Causas e tratamento da mancha foliar de Alternaria no tomateiro, combate às manchas secas nas folhas

A macrosporiose, ou mancha foliar de Alternaria, é uma das doenças mais perigosas do tomateiro. O fungo danifica toda a planta e, se a infecção se espalhar gravemente, os produtores podem perder toda a sua safra de tomate.

Como identificar Alternaria?

A doença é causada por um fungo microscópico, Alternaria, que coloniza toda a parte aérea da planta.

Fungo em um tomate

As condições mais favoráveis ​​para seu desenvolvimento são criadas em uma estufa:

  • umidade alta e constante;
  • alta temperatura do ar;
  • falta de movimento de massa de ar.

Mas mesmo em campo aberto, os tomates podem ser afetados pela macrosporiose, que ocorre durante as estações quentes e úmidas.

Folha doente

Logo no início da doença, formam-se manchas secas e claras nas folhas do tomateiro. Essas manchas têm aproximadamente 0,5 cm de diâmetro. Gradualmente, as manchas crescem, atingindo 1,7 cm de tamanho, fundindo-se umas às outras e conferindo à lâmina foliar uma aparência naturalmente seca e amarronzada. No entanto, em tempo chuvoso, uma camada preta aveludada, constituída pelos órgãos portadores de esporos do fungo (conídios), surge na superfície das manchas secas.

À medida que a doença progride, o fungo aparece nos pecíolos e caules dos tomateiros. As bordas das manchas no caule são sempre distintas e, neste estágio, sua superfície já está coberta por conídios. Gradualmente, o caule na área afetada seca e, em casos graves, torna-se quebradiço.

Doente de volumes

Alternaria também afeta frutos de tomate:

  • uma pequena área com pele deprimida aparece perto do caule;
  • a mancha escurece gradualmente e o tomate começa a amadurecer;
  • a mancha se expande gradualmente e fica coberta de conídios em alta umidade;
  • tomates afetados caem dos arbustos;
  • O fruto também é afetado internamente; as hifas do fungo penetram no tecido do tomate e capturam as câmaras de sementes.

Tomates infectados com fungos, mas colhidos antes do aparecimento dos sinais da doença, frequentemente começam a apodrecer durante o armazenamento. Manchas secas de Alternaria aparecem perto do caule e na casca do fruto em qualquer local danificado. Um anel amarelo ou avermelhado aparece ao redor do local onde o patógeno penetrou, mas à medida que o tomate amadurece, o fungo cresce e penetra mais profundamente no tecido, causando a deterioração.

Como curar tomates?

Os primeiros sintomas da mancha foliar de Alternaria (manchas nas folhas) aparecem logo após o plantio das mudas no solo ou em estufa. O patógeno começa a se espalhar em massa quando um ou dois cachos de flores estão se formando.

broto amarelado Se forem tomadas medidas para tratar a doença dentro de 3 a 7 dias após o aparecimento das manchas, a colheita não será afetada e as plantas logo se recuperarão e produzirão nova massa verde. Quando a fruta estiver madura e firme, é aconselhável destruir a infecção fúngica.

As plantas são tratadas com fungicidas de contato. Os produtos comumente utilizados incluem Antracol 70 WG e Ditan M-45, que são bastante eficazes. Se estes não estiverem disponíveis, são utilizados fungicidas sistêmicos como Flint, Ridomil Gold MC, Infinity e outros.

Aplique a solução em toda a planta usando um borrifador, certificando-se de pulverizar a parte inferior das folhas. Durante o verão, os jardineiros devem repetir o processo de pulverização de 3 a 4 vezes (a cada 10 a 14 dias), a menos que especificado de outra forma nas instruções. A dosagem e a taxa de aplicação por unidade de área não devem exceder as recomendações do fabricante. Interrompa a pulverização 20 dias antes da colheita, pois os produtos são tóxicos.

Prevenção de doenças

Para prevenir a doença, você precisa tomar uma série de medidas preventivas:

  • no outono, remova e queime as copas e os restos de plantas no jardim ou na estufa;
  • em terrenos fechados, desinfetar ou substituir o solo dos canteiros;
  • em campo aberto, observe a sequência de plantio e não alterne tomates com outras culturas de erva-moura;
  • comprar variedades resistentes à doença (Sanka, Zolotaya Pulya, Aurora F1 e outras);
  • enriquecer o solo com potássio adicionando fertilizantes minerais ou cinzas de madeira;
  • Evite regar as folhas (usando mangueira ou sistema de irrigação), regue somente nas raízes (gotejamento, por sulcos ou individualmente).

A melhor prevenção da alternária é pulverizar as plantações com Trichodermin ou Fitosporin, de acordo com as instruções de preparo.

Pulverização de plantações

Para prevenir a podridão por Alternaria, jardineiros experientes removem as folhas inferiores dos tomateiros. Essa medida simples garante melhor ventilação da camada inferior das plantas, especialmente em estufas ou com plantios densos. Se manchas foliares já tiverem surgido, o fungo não se espalhará mais.

Remova as folhas à medida que os cachos de flores se formam. Quando o primeiro brotar, corte todas as folhas abaixo dele. À medida que o próximo brotar, remova algumas folhas entre eles, continuando até que o caule atinja 2/3 de sua altura.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Alina

    Eu também tive que lidar com esse problema, mas este é o segundo ano que trato mudas e plantas adultas BioGrow, Percebi que elas não só crescem mais rápido, mas também são mais resistentes a doenças.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata