- A história do melhoramento genético da cereja Bessey
- Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
- Características da variedade Peschanaya
- Área de distribuição
- Tamanho da árvore e ramificação do sistema radicular
- Variedades floridas e polinizadoras
- Tempo de amadurecimento das frutas
- Colheita e utilização da cultura
- Que condições a cultura exige?
- Clima
- Composição adequada do solo
- O que plantar ao lado
- Características do cultivo
- Preparando a muda e a cova de plantio
- Época e processo tecnológico de plantio
- Características de cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Poda formativa e rejuvenescedora
- Preparando a árvore para a geada
- Doenças e pragas: tratamento e prevenção
- Reprodução
- Semente
- Estacas
- Camadas
- Avaliações da variedade
A cerejeira Peschanaya ou Bessey é um arbusto anão que não tolera geadas nem secas. Pode crescer em qualquer solo, exceto argila, pois não tolera água parada ou alta umidade. Raramente é suscetível a doenças e sua copa requer poda apenas nos primeiros anos de crescimento. Em agosto, produz uma produção consistentemente alta de frutos azedos, que é melhor não colher antes do início do tempo frio. À medida que as cerejas secam ao sol, elas se tornam mais doces.
A história do melhoramento genético da cereja Bessey
A cerejeira-de-Bessey é nativa da América do Norte. Lá, este arbusto baixo cresce em solos arenosos ao longo das margens de lagos e rios, podendo ser encontrado até mesmo em pradarias. A cerejeira-de-Bessey é uma subespécie da cerejeira-da-areia, comum nos Estados Unidos. As características botânicas do arbusto foram descritas pela primeira vez no século XIX por Carl Bessey. A cultivar recebeu o nome deste cientista..
Na Rússia, este arbusto é chamado de cerejeira-de-Bessey ou cerejeira-da-areia. É importante lembrar que todas as microcerejas são aparentadas com as ameixas. A cerejeira-da-areia não é enxertada em cerejeiras verdadeiras, mas cruza-se apenas com ameixas e damascos.
Nos Estados Unidos, esforços ativos para desenvolver novas variedades desta cultura vêm sendo realizados desde o início do século passado. Variedades americanas populares da cerejeira-da-areia de Bessey incluem Black Beauty, Golden Boy, Elais, Brooks, Honeywood e South Dakota Ruby. A cerejeira-da-areia foi introduzida na Rússia no início do século passado.
Ivan Michurin foi o primeiro a chamar a atenção para a microcereja. O biólogo recomendou o cultivo deste arbusto de baixo crescimento como cultura ornamental e protetora. Cerca de 29 variedades de cerejeira arbustiva de estepe foram desenvolvidas na Rússia, cada uma com uma série de características benéficas.

Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
Vantagens da cereja Bessey:
- alta resistência à geada;
- resistência à seca;
- facilidade de atendimento;
- pouco exigente para a composição do solo;
- produção precoce de frutos;
- alto rendimento;
- a possibilidade de cultivá-la como cultura ornamental e por seus frutos comestíveis.
Desvantagens da cereja da areia:
- não tolera bem alta umidade;
- sabor específico (azedo) de frutas vermelhas;
- Com a idade, o arbusto perde suas propriedades decorativas.

Características da variedade Peschanaya
A cerejeira Bessey, ou cerejeira Peschanaya, é um arbusto de baixo crescimento que cresce em solos arenosos, franco-arenosos e argilosos. É usada como ornamental em jardins. Os frutos são comestíveis, mas azedos.
Área de distribuição
A cerejeira-da-areia pode crescer em regiões com climas rigorosos, onde outras árvores frutíferas de caroço não resistem ou morrem congeladas. Este arbusto resistente à geada adapta-se a qualquer clima. Pode crescer em solo de estepe, especialmente em solo arenoso e pobre. É resistente à seca. O arbusto é cultivado nos Urais, Sibéria, Ásia e Rússia Central.
Tamanho da árvore e ramificação do sistema radicular
A cerejeira-de-Peschanaya é um arbusto frondoso que atinge de 1 a 1,5 metro de altura. O formato do arbusto depende da idade da planta. Uma árvore jovem tem uma copa compacta, com galhos avermelhados que crescem horizontalmente para cima. Uma árvore adulta tem galhos acinzentados que crescem horizontalmente, espalhando-se pela superfície do solo, e a copa se torna mais espalhada com a idade.

O sistema radicular ajuda a manter a planta ereta e facilita a absorção de nutrientes do solo. A maior parte das raízes está localizada a uma profundidade de até 40 centímetros. O sistema radicular possui ramos verticais (até 1,5 metro de comprimento) e horizontais. As raízes horizontais se estendem radialmente a partir do tronco a uma profundidade de 10 a 30 centímetros.
As folhas são oblongas, pontiagudas, com 5 centímetros de comprimento, lisas, mais duras que as das cerejeiras, semelhantes às folhas do salgueiro.
A parte inferior é prateada, a superior é verde-escura. No outono, as folhas da microcereja ficam vermelho-alaranjadas. As flores são pequenas, com 1,8 cm de diâmetro, reunidas em cachos de 2 a 3. Em seu lugar, pequenas bagas sem caroço aparecem no final do verão.
Variedades floridas e polinizadoras
As flores aparecem no final de maio. Inflorescências perfumadas, brancas ou rosa-claro, enchem o jardim com um aroma doce. As microflores de cerejeira duram cerca de 20 dias.

A cerejeira-de-Bessey é parcialmente autofértil. Para uma melhor polinização, plante vários polinizadores por perto. Ameixeiras comuns, híbridos de ameixeira-cereja e outras variedades de cerejeira-da-areia podem ser usadas para esse propósito.
Tempo de amadurecimento das frutas
Dependendo da variedade, os frutos podem ser verde-amarelados, vermelho-vivo ou cereja-escuro. Seu sabor é semelhante ao da cereja-de-pássaro: doce, levemente ácido, adstringente e levemente ácido. Cada fruto pesa de 1,5 a 5 gramas e tem de 10 a 15 milímetros de diâmetro. Seu formato é redondo, oval ou ligeiramente oblongo.
Amadurecem em agosto-setembro. Os frutos não caem e podem ficar pendurados nos galhos por muito tempo.
Em um outono seco e quente, as cerejas que ficam penduradas nos galhos por muito tempo secam, perdem a acidez e ficam doces.
Colheita e utilização da cultura
A cerejeira-de-Bessey começa a dar frutos no segundo ano após o plantio. O arbusto vive cerca de 15 anos. O pico de produção ocorre aos cinco anos de idade. Os galhos mais baixos são densamente cobertos de frutos (como o espinheiro-marítimo). Um único arbusto pode produzir até 10 quilos de bagas. As cerejeiras-de-Bessey começam a perder as folhas tardiamente. Às vezes, os arbustos hibernam com as folhas. As bagas são usadas para fazer conservas, geleias, compotas e sucos; os frutos também são secos e congelados.

Que condições a cultura exige?
A cerejeira Bessey pode ser plantada em um monte, em uma colina baixa ou em uma encosta. É melhor não plantar o arbusto em áreas baixas, onde a água se acumula após as chuvas. Em solos encharcados, a cerejeira apodrece e fica úmida.
Clima
As cerejeiras-da-areia prosperam em locais elevados e ensolarados, protegidos dos ventos do norte. O arbusto pode crescer em qualquer zona climática da Rússia. Esta microcerejeira floresce tarde, é resistente às geadas da primavera e produz uma boa colheita de frutos, mesmo nas regiões do norte. As cerejeiras-de-Bessey adaptam-se bem a qualquer condição.
Composição adequada do solo
A cerejeira-de-Bessey cresce bem em solos sod-podzólicos, chernozem e florestais. Não tolera solos ácidos. Recomenda-se a calagem do solo antes do plantio. Se a acidez do solo for desconhecida, pode-se aplicar farinha de dolomita. Este aditivo não prejudica a cerejeira, mas reduz sua acidez. Em solos ácidos, as microcerejas frequentemente adoecem.

