O permanganato de potássio, ou permanganato de potássio, é considerado um poderoso antisséptico. Jardineiros e horticultores usam uma solução aquosa de permanganato de potássio para fertilizar plantas, desinfetar o solo e combater doenças e insetos nocivos. Quando usada corretamente, essa substância natural é totalmente segura para as plantas e é usada no tratamento de sementes e raízes de mudas. Vamos explorar outros usos do permanganato de potássio no jardim.
Descrição e composição, princípio de funcionamento
O permanganato de potássio é essencialmente um sal de ácido mangânico. É obtido a partir do minério de mesmo nome, que é especialmente oxidado para produzir permanganato de potássio. É vendido comercialmente como um pó fino e cristalino de cor violeta ou violeta escuro.
O sal de manganês se dissolve bem em líquidos e é um forte agente oxidante, por isso é usado com sucesso como agente antifúngico e antisséptico.
Uma solução aquosa é preparada com base no uso pretendido. Quando o manganês é adicionado ao líquido, ele adquire uma coloração rosa claro a escuro. O permanganato de potássio está disponível em farmácias ou lojas especializadas em jardinagem.
Importante! Este composto químico contém oxigênio, manganês e potássio, tornando-o adequado para uso como fertilizante mineral para culturas de jardim, interior e hortaliças.

Propósito
Jardineiros e produtores de vegetais tentam minimizar o uso de produtos químicos nocivos em seus jardins, por isso usam permanganato de potássio para tratar o solo e as plantas.
O permanganato de potássio é caracterizado pelas seguintes propriedades:
- desinfeta o solo, satura-o com nutrientes e vitaminas;
- usado para tratar sementes, tubérculos, bulbos e rizomas de mudas antes do plantio no solo;
- usado para desinfecção de estufas, equipamentos de jardim, adegas e porões;
- ajuda a lidar com infecções fúngicas e virais em plantações de hortaliças e vegetais;
- tem propriedades inseticidas e é usado para controlar insetos nocivos.
Importante! Como fertilizante, esta substância ativa a produção de clorofila e acelera o processo de frutificação e amadurecimento de vegetais, frutas e bagas.

Dosagem e instruções de uso
Ao preparar a solução de trabalho, é essencial seguir rigorosamente a dosagem e as instruções de uso. Níveis excessivos de manganês afetam negativamente o sabor e a comercialização dos frutos em maturação e podem causar queimaduras graves tanto nos rizomas quanto nas partes aéreas das plantas.
Quando o permanganato de potássio se acumula em excesso no solo, ele suprime outros elementos minerais, destrói bactérias benéficas e aumenta a acidez do solo, o que acaba levando à interrupção do desenvolvimento das plantas e à sua morte.

Para sementes e mudas
Fertilizante líquido baseado em um composto químico natural é usado para tratar material de plantio.
Para tratar sementes, bulbos ou tubérculos, prepare uma solução rosa-claro a 1%. Coloque as sementes na solução e deixe-as descansar por 20 a 30 minutos. Após esse tempo, lave as sementes em água corrente, seque-as e use-as para semear.
Para tratar as raízes de mudas, árvores jovens e estacas, use uma solução com a mesma concentração.
Importante! Exceder a dosagem de permanganato de potássio aumenta o risco de queima do material de plantio.

Na estufa
O espaço fechado das estufas cria seu próprio microclima e alta umidade. Essas condições favorecem o desenvolvimento de bactérias patogênicas, esporos de fungos e diversos vírus. Para evitar a propagação da infecção para as culturas, o solo e o ambiente são tratados com uma solução concentrada de permanganato de potássio. Esses tratamentos são programados para o início da primavera, antes do plantio, ou para o final do outono, após a colheita.
- paredes da estufa, estruturas de madeira ou metal são limpas ou pulverizadas com um borrifador;
- O solo é abundantemente umedecido e regado com uma solução concentrada de cor bordô.

Desinfecção do solo
Para desinfetar o solo, prepare uma solução de dois por cento de permanganato de potássio.
- O produto é utilizado durante o plantio, despejando 1 litro do preparado em cada cova.
- Essa medida ajuda a proteger as plantações de hortaliças e vegetais da proliferação de bactérias patogênicas, da maioria das infecções fúngicas e virais e de ataques de parasitas nocivos.
- O trabalho de plantio começa depois que o solo seca.
- A mesma solução é usada para tratar o solo ao redor de árvores, arbustos, canteiros de flores e estufas.
- Primeiro, a terra é limpa de materiais estranhos e ervas daninhas.
Dica! Para obter o efeito máximo, aqueça a solução de manganês a 70-75 graus Celsius antes de usar.

Para plantas de interior
As plantas de interior crescem e se desenvolvem em um espaço limitado, por isso requerem nutrição e cuidados adicionais.
Se houver deficiência de manganês no solo, as plantas de interior murcham, tornam-se mais suscetíveis a doenças e param de florescer. Uma mudança na cor da folhagem e o aparecimento de nervuras verde-vivo nas folhas sinalizam a necessidade de fertilização.
Para repor as deficiências minerais, prepare uma solução de manganês e ácido bórico. Para isso, dissolva 3 gramas de permanganato de potássio e ácido bórico em um balde com água decantada. A solução resultante é usada para pulverizar e regar plantas de interior e ornamentais.

Processamento de leitos
A maioria das hortaliças e hortaliças prefere crescer, se desenvolver e frutificar em solo fértil, rico em substâncias benéficas e nutritivas. A deficiência de permanganato de potássio no solo reduz significativamente a imunidade e a resistência das plantas a diversas doenças e mudanças climáticas.
Para evitar perdas de colheitas e estimular o florescimento de plantas ornamentais, canteiros e plantações são tratados com uma solução de manganês de um ou três por cento.
O cultivo do solo no jardim e na horta é realizado no início da primavera, 2 a 3 semanas antes do início da estação de crescimento.
Uma solução para regar árvores frutíferas e arbustos é preparada na proporção de 10 gramas de manganês por balde de água. Para hortaliças e morangos de jardim, o fertilizante é preparado na proporção de 5 gramas por 10 litros de líquido.
Dica! Para tratar doenças e pragas em plantações, dilua de 1 a 2 colheres de chá da solução em um balde de água. Borrife as plantas afetadas com a solução resultante.

Precauções de segurança
Para evitar queimaduras e envenenamentos, o trabalho com permanganato de potássio deve ser feito usando óculos de proteção, máscara e luvas.
Após o evento, lave suas roupas e tome um banho. Em caso de ingestão do pó seco, procure atendimento médico imediato. Além disso, esteja ciente de que a substância é altamente inflamável.

Como armazenar corretamente e por quanto tempo
Armazene o medicamento em local fresco e escuro, fora do alcance de crianças e animais. Não coloque o frasco de vidro contendo permanganato de potássio perto de alimentos, objetos de metal ou outros produtos químicos. Isso garantirá uma validade ilimitada.


