A maioria dos jardineiros e horticultores tenta usar apenas fertilizantes naturais para nutrir suas plantas. A queima de resíduos orgânicos gera uma grande quantidade de cinzas, que são adicionadas ao solo para melhorar sua fertilidade. As cinzas também ajudam a proteger frutas, bagas e vegetais de doenças e pragas. Como e quando usar cinzas em seu jardim será discutido em mais detalhes abaixo.
Tipos e composição
Os benefícios e a composição das cinzas dependem diretamente das substâncias orgânicas que foram queimadas para obtê-las.
- A maior quantidade de compostos minerais permanece após a queima de madeira e capim seco. Essas cinzas contêm inúmeros macro e microelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento saudáveis das culturas.
- O fertilizante fosfatado é obtido pela queima de árvores coníferas, bétulas e palha que sobra das plantações de cereais. Coníferas e bétulas também fornecem cálcio.
- As cinzas obtidas dos talos do milho ou do girassol contêm uma grande quantidade de compostos de potássio.
- Após a queima da turfa, resta um pó enriquecido com compostos de potássio e fósforo.
A queima de carvão também deixa para trás uma grande quantidade de produtos de combustão. Essa matéria orgânica é de difícil digestão pelas plantas, por isso raramente é utilizada em operações agrícolas.
Importante! Se plástico ou outras substâncias inorgânicas forem adicionadas ao fogo durante a combustão, é proibido usá-las como fertilizante ou cobertura.
Métodos de obtenção
As cinzas do processamento de diversos materiais orgânicos podem ser acumuladas ao longo do ano e usadas como fertilizante na primavera e no outono para melhorar a fertilidade do solo, nutrir e proteger as plantas. Vamos ver como extrair adequadamente essa substância valiosa.

De turfa
Para obter nutrientes para o solo e as plantas, as pessoas compram sacos de turfa em lojas de jardinagem ou floriculturas. A substância é então queimada usando qualquer método conveniente, e o resíduo é usado como fertilizante.

Woody
Para fazer cinzas de madeira, você precisa de lenha de bétula, pinho e abeto. Você pode queimá-la em um fogão, lareira ou fogueira. As cinzas de árvores decíduas são ricas em potássio e são usadas como fertilizante primário para hortas e hortaliças. As árvores coníferas enriquecem as cinzas com cálcio, que também é essencial para o crescimento, desenvolvimento e frutificação adequados das plantas. Além desses elementos essenciais, as cinzas de madeira contêm grandes quantidades de ferro, boro e manganês.
Importante! Utilize cinzas completamente resfriadas no máximo 2 dias após a queima da madeira.

Do carvão
O carvão é um material duro e, mesmo após a queima, deixa grandes resíduos. O carvão é moído até obter uma consistência de pó e, se necessário, adicionado ao solo.
Para obter o máximo benefício deste fertilizante, aplique-o de 3 a 4 meses antes do plantio. Durante esse período, as cinzas de carvão liberam nutrientes essenciais no solo, tornando-os disponíveis para as plantas.

De folhas caídas, topos e palha
As pontas de girassol e milho, assim como os caules de cereais, contêm altos níveis de macro e microelementos. Após a queima, essas cinzas são ricas em fósforo e potássio. O resíduo de cinzas das folhas secas praticamente não contém nutrientes, por isso é misturado com cinzas mais concentradas.
O trabalho é realizado no outono, após a colheita, poda das plantas e queda das folhas de árvores e arbustos. Os resíduos orgânicos são coletados, secos brevemente ao sol e só então completamente queimados.
Importante! Ao acender uma fogueira com madeira morta, é necessário observar as precauções de segurança contra incêndio.

Instruções de uso como fertilizante
O subproduto da queima de matéria orgânica é usado como fertilizante seco para melhorar a composição do solo. No outono ou na primavera, as cinzas são adicionadas ao solo escavado e solto. Para obter melhores resultados, aplique as cinzas de 3 a 4 meses antes do plantio. Se o plantio estiver planejado para a primavera, aplique o fertilizante orgânico no outono.
Recomenda-se o uso de uma solução aquosa de cinzas para a alimentação das plantas, pois a matéria seca pode causar queimaduras graves nos rizomas.
Para preparar a solução de trabalho você precisará de:
- um balde de água limpa e sedimentada;
- um copo cheio de produto de combustão de materiais orgânicos.
Despeje as cinzas em um recipiente com líquido, misture bem, feche bem e deixe descansar por 24 horas. O fertilizante pronto é usado para regar hortas e hortaliças.

Como usar para proteção contra pragas e doenças
Este fertilizante universal ajuda a combater infecções fúngicas, virais e bacterianas, além de proteger as plantas de insetos nocivos.
Para tratamento preventivo e tratamento de plantações de diversas doenças e pragas, é preparada uma solução:
- um balde de água é aquecido, mas não levado à fervura;
- cinzas, na quantidade de 3 kg, são peneiradas em uma peneira fina e adicionadas à água quente;
- a solução é bem misturada até que as cinzas estejam parcialmente dissolvidas e cobertas com uma tampa;
- O recipiente com o líquido é colocado em um local aquecido e deixado em infusão por 2 dias, mexendo ocasionalmente.
A solução resultante é pulverizada nas plantas conforme necessário. Para evitar perdas nas colheitas de frutas e bagas devido a diversas pragas, cinzas secas podem ser adicionadas ao solo durante a jardinagem de outono.
Para proteger as hortaliças de lesmas e caracóis durante a estação de crescimento, misture as cinzas com folhas de tabaco trituradas e espalhe sobre os canteiros. Aplique 300 gramas de matéria seca por metro quadrado de cultivo.
Dica! Para aumentar a eficácia da solução à base de cinzas, adicione uma barra pré-triturada de sabão em pó ou sabão de alcatrão.

Quais benefícios ele proporciona às plantas e ao solo?
Para utilizar corretamente o produto final da combustão, é necessário entender quais são suas propriedades benéficas.
- As cinzas são usadas principalmente para melhorar a composição e a estrutura do solo. Elas contêm uma grande quantidade de compostos minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados de hortaliças e hortaliças.
- Uma solução natural é usada para reduzir a acidez do solo. Este trabalho é realizado no outono, espalhando até 300 gramas de cinzas por metro quadrado de solo.
- O freixo é um excelente estimulante de crescimento para plantas cultivadas. Para isso, use uma solução aquosa feita com um copo de água e três colheres de sopa do pó.
- A fertilização de plantas ornamentais com cinzas aumenta seu período de crescimento e floração.
- Para hortaliças, este fertilizante seco é usado durante o plantio em campo aberto. O pó fino é polvilhado no fundo das covas de plantio e misturado ao solo.
- As raízes também são alimentadas com cinzas. A substância é adicionada ao solo durante a escavação ou amontoamento dos canteiros.
Dica! Adicionar cinzas à sua composteira fornecerá minerais adicionais ao seu fertilizante orgânico e o ajudará a amadurecer muito mais rápido.

Erros comuns e como evitá-los
O uso de cinzas como fertilizante e cobertura pode melhorar significativamente a fertilidade do solo e a produtividade das culturas. No entanto, resultados positivos só podem ser alcançados se você evitar os seguintes erros:
- É proibido o uso de cinzas que contenham substâncias inorgânicas como plástico, polietileno e outros compostos químicos que não se decompõem naturalmente;
- não utilize produtos de combustão em terrenos com solo alcalino;
- não utilize o produto em conjunto com fertilizantes que contenham nitrogênio, fósforo e potássio;
- Substâncias e corantes nocivos são usados na impressão de jornais, por isso as cinzas restantes após a queima não são usadas em hortas.
Importante! Armazene o pó em local seco, em um recipiente fechado. Isso garantirá que as cinzas retenham o máximo de nutrientes.

Plantas que não devem ser usadas
Não utilize matéria orgânica em terrenos com plantas que preferem solo ácido. Batatas, azedinhas, ervas, rabanetes, cenouras e algumas flores de jardim não devem ser plantadas em solo tratado com cinzas.



