Potássio e nitrogênio são considerados nutrientes essenciais. Fertilizantes que os contêm são usados na agricultura e em hortas caseiras. Vamos analisar a composição, as propriedades físicas e químicas e a finalidade do nitrato de potássio. Também discutiremos a dosagem e as instruções de aplicação. Também discutiremos as vantagens e desvantagens do fertilizante. Também discutiremos a compatibilidade e produtos similares para possíveis alternativas.
Descrição, composição e mecanismo de funcionamento
O nitrato de potássio é um fertilizante complexo e concentrado, perfeitamente solúvel em água. Fórmula KNO3, contém principalmente potássio (36-38,2%), nitrogênio (13-13,5%) e fósforo (0,9-1,3%).
Este fertilizante alcalino é adequado para uso em solos ácidos. Ele aumenta a acidez, tornando os nutrientes mais disponíveis para as plantas. O nitrato de potássio é um sal cristalino branco ou levemente amarelado.
O nitrato de potássio tem densidade de 2,11 g/cm³ e seus cristais fundem a 334 °C. Ele dissolve 31,5 g em 100 g de água a 20 °C, 63,9 g a 40 °C e 109,9 g a 60 °C, o que significa que o fertilizante deve ser dissolvido em água morna. A massa molar da substância é 101,1032 g/mol.
O nitrato de potássio é um mineral natural, um dos maiores depósitos do qual está localizado nas Índias Orientais, e é por isso que ele tem outro nome: nitrato indiano.
Propósito
O nitrato é usado como fertilizante complexo na agricultura e em fazendas particulares. É usado como adubo de cobertura para todas as culturas. É usado como adubo de base, como suplemento para hortaliças e na jardinagem para árvores e arbustos.
Na indústria, o nitrato de potássio é utilizado na fabricação de vidro óptico, no branqueamento de cristais e vidros e no reforço de vidrarias. Também é empregado na indústria de vácuo, na produção de esmaltes, sais térmicos e fluidos de transferência de calor. É também utilizado como matéria-prima para a fabricação de pólvora negra. O nitrato de potássio também é utilizado como conservante na indústria alimentícia.
O comportamento do nitrato no solo é determinado por sua interação com o complexo e a solução do solo. Uma vez no solo, ele se dissolve rapidamente e fica disponível para absorção pelas plantas em qualquer estágio de desenvolvimento.

Instruções de uso
A dosagem do fertilizante é calculada com base na quantidade de nitrogênio e potássio presentes no solo e nas condições climáticas da região. O nitrato de potássio é adequado para aplicação em qualquer tipo de solo. Solo úmido pode causar perda de nitrogênio.
A substância não contém cloro, sendo indicada para uso em culturas que não toleram esse elemento.
Adequado para flores. Pode ser aplicado durante todo o período de crescimento. A fertilização com nitrato de potássio no final do outono aumenta a resistência das árvores à geada.
O uso de nitrato de potássio otimiza a absorção radicular, normaliza a respiração e a fotossíntese e melhora a estrutura do tecido vegetal. Aumenta a resistência da planta a condições ambientais prejudiciais. A nutrição ideal promove frutas e raízes de alta qualidade, reduz rachaduras e aumenta a produtividade das plantas.

O nitrato de potássio é usado para alimentação radicular e foliar das plantas, aplicado na forma de solução (dissolve-se bem quando aquecido em água):
- para vegetais e flores, dissolva 1-1,5 kg por 100 litros;
- para arbustos e bagas – 1-2 kg;
- para culturas frutíferas – 2,5 kg.
Esta solução é usada para fertilizar as plantações a cada 1,5 a 2 semanas. Para aplicação foliar, use uma solução fraca de 1,5 a 2% e pulverize as plantas.
Taxa de aplicação recomendada da solução fertilizante: para hortaliças, morangos e flores – 1-1,5 litros por 10 metros quadrados; para arbustos – 1,5 litros por planta; para cada árvore – 2 litros por árvore jovem; para árvores adultas – 5-8 litros. O número de aplicações foliares é de 2 a 4 por estação.

Precauções de segurança
O nitrato de potássio não é uma substância tóxica, portanto, não há necessidade de usar roupas de proteção, óculos de proteção ou máscara. No entanto, a substância é irritante para a pele, portanto, use luvas de borracha ao manuseá-la. Após o manuseio, lave as mãos com sabão e enxágue qualquer pele que possa ter entrado em contato com a solução.
Regras e períodos de armazenamento
Pode ocorrer decomposição em ambientes com alta umidade. Para evitar deterioração, armazene a substância em sua embalagem original, fechada.
O nitrato de potássio pode reagir com substâncias inflamáveis, por isso deve ser armazenado longe de fontes potenciais de incêndio e radiadores. Mantenha o fertilizante fora do alcance de crianças e animais, pois pode causar intoxicação se ingerido.

Vantagens e desvantagens
O nitrato de potássio tem aspectos positivos e negativos. Os aspectos positivos incluem:
- universalidade, adequado para todas as plantas;
- regulação da nutrição vegetal;
- longa vida útil;
- pode ser usado durante toda a temporada;
- adequação para alimentação básica e adicional.
Desvantagens: Não contém oligoelementos, portanto, outros fertilizantes devem ser usados para otimizar a nutrição das plantas. É inflamável, portanto, devem ser observadas as condições adequadas de armazenamento, mantendo-o longe do calor.

A compatibilidade é possível?
A possibilidade de misturar salitre com outros fertilizantes depende do fertilizante escolhido. Ele pode ser combinado com cinzas, ureia, cloreto de potássio, fosfato de rocha e nitrato de amônio. As misturas podem ser armazenadas por algum tempo sem perder sua eficácia.
A mistura com superfosfato também é permitida, mas apenas imediatamente antes do uso; não deve ser armazenado por longos períodos. A mistura com sulfato de amônio e esterco é estritamente proibida.

Com o que substituí-lo
O nitrato de potássio é um componente de fertilizantes como o nitrato de potássio e o nitrito de potássio, juntamente com vários microelementos. Eles têm ação e finalidade semelhantes, portanto, podem ser usados de forma intercambiável. Fertilizantes que contêm esses elementos podem ser usados para fornecer potássio e nitrogênio às culturas. As dosagens variam.
O nitrato de potássio tem sua eficácia comprovada em campos e jardins há muito tempo. É um dos fertilizantes mais utilizados e altamente eficazes em culturas agrícolas. Ele fornece às plantas nitrogênio e potássio, elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento dos tecidos vegetais e das raízes.
Dissolve-se rapidamente e começa a agir imediatamente. Além disso, tem um efeito duradouro, podendo ser usado tanto para aplicações básicas quanto para fertilização contínua de raízes e folhas. Pode ser misturado a outros fertilizantes, mas também pode ser usado sozinho. Tem longa vida útil sob condições normais de armazenamento de fertilizantes, é barato e facilmente encontrado em lojas de jardinagem.



