- O que são herbicidas não seletivos?
- Vantagens e desvantagens
- Variedades
- Contato
- Sistêmico
- Classificação de preparações herbicidas para controle de ervas daninhas
- Total
- "Arsenal"
- Rap
- "Polvo"
- Resumo
- "Tornado"
- "Glifosato Wolnik"
- "Tocha"
- "Classificador"
- Furacão Forte
- Regras para escolher o melhor produto
- Precauções de segurança
Os herbicidas são uma forma comprovada e eficaz de aumentar a produtividade das culturas e eliminar ervas daninhas dos campos. São amplamente utilizados no cultivo industrial de plantas e em jardins residenciais. Os herbicidas que afetam todos os tipos de vegetação em uma determinada área são chamados de herbicidas não seletivos. Vamos analisar as principais propriedades desses produtos e analisar a classificação dos melhores herbicidas.
O que são herbicidas não seletivos?
Os herbicidas são divididos em dois grandes grupos com base em seu modo de ação. Os herbicidas seletivos matam espécies específicas de ervas daninhas e são usados quando uma área está infestada por uma ou mais plantas relacionadas.
Herbicidas não seletivos suprimem o crescimento de todos os tipos de vegetação, incluindo culturas agrícolas, e por isso são chamados de herbicidas não seletivos. Este grupo de substâncias atua nas partes aéreas da planta durante o período de crescimento, penetrando e matando as ervas daninhas ao romper suas estruturas celulares. Esses produtos agem por contato.
Um grupo especial de herbicidas aplicados no solo se destaca por sua vantagem significativa: eles penetram nas raízes a partir do solo, impedindo a sobrevivência de ervas daninhas no subsolo. Ao aplicar herbicidas não seletivos, as áreas permanecem livres de todas as espécies de plantas, que murcham e morrem diante dos seus olhos em 1 a 2 semanas.
Vantagens e desvantagens
Herbicidas não seletivos são um meio poderoso de eliminar a flora indesejada. As vantagens desses produtos incluem:
- A área é completamente limpa de vegetação. A vegetação é usada para limpar canteiros de obras, acostamentos de estradas e trilhos de trem.
- Os herbicidas limpam os campos de ervas daninhas precoces antes que as plantações surjam.
- Quando pulverizados após a colheita, os herbicidas impedem que novas gerações de ervas daninhas surjam e entrem no inverno.
- Às vezes, eles são usados como dessecantes – preparações que aceleram o amadurecimento das frutas e a secagem das partes aéreas que não são mais necessárias.
Desvantagens dos medicamentos não seletivos:
- impacto negativo nas plantas cultivadas – é necessária uma proteção de alta qualidade da flora benéfica;
- rápida adaptação das ervas daninhas aos produtos químicos, o que reduz a eficácia do tratamento.
Herbicidas não seletivos são adequados para o tratamento de áreas industriais com vegetação sazonal. Jardineiros geralmente os utilizam para remover grama ao longo de cercas e em terrenos baldios.

Variedades
Os herbicidas são classificados de acordo com vários critérios, incluindo seu método de ação e aplicação, e seu alvo pretendido (para gramíneas, arbustos ou árvores). Ao escolher um produto para controle de ervas daninhas, é importante entender como ele funciona e quais resultados esperar.
Contato
Esses produtos, quando aplicados na superfície das plantas, aderem bem aos caules e folhagens, penetram rapidamente na casca e suprimem os pontos de crescimento. Os produtos de contato são resistentes a influências externas, como sol, precipitação e vento. A desvantagem é que eles não alcançam as partes subterrâneas, fazendo com que ervas daninhas com sistemas radiculares fortes brotem novos brotos rapidamente.

Sistêmico
Herbicidas sistêmicos têm alto poder de penetração — uma vez aplicados na planta, o produto começa a circular por toda a sua estrutura. A aplicação de herbicidas sistêmicos no solo é particularmente eficaz; eles são absorvidos pelas raízes junto com a umidade, matando toda a planta.
Classificação de preparações herbicidas para controle de ervas daninhas
O número de herbicidas produzidos é enorme; vamos destacar produtos populares e comprovados para controle de ervas daninhas.
Total
O produto à base de glifosato está disponível em duas dosagens: 360 e 480 gramas por litro. As latas estão disponíveis em tamanhos de 10 e 20 litros.
Remove ervas daninhas rapidamente, a área fica limpa em 2 semanas.

"Arsenal"
Contém imazapir, que possui ação sistêmica e de contato. Fornecido em latas de 10 litros, mata até ervas daninhas difíceis de matar, como ambrósia e beladona. O herbicida é usado para limpar terras não agrícolas.

Rap
O produto é altamente eficaz contra ervas daninhas, como capim-de-sofá e aveia-brava. Pertence ao grupo do glifosato. Pode ser combinado com outros herbicidas no tratamento de campos. Está disponível como solução aquosa em latas de 20 litros.

"Polvo"
O herbicida glifosato está disponível em latas de 5 e 10 litros. Ele destrói ervas daninhas e arbustos anuais e perenes. O sal de potássio é rapidamente absorvido por todas as partes das plantas. Não tem impacto negativo no solo e se decompõe rapidamente.

Resumo
Este herbicida e dessecante está disponível em embalagens de um litro. Remove todos os tipos de vegetação, atuando tanto por contato quanto sistemicamente. Pertence ao grupo dos glifosatos.

"Tornado"
Solução aquosa de glifosato. Registrada para remoção de vegetação indesejada na agricultura e silvicultura. Disponível em latas de 10 litros e frascos pequenos.

"Glifosato Wolnik"
Produto com alta concentração de glifosato (540 gramas por litro), reduzindo o consumo. É pouco volátil e inodoro. É utilizado na recuperação de terras em pousio e para aplicação aérea. Disponível em latas de 20 litros.

"Tocha"
Grupo glifosato. Um dos herbicidas menos tóxicos, seguro para animais. Decompõe-se rapidamente no solo. Eficaz contra ervas daninhas hidrofíticas.

"Classificador"
O ingrediente ativo é o imazapir (250 gramas por litro). É usado em áreas não agrícolas. É rapidamente absorvido pelas plantas e não migra para o solo.

Furacão Forte
Uma formulação concentrada de glifosato (500 gramas por litro). Aprovado para uso em jardins, pomares e vinhedos. Um único tratamento é necessário para o controle completo de ervas daninhas.

Regras para escolher o melhor produto
Quarenta herbicidas não seletivos estão disponíveis para agricultores profissionais e jardineiros amadores. Ao escolher um produto para uma área específica, é importante encontrar um que cause o mínimo de danos ao solo e às plantações. Também é uma boa ideia se familiarizar com a composição de ervas daninhas da área. Esses produtos têm atividade herbicida consistente contra os grupos de ervas daninhas especificados nas instruções, e as recomendações do fabricante devem ser sempre seguidas.
Para áreas com espaços verdes, escolha um produto com baixa fitotoxicidade para evitar a perda das plantas. Acredita-se que produtos sistêmicos sejam mais prejudiciais à flora benéfica do que os de contato.
Importante: os agrônomos recomendam uma abordagem abrangente para o controle de ervas daninhas, usando métodos mecânicos (capina, cobertura morta e cobertura com filme) junto com herbicidas.

Precauções de segurança
A maioria dos herbicidas aprovados pertence à classe de risco 3 e são usados de acordo com as instruções. As precauções de segurança para a pulverização desses produtos exigem:
- Use os medicamentos nas dosagens especificadas pelo fabricante – aumentar a concentração não melhorará o resultado.
- O tratamento é realizado em clima calmo e seco, dentro da faixa de temperatura especificada nas instruções.
- Ao trabalhar, use roupas de proteção: máscara, luvas, óculos de proteção e touca. Após a pulverização, lave suas roupas com detergente e tome um banho.
- As plantações cultivadas no local são cuidadosamente cobertas. Pulverizadores de baixa potência com jato fraco são usados para aplicar herbicidas.
Após a aplicação dos herbicidas, não trabalhe na área pelo período especificado nas instruções. As ervas daninhas mortas são coletadas e queimadas.
Os herbicidas não seletivos têm uma ampla gama de aplicações, mas devem ser usados com cautela em áreas com vegetação cultivada. Quando usados corretamente, eles limpam o solo de ervas daninhas e permitem que a área seja repovoada com culturas saudáveis e atraentes.



