Os ácidos giberélicos são considerados ingredientes ativos em muitos pesticidas que atuam como reguladores do crescimento vegetal. Esses produtos são projetados para aumentar a germinação das sementes, estimular o desenvolvimento das raízes e acelerar os processos de crescimento. Eles também aumentam a produtividade das culturas e melhoram a qualidade dos produtos finais.
Descrição da substância
Esta substância é um hormônio vegetal. O ácido giberélico é um estimulante eficaz do crescimento e desenvolvimento das culturas. É considerado um análogo dos hormônios vegetais auxinas. Essas substâncias foram descobertas pelo pesquisador japonês Yabuta em 1935. Hoje, mais de 60 tipos dessas substâncias são conhecidos. Elas estão presentes em fungos patogênicos da espécie Gibbtrella fujikuroi. Por esse motivo, os ácidos são frequentemente chamados de Giberellaceae.
Esses produtos são produzidos como cristais brancos ou amarelados. São inodoros e insípidos e se dissolvem mal em água e em muitas substâncias orgânicas. No entanto, misturam-se bem com álcool e acetona.
O medicamento está disponível em ampolas acondicionadas em sachês de alumínio, em comprimidos com 20% de ingrediente ativo e em pasta concentrada. Uma solução alcoólica a 78% pronta para uso também está disponível comercialmente. É vendido em ampolas de 5 miligramas.
Propósito
Os ácidos giberélicos são mais frequentemente usados para tratar sementes. Essas substâncias aumentam sua taxa de germinação. Esses agentes também podem influenciar o sexo das culturas.
Além disso, o uso de ácidos giberélicos ajuda a alcançar os seguintes resultados:
- preservar o ovário - ele não cairá mesmo em condições climáticas desfavoráveis;
- melhorar a floração e ativar o desenvolvimento dos frutos;
- melhorar a aparência da colheita;
- prolongar a vida útil das frutas colhidas.
Essas substâncias são adequadas para o tratamento de culturas ornamentais. Para que os produtos atinjam o efeito desejado, é importante cuidar adequadamente das plantas e seguir as práticas agrícolas. O produto pode ser usado regularmente. Não apresenta efeito tóxico nas culturas.

Termos de Uso
Para aplicar ácidos giberélicos, recomenda-se a pulverização foliar. Recomenda-se uma pulverização em névoa fina. É importante evitar gotejamento. Para aplicar, misture 1 mililitro do produto com 1 litro de água destilada.
A maneira mais fácil é usar ampolas contendo uma solução alcoólica pré-misturada do medicamento. Para isso, siga estes passos:
- agite a ampola antes de abrir;
- despeje um pouco de água destilada no recipiente e despeje o conteúdo da ampola nele;
- Misture bem os ingredientes e adicione água até obter 4-5 litros do produto;
- Misture os ingredientes novamente.
Ao utilizar o produto na forma cristalina, dissolva-o primeiro em 6 a 7 mililitros de álcool etílico e agite até obter uma solução homogênea. Após a dissolução dos cristais, adicione a mistura à água destilada.
Uma seringa pode ser usada para medir a quantidade necessária de solução-mãe. É importante seguir rigorosamente a dosagem e não exceder a concentração.
Os ácidos giberélicos podem ser aplicados de várias maneiras: embebendo sementes, pulverizando as plantas ou mergulhando as inflorescências na solução. O tratamento das partes aéreas é feito para aumentar a folhagem ou as inflorescências. Este procedimento também promove o crescimento dos frutos. Recomenda-se aplicar a solução às plantas em tempo nublado, com temperatura entre 16 e 18 graus Celsius.

Precauções de segurança
O produto é considerado totalmente seguro e não causa efeitos adversos à saúde. Especialistas recomendam o uso de luvas de borracha durante o manuseio.
Como cuidar das plantações após a aplicação
Para que o medicamento funcione, é importante seguir estas regras:
- regar as plantas em tempo hábil;
- afrouxar e cobrir os canteiros com cobertura morta;
- aplique fertilizantes na hora certa.
A compatibilidade é possível?
O produto pode ser combinado com teoureia. Adicione 20 miligramas da substância por litro de água. Também pode ser combinado com fertilizantes minerais complexos.

Como e por quanto tempo armazenar
Recomenda-se manter o produto longe de alimentos e outros medicamentos. Mantenha-o fora do alcance de crianças e animais de estimação. Recomenda-se que a solução aquosa seja usada em até 24 horas após o preparo e não deve ser armazenada por longos períodos. A solução alcoólica deve ser mantida em um recipiente hermético em local fresco. Pode ser armazenada por até seis meses.
Os ácidos giberélicos são agentes eficazes que têm um efeito benéfico no desenvolvimento das culturas. Para garantir que essas substâncias produzam o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.


