O ácido succínico é considerado um remédio universal, sendo usado não apenas no cuidado de plantas, mas também na medicina popular. O uso de ácido succínico nas plantas acelera seu crescimento e floração, aumentando a produtividade. O produto não é tóxico e sua eficácia dura durante todo o período de cultivo.
O que é ácido succínico?
A substância se apresenta como cristais incolores, solúveis em álcool e água, e é encontrada em plantas e no âmbar. Na jardinagem e horticultura, é usada para estimular o crescimento e aumentar a produtividade, acelerando o desenvolvimento de mudas e brotos.
Na produção farmacêutica, o ácido succínico é produzido em comprimidos de 0,25 g. No cultivo de plantas, recomenda-se o uso de aditivos especiais que contenham o ácido.
Esses produtos fertilizam o solo, melhorando a absorção de nutrientes. O uso regular desses produtos oferece diversos benefícios: maior resistência das culturas a condições climáticas adversas e melhor atividade microbiana do solo.
Mecanismo de ação e finalidade
O ácido promove a formação de clorofila nas células vegetais e previne o acúmulo de nitratos e toxinas nos tecidos. Existem diversas indicações para o uso do ácido. A preparação é usada em vários estágios do desenvolvimento da planta:
- processamento de material de plantio;
- pulverização de mudas para melhorar a sobrevivência;
- prevenção de doenças;
- condições climáticas adversas;
- combinação com cobertura.
Ao regar o solo com a solução de trabalho, o substrato fica mais solto e macio.
Ao usar o líquido para cuidar de plantas de interior e exterior, é importante seguir as doses de aplicação recomendadas. A dosagem excessiva pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento delas.

Dosagem e como fazer uma mistura funcional
Borrife a folhagem verde das plantas com uma solução aquosa do produto e deixe as sementes de molho no líquido. O produto pode ser usado para fertilizar qualquer planta. Ao diluir o ácido, é importante seguir a dosagem:
- Solução 0,004% – para imersão de sementes, tratamento de tubérculos e rizomas;
- Solução 0,01% – para tratamento pré-floração de árvores frutíferas (macieira, pereira, ameixeira, cerejeira);
- Solução 0,02% – para tratamento de hortaliças para melhorar a vida útil da colheita.
Para simplificar a preparação de uma solução de trabalho com a concentração necessária, prepara-se inicialmente uma solução a 1% (dilui-se 1 g da substância em um litro de água). Para obter uma solução a 0,01%, dilui-se 100 ml da solução a 1% com água até obter um volume de 1 litro. Uma solução a 0,02% é preparada seguindo o mesmo princípio.
Caso seja necessário preparar uma solução com concentração diferente, siga as recomendações do fabricante específico ou o esquema de diluição padrão do produto.

Termos de Uso
A solução pode ser considerada um remédio universal para o cultivo de plantas, pois o líquido pode ser pulverizado na folhagem e regado no solo. Recomenda-se usar a solução imediatamente; não armazene a solução por mais de 3 a 5 dias.
Regando o sistema radicular
A irrigação do solo estimula o desenvolvimento e o crescimento das raízes das plantas. Para garantir a eficácia da solução, o solo é regado com uma solução a 0,2%. Recomenda-se saturar o solo a uma profundidade de 15 a 30 cm. Isso é feito levando em consideração a idade da planta e a estrutura e o desenvolvimento do sistema radicular. O procedimento é realizado de 2 a 3 vezes no início da safra, em intervalos de 10 a 14 dias.
Também é praticada a imersão do sistema radicular das mudas em uma solução. Isso envolve mergulhar as raízes na solução por 30 a 60 minutos antes do plantio e, em seguida, deixá-las secar por alguns minutos.

Pulverização
Em jardins e hortas, a pulverização das partes aéreas das plantas com ácido é frequentemente realizada durante o cuidado com as plantações. Este procedimento estimula a floração e o crescimento dos brotos. Uma concentração de 0,1% da solução é usada para este tratamento.
Para estimular o crescimento de novos brotos durante a estação de crescimento, os caules e folhas de uma planta que não esteja florescendo são pulverizados com líquido uma vez a cada 2-3 semanas.
A cultura em flor é tratada com a solução de trabalho, preparada nas mesmas proporções. Para estimular a floração, a primeira pulverização é feita antes do início da floração (este procedimento é realizado duas vezes ao dia). O tratamento é então repetido várias vezes.

Nutrição do solo
Para fertilizar o solo, você pode usar um produto universal que contenha ácido succínico e elementos necessários para a nutrição das plantas e a estruturação do solo. Os fabricantes produzem produtos projetados para a alimentação de diversas culturas vegetais (árvores decíduas, coníferas, orquídeas e plantas com flores).
O fertilizante líquido é aplicado de acordo com a fórmula padrão: diluir 10 ml do produto em 1,5 litro de água. As plantas transplantadas são regadas de uma a duas semanas após o transplante. A frequência da fertilização deve ser levada em consideração dependendo do tipo de planta.

Processamento de material de plantio
Recomenda-se o uso da solução no preparo dos tubérculos de batata para o plantio. As mudas são dispostas em uma única camada e pulverizadas com uma solução a 0,004%. Cubra os tubérculos com filme plástico por 1,5 a 2 horas. As batatas podem então ser plantadas diretamente ou deixadas para germinar.
Existem várias maneiras de preparar mudas. Para aumentar a sobrevivência, as mudas são regadas com uma solução ácida (concentração de 0,025%) antes do transplante. Transplante após 0,5 a 1 hora. Alternativamente, as mudas são pulverizadas com a solução 1 a 2 dias antes do transplante (1 a 2 vezes por dia).

Precauções de segurança
Ao trabalhar com o produto, siga as regras padrão: use equipamento de proteção individual (respirador, óculos de segurança, luvas de borracha, roupas especiais), não beba, coma ou remova o equipamento de proteção durante a pulverização.
O ácido succínico não é considerado uma substância tóxica, mas precauções de segurança devem ser observadas. Se o líquido entrar em contato com a pele, remova a solução com um lenço de papel e enxágue a área com água limpa. Em caso de ingestão acidental, recomenda-se lavagem gástrica.

Em que casos o ácido succínico não é usado para fertilização?
O uso inadvertido do produto pode levar a resultados negativos. Não é recomendado o uso da solução nos seguintes casos:
- em solos com alta acidez;
- para fins medicinais e para controle de pragas;
- no período de outono-inverno, quando a maioria das plantas está em estado dormente.
A rega frequente e ácida do solo pode prejudicar sua microflora. Isso é especialmente verdadeiro para o cuidado de plantas de interior, pois o volume do solo é limitado e não é trocado com frequência.
O uso adequado e oportuno de ácido succínico aumenta a produtividade das culturas, promove floração abundante e estimula o crescimento dos brotos. O uso combinado de fertilizantes e ácido normaliza a estrutura do solo e melhora a capacidade do sistema radicular de absorver nutrientes.



