O cultivo moderno de plantas é inimaginável sem ervas daninhas e inseticidas. Os pesticidas ajudam a aumentar a produtividade e a preservar as frutas. Os fabricantes produzem produtos para diversos fins, por isso é importante se familiarizar com a classificação, o mecanismo de ação e a composição de cada produto antes de usá-lo.
Prós e contras
Ao usar qualquer pesticida, é importante considerar os prós e os contras dos produtos. Vantagens dos produtos:
- facilidade de uso;
- aumentando a produtividade das colheitas;
- longo período de ação;
- pragas e ervas daninhas são destruídas nos estágios iniciais de desenvolvimento;
- alta eficiência;
- extensão da vida útil de armazenamento da colheita.
As seguintes desvantagens podem ser observadas: as substâncias podem se acumular em organismos vivos e plantas, permanecer por muito tempo sem se decompor no solo e na água, podem ser tóxicas para animais e humanos e causar dependência em pragas e patógenos.

O que são pesticidas?
Preparações incluem substâncias de origem química ou biológica destinadas a combater insetos, roedores e ervas daninhas nocivas.
Alguns produtos atuam como dessecantes, desfolhantes e reguladores de crescimento. Esses produtos podem ser caracterizados pelos seguintes parâmetros:
- encontro;
- grau de segurança;
- método de penetração e mecanismo de ação;
- forma da droga.
Qualquer pesticida é um produto químico tóxico, por isso, ao usá-lo, é importante seguir as instruções do fabricante quanto às taxas de aplicação e consumo.

As melhores substâncias

Biológico
Os defensores da agricultura orgânica evitam o uso de pesticidas no cultivo. Para aumentar a produtividade e controlar ervas daninhas, eles utilizam compostos químicos altamente biologicamente ativos, sintetizados por organismos ou objetos vivos. Os tipos comuns desses produtos químicos incluem:
- O inseticida bacteriano "Spinosad" é criado a partir de bactérias formadoras de cristais, um produto da fermentação de um organismo natural do solo. É econômico, tem efeito duradouro e apresenta atividade aumentada.
- Fungicidas à base de bactérias antagonistas são utilizados no combate a doenças de plantas. Esses produtos (Baktofit e Fitosporin) são eficazes na supressão de patógenos causadores da podridão radicular e na prevenção do murchamento das plantas.
Os agentes biológicos agem seletivamente contra fitopatógenos e insetos nocivos, são ecologicamente corretos e compatíveis com pesticidas químicos.

Produtos químicos
Uma ampla gama de preparações para diversos fins são produzidas com base em substâncias químicas:
- Herbicidas são usados para controlar ervas daninhas em grandes áreas. Dependendo do tipo de cultivo, Roundup e Hephaestus são usados na agricultura;
- Inseticidas ajudam a matar insetos nocivos. Inseticidas populares para o cultivo de hortaliças na horta incluem "Aktara", "Aktellik" e "Florestin".
- Fungicidas são usados para tratar plantas e prevenir o surgimento e a disseminação de doenças fúngicas. Tratamentos de sementes também são recomendados. Produtos populares incluem Fundazol, calda bordalesa e Magnicur.
Ao usar pesticidas químicos, é necessário levar em consideração o aumento da toxicidade de produtos individuais, tanto para humanos quanto para animais.

Qual substância é melhor usar?
As ervas daninhas são um grande problema na agricultura. Essas plantas nocivas roubam luz, nutrientes e umidade. Os herbicidas, que se dividem em seletivos e não seletivos, controlam eficazmente as ervas daninhas. É importante observar que os herbicidas não seletivos (como Uragan e Roundup) destroem toda a vegetação de uma determinada área. Os herbicidas seletivos (como Lintur, Gezagard e Oberig) têm como alvo ervas daninhas específicas.
Fungicidas são usados para combater doenças fúngicas. Os pesticidas mais populares são Skor, Topaz, Thanos, Strobi e Abika Peak.
Ao usar inseticidas (Sherpa, Inta-Vir, Fastak) para matar roedores e insetos, lembre-se de que as pragas frequentemente desenvolvem resistência aos produtos. Para garantir a eficácia, as taxas de aplicação ou a frequência dos tratamentos devem ser aumentadas. Alternativamente, alterne o uso dos produtos de acordo com um cronograma.
Pesticidas exigem uso cuidadoso, pois quantidades insuficientes serão ineficazes, enquanto o excesso pode prejudicar as plantas e o meio ambiente.


