A aplicação de fósforo nas plantas pode proporcionar uma ampla gama de efeitos benéficos. Essa substância aumenta a capacidade das células de reter umidade, tornando as plantações mais resistentes à geada e à seca. Fertilizantes à base de fósforo aceleram o amadurecimento dos frutos e aumentam seu teor de proteína e açúcar. Para garantir a eficácia desses produtos, siga rigorosamente as instruções de uso.
Uma descrição dos fosfatos e por que eles são importantes para a nutrição das plantas
A importância do fósforo para as plantas é difícil de superestimar. As culturas precisam desse nutriente em vários estágios de crescimento. Fertilizantes que contêm fósforo oferecem os seguintes benefícios:
- melhorar a transferência de energia e a respiração das plantas;
- transmitem características hereditárias e formam membranas celulares;
- acelerar a transição das plantas para o estágio reprodutivo do desenvolvimento;
- melhorar o desenvolvimento dos órgãos geradores das culturas;
- aumentar a resistência a fatores ambientais negativos;
- estimular a formação de raízes.
Quando os fertilizantes de fósforo são usados?
A deficiência de fósforo pode ser identificada pelos seguintes sinais:
- Os caules e folhas das plantas inicialmente escurecem, depois ficam roxos ou carmesim. Manchas escuras necróticas frequentemente aparecem nas folhas inferiores dos arbustos.
- As folhas ficam deformadas e caem prematuramente.
- A planta para de se desenvolver.
- O sistema radicular da cultura é pouco desenvolvido.
Ao primeiro sinal de deficiência de fósforo, um fertilizante específico deve ser adicionado ao solo. É melhor fazer isso anualmente.

Os fertilizantes líquidos de fósforo oferecem uma série de vantagens. Os principais benefícios dessas substâncias incluem:
- uniformidade de aplicação no solo;
- aumento da concentração de elementos úteis;
- consumo econômico;
- reduzindo a necessidade de irrigação;
- uso geral;
- respeito ao meio ambiente.
Quais produtos contêm fósforo?
O fósforo está presente em uma ampla gama de fertilizantes modernos. Os produtos mais comuns incluem os seguintes:
- O superfosfato duplo contém 40-50% de fósforo. Recomenda-se aplicá-lo no outono, antes da aração. Se necessário, pode ser usado durante a estação de crescimento. Para preparar uma solução, misture 500 gramas do produto com 5 litros de água. A superdosagem pode causar queimaduras nas raízes e morte da planta.
- O superfosfato simples contém magnésio, enxofre, ácido fosfórico e fosfato monocálcico. Este fertilizante não é particularmente exigente quanto à composição do solo. Pode ser aplicado no plantio de mudas e durante a lavoura.
- O amofos é isento de nitratos e metais pesados, o que o torna adequado para uso em culturas particularmente sensíveis. A eficácia máxima é alcançada tratando a área no outono, antes da aração, e na primavera, antes do plantio das mudas. Hortaliças requerem 25 gramas da mistura por metro quadrado, enquanto arbustos e árvores requerem 35 gramas.
- O diammofos amolece o solo ácido e melhora a saúde das plantas. Pode ser misturado com esterco e cama. Recomenda-se aplicar a substância na primavera, antes do plantio. Devem ser usados aproximadamente 20 gramas da substância por cova.
- A farinha de fósforo contém uma grande quantidade de cálcio. É usada em solos ácidos. Dissolve-se mal, permanecendo no solo por muito tempo. Deve ser aplicada antes da lavoura de primavera, a cada dois anos.
- A farinha de ossos contém até 35% de fósforo. Para vegetais, use 2 colheres de sopa por cova, para arbustos de frutas vermelhas – 90 gramas por metro quadrado e para árvores – 220 gramas por metro quadrado.
Fertilizantes combinados de fósforo com potássio adicionado também podem ser usados. Eles promovem o crescimento das culturas, garantem a formação de brotos e ovários e aumentam a produtividade. Os produtos mais eficazes incluem "Metafosfato de Potássio", "Autumn" e "Agrofoska".

Como fazer você mesmo
Jardineiros naturais usam composto como fertilizante, mas ele contém pouco fósforo. Para fornecer nutrientes às plantas, fosfatos podem ser adicionados ao composto. No entanto, é melhor usar fertilizantes de longa duração durante a fase de preparação e superfosfato durante a aplicação.
Matéria orgânica também pode ser usada para criar um fertilizante de fósforo eficaz. Ossos, peixe e carne são adequados. Também é útil adicionar restos de leguminosas e brócolis à compostagem.
Você também pode fazer uma tintura eficaz para ervas daninhas. Para isso, encha um terço de um recipiente de 200 litros com grama picada. Em seguida, encha-o até a borda com água e deixe descansar por uma semana. Em seguida, misture 3 litros do concentrado com 7 litros de solução de superfosfato. A mistura resultante pode ser usada para regar.
Termos de Uso
Para garantir que os fertilizantes de fósforo sejam eficazes, você deve seguir as regras de aplicação:
- Esses produtos podem ser usados em qualquer tipo de solo. No entanto, o superfosfato simples funciona melhor em solos alcalinos, enquanto o superfosfato duplo funciona melhor em solos ácidos.
- Evite combinar fertilizantes de fósforo com cinzas de madeira. Isso fará com que parte do fósforo não seja absorvido pelas plantas.
- O superfosfato não deve ser usado com fertilizantes de cálcio. Combinações com compostos à base de cal também são inaceitáveis.

Precauções de segurança
Ao trabalhar com fertilizantes de fósforo, você deve seguir as seguintes regras:
- Prepare soluções de trabalho em recipientes especializados que não sejam destinados à preparação de alimentos.
- Use equipamento de proteção individual – respirador, óculos, luvas.
- Faça pausas regulares enquanto trabalha. Recomenda-se fazer isso a cada 10 minutos.
A aplicação de fósforo nas plantas pode produzir uma ampla gama de efeitos benéficos. Ajuda a melhorar o desenvolvimento das culturas e a aumentar a produtividade. Além disso, este elemento torna as plantas mais resistentes a fatores externos. Para garantir que o fósforo atinja o efeito desejado, é importante escolher o produto certo e seguir rigorosamente as instruções de aplicação.


