A colza é uma cultura agrícola bastante comum. É considerada uma excelente planta melífera, pode ser usada como ração animal e como biocombustível. O óleo de colza é usado em alimentos e processos industriais. A colza também é cultivada como adubo verde, melhorando a estrutura do solo e enriquecendo-o com componentes valiosos.
Prós e contras da planta
O cultivo de colza como adubo verde traz benefícios significativos ao solo. Esta planta oferece as seguintes vantagens:
- Alta resistência à geada. O plantio pode ser feito no início da primavera e no outono.
- A rápida decomposição de resíduos vegetais ajuda a enriquecer o solo com nutrientes orgânicos e minerais. Grandes fragmentos de culturas ceifadas são compostados para produzir fertilizantes de alta qualidade.
- Prevenção do desenvolvimento de patógenos. Este efeito se deve à presença de óleos essenciais no sistema radicular da planta.
- Supressão de ervas daninhas. As raízes da planta penetram em todas as camadas do solo, eliminando ervas daninhas. Elas crescem facilmente até 3 metros de profundidade e extraem muitos nutrientes do solo. Por isso, a colza é plantada entre fileiras de morangos, árvores frutíferas e arbustos de frutas vermelhas.
- Prevenção do acúmulo de nitrito. Isso se deve à alta densidade de cultivo.
- Resistência a patologias.
- Fortalecimento dos processos de troca de água no solo.
- Proteção do solo contra intempéries.
No entanto, a cultura apresenta algumas desvantagens. As desvantagens mais significativas incluem as seguintes:
- Não pode ser usado em solos com alta acidez e alto teor de argila.
- Alto nível de água subterrânea.
- É impossível semear uma planta no mesmo local. Isso pode ser feito em intervalos de quatro anos.
Variedades e diversidade varietal
Vários tipos de colza podem ser usados como adubo verde. O impacto no solo varia. As principais variedades incluem:
- colza de inverno – usada por mais de 1 ano;
- Colza de primavera – aplicação máxima durante a estação.

A variedade bienal é recomendada para plantio na primavera. Ela se assemelha à variedade comum e não floresce. A variedade de inverno produz folhagens diversas vezes durante a estação. No entanto, na última vez que for cultivada, não deve ser perturbada. A planta deve ser deixada no jardim e enterrada no solo. O solo deve ser escavado a uma profundidade de pelo menos 15 centímetros.
A colza anual impacta rapidamente a estrutura do solo. Portanto, pode ser plantada no outono e no início da primavera. Assim que os brotos brotarem, a planta deve ser colhida e, duas semanas depois, a cultura principal pode ser plantada.
Culturas predecessoras
A colza de primavera é um excelente fertilizante. Recomenda-se o plantio de tomates, pepinos e pimentões após o plantio. Também é amplamente utilizada como adubo verde antes do plantio de batatas, abóboras e abóboras. Além disso, a colza pode ser plantada após qualquer cultivo, com exceção de plantas da família das crucíferas.

Quando e como plantar corretamente
Antes de semear a canola como adubo verde, o solo deve ser cuidadosamente arado e limpo de quaisquer restos vegetais e ervas daninhas. As sementes devem ser distribuídas uniformemente pelo terreno. Deixe pelo menos 15 centímetros entre as fileiras. A profundidade de plantio deve ser de 2 centímetros.
Variedades de colza de primavera podem ser plantadas quando o solo atingir 5 a 7 graus Celsius. Isso geralmente é feito em abril. Após 45 dias, as folhas podem ser cortadas. Elas servem como um excelente fertilizante para o solo entre fileiras de hortaliças e plantas ornamentais.
Ao plantar colza de inverno, é importante respeitar rigorosamente as datas de plantio. Isso garantirá que a planta produza uma massa verde robusta antes da chegada do frio. O fertilizante é normalmente aplicado no final de agosto. Isso ajuda a criar uma camada de composto no solo, caso haja previsão de plantio de grãos para o outono.

Características de cuidado
A colza é considerada uma planta fácil de cultivar e que não requer cuidados específicos. No entanto, ao cultivá-la, é importante seguir algumas diretrizes:
- Para o desenvolvimento normal, a planta precisa de bastante espaço. Plantá-la muito densamente pode resultar em baixo crescimento da folhagem. Recomenda-se plantar 200 gramas de sementes por 100 metros quadrados. Para estimular o desenvolvimento das raízes, adicione fósforo a uma taxa de até 5 gramas por metro quadrado.
- Se as ervas daninhas crescerem rapidamente, é recomendável usar herbicidas.
- Na quarta fase da folha, há um alto risco de aparecimento de pragas. Os besouros-pulga crucíferos são particularmente perigosos para a colza. Nesse caso, vale a pena usar o método da tigela amarela. Para isso, coloque recipientes amarelos com uma solução de detergente ao redor do perímetro do canteiro e no centro. O conteúdo dos recipientes deve ser trocado duas vezes por semana.
- Para potencializar o desenvolvimento da vegetação, vale a pena utilizar soluções especiais que promovam o desenvolvimento de brotos laterais.
- Não deixe a planta crescer por muito tempo. Cave a terra da colza quando ela começar a florescer.
Tempos de corte e como fazê-lo
É melhor deixar as variedades de primavera intactas e cortadas. No entanto, é importante entender o que você planeja fazer em seguida:
- Ao usar o solo posteriormente para plantar hortaliças, a colza deve ser colhida quando seu caule atingir 20 centímetros de altura.
- Você pode deixar a grama cortada nos canteiros. Nesse caso, ela servirá como cobertura morta e fertilizante adicional. O momento da colheita não é particularmente importante.

A colza de primavera é amplamente utilizada como isolante, cobertura morta e composto. Para isso, as folhas devem ser aradas a uma profundidade de 7 a 10 centímetros ou deixadas picadas.
Variedade de inverno Recomenda-se a colheita quando as vagens aparecerem. Isso geralmente é feito no final de maio. Não há necessidade de descartar a canola. Com regas regulares, o adubo verde se transformará em húmus, o que proporcionará benefícios adicionais à cultura principal. Recomenda-se o plantio das mudas de 21 a 28 dias após a colheita.
Todos os tipos de colza desempenham bem suas funções. Melhoram a estrutura do solo e o enriquecem com nutrientes valiosos. Além disso, este adubo verde desinfeta o solo de microrganismos patogênicos e insetos nocivos.


