O tomate Kupchikha está incluído no Registro Estatal de Híbridos e Variedades Aprovadas para Cultivo na Rússia. Esta variedade determinada é fácil de cultivar tanto em campo aberto quanto em estufas e canteiros em jardins particulares.
Indicadores biológicos e agrotécnicos
Esta variedade é uma das que amadurecem mais cedo. Produz sua primeira colheita apenas três meses após a germinação. Como a planta atinge uma altura de até 1 metro e vários frutos muito grandes podem ser encontrados em um caule, ela precisa ser amarrada a um suporte. O Kupchikha f1 é um híbrido com propriedades aprimoradas de armazenamento e transporte. Seus antecessores apresentavam várias desvantagens relacionadas à impossibilidade de transporte em longas distâncias. Eles se deterioravam rapidamente devido à sua polpa de baixa densidade.

Hoje, as avaliações da variedade Kupchikha não são mais tão categoricamente negativas quanto à entrega aos consumidores em regiões distantes de onde é cultivada. A planta se tornou mais resistente à fusariose e à murcha de verticillium. A polpa atingiu densidade média. O vegetal realmente faz jus ao seu nome, "comerciante", pois é grande e ligeiramente achatado, com uma superfície lisa.
Ao analisar a descrição da variedade, podemos destacar as seguintes características:
- cor verde escura das folhas grandes;
- período de maturação - 90-95 dias;
- peso da fruta - até 400 g;
- o número de tomates por 1 pincel é de 5 a 6 pedaços;
- número de ninhos de sementes - 4-6.
Uma única inflorescência forma um caule articulado. Aqueles que cultivaram tomates Kupchikha ao ar livre durante verões favoráveis obtiveram aproximadamente 16 kg de frutos vermelhos brilhantes por metro quadrado. Em estufas, o rendimento é ligeiramente menor — 10-15 kg.

O alto rendimento desta variedade é alcançado através do rigoroso cumprimento das diretrizes de preparo das sementes. Antes do plantio, as sementes devem ser germinadas, mantendo-se uma temperatura entre +20 e +22 °C. Após o plantio das sementes germinadas, o solo é fertilizado com fertilizantes orgânicos de 2 a 3 vezes.
Assim que as mudas emergirem uniformemente, elas são repicadas. Para garantir frutos saudáveis, as mudas precisam ser endurecidas de 7 a 10 dias antes do plantio. Para isso, as bandejas são levadas para fora por apenas alguns minutos.

Vantagens da variedade e regras de cuidado
Todos que plantaram tomates híbridos Kupchikha notaram sua tolerância às influências atmosféricas. As seguintes vantagens são destacadas:
- resistência às flutuações de temperatura e umidade do ar;
- nenhum procedimento tedioso de enteado;
- amadurecimento simultâneo de tomates;
- a possibilidade de produção em massa nos campos dos agricultores.
É impossível atingir a produtividade esperada em solos pesados e pobres em húmus. Levando em consideração os princípios de rotação de culturas, é necessário plantar tomateiros em áreas anteriormente ocupadas por pepinos, feijões, ervilhas, cenouras ou cebolas. Não se deve plantar mais de quatro plantas por metro quadrado.

Durante a formação dos frutos, são aplicados fertilizantes minerais. Para melhorar a produtividade do solo, é aconselhável mantê-lo livre de ervas daninhas. Ao mesmo tempo, o solo é solto para melhorar a circulação de ar no sistema radicular. Não é necessário regar muito o solo ao redor dos arbustos.
Isso prejudica o crescimento e aumenta o risco de requeima. Use apenas água morna e sedimentada para irrigação. Para prevenir doenças, borrife o arbusto com calda bordalesa e cubra o solo com cinzas.

Se uma dona de casa plantar vários pés de tomate Kupchikha, a colheita será suficiente tanto para saladas frescas quanto para conservas de inverno. De acordo com avaliações de quem já plantou tomates Kupchikha f1, uma desvantagem é sua natureza híbrida. Isso impossibilita o preparo de sementes para a temporada seguinte e a obtenção da mesma produtividade.










