A desinfecção oportuna do solo em uma horta ajuda a proteger as plantas contra fungos e doenças e a melhorar a produtividade das colheitas. O sulfato de cobre é aplicado ao solo antes do plantio e no final da safra. Na agricultura, a solução não é usada apenas como antisséptico. No cultivo de plantas, o pó é usado como fertilizante de cobre e enxofre e fungicida.
Por que o solo é tratado com sulfato de cobre?
Doenças fúngicas, podridão, ferrugem, requeima, fusarium e sarna causam danos significativos às plantações. A falta de desinfecção do solo antes do plantio pode reduzir significativamente a produtividade.
O sulfato de cobre é usado para desinfetar o solo. Também mata eficazmente pragas mastigadoras e sugadoras e ajuda a aumentar a resistência das plantas a doenças. Sua atividade aumenta em solos alcalinos.
Como preparar uma mistura de trabalho
O excesso de cobre no solo afeta negativamente as plantas (crescimento lento, perda de frutos e folhagens). Portanto, é importante usar o sulfato de cobre corretamente. O solo é geralmente tratado com uma solução de trabalho a 1%, preparada de acordo com uma fórmula padrão:
- 100 g de pó são diluídos em vários litros de água aquecida a 45-50 °C;
- a solução concentrada é despejada em um recipiente de 10 litros;
- Encha o recipiente completamente com água, mexendo bem.
Ao manusear a substância, utilize recipientes de plástico ou vidro. Recomenda-se diluir a preparação antes do uso.

Regras de cultivo da terra
O sulfato de cobre é usado para tratar diversas áreas (jardins, canteiros, estufas). No entanto, as regras para sua aplicação devem ser seguidas.
Para o jardim
O tratamento preventivo do solo no jardim no outono é realizado após a queda das folhas das árvores e arbustos. O solo é pulverizado para evitar que patógenos e esporos de fungos hibernem no solo.
Na primavera, é melhor usar sulfato de cobre nos primeiros dias de março, quando as temperaturas sobem para 4-5 °C. A desinfecção é realizada com uma concentração de 3-5% do produto. Um pulverizador comum é usado para o tratamento. O produto é distribuído uniformemente sobre a área e, em seguida, incorporado ao solo. Os canteiros são desinfetados uma vez a cada 3-5 anos. Jardineiros experientes recomendam a incorporação simultânea de composto ou húmus ao solo.

Vegetais
O produto tem efeito sistêmico e é altamente eficaz contra uma série de doenças. A solução de trabalho é usada para desinfecção do solo ao pulverizar canteiros de jardim.
O solo é tratado uma semana antes da semeadura ou plantio de mudas. O solo é pulverizado com uma solução a 3%. Para preparar uma solução concentrada, 30 gramas de pó são diluídos em um litro de água quente e misturados bem. Recomenda-se tratar o solo antes do plantio de batatas para evitar danos aos tubérculos causados pela requeima.
Para a estufa
Para preparar o solo para o plantio, o trabalho preparatório é realizado no outono. Existem várias maneiras de desinfetar o solo. No entanto, o sulfato de cobre é considerado o mais eficaz.

A dosagem recomendada é de uma colher de sopa de pó para cada 10 litros de água. Primeiro, prepara-se uma solução concentrada, que é despejada em um tanque de pulverização e completada com água. Após a pulverização, os canteiros da estufa são escavados superficialmente.
Para o solo
No outono, antes de aplicar sulfato de cobre ao solo, desenterre as culturas anuais e colete quaisquer folhas, galhos e caules restantes. A área é escavada, quebrando grandes torrões de solo e triturando-os completamente.
Para pulverizar o solo, prepare uma solução: dissolva 5 gramas de sulfato de cobre em 5 litros de água morna. Adicione mais 5 litros de água morna à solução concentrada. A taxa de aplicação recomendada para a solução de trabalho no jardim é de 2 litros por metro quadrado de solo.

Precauções de segurança no trabalho
A substância é considerada pouco tóxica. No entanto, ao usar e preparar a solução, observe as seguintes precauções:
- durante o trabalho, utilize equipamentos de proteção individual (luvas de borracha, óculos de segurança, respirador);
- A pulverização é realizada em clima calmo e seco;
- Durante a pulverização, é proibido beber, fumar ou remover equipamentos de proteção individual.
Em caso de ingestão acidental do pó seco ou da solução concentrada, realize lavagem gástrica com solução de permanganato de potássio a 0,1% e induza o vômito. A vítima deve tomar um laxante salino (1 a 2 colheres de sopa de sulfato de magnésio).

Usar sulfato de cobre para tratar um local é uma opção ideal e barata para a desinfecção do solo. Para alcançar os resultados desejados, é importante preparar e aplicar a solução adequadamente.


