Trichoderma Verde é um produto natural usado como fertilizante para hortas e hortaliças. Possui amplo espectro de ação e aumenta a produtividade das plantas em 20 a 30%. É usado em fazendas profissionais e em casa. Ajuda a promover o crescimento das culturas e a protegê-las de doenças e pragas.
O que está incluído na composição e forma de dosagem
Trichoderma Viride é feito a partir de uma cepa de fungos saprófitos pertencentes ao gênero Trichoderma. Os saprófitos são parasitas de outros micélios e ajudam a destruir patógenos por meio da alimentação e da reprodução.
A substância está disponível em forma líquida e em pó. Contém os seguintes componentes:
- A substância ativa são os esporos e o micélio do fungo.
- Um substrato de solo à base de turfa marrom fermentada por fungos.
O produto é geralmente produzido em pó. É usado não apenas para o cultivo de plantas, mas também para embeber sementes ou melhorar o solo.
Mecanismo de ação
O produto não é fitotóxico e é totalmente seguro para humanos e o meio ambiente. Os fungos saprofíticos ajudam a controlar o crescimento da microflora da rizosfera. Eles têm um efeito benéfico no metabolismo das plantas, fortalecem a imunidade das culturas e promovem o desenvolvimento de raízes fortes.
Mesmo com uma única aplicação, o produto proporciona proteção duradoura. Quando aplicado no início da estação, o ingrediente ativo permanece nas raízes da planta e permanece viável durante todo o período de crescimento.
Os saprófitos ajudam a lidar com patógenos de doenças fúngicas que afetam frutas e folhagens.
Pulverizar com um produto à base de Trichoderma ajuda a prevenir danos causados por oídio, manchas marrons e míldio.
Ao usar o fungicida externamente, a pulverização é feita em intervalos de 10 dias. A aplicação foliar é mais uma medida preventiva. O produto pode ser combinado com fungicidas químicos. No entanto, a substância não tem efeito cumulativo.

Propósito
Trichoderma Verde pode ser usado para tratar e prevenir as seguintes patologias:
- bacteriose vascular;
- perna preta;
- Alternaria;
- murcha traqueomicótica;
- bacteriose mucosa;
- míldio;
- podridão da raiz.

Instruções de uso
Ao usar o produto, é importante seguir as instruções. O produto pode ser aplicado em vários estágios do crescimento da cultura e adicionado ao solo para enriquecê-lo. Também reduz o número de patógenos no solo. É importante seguir estas instruções:
- Para tratar as sementes, deixe-as de molho em uma solução a 2% um dia antes da semeadura. Você também pode polvilhar uma pequena quantidade de pó sobre elas sem misturá-lo com água.
- Antes do plantio, as mudas podem ser mergulhadas em uma mistura de solo, húmus, água e pó. Recomenda-se misturar os três primeiros componentes na proporção de 2:1:5. Adicione 5 gramas de pó à mistura resultante. Ao plantar mudas em solo aberto, despeje uma pequena quantidade de uma solução a 2% da preparação nos buracos. Você também pode polvilhar uma pequena quantidade de pó seco nos buracos.
- Uma solução de trabalho padrão pode ser usada para hortaliças. Recomenda-se prepará-la de acordo com as instruções. A primeira aplicação é realizada após o surgimento de duas folhas. Posteriormente, a solução é aplicada em intervalos de 2 a 3 semanas. Isso ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças. É melhor aplicar a solução em tempo úmido, após a chuva. Também pode ser aplicada à noite, após o pôr do sol. É importante que a temperatura seja de pelo menos 18 graus Celsius.
- O produto é altamente eficaz no cultivo de batatas. Deve ser aplicado durante o plantio, após o surgimento dos primeiros brotos, durante a brotação e após a floração.
- Plantas de interior não devem ser tratadas com a solução com muita frequência. Elas não são tão suscetíveis a doenças quanto as plantas de exterior. O Trichoderma Verde pode ser usado no replantio e na fertilização. Também é útil no verão para levar flores para a varanda.

Precauções de segurança
Ao utilizar a substância, é imprescindível seguir as normas de segurança:
- Recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a execução dos trabalhos. Use óculos de proteção, luvas, máscara ou respirador.
- Ao trabalhar com a solução, use apenas roupas de proteção. Roupas de tecido grosso também são aceitáveis para essa finalidade.
- Após terminar de regar ou pulverizar, você deve lavar o rosto e as mãos com sabão.
- Após o uso da substância, o recipiente em que ela estava localizada deve ser tratado com desinfetantes.
Trichoderma Verde é considerado um produto relativamente seguro. No entanto, é melhor evitar o contato de gotas da solução com a pele e mucosas. Se isso acontecer, lave as áreas afetadas com água corrente. Se partículas da solução entrarem na nasofaringe, lave-a com água.

A compatibilidade é possível?
Trichoderma Verde pode ser combinado com vários medicamentos, exceto aqueles que contêm cobre e mercúrio. Também não deve ser combinado com substâncias que contenham cepas de esporos de metarizina.

Como e por quanto tempo pode ser armazenado?
Dependendo da forma farmacêutica e do fabricante, o prazo de validade do medicamento pode variar de 9 meses a 1,5 ano. Armazene a substância embalada em local fresco. A solução de trabalho preparada deve ser mantida a uma temperatura de 4 a 6 graus Celsius. Nessas condições, ela pode manter sua potência por 2 meses.

Com o que substituí-lo
Em vez de Trichoderma Verde, podem ser utilizados os seguintes produtos:
- Planriz;
- "Azotofit";
- Gaupsin;
- "Rio".
Trichoderma Verde é um remédio natural eficaz que proporciona benefícios significativos às plantas. Protege as plantações de doenças e pragas de forma confiável e promove o aumento da produtividade.





