Para obter uma colheita abundante, todo jardineiro precisa ter um bom conhecimento sobre fertilizantes. Muitas culturas requerem fertilizantes com complexo NPK. Essas substâncias incluem nitrogênio, fósforo e potássio. Esses componentes podem estar presentes em proporções variadas. Para que o produto seja eficaz, é importante escolher o produto certo para o tipo de cultura e seguir as instruções de uso.
Descrição dos fertilizantes NPK
Os fertilizantes NPK contêm vários elementos importantes que enriquecem o solo com nutrientes valiosos. Entre eles, estão:
- O nitrogênio é um componente de várias proteínas, vitaminas e aminoácidos. Esta substância é um bloco de construção para muitas células. Ele estimula o crescimento de caules e folhagens nas culturas e aumenta a produtividade das hortaliças. A deficiência de nitrogênio causa crescimento atrofiado das partes aéreas das culturas e folhagem pálida. O excesso de nitrogênio causa crescimento foliar excessivo, em detrimento da frutificação, acúmulo de nitrato e redução da qualidade da colheita.
- O fósforo estimula o desenvolvimento das raízes. Este elemento ajuda a alongar e aumentar o número de pelos radiculares. Isso acelera a germinação das sementes e melhora a sobrevivência das mudas. Consequentemente, a produtividade e a qualidade dos frutos aumentam. A deficiência de fósforo retarda a floração e o amadurecimento das culturas. O crescimento das culturas também é prejudicado. O excesso de fósforo faz com que os vegetais amadureçam muito cedo, levando a doenças e pragas.
- O potássio não é um composto orgânico, mas facilita a transferência de substâncias plásticas das partes vegetativas das culturas para as partes produtivas. Também promove a produção de muitas vitaminas e carboidratos. Reduz o acúmulo de nitrato nos vegetais. A deficiência de potássio reduz a síntese de vitaminas e carboidratos. Isso também leva a um aumento acentuado nos níveis de nitrato e reduz a vida útil dos produtos. O excesso de potássio retarda os processos metabólicos e reduz a absorção de outros nutrientes.
Variedades
Hoje em dia existem muitos fertilizantes eficazes NPK, que diferem em composição e propriedades.
O que são os de três componentes?
Os medicamentos eficazes com 3 componentes incluem os seguintes:
- Azofoska ou nitroammofoska. Incluem produtos com proporções como 15:15:15, 16:16:16 e 17:17:17. Essas substâncias são adequadas para todas as variedades de culturas. Podem ser aplicadas antes do plantio e durante a estação de crescimento.
- Ammophoska. Este produto pode conter um complexo NPK em proporções como 9:20:20 ou 15:15:12. Pode ser usado em todos os tipos de solo. No entanto, é particularmente eficaz no cultivo em solos arenosos, turfosos ou argilosos. Não deve ser aplicado no outono, pois promove o rápido crescimento foliar.
- Nitrophoska. A proporção de ingredientes ativos pode ser de 10:10:10 ou 11:10:11. O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de solo. No entanto, é mais indicado para solos neutros e ácidos.
- Diammophoska. O complexo NPK está contido na proporção de 10:26:26. Este produto é adequado para diversos tipos de solo. Pode ser aplicado na primavera, antes do plantio, ou durante a estação de crescimento.
Descrições de dois componentes
Os produtos de dois componentes mais comuns incluem o seguinte:
- Amofos. Neste caso, a proporção NPK é de 12:52:0. Este composto pode ser aplicado na primavera ou no outono. O produto se mistura bem com água e é isento de cloro e nitrato. Portanto, é adequado para uso em pepinos.
- Nitrato de potássio. O produto pode ser usado nas proporções de 13:0:46 ou 14:0:44. É mais frequentemente usado em ambientes internos. É aplicado em hortaliças durante o estágio de maturação. O produto pode ser usado na forma seca ou líquida.
- Superfosfato. O superfosfato simples contém um complexo NPK na proporção de 6:26:0. O superfosfato duplo é caracterizado por uma proporção de 10:46:0. Ambas as substâncias podem ser usadas em campo aberto e em estufas. São adequadas para todas as plantas e qualquer tipo de solo.

Qual é a exigência de NPK para diferentes culturas?
As necessidades exatas de nutrientes das culturas são difíceis de determinar. Muito depende do clima e da fertilidade do solo. Ao aplicar fertilizantes, considere o seguinte:
- Plantas ornamentais. Requerem principalmente nitrogênio. A Nitroammophoska pode ser aplicada a partir de maio e até o final de julho. Aplique em intervalos de duas semanas.
- Grama. Esta planta requer adubação constante com nitrogênio. Nitroammophoska deve ser aplicada no início do verão. Em seguida, aumente a quantidade de fósforo e potássio.
- Vegetais, frutas vermelhas e plantas folhosas. De maio a meados do verão, recomenda-se o uso de azofoska e nitroammofoska. Aplique em intervalos de 10 dias. No outono, reduza a quantidade de nitrogênio.
- Árvores e arbustos. De maio a meados do verão, recomenda-se o uso de diammophoska. Aplique a cada 10 dias. Em seguida, reduza a taxa de aplicação de nitrogênio.
- As coníferas precisam ser fertilizadas duas vezes por estação. Recomenda-se a fertilização com Nitroammophoska em maio e com Diammophoska no final do verão.
Instruções de uso
Os métodos de aplicação variam dependendo do tipo de produto e das culturas tratadas. Os produtos de três componentes incluem o seguinte:
- nitrophoska – usado para todos os tipos de solo, especialmente neutros e ácidos;
- Ammophoska – adequada para solos arenosos e argilosos;
- Azofoska – adequado para todas as culturas.
Os fertilizantes de dois componentes incluem fosfato de amônio, nitrato de potássio e superfosfato. O fosfato de amônio pode ser aplicado na primavera e no outono. O nitrato de potássio contém potássio e nitrogênio. Pode ser usado em estufas e durante a fase de amadurecimento das frutas. O superfosfato contém fósforo e nitrogênio. Pode ser usado tanto em ambientes externos quanto internos.

Como resolver o problema de fertilizantes insuficientes ou em excesso
Para evitar a deficiência de fertilizantes, é importante seguir estas regras:
- siga a dosagem recomendada pelo fabricante;
- controlar o parâmetro pH – deve ser 5,5-6,5;
- monitorar a condição do sistema radicular.
Para eliminar o problema do excesso de nutrientes, regue bem o solo com água limpa. Ao usar fertilizante em um sistema hidropônico, a solução deve ser substituída por água limpa com parâmetros de pH ideais.
Fertilizantes contendo complexos NPK são essenciais para o desenvolvimento normal das culturas. Para garantir o efeito desejado, é importante escolher o produto certo e seguir rigorosamente as instruções de uso.