O arbusto prospera em solo arenoso, franco-arenoso ou argiloso com pH neutro. Solo excessivamente argiloso pode ser diluído com areia. Para solos pobres, adicione um balde de húmus ou composto.
O que plantar ao lado
Ameixas, damascos, amêndoas, abrunhos e outras variedades de cerejeira-da-areia podem ser plantadas perto da cerejeira-de-Bessey. Árvores e arbustos devem ser plantados preferencialmente a 2 a 3 metros de distância da microcerejeira. É melhor não plantar groselhas, framboesas ou arbustos de espinheiro-marítimo perto da cerejeira-de-Bessey. As raízes dessas plantas se espalharão por todo o jardim e ficarão emaranhadas.
Características do cultivo
Para plantar, você precisa comprar uma muda de cerejeira Bessey de 1 a 2 anos. Um arbusto jovem de até 60 centímetros de altura pode ter vários brotos crescendo a partir da base.

Preparando a muda e a cova de plantio
A muda adquirida deve ter um sistema radicular saudável. As raízes podem ser imersas em água com Kornevin ou Heteroauxin por 5 horas. O buraco é cavado duas semanas antes do plantio. A camada superior de solo fértil é reservada. O buraco deve ter 65 centímetros de profundidade e 75 centímetros de largura. O solo escavado é misturado a um balde de composto, turfa e areia.
Adicione 300 gramas de cinza de madeira, uma xícara de cascas de ovo trituradas, 100 gramas de superfosfato e 100 gramas de sulfato de potássio. Deixe 2 a 3 metros de distância de arbustos ou árvores vizinhos.
Época e processo tecnológico de plantio
Recomenda-se plantar a cerejeira Bessey na primavera (abril) — antes da brotação e do início da seiva. Uma muda cultivada em recipiente com raízes fechadas pode ser plantada no verão ou no início do outono (antes de 25 de setembro, um mês antes do início da geada).

Às vezes, quando os jardineiros plantam tarde, eles enterram os arbustos jovens em ângulo, isolam-nos e plantam-nos na primavera seguinte. Eles amontoam um pouco do solo selecionado e fertilizado no buraco, colocam a muda por cima, endireitam suas raízes e cobrem com o restante do solo.
O colo da raiz não deve ser enterrado profundamente; deve estar 5 centímetros acima do nível do solo. O arbusto comprado em vaso é movido para o buraco junto com a bola de terra. Após o plantio, o solo é levemente compactado. Um balde de água é despejado sob a raiz. Na primavera, o broto principal é podado em 10 centímetros.
Características de cuidado
A cerejeira Bessey cresce vigorosamente durante os primeiros quatro anos, com crescimento anual de 35 a 45 centímetros. É durante esse período que o arbusto requer cuidados e fertilização de alta qualidade.
Rega
Mudas jovens devem ser regadas semanalmente durante o primeiro mês após o plantio. Um balde de água deve ser despejado sob as raízes. Arbustos maduros devem ser regados em clima quente e seco. Um a dois baldes de água devem ser despejados sob as raízes. Não é recomendado regar cerejeiras Bessey na chuva.

Cobertura superior
Durante os primeiros anos de vida, um arbusto jovem precisa de nutrição reforçada com nutrientes orgânicos e minerais. No início da primavera, adicione meio balde de húmus ou composto apodrecido a uma profundidade de 10 centímetros ao redor do tronco. Em maio, o arbusto pode ser fertilizado com nitrato de amônio (30 gramas para cada 10 litros de água).
No verão, o arbusto é regado com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio (35 gramas por 10 litros de líquido).
As cerejeiras podem ser alimentadas com Kemira-Universal, um fertilizante universal. No outono, regue o arbusto com uma solução Fertika ou adicione uma pequena quantidade de superfosfato e sulfato de potássio ao solo.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
Após a rega, solte o solo ao redor do arbusto, desfaça a crosta e remova as ervas daninhas. Para reduzir a evaporação da umidade, a superfície do solo pode ser coberta com serragem, turfa ou feno.

Poda formativa e rejuvenescedora
Em uma muda de um ano, o broto principal é podado em 10 centímetros. O arbusto então forma sua própria copa usando brotos que crescem a partir da base. No terceiro ano, na primavera, a copa é desbastada, removendo-se os ramos voltados para dentro ou cruzados. Restam de oito a onze ramos esqueléticos. No outono, após a queda das folhas, é realizada a poda sanitária. Os ramos doentes e quebrados são removidos.
É importante lembrar que a maioria das bagas aparece em brotos de um ano de idade. Os frutos crescem mal em galhos mais velhos. Galhos com mais de cinco anos devem ser podados periodicamente e substituídos por outros mais jovens. Os cortes podem ser tratados com sulfato de cobre e piche de jardim.
Preparando a árvore para a geada
A cerejeira-de-Bessey tolera bem o inverno sem abrigo, mas uma muda jovem pode ser isolada antes que a geada se instale. Um monte de turfa e húmus é colocado sob a base do arbusto e coberto com ramos de abeto. É melhor isolar o arbusto em novembro, não antes.

Doenças e pragas: tratamento e prevenção
As cerejeiras-de-bessey raramente adoecem. No entanto, durante verões frios e chuvosos, o arbusto pode ficar suscetível a infecções fúngicas ou virais. Doenças comuns das cerejeiras-de-areia incluem manchas foliares, coccomicose (manchas acastanhadas nas lâminas foliares) e moniliose (ressecamento e queda dos botões florais). Todas essas doenças são acompanhadas de gomose.
Como medida preventiva, o arbusto é caiado com cal no início da primavera, e a área ao redor do tronco é regada com calda bordalesa. A folhagem é pulverizada com soluções fungicidas (Fitosporin-M, Horus, Quadris) antes e depois da floração.
Todas as folhas e flores doentes devem ser colhidas e queimadas.
No verão, a microcereja é atacada por insetos: pulgões, traça da ameixa, gorgulho da cerejaA pulverização com inseticidas (Karbofos, Actellik, Citcor) ajuda a combater as pragas.

Reprodução
As cerejeiras-da-areia são propagadas de diversas maneiras: por sementes, estacas e alporquia. Os arbustos mais velhos produzem brotos que podem ser usados para propagação.
Semente
Sementes de frutas vermelhas maduras devem ser estratificadas por 2 a 3 meses. As sementes podem ser plantadas ao ar livre no outono (final de setembro) ou na primavera (abril, após o derretimento da neve). Alguns jardineiros preferem cultivar as mudas primeiro em um recipiente. Para isso, encha o recipiente com musgo esfagno embebido em água. As sementes são embebidas em água por 7 dias e, em seguida, plantadas em musgo úmido por algumas semanas.

Para permitir que as sementes germinem, coloque o recipiente em local fresco (0-3 °C) por dois meses. Após a germinação, transfira as sementes para um ambiente mais aquecido e transplante-as para uma caixa com solo fértil.
Estacas
A cerejeira-da-areia pode ser propagada por estacas ligeiramente lenhosas. Brotos jovens com brotos e folhas, de 10 centímetros de comprimento, são cortados na primavera.
Retire as folhas inferiores e coloque-as em um copo com um estimulador de crescimento por 2 dias.
As mudas são então plantadas em solo úmido de turfa e areia e cobertas com uma garrafa plástica sem fundo ou tampa. As raízes aparecem em 2 a 4 semanas. A muda jovem é transferida para o jardim, regada durante todo o verão e coberta durante o inverno.
Camadas
A cerejeira-de-Bessey pode ser propagada por mergulhia. Para isso, dobre os galhos mais baixos em direção ao solo e cubra-os com solo fértil. A ponta do broto deve ser removida. No outono, raízes e novos brotos aparecerão. Os brotos são separados do arbusto-mãe e plantados em seu local permanente. As mudas jovens são isoladas para o inverno.
Avaliações da variedade
Natasha.
Dizem que as cerejeiras-anãs são fáceis de cuidar. Isso é verdade, mas o arbusto pode ser fertilizado para aumentar a produtividade. A planta sobrevive bem ao inverno, mesmo sem cobertura. Produz seu pico de frutos no quinto ano.











