A esporobacterina é um tratamento eficaz para plantas. Seu uso é inofensivo ao solo e ao meio ambiente. Está disponível na forma de pó solúvel e é embalado em porções de 20 gramas. Este fungicida é altamente eficaz e considerado uma escolha popular entre os jardineiros. Ao aplicar a esporobacterina nas plantas, siga as instruções.
Qual é a composição e principais propriedades da Esporobacterina?
A esporobacterina é um produto bicomponente, o que lhe confere maior eficácia do que os produtos monocomponentes. Este biofungicida contém as bactérias Bacillus subtilis e Trichoderma viride. O pó é misturado com água antes do uso.
Atualmente, existem duas versões do produto: "Sporobacterin-Vegation" e "Sporobacterin-Seedling". Elas são desenvolvidas para diferentes estágios de desenvolvimento das culturas. A substância é considerada um fungicida sistêmico com ação de contato. "Sporobacterin" contém bactérias que fortalecem o sistema imunológico das plantas e suprimem microrganismos patogênicos causadores de doenças fúngicas.
O Bacillus subtilis é eficaz em climas chuvosos. O fungo Trichoderma viride protege as plantas durante a seca. Isso garante que as plantações permaneçam protegidas em qualquer clima.

Prescrição e dosagem
Este produto é um fungicida biológico. Não contém componentes sintéticos. Sua eficácia reside na supressão de bactérias e fungos perigosos. Ajuda a tratar as seguintes condições:
- oídio;
- requeima tardia;
- mofo cinzento;
- perna preta;
- crosta;
- bacteriose mucosa;
- fusário;
- moniliose;
- podridão da raiz.
A esporobacterina é fácil de usar. É completamente inofensiva para plantas, humanos e animais. Sua ação se deve aos resíduos de microrganismos que contém. Possui propriedades antifúngicas, antissépticas e antibacterianas. Além disso, não afeta negativamente a acidez ou o valor nutricional do solo.

O fungicida é produzido em pó. Em seguida, é convertido em uma suspensão líquida, que ajuda a tratar plantas e solos doentes. Ao escolher a dosagem, considere o uso pretendido da mistura:
- para deixar as sementes de molho, tome 1,5 gramas de pó para cada 1 litro de água;
- Para regar plantas, use 20 gramas do produto para cada 10 litros de líquido;
- para pulverização, tomar 20 gramas da substância para cada 10 litros de água;
- Para tratar as áreas afetadas, use 20 gramas do produto para cada 20 litros de líquido.
Recomenda-se misturar o medicamento com água morna.
Não se esqueça de adicionar 1 colher de sopa de açúcar à solução de trabalho. Isso ajuda a ativar as bactérias.

Regras de aplicação
O fungicida tem amplo espectro de ação, podendo ser utilizado para diversas finalidades.

Para culturas vegetais
A esporobacterina pode ser usada em vários estágios do cultivo. Ao tratar vegetais, várias nuances devem ser levadas em consideração. Para o cultivo de plantas a partir de sementes, recomenda-se o uso de Sporobacterin-Seedlings. Para isso, deixe as sementes de molho em uma solução a 1% por 6 horas.
Ao cultivar hortaliças a partir de tubérculos, é necessário tratá-las antes do plantio. Para cada quilo de material de plantio, use uma solução de 0,5 grama de fertilizante em 1 litro de água. Este tratamento é suficiente para prevenir infecções fúngicas nos estágios iniciais de crescimento.

Posteriormente, você precisa seguir este algoritmo:
- pulverizar as plantas em intervalos de 20 dias - são necessários 10 litros de solução por 100 metros quadrados de plantio;
- regue os arbustos pela raiz durante a fase de formação das folhas - neste caso, use 1 grama da substância para cada 10 litros de líquido;
- Trate o solo ao redor da planta - neste caso, vale a pena usar uma solução de 1 grama de pó e 10 litros de água por 1 metro quadrado.
É importante interromper o uso do produto algumas semanas antes da colheita. Geralmente, o Sporobacterin pode ser usado várias vezes. No entanto, o intervalo entre as aplicações deve ser de pelo menos uma semana.

Para culturas de frutas e bagas
Ao plantar, é importante preparar o solo nos buracos antes de colocar as mudas. Isso ajudará a proteger a planta de doenças durante a fase de adaptação. Para isso, prepare uma solução de 10 gramas de pó e 0,5 litro de água morna. Você precisará de 50 a 100 mililitros dessa mistura por planta.
Posteriormente, a "Sporobacterin" é usada para tratar plantas frutíferas maduras por pulverização. Para isso, utiliza-se uma solução de 20 gramas de pó e 10 litros de água. Essa solução é então diluída para 20 litros e aplicada antes da pulverização. A mesma quantidade pode ser usada para regar o solo.

Para plantas e flores de interior
O produto pode ser usado tanto para tratamento preventivo quanto curativo. A esporobacterina é mais frequentemente usada para pulverizar arbustos doentes. É importante tratar a planta inteira, não apenas as áreas danificadas. O produto pode ser usado em uma variedade de flores, incluindo orquídeas.
Neste caso, recomenda-se fazer o seguinte:
- misture 5 gramas do produto com 1 litro de água morna;
- adicione o açúcar e deixe a mistura descansar por meia hora;
- pulverizar as plantas;
- realizar o cultivo do solo.

Para mudas
O produto é frequentemente usado para embeber sementes. Utiliza-se uma solução de trabalho de 1,5 grama de pó e 1 litro de água. As sementes devem ser embebidas por 2 horas. Após o plantio, o solo deve ser regado com "Sporobacterin". Use 100 mililitros de solução por quilo de solo.
Medidas de precaução
Para garantir que o produto não cause danos, é importante seguir estas regras:
- Antes de usar a substância, coloque um respirador, luvas de borracha e um avental.
- Não utilize recipientes de alimentos para preparar a solução.
- Não beba, fume ou coma enquanto estiver trabalhando.
- Após terminar o trabalho, lave o rosto e as mãos com sabão.

Regras de armazenamento e prazo de validade
Este produto deve ser armazenado separadamente de alimentos e fora do alcance de crianças e animais de estimação. O produto fechado tem validade de 2 anos. Após aberto, o produto pode ser armazenado em temperatura não superior a 8 °C (46 °F) por 10 dias.
A esporobacterina é um tratamento eficaz para diversas doenças de plantas. Para garantir os resultados desejados, é importante usá-la corretamente.



