O hidrogel para plantas é um polímero com propriedades únicas que absorve e retém umidade e soluções fertilizantes. Ele retém essas substâncias e as libera por um longo período. Essa substância pode ser usada para diversos fins. Ajuda a melhorar a sobrevivência das culturas e a acelerar o desenvolvimento das raízes, estabiliza o equilíbrio hídrico e facilita a germinação das sementes.
Descrição do hidrogel e sua finalidade
O hidrogel é um material artificial à base de polímero produzido em pó, esferas e grânulos. Essa substância tem aplicação na jardinagem e na floricultura de interiores.
A principal vantagem do hidrossolo é sua capacidade de absorver grandes quantidades de umidade. Como resultado, as bolas aumentam de tamanho. Quando preenchido com umidade, o hidrogel se assemelha a uma geleia. É uma substância que retém não apenas água, mas também nutrientes.
Normalmente, 1 grama da substância pode absorver de 150 a 200 mililitros de água. Portanto, usar 1 colher de sopa de hidrogel pode remover de 1 a 1,5 litro de líquido do solo. Não há necessidade de se preocupar com o ressecamento do solo. O hidrogel libera umidade gradualmente para as plantas, tornando-se um substituto adequado para a água. O uso de aqua-soil pode reduzir significativamente o número de regas.
O substrato gelatinoso é totalmente seguro para as plantas. Possui reação neutra. É livre de fungos e bactérias, pois não é orgânico. Além disso, pode ser seco e reidratado repetidamente. O solo aquático mantém suas propriedades por muito tempo e não se desintegra.

Variedades
Dependendo da estrutura, aparência e finalidade, existem vários tipos de aquagel:
- Soft – um hidrogel macio e transparente. Raramente é usado em sua forma pura e, na maioria das vezes, é misturado ao solo. Pode ser usado para o cultivo de plantas domésticas, germinação de sementes e enraizamento de estacas. Também é usado para o plantio de hortaliças e vegetais. O sistema radicular da planta penetra nos grânulos macios e solúveis em água e fica saturado de umidade.
- Denso – chamado de aquagrunt. É um hidrogel decorativo. Esta substância está disponível em uma variedade de cores e formatos. Geralmente contém strass e glitter. A substância é usada como enchimento para vasos de flores frescas, substituindo a água. Também é usada para criar arranjos coloridos com plantas de interior.
- Líquido – assemelha-se a contas de flores macias, gelatinosas. Ao entrar em contato com a água, a massa se dissolve em vez de inchar. Esta substância é usada muito raramente. É mais frequentemente usada para embeber sementes. O polímero garante uma germinação rápida e melhora a viabilidade. O hidrogel líquido não deve ser usado para germinação de sementes, pois reveste as sementes e impede que o oxigênio as alcance.

Prós e contras
As vantagens do hidrogel incluem o seguinte:
- altas propriedades de retenção de água;
- a capacidade de manter a umidade do solo por um longo tempo;
- aceleração do crescimento das sementes;
- prevenção da lixiviação de nutrientes do solo;
- fornecimento de oxigênio às raízes e sementes - esse efeito é obtido ao soltar o solo;
- segurança para pessoas e plantas;
- a capacidade de armazenar substâncias não utilizadas na geladeira;
- prevenção de estagnação de água e apodrecimento das raízes;
- redução da irrigação das culturas;
- aparência atraente;
- facilidade de uso.
No entanto, as bolas de hidrogel também apresentam certas desvantagens:
- risco de formação de mofo nas bolas - esse efeito ocorre com exposição prolongada ao sol;
- não pode ser usado para material de semente coberto com casca coriácea e plantas com raízes grandes;
- não reutilização;
- falta de nutrientes na estrutura.

Regras de aplicação
O uso de hidrogel para plantas pode proporcionar diversos efeitos. No entanto, é importante seguir as instruções à risca.
Ao pousar
Ao plantar flores, árvores e arbustos, adicione hidrogel ao buraco. Use 200-400 g da substância intumescida por litro de solo. Não é recomendado colocar todo o hidrogel no fundo do buraco. Uma aplicação dura de 4 a 5 anos.
Os ciclos de absorção e consumo de água são repetidos muitas vezes. Durante as primeiras 1 a 2 semanas, as plantas devem ser regadas normalmente. Posteriormente, a frequência pode ser reduzida para 3 a 6 vezes. Isso protegerá as plantas durante o tempo quente e os longos intervalos entre as regas.

Como fertilizante
Os grânulos de hidrogel podem absorver não apenas água limpa, mas também soluções fertilizantes. Isso evitará que as flores murchem e também continuará absorvendo nutrientes.
Germinação de sementes
Para germinar as sementes, umedeça os grânulos de hidrogel, triture-os até obter uma mistura homogênea e espalhe-os em uma camada de 3 centímetros de espessura no fundo de um recipiente transparente. Pressione suavemente as sementes contra a massa gelatinosa e cubra o recipiente com filme plástico. Levante o filme diariamente para remover qualquer condensação.
Ao aplicar o hidrogel, é importante garantir que os grânulos não caiam no chão ou nos caminhos do jardim. Caso contrário, o gel inchado pode causar escorregões.

Para mudas
Para usar o hidrogel de forma eficaz em mudas, use uma parte de grânulos secos para quatro partes de solo e coloque a mistura em recipientes para mudas, deixando um espaço de 0,5 a 1 cm da borda. Em seguida, semeie as sementes como de costume e regue as mudas.
Se desejar, é possível plantar as sementes diretamente no hidrogel preparado. No entanto, neste caso, na fase de cotilédone, as mudas precisarão ser transferidas para um substrato. Isso deve ser feito com cuidado, sem remover os grânulos do sistema radicular.
Precauções de segurança
A substância não é tóxica e não representa perigo para os seres humanos. Armazene em temperatura ambiente, evitando a luz solar direta. Descarte junto com o lixo doméstico. Tome cuidado para não despejar no sistema de esgoto. Mantenha fora do alcance de crianças.

Meios semelhantes
Outras substâncias também podem ser usadas para reter a umidade na estrutura do solo. Os substitutos mais eficazes do hidrogel incluem perlita, fibra de coco e vermiculita. Esses produtos têm propriedades semelhantes, mas apresentam características adicionais. Portanto, antes de usar uma composição específica, é importante analisar seu efeito nas plantas.
O hidrogel é um produto eficaz que ajuda a reter umidade e nutrientes no solo. Para garantir o efeito desejado, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso.


