O que é o MAC e como medir a concentração máxima permitida de substâncias nocivas?

Instalações industriais modernas emitem uma grande variedade de poluentes nocivos para a atmosfera. As concentrações de substâncias perigosas são monitoradas por meio de padrões ambientais específicos. O uso de concentrações máximas permitidas (CMPs) nos permite analisar a qualidade não apenas do ar, mas também da água e do solo. Para avaliar com precisão as condições ambientais, as concentrações máximas permitidas (CMPs) são calculadas para cada elemento ou substância.

Explicação do conceito de MPC

A concentração máxima permitida (CMP) de elementos químicos e seus compostos no meio ambiente é estabelecida por lei. Esta norma define a concentração permitida de substâncias nas quais não são observadas alterações patológicas no organismo ou doenças.

A definição dos valores de MAC é arbitrária e sujeita a revisões periódicas. Os valores de MAC também podem variar de país para país, pois se baseiam no limite máximo de exposição para uma determinada zona, na qual a exposição é considerada segura. Os valores de MAC são medidos em unidades diferentes, dependendo do tipo de objeto que contém a substância.

MPC

Alternativamente, miligramas por decímetro cúbico são usados ​​para analisar a condição de corpos d'água, miligramas por metro cúbico para ar e miligramas por quilograma para solo.

Classificação existente

Diversas classificações MAC são utilizadas para avaliar a poluição ambiental. Os seguintes padrões para teor de substâncias nocivas são os mais comumente analisados:

  • A concentração máxima permitida (CMP) de uma área de trabalho é o padrão para poluentes que não causam doenças ou efeitos adversos à saúde, com base em uma jornada de trabalho de 8 horas e uma semana de trabalho de 40 horas durante todo o período de trabalho. Os valores de CMP para o ar ambiente e para o ar em instalações industriais são considerados separadamente.
  • O parâmetro médio diário determina a concentração de poluentes no ar de áreas povoadas que não causam efeitos negativos indiretos ou diretos ao corpo humano. A análise MAC é realizada para prevenir efeitos mutagênicos, carcinogênicos e tóxicos em geral;
  • O MPC máximo de uso único pressupõe exposição de curto prazo ao corpo humano (menos de 20 minutos). Este padrão foi estabelecido para prevenir reações reflexas (alterações na função olfativa, atividade cerebral e sensibilidade ocular à luz).

Ao interpretar os indicadores, é importante lembrar que os padrões serão diferentes para substâncias nocivas individuais.

MPC

Métodos para determinar o valor MAC

Para controlar o conteúdo de elementos perigosos no meio ambiente, vários métodos são usados, dependendo dos objetivos:

  • A realização de testes laboratoriais exige um tempo considerável, mas garante uma análise precisa. São utilizados diversos tipos de testes em campo (espectroscopia de infravermelho e ultravioleta, cromatografia gasosa);
  • O método expresso permite determinar rapidamente a concentração de substâncias nocivas na atmosfera. Basta bombear ar através de um tubo indicador contendo um reagente. É claro que este método não é preciso;
  • O método indicador é apropriado para a detecção rápida de substâncias tóxicas no ar, mesmo em pequenas quantidades.

O monitoramento do conteúdo de certas substâncias na área de trabalho (por exemplo, etilbenzeno) é realizado usando métodos especiais aprovados pelo Ministério da Saúde.

MPC

Precauções de segurança

Para garantir condições normais de trabalho (seguras para a saúde), é importante avaliar continuamente a qualidade do ar na área de trabalho. O monitoramento das concentrações máximas permitidas de substâncias nocivas é realizado nos locais de trabalho mais comuns. A coleta de amostras leva de 15 a 20 minutos. Os resultados das medições são registrados em um diário especial. A frequência do monitoramento é determinada por diversos fatores (classe de perigo da substância nociva, tempo de permanência do pessoal no local de trabalho, natureza do processo tecnológico, entre outros).

Para minimizar a exposição a impurezas nocivas, os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção individual. A exposição prolongada a áreas com concentrações elevadas de substâncias perigosas pode levar a sérios problemas de saúde. Portanto, um sistema de ventilação adequadamente projetado e instalado é fundamental para a manutenção da saúde. As unidades de produção também instalam sistemas para capturar e descartar impurezas nocivas.

Para garantir condições de vida seguras para os seres humanos e preservar o meio ambiente, é importante monitorar os níveis de substâncias nocivas na água, no ar e no solo. Para avaliar objetivamente as concentrações máximas permitidas de elementos perigosos, recomenda-se o uso de diversos métodos de coleta de dados.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata