Quando semear e quando enterrar mostarda como adubo verde, suas vantagens e desvantagens

A mostarda é uma especiaria muito conhecida, cultivada em diversas partes do mundo. A planta é considerada pouco exigente, adaptando-se facilmente a qualquer clima. É amplamente utilizada na culinária e como ração animal. No entanto, recentemente, tem sido utilizada para melhorar a qualidade do solo. Ao usar a mostarda como adubo verde, é importante saber quando semear e quando enterrá-la.

Prós e contras da mostarda quando usada como adubo verde

A mostarda é frequentemente usada como adubo verde para melhorar a composição do solo. Os principais benefícios desta planta incluem os seguintes:

  1. Limpeza de campos de ervas daninhas. Esta propriedade é mais pronunciada em solos arados repetidamente, em vez de em condições naturais.
  2. Ação fitossanitária pronunciada. Traças-da-ervilha e vermes-arame não toleram este adubo verde. Também ajuda a controlar lesmas.
  3. Suprime doenças de plantas, incluindo sarna da batata e requeima. Segundo pesquisas, a mostarda pode reter ferro, melhorando a qualidade do solo.
  4. Crescimento rápido da massa biológica. Isso enriquece a área com compostos orgânicos valiosos, que são posteriormente convertidos em húmus.
  5. Estruturação do solo. A planta tem raízes muito longas — de 1,5 a 3 metros. Ao atingir essa profundidade, elas soltam e drenam o solo, saturando-o com umidade e ar.
  6. Cobertura morta do solo. A mostarda é considerada uma cultura muito resistente à geada. Após a geada, ela fica sob uma camada de neve, transformando-se de adubo verde em cobertura morta. Essa substância ajuda a proteger a área dos efeitos negativos das baixas temperaturas no outono e na primavera.
  7. Retenção de nitrogênio no solo. Plantar a planta é considerado uma prevenção confiável contra a lixiviação do solo.

No entanto, usar mostarda como adubo verde também tem algumas desvantagens:

  1. Suscetibilidade a certas doenças. A mostarda pertence à família das Brassicaceae e, portanto, é suscetível à crucífera, ao oídio e à ferrugem.
  2. Lignificação dos caules após a floração.
  3. Suscetibilidade a pássaros. Os pássaros adoram bicar as sementes da planta e podem danificar frutas ou bagas.

Em que solos é utilizado?

A mostarda é usada como fertilizante para solos deficientes em fosfatos e nitrogênio. Esta planta é capaz de extrair fosfatos do solo e acumulá-los juntamente com micro e macronutrientes.

Durante períodos de rápido crescimento, as plantas concentram grandes quantidades de nitrogênio. Isso leva à decomposição intensiva após a incorporação da vegetação ao solo, saturando-o ativamente com elementos valiosos.

enterrar mostarda como adubo verde

Esta cultura de adubo verde demonstra boa germinação em solos com pH de 4,2 a 8,2. No entanto, o rendimento está diretamente relacionado ao tipo de solo. A planta se desenvolve bem em solos turfosos, arenosos e chernozem, caracterizados por pH neutro ou levemente ácido.

Quais culturas e quando podem ser plantadas depois disso?

A mostarda pode ser plantada antes do cultivo das seguintes culturas:

  • solanáceas – tomates, pimentões, berinjelas, batatas;
  • melões – melões e melancias;
  • cereais;
  • Cucurbitáceas – abobrinha, pepino, abóbora;
  • leguminosas;
  • alho.
Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Plantar mostarda ao lado de uvas ajuda a aumentar a produtividade de uvas e outras frutas. Plantar mostarda antes dos morangos ajuda a desinfetar o solo e a melhorar o desenvolvimento dos arbustos de frutas vermelhas.

No entanto, evite plantar crucíferas, especialmente repolho, depois da mostarda. O adubo verde e a hortaliça pertencem à mesma família e, portanto, serão suscetíveis às mesmas doenças. Isso impactará negativamente a produtividade.

Mostarda branca

Quando e como plantar corretamente

Ao plantar, é importante seguir certas diretrizes. A semeadura pode ser feita em diferentes épocas.

Nós semeamos na primavera

O plantio da primavera deve começar no final de março, um mês antes do plantio das principais culturas. O plantio pode ser feito em áreas de cultivo de vegetais, canteiros ou jardins floridos.

Neste caso, recomenda-se fazer o seguinte:

  1. Prepare o solo. Normalmente, basta afofar o solo com um cultivador.
  2. Plante as sementes. Isso pode ser feito aleatoriamente ou em fileiras. A taxa de semeadura por 100 metros quadrados é de 200 a 300 gramas.
  3. Gradeie os canteiros. Isso ajudará a enterrar as sementes no solo.

Semeadura no verão

No verão, recomenda-se o plantio de adubo verde em áreas onde não há cultivo das principais culturas. No entanto, a mostarda não deve ser plantada perto de outras espécies da família Brassicaceae. A taxa média de semeadura a lanço é de 3 a 4 gramas por metro quadrado.

Colheita de mostarda como adubo verde

Plantio de outono

A mostarda também pode ser plantada no outono. Este método tem várias vantagens:

  1. Proteger o solo do vento, do congelamento e da água do degelo.
  2. Soltando o solo.
  3. Transferência de macronutrientes das camadas profundas para a superfície do solo e aumento de sua fertilidade.
  4. Saturação do solo com nitrogênio e outras substâncias valiosas.

Para o plantio de outono, recomenda-se fazer o seguinte:

  • limpar a área de ervas daninhas e pontas restantes;
  • adicione húmus ou farinha de dolomita;
  • preparar o solo - nesta fase, ele é cultivado e gradeado;
  • semear sementes de mostarda;
  • plante as sementes no solo.

Ao semear, evite plantar as sementes muito profundamente. Caso contrário, o processo de germinação será significativamente mais lento. Isso é indesejável quando o tempo é limitado. Imediatamente após o plantio, os canteiros devem ser bem regados.

Plantando mostarda

Geralmente, não são necessários cuidados posteriores. Geralmente, não é necessário cortar a grama durante o plantio no outono. Se necessário, o material vegetal restante pode ser desenterrado na primavera, após o derretimento da neve.

Características de cuidado

Os brotos de mostarda aparecem literalmente 3 a 4 dias após o plantio, a temperaturas de 10 graus Celsius. No entanto, o desenvolvimento da planta desacelera. Leva cerca de um mês para a planta ocupar totalmente a área. Os botões florais aparecem somente após 5 semanas.

Para garantir o crescimento e o desenvolvimento adequados, a planta precisa de rega regular. Recomenda-se pelo menos uma vez por semana. Use um balde de água por metro quadrado. Adicione o adubo verde antes do surgimento das flores.

Adubo verde mostarda corte

Tempos de corte

O adubo verde deve ser cortado antes do surgimento das flores — nessa época, elas atingem 15 a 20 centímetros. Se não o fizer prontamente, corre-se o risco de engrossar gravemente os caules e pecíolos das folhas. Isso fará com que as folhas sejam processadas muito mais lentamente.

Além disso, durante a floração, a mostarda extrai muitos nutrientes valiosos do solo. Como resultado, não traz nenhum benefício para o jardim. Se a mostarda se auto-semeadura, ela deixará de ser um adubo verde útil e se tornará uma erva daninha perigosa.

Para fornecer nutrientes ao solo, os canteiros de mostarda devem ser revolvidos. A massa verde pode ser incorporada ao solo usando vários métodos, incluindo um trator de passeio ou uma pá comum. Durante o tempo seco, regue o solo uma vez por semana. Isso ajudará a acelerar a decomposição das folhas verdes no solo. Aplique dois baldes de água por metro quadrado.

enterrando mostarda como adubo verde foto

Para acelerar a decomposição das folhas de mostarda, vale a pena usar produtos especiais. Um dos mais eficazes é o "Baikal EM-1".

Erros comuns

Ao cultivar mostarda como adubo verde, muitos jardineiros cometem os seguintes erros:

  1. Não regue a planta após o plantio. A mostarda é considerada uma cultura que gosta de umidade, por isso é importante evitar que o solo seque. Para garantir o crescimento adequado, ela requer rega moderada, mas consistente.
  2. Eles não gradeiam o jardim após a semeadura. Como resultado, as sementes são dispersadas pelo vento ou comidas por pássaros.
  3. A mostarda é semeada no mesmo local que o rabanete ou o repolho. Essas plantas são consideradas aparentadas, portanto, plantá-las lado a lado é proibido. Isso aumenta o risco de propagação de doenças e pragas.
  4. A colheita está sendo feita tarde demais. As culturas de adubo verde devem ser colhidas antes que as sementes amadureçam. Caso contrário, a planta se tornará uma erva daninha.
  5. A mostarda está plantada muito perto ou muito esparsa. A dose média de mostarda é de 200 a 300 gramas por 100 metros quadrados. É importante distribuir as sementes uniformemente para evitar espaços vazios.

A mostarda é um adubo verde eficaz que ajuda a soltar o solo, enriquecê-lo com nutrientes e eliminar ervas daninhas. Para alcançar os resultados desejados, é importante seguir rigorosamente as instruções de plantio e cuidados.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata