- Composição, forma de liberação e finalidade
- Em quais ervas daninhas ele funciona?
- Princípio de funcionamento
- Quanto tempo dura o efeito?
- Vantagens do medicamento
- Cálculo do consumo
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções de uso
- Medidas de precaução
- Quão tóxico é?
- Possível compatibilidade
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos
Herbicidas são usados em culturas agrícolas para proteger contra diversos tipos de ervas daninhas. Vamos analisar a ação e a finalidade do herbicida "Merlin", sua composição, forma de liberação e vantagens. Também discutiremos a dosagem correta e as instruções de aplicação, bem como a toxicidade e a compatibilidade do herbicida com outros pesticidas, instruções de armazenamento e possíveis substitutos.
Composição, forma de liberação e finalidade
O herbicida "Merlin" é produzido pela renomada empresa "Bayer". É um produto granulado solúvel em água, vendido em embalagens de 0,5 kg. O ingrediente ativo é o isoxaflutol, na concentração de 750 g por kg. O herbicida de solo "Merlin" é um produto sistêmico com ação seletiva.
O produto é aplicado em plantações de milho antes da emergência para controlar ervas daninhas de cereais perenes e de 2 lóbulos com 1 ano de idade.
Em quais ervas daninhas ele funciona?
"Merlin" é eficaz contra ervas daninhas como ambrósia, erva-de-passarinho, mostarda, fumitória, quinoa, pé-de-ganso-branco, cardo-leão, erva-moura-preta, bolsa-de-pastor, camomila, rabanete selvagem, amaranto, painço, rabo-de-raposa e outras.
Princípio de funcionamento
As ervas daninhas absorvem a solução herbicida pelas raízes, mas apenas parcialmente pelas folhas. O isoxaflutol interrompe a enzima que regula a síntese de carotenoides. Isso causa clorose, que mata as ervas daninhas em 5 a 7 dias.

O Merlin é mais eficaz quando o solo está úmido. Ele pode controlar não apenas ervas daninhas emergentes, mas também ervas daninhas futuras. Sua eficácia diminui em solo seco e clima quente. No entanto, ele retorna ao seu estado original após a precipitação.
Quanto tempo dura o efeito?
O efeito protetor dura de 6 a 8 semanas, praticamente durante toda a estação de cultivo do milho, e não é necessário um segundo tratamento. O fabricante define esse período com base na umidade média do solo. Se a umidade do solo for maior, o período de proteção é reduzido. Para controlar ervas daninhas, é necessário cultivar as fileiras ou aplicar um herbicida protetor.
Vantagens do medicamento

Vantagens do herbicida "Merlin":
- ampla cobertura de espécies de plantas daninhas;
- controla a 2ª e as ondas subsequentes de ervas daninhas;
- funciona de forma confiável em diferentes condições climáticas;
- longo período de proteção;
- baixa taxa de consumo em comparação a produtos similares.
Desvantagens do herbicida "Merlin": diminuição da eficácia em solo seco, aplicação em apenas uma cultura.
Cálculo do consumo
A taxa de aplicação para milho é de 0,1-0,16 kg por hectare; a pulverização é realizada antes da emergência, usando 200-400 litros por hectare.
Como preparar uma solução funcional
Para preparar a solução herbicida, despeje um terço da água necessária, de acordo com as instruções, em um recipiente. Adicione os grânulos, mexa e deixe dissolver completamente. Em seguida, adicione água até completar a solução. Se for necessário adicionar fertilizante, adicione-o somente após a dissolução dos grânulos.

A formulação Merlin – grânulos – e a embalagem prática garantem a segurança durante o preparo da solução, minimizam o contato com o herbicida e facilitam a dosagem precisa dos grânulos.
Instruções de uso
Para maximizar a eficácia do herbicida de solo "Merlin", é importante preparar o solo. De acordo com as instruções, ele deve ser uniforme, sem grumos maiores que 3 a 5 cm de diâmetro. As sementes de milho também devem estar niveladas e distribuídas uniformemente por todo o solo.
O solo não deve ser revolvido até que o milho tenha formado 4-5 folhas. Essa restrição é necessária para manter a "tela" do herbicida.

Medidas de precaução
O Merlin é bastante tóxico para humanos, portanto, para trabalhar com ele, é necessário o uso de roupas de proteção. Essas roupas devem cobrir todas as partes do corpo que possam entrar em contato com a solução. Os equipamentos de proteção necessários incluem um respirador, óculos de proteção e luvas de borracha. Ao trabalhar com o produto, não fume, beba, coma ou remova o respirador.
Após a pulverização, lave as mãos e o rosto com sabão. Se o líquido entrar em contato com a pele, enxágue com água limpa. Se entrar em contato com os olhos, lave-os imediatamente com bastante água.
Quão tóxico é?
Em termos de toxicidade humana, este produto é classificado como Classe 2. Seu uso próximo a corpos d'água é proibido devido à intoxicação de peixes. O Merlin é seletivo para milho, não o inibe e não prejudica o crescimento de mudas ou plantas jovens. Alguns efeitos negativos podem ser observados em solos leves, sob condições como umidade prolongada ou semeadura superficial de sementes de milho. As plantas podem apresentar amarelamento e enrolamento da folhagem inferior. O milho se recupera em 1 a 2 semanas; o herbicida não afeta o rendimento nem a qualidade dos grãos.

Possível compatibilidade
Merlin pode ser combinado com uma ampla gama de produtos para proteção do milho (por exemplo, aqueles que contêm cloroacetanilidas). Antes de misturar, verifique a compatibilidade química dos produtos. Para isso, misture uma pequena quantidade de cada produto. Se não houver reação, prossiga com a mistura da calda combinada. Se houver alguma alteração nas propriedades físicas ou químicas, não misture os produtos.
Termos e condições de armazenamento
O herbicida Merlin pode ser armazenado em armazéns escuros, frescos e moderadamente iluminados por três anos a partir da data de produção. Os grânulos devem ser mantidos na embalagem do fabricante e hermeticamente fechados. Não armazene o produto perto de alimentos, produtos domésticos, produtos farmacêuticos ou ração para gado ou animais de estimação. É permitido armazenar o herbicida perto de fertilizantes e agroquímicos.

O não cumprimento das instruções de armazenamento reduzirá a vida útil do medicamento. A solução preparada pode ser armazenada por apenas 1 dia; após esse período, o uso não é recomendado. Portanto, prepare apenas a quantidade que você planeja usar em 1 dia.
Análogos
Merlin Flex e Adengo são produtos semelhantes ao Merlin em termos de isoxaflutol. Estão disponíveis como concentrados emulsionáveis e também são usados para tratar plantas daninhas no milho.
O herbicida Merlin provou ser um produto pré-emergente eficaz na agricultura, controlando facilmente diversos tipos de plantas daninhas, incluindo as nocivas. Seu uso na agricultura é rentável, pois requer apenas uma pequena taxa de aplicação e é econômico. O uso do herbicida ajuda a reduzir o custo de aquisição de outros produtos, tornando seu uso desnecessário. Não afeta a qualidade do grão de milho colhido.











