- Por que replantar narcisos?
- Momento do transplante
- No outono
- No verão, após a floração
- Na primavera
- Instruções passo a passo e nuances do procedimento
- Dividindo narcisos
- Plantando narcisos em terreno aberto
- Transplantar uma planta para um vaso
- Quando você não deve replantar uma flor
- Cuidados adicionais
- Erros comuns e dicas para jardineiros iniciantes
Quando se trata de plantas que impressionam pela simplicidade e beleza, o narciso é o destaque. Cuidar dele não é particularmente difícil, mas ainda assim é preciso seguir algumas diretrizes. Vamos explorar as principais nuances do replantio de narcisos vibrantes e seus cuidados subsequentes. Quais erros jardineiros inexperientes costumam cometer ao trabalhar com essas flores?
Por que replantar narcisos?
Os narcisos podem coexistir pacificamente no mesmo canteiro com outras flores por vários anos, encantando o jardineiro com flores abundantes. Então, por que transplantá-los? Os seguintes fatores indicam que flores amarelas precisam ser replantadas:
- os narcisos não estão florescendo bem;
- o número de flores excede a área destinada a elas;
- o aparecimento de matagais densos;
- redução do período de floração.
Observação: Os narcisos podem permanecer em um canteiro de jardim ou de flores por cerca de 4 a 5 anos sem replantio. No entanto, se o jardineiro observar pelo menos um dos fatores listados acima, o replantio pode ser feito mais cedo.
Momento do transplante
Os narcisos podem ser replantados em qualquer época do ano, exceto no inverno. No entanto, ao escolher a época certa para o replantio, é importante considerar algumas nuances.
No outono
Os bulbos de narciso podem ser plantados no outono para que possam criar raízes antes da geada, mas antes de brotar. A melhor época é de meados de agosto a meados de setembro. Prepare um buraco de 2 a 3 cm de diâmetro e 3 a 5 cm de profundidade para as mudas. Recomenda-se adicionar areia fina misturada com cinzas (3:1) e 1 colher de chá de fertilizante mineral em cada buraco. Regue bem os buracos e, em seguida, plante os bulbos. Para o inverno, é melhor cobrir as plantas com turfa ou folhas caídas.

No verão, após a floração
Muitos jardineiros acreditam que a melhor época para plantar flores é o final do verão. Como os narcisos são fáceis de cultivar, eles podem ser replantados mesmo durante a floração, mas é melhor esperar até depois da floração. Os bulbos são plantados em solo bem cavado, previamente adubado com misturas orgânicas e minerais. Os buracos devem ter de 12 a 17 cm de profundidade, ou de 9 a 10 cm para solos pesados. É melhor plantar os bulbos em grupos ou assimetricamente.
As plantas transplantadas são regadas com água (de preferência água que tenha ficado no sol).
Na primavera
O transplante na primavera não é muito diferente do mesmo procedimento realizado no outono. Geralmente, o plantio na primavera é usado quando o transplante no outono não obteve sucesso. Os bulbos são transplantados para uma área previamente cavada com covas de no máximo 10 cm de profundidade. Recomenda-se fertilizar o solo adicionalmente (é melhor começar no outono).

Conselho: Não é recomendado plantar narcisos floridos na primavera — há um alto risco de as flores morrerem e as folhas ficarem amarelas e murchas.
Instruções passo a passo e nuances do procedimento
Então, o jardineiro decidiu a época do replantio. Agora é hora de aprender o procedimento para replantar os bulbos e como cuidar dos narcisos após o replantio.
Dividindo narcisos
Separar os bulbos-filhos dos bulbos-mãe é uma tarefa simples, mas trabalhosa. Você precisará de uma pá pequena para o trabalho. Aqui estão os passos:
- Cave ao redor do arbusto e remova-o cuidadosamente do solo (é muito importante não danificar os bulbos). Ao trabalhar com narcisos, evite qualquer ação prejudicial.
- A família, libertada do solo, é sacudida um pouco e o restante da terra é removido com uma escova macia.
- Apenas os bulbos que se separam facilmente precisam ser separados. Se os filhotes estiverem firmemente presos ao bulbo-mãe, não há necessidade de separá-los. Esses bulbos precisam de tempo para amadurecer ao sol, após o qual se separarão naturalmente.
- Os locais de fratura de bebês separados são tratados com desinfetantes especiais. Comprimidos de carvão ativado triturado ou pó de cinza de madeira são adequados para esse fim.
- O material selecionado é embebido por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, os bulbos são deixados secar por várias horas.

Os bulbos são armazenados até o outono ou plantados imediatamente no solo.
Plantando narcisos em terreno aberto
Você pode transplantar narcisos para terreno aberto da seguinte maneira:
- A área é cuidadosamente cavada, buracos rasos são feitos e a área de plantio é regada abundantemente. Os buracos devem ter de 10 a 15 cm de profundidade (quanto mais solto o solo, mais profundos os buracos devem ser).
- Plante três bulbos em cada cova. A distância entre os bulbos deve ser de 8 a 10 cm. Se você estiver plantando diferentes variedades de narcisos, será necessário aumentar o espaçamento — à medida que os bulbos crescem, eles podem ficar misturados.
- As plantas plantadas são bem regadas e finalmente cobertas com serragem podre ou húmus.

