Composição e instruções de uso da deltametrina, mecanismo de ação

Inseticidas e acaricidas da classe dos piretróides são utilizados com sucesso na agricultura para o controle de pragas e desinfecção doméstica contra percevejos e baratas. Vamos examinar as propriedades físicas e químicas da deltametrina, seu mecanismo de ação e como utilizá-la na agricultura e em casa. A toxicidade desta substância e as precauções de segurança para seu uso são discutidas.

Características físicas e propriedades químicas

A deltametrina apresenta-se como um pó branco constituído por partículas cristalinas. É inodora. Dissolve-se mal em água, mas forma bem um emulsificante. É solúvel em solventes orgânicos, óleos vegetais e óleos sintéticos. Não se decompõe na luz e é ligeiramente ácida. É volátil e tem um ponto de fusão de 98-101 °C.

Composição e características de fabricação da substância

Deltametrina é um piretroide, um ingrediente ativo e um produto disponível como concentrado emulsionável a 2,5%. Possui ação por contato e no estômago e é usado para pulverização de plantações e desinfecção úmida de edifícios.

Os fabricantes produzem apenas um isômero da substância, mas ele é bastante eficaz, e os produtos à base dele são baratos. Em comparação com outras substâncias desta classe, que também contêm ácido crisântemo, os radicais na molécula de deltametrina são representados por átomos de bromo. A deltametrina é produzida pela reação de ésteres de ácido de permetrina com um complexo de brometo de alumínio com 1,2-dibromoetano.

Deltametrina

Mecanismo de ação

A deltametrina perturba o sistema nervoso central dos insetos. Seu efeito destrutivo se baseia em seus efeitos nos canais de sódio-potássio e no metabolismo do cálcio nas sinapses. Isso resulta na liberação excessiva de acetilcolina durante a transmissão do impulso nervoso. Os centros motores dos insetos são afetados, e a estimulação intensa leva à paralisia. A deltametrina permanece eficaz por 15 dias.

Termos de Uso

Produtos à base de deltametrina podem ser usados ​​em terras agrícolas e terrenos particulares para controlar diversas pragas agrícolas. Também é usado para desinfecção de instalações.

Deltametrina

Na agricultura

Produtos à base de deltametrina são resistentes à chuva. Na agricultura, são eficazes contra pragas de trigo, milho, cevada, batata, beterraba, colza e outras culturas.

Em um lote residencial privado

Em fazendas privadas, ele é usado para destruir pragas que infestam plantações de vegetais e frutas.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Repolho, tomates cultivados em campo aberto, macieiras e batatas são tratados com preparações de deltametrina.

Deltametrina

Desinfecção

Produtos que contêm esta substância são utilizados no tratamento de instalações residenciais e comerciais, transportes e serviços de alimentação. São utilizados contra baratas, mosquitos, moscas e percevejos.

Fitotoxicidade

Pode ter alguns efeitos tóxicos nas plantas. Uma solução concentrada a 0,01% pode causar queimaduras nas folhas jovens da couve-de-bruxelas.

A deltametrina reduz o acúmulo de nitrogênio nas folhas do feijão por 50 dias após a pulverização e afeta a produção de vitamina C da planta.

Deltametrina

Precauções de segurança

Produtos que contêm deltametrina são tóxicos para humanos; é necessário o uso de roupas de proteção durante o manuseio. As roupas devem cobrir todo o corpo, usar respirador e óculos de proteção com proteção lateral e proteger as mãos com luvas de borracha. Não coma, beba ou fume durante o trabalho. Evite o contato com a pele exposta. Ao terminar, lave as mãos com sabão e o rosto.

Características toxicológicas

O piretroide deltametrina é altamente perigoso para abelhas, outros insetos, animais domésticos e selvagens, humanos e peixes. Possui fracas propriedades alergênicas e é tóxico para embriões.

A deltametrina é instável no ambiente. Quando aplicada corretamente, a deltametrina não se acumula nas plantas ou no solo. No entanto, é mais estável em solos com alto teor de matéria orgânica do que em outros solos, demorando mais para se decompor. A meia-vida da deltametrina no solo é de 12 a 50 dias. Esse tempo de decomposição depende do tipo de solo e da temperatura.

Deltametrina

Efeito tóxico

Produtos que contêm deltametrina são geralmente moderadamente tóxicos. Quando usada nas doses recomendadas pelo fabricante, a substância não causa efeitos nocivos, não se acumula nos tecidos nem é excretada no leite. Há evidências de que a deltametrina pode se depositar no tecido adiposo e permanecer lá por duas semanas ou mais.

Sinais de envenenamento

A deltametrina é irritante para a pele e membranas mucosas, e a aplicação subsequente pode causar feridas que não cicatrizam. Os sinais característicos de intoxicação por piretroides incluem salivação e convulsões. Em animais, os sinais de toxicidade incluem depressão, recusa alimentar, febre, muco amarelado, urina amarronzada e dificuldade para urinar. Em bovinos, a produção de leite diminui, e o leite fica amarelado.

Os primeiros sinais de envenenamento são agitação, seguida de depressão, tremores, diminuição da excitabilidade da pele e dos nervos e, por fim, paralisia. Os sintomas desaparecem em 1 a 2 semanas. A deltametrina não é mutagênica.

Deltametrina

Como reconhecer a intoxicação aguda

A fase aguda do envenenamento em humanos pode ser reconhecida por ataxia, salivação excessiva, diminuição da atividade e convulsões. Se esses sintomas aparecerem, pare de trabalhar imediatamente, abandone a área tratada ou afaste-se da área. Se o seu quadro piorar, procure atendimento médico.

Em caso de inalação de produtos que contenham piretróides, procure imediatamente um local arejado. Se a solução entrar em contato com os olhos, lave-os com água corrente. Se a deltametrina entrar em contato com a pele, remova-a com um algodão, sem esfregá-la. Enxágue com água e sabão e, em seguida, enxágue com água limpa.

Em caso de ingestão acidental da solução, enxágue a boca e tome um suplemento contendo carvão ativado (1 g de carvão para cada 10 kg de peso corporal). Não induza o vômito. Se ocorrerem sintomas nevrálgicos, tome 10-20 mg de Diazepam. O tratamento para intoxicação por deltametrina é sintomático.

Deltametrina

Quais são as classes de perigo das substâncias?

Produtos que contêm este piretroide são classificados como classes de toxicidade 2 e 3 para humanos. São extremamente tóxicos para abelhas e classificados como classe de perigo 1. Portanto, o uso de inseticidas contendo deltametrina durante a floração em jardins e campos é proibido. Não devem ser usados ​​perto de corpos d'água, fontes de água, a menos de 6 km de apiários, instalações de armazenamento de alimentos ou estábulos que abrigam gado ou aves.

A deltametrina é um inseticida eficaz e comprovado. É usada principalmente para proteger plantações agrícolas de pragas comuns e perigosas. Em casa, é mais frequentemente usada como agente de controle de pragas. Ao usar soluções, deve-se ter cuidado ao manuseá-las e observar as precauções de segurança.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata