- Descrição da cal apagada
- Quais são as semelhanças e diferenças entre cal apagada e cal viva?
- Benefícios da aplicação no jardim e na horta
- Finalidade da substância
- Dosagem para aplicação
- Instruções de uso
- Cultivo do solo em estufa
- Como uma cal
- Com fertilizantes
- Precauções de segurança
- O que uma vítima de queimadura deve fazer?
Para melhorar a qualidade do solo, aumentar o rendimento e a produtividade das culturas e proteger as plantas de doenças e pragas, é necessário adquirir uma variedade de fertilizantes e preparações. No entanto, os custos com o cuidado das plantas podem ser significativamente reduzidos com o uso de cal especialmente preparada. A cal apagada, também conhecida como pushonka, é usada para melhorar a fertilidade do solo e o cuidado com as plantas.
Descrição da cal apagada
A cal apagada é feita de giz comum, extraído de carbonato ou rocha calcária por meio de queima em altas temperaturas. A cal é então apagada com água para obter a composição e a ação desejadas. Durante a apagamento, a cal libera uma grande quantidade de vapor, o que lhe rendeu outro nome: "pó".
O produto é amplamente utilizado em diversas áreas da agricultura e horticultura:
- para a produção de fertilizantes;
- para eliminar o aumento da acidez do solo e saturá-lo com elementos orgânicos e biologicamente ativos;
- A cal hidratada ou apagada ajuda a amaciar a água, sendo utilizada para regar plantas de jardim e vegetais e preparar diversas soluções de construção;
- O produto é ideal para tratar plantações contra infecções fúngicas, virais e bacterianas, e também é usado para protegê-las de insetos nocivos.
Você pode preparar cal solta você mesmo, usando cal comum em pó ou em pedaços.
Para preparar a solução nutritiva, use um recipiente esmaltado e água fria. O contato com qualquer outro metal causará oxidação, e a água quente transformará o pó em cristais duros.
- A substância granulosa ou em pó é despejada em um recipiente preparado.
- Em seguida, o material é despejado com água fria. Para cada 1 kg de cal, é necessário 1 litro de líquido.
- Adicione água em pequenas porções, mexendo sempre até que o vapor pare de sair.
Ao escolher um recipiente, é necessário levar em consideração que após o processamento a mistura aumenta de tamanho em pelo menos 2 vezes.
Importante! Se toda a água tiver acabado e ainda houver vapor saindo, adicione uma pequena quantidade de líquido à mistura.

Quais são as semelhanças e diferenças entre cal apagada e cal viva?
A cal que não passou pelo processo de hidratação não é utilizada na agricultura. O hidróxido de cálcio é utilizado na construção civil; dissolve-se bem em água, tornando-o adequado para o preparo de diversos materiais e argamassas. Este elemento útil também tem aplicação na indústria alimentícia como aditivo em diversos produtos alimentícios. Está disponível na forma granular.
O óxido de cálcio, ou cal apagada, é insolúvel em líquidos e tem a capacidade de gerar calor. O fertilizante é vendido em pó, embalado em sacos de polietileno.
Importante! A cal é altamente higroscópica e absorve rapidamente a umidade do ar, o que deve ser levado em consideração ao usar e armazenar o material.

Benefícios da aplicação no jardim e na horta
Para aumentar a fertilidade do solo e obter uma colheita abundante e de alta qualidade de vegetais, frutas vermelhas e frutas todos os anos, a penugem é usada para cuidar do solo e das plantas.
- O produto reduz a acidez do solo. A calagem é realizada no início da primavera ou no final do outono. Se for necessário preparar o solo para as mudas, a calagem deve ser programada de 3 a 5 meses antes do transplante.
- O uso oportuno do pólen fortalece a imunidade das plantas e protege as plantações da propagação de doenças e insetos nocivos.
- A cal apagada é usada em conjunto com fertilizantes nitrogenados. Nesse caso, a cal apagada ajuda a reter nutrientes e substâncias benéficas no solo.
- Graças à sua rica composição mineral, o óxido de cálcio ativa o crescimento dos rizomas e das partes aéreas das plantas.
- Quando usado em combinação com matéria orgânica, o giz apagado promove a rápida decomposição de substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento de hortaliças e vegetais.
Importante! É importante lembrar que existem variedades de culturas que preferem crescer em solos ácidos.
Para essas plantas, é deixado um pedaço de terra que não é tratado com óxido de cálcio.

Finalidade da substância
A cal apagada destina-se a uma ampla gama de aplicações na agricultura e horticultura. Esta substância versátil melhora a qualidade e a composição do solo, aumentando sua fertilidade. A cal apagada também possui propriedades antissépticas e antifúngicas, protege diversas culturas da propagação de patógenos e pragas e auxilia no controle de ervas daninhas.
As principais indicações para o uso do óxido de cálcio no jardim:
- tratamento preventivo e terapêutico de plantações contra fungos, vírus e parasitas nocivos;
- A cal espalhada na área combate bem as ervas daninhas, queimando seu sistema radicular e as partes aéreas;
- Na primavera e no outono, o giz apagado é usado para caiar árvores frutíferas e arbustos;
- Ao entrar no solo, a penugem o satura com nutrientes e substâncias úteis que as plantas precisam para o crescimento e desenvolvimento adequados;
- O produto é usado para neutralizar a acidez do solo.
Além disso, o pólen é adicionado a vários fertilizantes, misturado ao composto e usado como fertilizante separado para plantações de vegetais e frutas.

Dosagem para aplicação
O consumo da preparação depende diretamente da composição e qualidade do solo.
Para reduzir a acidez do solo, utiliza-se cal seca, misturada com pó.
- Solo com pH igual ou inferior a 4 é considerado altamente ácido e inadequado para o cultivo da maioria das culturas. Se o solo for predominantemente argiloso ou argiloso, use de 600 a 900 gramas de calcário por metro quadrado. Solo arenoso com o mesmo pH deve ser corrigido com até 500 gramas de calcário por metro quadrado de plantio.
- Para um pH de 4 a 4,5, adicione até 800 g de óxido de cálcio em solo pesado e até 400 g da substância por 1 m² em solo arenoso.
- A acidez do solo com pH de até 5 pode ser corrigida adicionando-se até 700 g da preparação ao solo argiloso e até 300 g de penugem ao solo arenoso.
- Se o pH estiver entre 5 e 5,5, adicione até 600 g de cal apagada ao solo argiloso. Solos arenosos e franco-arenosos com este pH não requerem calagem.
O pó é espalhado sobre a superfície do terreno e, em seguida, incorporado ao solo a uma profundidade de 15 a 20 cm. Se o solo do terreno for muito ácido, a calagem deve ser realizada a cada 2 a 3 anos. Caso contrário, a calagem a cada 5 anos é suficiente.

Para remover ervas daninhas, polvilhe óxido de cálcio seco na superfície do solo a uma taxa de 200 g por metro quadrado de terra. Para controlar insetos nocivos e suas larvas, aplique até 500 g de calcário por metro quadrado de área de jardim ou terreno agrícola.
Dica! O giz apagado pode ser misturado com diversos fertilizantes e suplementos, com exceção de preparações contendo nitrogênio e farinha de dolomita.
Instruções de uso
Para obter o máximo benefício do uso do fluff, você deve seguir rigorosamente as instruções de uso do produto natural.

Cultivo do solo em estufa
O tratamento do solo com espanador em condições de estufa é realizado no outono, após a colheita.
- Determine o nível de acidez do solo na estufa.
- Prepare o produto para uso umedecendo-o com água fria. Este procedimento é realizado 2 a 3 dias antes do uso.
- Com base na qualidade do solo, é necessário polvilhar o solo da estufa com a preparação e revolvê-lo completamente.
As plantas de estufa são mantidas constantemente em espaços fechados, e o solo se esgota rapidamente. A aplicação de cal apagada ajudará a restaurar a fertilidade e a qualidade do solo.

Como uma cal
A caiação de jardins protege árvores frutíferas e arbustos contra superaquecimento, geada, pragas, roedores e danos mecânicos à casca. A caiação é realizada na primavera ou no outono.
Para preparar a solução, você precisará de 3 litros de água fria e 100 gramas de cola à base de farinha para cada 1 kg de pó. A argamassa de cal não adere bem a superfícies de madeira, mas a cola a mantém firme. Em vez de cola, você pode adicionar esterco de vaca ou argila à cal.
Importante! Após o preparo, adicione 200 g de sulfato de cobre à solução de cal.

Com fertilizantes
O óxido de cálcio pode ser usado na jardinagem juntamente com fertilizantes orgânicos e minerais. Para isso, adiciona-se cal ao solo juntamente com diversos fertilizantes. A exceção é a farinha de dolomita e os fertilizantes que já contêm calcário.
Para melhorar a composição do composto, adiciona-se cal à composteira. Durante a fermentação, a matéria orgânica produz grandes quantidades de ácidos e um odor desagradável, e a cal neutraliza esses ácidos.

Precauções de segurança
O produto pronto para uso é totalmente seguro para humanos, plantas e animais. No entanto, para evitar queimaduras, certos cuidados devem ser tomados ao preparar a cal apagada:
- as roupas devem cobrir completamente a pele;
- luvas de proteção são usadas para as mãos;
- os órgãos respiratórios e visuais são cobertos com óculos, máscara ou respirador;
- o cabelo está preso sob um cocar.
Durante a hidratação com cal, crianças pequenas e animais de estimação não devem estar presentes no local.
Importante! Não consuma alimentos, bebidas ou fume perto do recipiente onde o processo químico está ocorrendo.

O que uma vítima de queimadura deve fazer?
Se o calcário entrar em contato com a pele durante a hidratação, a pessoa sofrerá uma queimadura química grave. A área afetada deve ser completamente limpa, removendo o excesso de calcário, e uma pomada antisséptica deve ser aplicada. Após os primeiros socorros, procure atendimento médico.