Transplantar uma planta para um vaso
Para narcisos que serão mantidos em um vaso, existem regras específicas para o replantio:
- Vaso. As raízes do narciso precisam de espaço para crescer e se propagar. Portanto, o recipiente ou vaso escolhido deve ter pelo menos 30 cm de altura e 15 a 20 cm de largura. Se você estiver plantando variedades menores de narcisos que não crescem mais de 15 cm, recipientes menores são adequados. O recipiente deve ser fundo o suficiente, mas muito espaço pode danificar a planta, atrasando sua floração. O recipiente para replantio pode ser feito de madeira, vidro ou cerâmica.
- Solo. Deve ser solto, macio e sem grumos. É útil diluir o solo comum com argila seca e areia, adicionando cinzas de madeira, serragem e fertilizantes minerais.
- Localização. Após o plantio, os narcisos devem ser mantidos longe de outras plantas que podem danificar a flor amarela com as toxinas que produzem. Os narcisos prosperam em locais ligeiramente sombreados ou ensolarados, mas a luz solar direta deve ser evitada.
- Temperatura. Após o plantio, os narcisos se beneficiam de um tratamento a frio de 3 a 9 °C (durante os primeiros dias de adaptação do bulbo) e de 10 a 12 °C (durante a floração). Durante o restante da estação de crescimento, as temperaturas não devem exceder 15 a 18 °C.
- Umidade: Deve ser de pelo menos 70%. Os narcisos não devem ser colocados perto de aparelhos de aquecimento.
Etapas do plantio de narcisos em um vaso:
- Uma camada de drenagem de cerca de 2 cm de espessura (pode ser argila expandida ou seixos) é colocada no recipiente.
- Os bulbos são colocados na drenagem, pressionando-os com as raízes e deixando uma pequena distância entre eles.
- O topo de cada bulbo deve estar um terço acima do solo.
- O solo é levemente regado (evitando o contato com as raízes). Cubra a superfície com serragem ou folhas caídas. Os narcisos são regados regularmente até que as mudas surjam.
- Três bulbos, cada um com 1 cm de diâmetro, são plantados em um vaso de 10 cm de diâmetro.

Quando você não deve replantar uma flor
Embora os narcisos sejam as plantas de jardim menos caprichosas, há certos períodos em que eles não devem ser replantados:
- na primavera, durante a floração (o replantio pode levar à morte do bulbo);
- em junho-julho (flores plantadas durante este período encontram geadas em um estágio inadequado de desenvolvimento);
- final do outono (durante esse período as plantas estão em estado de dormência, não sendo recomendado que sejam perturbadas).
Cuidados adicionais
Após o plantio, os narcisos requerem alguns cuidados. Isso inclui:
- Fertilizante. Fertilizantes minerais complexos são bons durante o período de brotação. Eles podem ser comprados prontos em lojas especializadas ou você pode fazer o seu próprio. Dissolva sulfato de potássio, superfosfato e ureia (1 colher de chá de cada) em 10 litros de água. Espalhe a solução sobre o solo a uma taxa de 5 litros por metro quadrado. Durante o período de floração ativa, é melhor fornecer um fertilizante contendo nitrogênio, fósforo e potássio. Para preparar a mistura, adicione 2 colheres de chá de Agricol e 1 colher de chá de nitroammophoska a um balde de água.
- Rega moderada. Considere a região aqui — no sul, a chuva pode ficar ausente por longos períodos, por isso é importante regar os narcisos sem deixá-los secar. É igualmente importante evitar regar demais os bulbos, pois isso pode causar seu apodrecimento. Nas regiões centro e norte do país, os narcisos geralmente se desenvolvem com umidade natural. Eles devem ser regados apenas durante períodos prolongados sem chuva.
- Capina. Os narcisos precisam de proteção contra ervas daninhas. Elas roubam nutrientes do solo e podem causar diversas doenças nas plantas. As ervas daninhas devem ser removidas do canteiro. Além disso, solte o solo após cada rega. Isso melhorará a absorção de nutrientes e permitirá que as raízes respirem.
- Prevenção de doenças. Os inimigos mais perigosos dos narcisos são considerados bactérias e fungos do solo (por exemplo, mofo cinzento, murcha de fusário e sarna bacteriana). As doenças são melhor tratadas nos estágios iniciais. Por exemplo, com a murcha de fusário, as raízes da planta ficam cobertas de manchas marrons. Os bulbos devem ser imersos em uma solução de formalina a 1% por 6 horas e, em seguida, polvilhados com Fundazol. O mofo cinzento deixa manchas nos caules e folhas, causando o murchamento dos brotos. Ele pode ser eliminado borrifando a planta com uma calda bordalesa a 1%. Para combater a sarna bacteriana (que deixa manchas avermelhadas e brilhantes no bulbo), remova todas as manchas e polvilhe as superfícies cortadas com carvão triturado.

Erros comuns e dicas para jardineiros iniciantes
As recomendações a seguir ajudarão jardineiros iniciantes a evitar erros ao replantar e cuidar de narcisos:
- A prontidão do bulbo para o transplante pode ser determinada pela sua aparência e pela condição das folhas. Em nenhuma circunstância é recomendado cortar o bulbo imediatamente após o término da floração.
- Não adie a retirada dos bulbos por muito tempo. Se as folhas da planta ficarem completamente amarelas, será difícil localizar os bulbos no solo sem causar mais danos.
- O material de plantio coletado deve ser armazenado em local fresco, a uma temperatura não superior a 18 graus Celsius. Caso contrário, os bulbos podem começar a brotar.
Não guarde os bulbos em sacos plásticos. Isso causará o apodrecimento não apenas dos bulbos individualmente, mas de todo o conteúdo do saco.











