Instruções para usar soro de leite no jardim e como pulverizá-lo

O soro de leite é um líquido turvo e amarelado que permanece após a coalhada do leite. Ele contém muitas vitaminas, proteínas, minerais e enzimas. Usar soro de leite na sua horta traz inúmeros benefícios. Este produto enriquece as plantas com nutrientes valiosos e melhora seu crescimento. Também ajuda a aumentar a produtividade das culturas.

Descrição e propriedades benéficas do soro de leite

Este produto é obtido pelo processamento do leite. É composto por 93% de água, sendo o restante matéria seca, presente no produto lácteo.

O soro de leite não contém proteínas nem gorduras do leite. No entanto, contém muitas proteínas do soro, incluindo aminoácidos. Estes podem repor nutrientes valiosos obtidos do solo. Também contém muitas vitaminas, essenciais para o desenvolvimento adequado das culturas.

As soluções séricas possuem inúmeras propriedades benéficas. Seu uso pode proporcionar os seguintes efeitos:

  1. Enriqueça o substrato com vitaminas e minerais. Isso estimula o crescimento das plantas e garante maior produtividade.
  2. Aumentar a produtividade das plantas. Isso se aplica a pepinos, tomates e repolhos. Soluções de soro de leite também aumentam o rendimento de abóboras e abóboras. Para atingir esses objetivos, recomenda-se misturar o soro de leite com iodo e usá-lo como pulverizador.
  3. Suprime o crescimento de microrganismos bacterianos e fúngicos. O produto combate eficazmente a requeima e o oídio. Isso se deve à sua reação ácida.
  4. Faça uma isca para controle de pragas. Essa substância pode ser usada para capturar lagartas, traças-da-maçã e outras pragas.
  5. Estimule a maturação do composto. O uso de soluções de soro permite obter fertilizantes úteis muito mais rapidamente.

Receita para fazer a solução

Hoje em dia, existem muitas receitas conhecidas à base de soro de leite que podem alcançar uma série de efeitos benéficos.

Soro no jardim

Usando água

Para aplicação na raiz, recomenda-se misturar o soro com água. Isso deve ser feito na proporção de 1:10. É importante usar apenas água limpa, sem cloretos. Ela também deve estar morna. Caso contrário, há um alto risco de alteração significativa na acidez da substância. A solução preparada é aplicada nas raízes. Em seguida, regue o solo abundantemente com água pura.

Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Para pulverizar plantas, é melhor preparar a solução na concentração de 10%. Jardineiros experientes, no entanto, evitam usar um pulverizador para essa finalidade. Pequenas partículas da solução podem entupir os bicos.

Usando iodo

Para preparar a composição, você deve levar os seguintes ingredientes:

  • 3 litros de água;
  • 1 litro de soro de leite;
  • 5 gotas de iodo.

Misture bem os ingredientes. Para melhorar a aderência da solução, adicione um pouco de sabão. Recomenda-se aplicar o produto foliarmente.

Usando ervas

Para preparar esta solução, você precisará de um barril de 50 litros. Encha-o com vegetais e adicione um balde de cinzas. Em seguida, despeje o soro no recipiente. É importante deixar a mistura fermentar por 2 a 3 semanas. Armazene em local aquecido. Misture a solução pronta com partes iguais de água. Recomenda-se usar 0,5 litro de solução por colheita.

Foto de soro de leite no jardim

Usando cinzas

Para fazer uma mistura saudável, você deve usar os seguintes ingredientes:

  • 5 colheres grandes de mel;
  • 2 litros de soro de leite;
  • 10 gotas de iodo;
  • 1 copo de cinzas.

Misture bem todos os ingredientes e deixe em infusão por vários dias. Esta solução é mais indicada para uso durante a fase de floração. Deve ser aplicada foliarmente. Também é ideal para deixar as sementes de molho.

Usando ácido bórico

Para prevenir o desenvolvimento de doenças nas plantações e ativar os processos de crescimento, vale a pena tomar as seguintes medidas:

  • 1 litro de soro de leite;
  • 0,5 colher pequena de ácido bórico;
  • 10-15 gotas de iodo.

Recomenda-se misturar bem todos os ingredientes e adicionar 10 litros de água. A mistura resultante deve ser aplicada de 2 a 3 vezes durante o verão. Se a planta começar a apodrecer na base, trate também essa área com esta solução.

Soro na dacha do jardim

Instruções de uso no jardim e na horta

Na agricultura, o soro de leite pode ser utilizado para diversos fins. Ele é adicionado das seguintes maneiras:

  • rega de raízes;
  • pulverização foliar.

O soro pode ser usado em qualquer planta. No entanto, é importante seguir rigorosamente as instruções de aplicação. Para regar o solo sob suas plantas e saturá-lo com nutrientes, misture 1 litro de soro com 10 litros de água. Para tornar a mistura mais eficaz, você pode adicionar 15 gotas de iodo. Isso ajudará a estimular os processos metabólicos na estrutura da planta.

Para tornar a solução mais nutritiva, adicione um pouco de fermento biológico comum. Você também pode adicionar 300 gramas de esterco de galinha ou 500 gramas de cinzas de madeira a 10 litros da mistura. A mistura resultante deve ser deixada em infusão por vários dias e depois usada como fertilizante. Use 250 mililitros da mistura por cultura.

O soro de leite também pode ser usado separadamente. Para isso, despeje 300 mililitros da substância sob as hortaliças duas vezes por mês. Isso deve ser feito durante a estação quente. Este método ajuda a melhorar a qualidade do solo.

É melhor aplicar o soro em dias nublados. Isso promove um crescimento mais ativo das bactérias presentes no fertilizante. Ao mesmo tempo, a água garante uma melhor penetração do fertilizante no solo.

Foto de soro de leite no jardim

A quantidade de fertilizante deve ser ajustada de acordo com as propriedades nutricionais do solo. Em solos pobres, aplique o dobro da quantidade. Além disso, fertilize semanalmente, em vez de duas vezes por mês.

Compatibilidade

O sérum combina perfeitamente com preparações minerais combinadas. Também pode ser usado com segurança com matéria orgânica, como cinzas, húmus e composto. Complexos de microelementos e infusões verdes feitas de adubo verde são excelentes adições à substância.

Ao utilizar fertilizantes minerais, bactérias benéficas ajudam a convertê-los em uma forma mais utilizável. Isso permite a produção de fertilizantes quelados.

Adicionar o produto a uma infusão de adubo verde pode ativar significativamente o processo de fermentação. Como resultado, os nutrientes penetram no solo em uma forma semidecomposta. O uso do soro estimula o crescimento ativo de bactérias benéficas. Isso acelera a decomposição de resíduos vegetais. Consequentemente, o teor de ácidos húmicos aumenta, tornando o solo mais fértil.

Como e por quanto tempo armazenar

O soro se deteriora rapidamente. Portanto, produtos preparados com ele devem ser usados ​​imediatamente após a produção.

O soro de leite é um produto útil, frequentemente utilizado na agricultura. Esta substância contém muitos componentes valiosos que melhoram o crescimento e o desenvolvimento das culturas. Para garantir o efeito desejado, é importante usá-lo rigorosamente de acordo com as instruções.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata