- Composição, formas de liberação existentes e finalidade
- Mecanismo de ação
- Quanto tempo dura o efeito?
- Quão rápido isso funciona?
- Vantagens e desvantagens
- Preparação da solução de trabalho
- Instruções de uso
- Medidas de precaução
- Quão tóxico é?
- A compatibilidade é possível?
- Condições de armazenamento e prazo de validade
- Meios semelhantes
Herbicidas seletivos pré-emergentes são usados na agricultura para tratar o solo que posteriormente será plantado. Vamos analisar o potencial do herbicida "Harness" para milho, soja e girassol. Abordaremos sua finalidade, composição, velocidade e duração de ação. Também exploraremos suas vantagens e desvantagens, como preparar uma solução e como usá-la de acordo com as instruções. Também discutiremos toxicidade, prazo de validade e condições de armazenamento, bem como alternativas.
Composição, formas de liberação existentes e finalidade
O ingrediente ativo do Harnes é o acetocloro, uma emulsão concentrada contendo 900 g por litro. Este herbicida é fabricado pela Monsanto. É um herbicida pré-emergente seletivo aplicado ao solo em milho, girassol e soja, controlando ervas daninhas comuns de cereais de primeiro ano e bienais. A emulsão está disponível em latas de 20 litros.
Mecanismo de ação
Após a pulverização, o herbicida penetra no solo, atingindo a camada superior, e a solução é absorvida pelos brotos e raízes das mudas de ervas daninhas. O acetocloro inibe a divisão celular e o movimento de aminoácidos e acousinas, resultando na morte das mudas.
Quanto tempo dura o efeito?
As áreas tratadas permanecem livres de ervas daninhas por 3 a 4 meses, o que significa que apenas um tratamento com Harnes é suficiente para que as plantas cresçam bem durante toda a estação de crescimento.

Quão rápido isso funciona?
Destrói mudas de ervas daninhas, interrompendo completamente seu crescimento. Os efeitos ocorrem rapidamente, em poucos dias.
Vantagens e desvantagens
Vantagens do herbicida "Harness":
- destrói ervas daninhas antes que as plantações surjam;
- as plantas são protegidas desde os estágios iniciais de crescimento;
- minimiza os custos de cuidados com as culturas agrícolas;
- não reduz o rendimento das culturas cultivadas;
- a ação do herbicida não depende do clima;
- A substância se decompõe rapidamente no solo e não causa impacto negativo nas plantas que serão plantadas na próxima estação.
Desvantagens: permite o processamento de um número limitado de culturas.

Preparação da solução de trabalho
A solução Harness é preparada dissolvendo-se primeiro a preparação em metade do volume de água, mexendo e, em seguida, adicionando o restante da água ao tanque e mexendo novamente.
Instruções de uso
A eficácia do herbicida Harnes é reduzida em solos argilosos ou férteis. A dose máxima recomendada deve ser usada nesses solos, enquanto a dose mínima recomendada deve ser usada em solos arenosos. O efeito será o mesmo. Para garantir a eficácia, aplique o herbicida em solo úmido, quente e bem cultivado, livre de torrões e detritos da vegetação colhida. Em clima frio e úmido, o produto pode causar atrofia e afinamento das mudas, e deformação da folhagem. A solução pode ser distribuída uniformemente sobre a superfície somente se o solo estiver úmido; 10 a 15 mm de chuva são suficientes para que o produto seja eficaz.

De acordo com as instruções, o solo deve ser tratado antes da emergência das culturas e das ervas daninhas, de 3 a 14 dias antes da semeadura, ou imediatamente após, o que é considerado ideal. A solução é aplicada por pulverização em solo normalmente úmido e incorporada ao solo seco com grades ou cultivadores.
A taxa de aplicação para milho e soja é de 2 a 3 litros por hectare, e para girassol, de 1,5 a 2 litros. São necessários 200 a 300 litros de solução por hectare. Este tratamento é de aplicação única e deve ser administrado pelo menos dois meses antes da colheita.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com herbicidas, use roupas de proteção, luvas, respirador e óculos de proteção. Equipamentos de proteção são necessários para proteger os olhos, o sistema respiratório e a pele do contato com produtos químicos.

Quão tóxico é?
Harnes é classificado como classe de toxicidade 2 para humanos, 3 para abelhas e vermes e 4 para aves. O acetocloro se decompõe no solo em 23 a 72 dias e não penetra nas camadas inferiores. Nas plantas, se decompõe em 40 a 50 dias. Os sintomas de possível envenenamento em humanos incluem ataxia, salivação, tremores e diarreia. Se esses sintomas ocorrerem, consulte um médico.
A compatibilidade é possível?
O Harness pode ser combinado com pesticidas e fertilizantes na mesma solução. Para maior eficácia, o Roundup Max pode ser usado em conjunto com ele.
Condições de armazenamento e prazo de validade
O herbicida é armazenado em um recipiente plástico, que o protege da temperatura e da radiação UV. Sua vida útil é de 3 anos em temperaturas de 0 a 35 °C. Outros pesticidas e misturas de fertilizantes também podem ser armazenados no depósito, mas não produtos alimentícios, ração animal ou produtos farmacêuticos. Após a data de validade, o herbicida não é mais adequado para uso. A solução pode ser armazenada por apenas 1 dia, portanto, deve ser diluída para o volume necessário para um dia de trabalho.

Meios semelhantes
Os seguintes herbicidas são considerados substitutos: Osnova, Sahara, Kratos, Greenfort, Hartus, Etalon e Lancaster.
Harnes é um herbicida pré-emergente eficaz para o solo, utilizado no tratamento de campos de milho, soja e girassol contra ervas daninhas anuais e espécies bicotiledôneas. O produto possui uma característica única: deve ser pulverizado ou incorporado ao solo quente e úmido. Sua eficácia é reduzida em condições frias e secas. Em condições normais de aplicação, o herbicida mata as ervas daninhas em germinação antes da brotação da cultura. Assim, protege as plantas jovens sem afetá-las negativamente. O tratamento não afeta o desenvolvimento subsequente, muito menos a produtividade. O acetocloro não prejudica o solo, os microrganismos ou as minhocas, e não interrompe a rotação de culturas. Qualquer cultura pode ser semeada ou plantada na área no ano seguinte ao tratamento com Harnes.











