito protetor depende da gravidade da infestação e do estágio de desenvolvimento das plantas daninhas no momento da aplicação. A duração do efeito também é influenciada pelas condições climáticas da região de cultivo e pela suscetibilidade das plantas daninhas. Em média, o efeito dura de 60 a 90 dias.

Vantagens do medicamento

Agricultores que já testaram o desempenho do herbicida em seus campos de soja identificaram diversas vantagens importantes do produto químico que o distinguem de outros produtos similares.

nuvens no céu

Eles listaram os seguintes pontos como vantagens do Fabian:

  • formulação conveniente e baixo consumo de herbicida;
  • custo acessível do medicamento;
  • a taxa de penetração de substâncias ativas nos tecidos dos contaminantes;
  • uma ampla gama de ervas daninhas contra as quais o agente químico é eficaz;
  • efeito protetor duradouro após o tratamento;
  • ausência de dependência da erva daninha aos ingredientes ativos da droga;
  • uma composição herbicida combinada que permite destruir gramíneas anuais e perenes;
  • a possibilidade de usar o produto químico antes do surgimento das ervas daninhas e durante sua estação de crescimento;
  • nenhum dano às plantas cultivadas devido à seletividade de ação.

A única desvantagem observada pelos agricultores é que o medicamento só pode ser usado em campos onde há plantio de soja.

Nível de fitotoxicidade, a quais culturas é tolerante

Não foram identificados casos de fitotoxicidade após o uso do herbicida; a preparação é tolerante a plantas cultivadas e tem efeito destrutivo apenas em ervas daninhas.

planta murcha

Há resistência?

Se você seguir as recomendações do fabricante especificadas nas instruções e não exceder a taxa de aplicação da preparação, as ervas daninhas não se acostumarão aos ingredientes ativos do herbicida.

Cálculo do consumo

Como o produto é utilizado em lavouras de soja, a taxa de aplicação nas instruções é especificada apenas para esta cultura. São necessários 100 gramas de grânulos de herbicida por hectare de campo, a partir dos quais é preparada uma solução de trabalho. Para pulverizar um hectare de lavoura, são utilizados 300 litros de líquido.

a solução é derramada

Como preparar uma mistura de trabalho

Prepare a solução de tratamento de campo imediatamente antes do uso. Encha o tanque do pulverizador até a metade com água e adicione a dose recomendada de grânulos de herbicida. Ligue o agitador e aguarde até que o herbicida se dissolva completamente. Em seguida, adicione o restante da água e misture bem a solução novamente.

Instruções de uso

As instruções do fabricante para o uso do herbicida indicam que o melhor período para aplicação é em clima seco e sem vento, com temperaturas entre 10 e 25 graus Celsius. Além disso, ao pulverizar, considere o estágio de desenvolvimento da planta daninha. Após a formação de 4 a 6 folhas, elas se tornam menos sensíveis aos efeitos do produto químico.

Antes de tratar o campo, é importante concluir todos os trabalhos agrícolas necessários, como descompactação e cultivo. O herbicida forma uma barreira protetora na superfície do solo, impedindo o surgimento de novas ervas daninhas, e é importante manter essa barreira por três semanas.

distância de destruição

Medidas de precaução

Como o Fabian pertence à classe de toxicidade 2, precauções de segurança devem ser seguidas ao manuseá-lo. A pulverização deve ser feita com roupas de trabalho completas e botas de borracha. Luvas e um respirador também devem ser usados ​​para evitar a inalação de vapores químicos.

Após o término do trabalho, o tanque do pulverizador é lavado com detergente e todas as roupas são lavadas. O agricultor deve tomar banho e lavar o rosto e as mãos.

Existe compatibilidade?

O herbicida não deve ser usado com inseticidas organofosforados. Fabian é compatível com produtos químicos como Korsar e Miura. Antes de usar esses produtos em misturas de tanque, um teste de compatibilidade química deve ser realizado.

Banco do Corsário

Termos e condições de armazenamento

O prazo de validade do herbicida é de 5 anos a partir da data de fabricação. Devido à sua alta toxicidade, o produto químico deve ser armazenado em local separado, fora do alcance de crianças e animais. A temperatura de armazenamento recomendada é de 0 a 28 graus Celsius.

Análogos

Não existe um análogo completo deste herbicida em termos de composição; se necessário, ele pode ser substituído por um produto com efeito semelhante, por exemplo, Bazagran.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata