- Composição do produto, finalidade e forma de liberação
- Com que rapidez ele faz efeito e qual o mecanismo de ação?
- Vantagens do produto
- Desvantagens do medicamento
- Como preparar uma solução
- Centeio
- Girassol
- Beterraba sacarina
- Trigo
- Cevada
- Estupro
- Milho
- Instruções de uso
- Precauções de segurança no trabalho
- Grau de toxicidade
- Compatibilidade com outros medicamentos
- Recursos de armazenamento
- Análogos existentes
Fungicidas são usados para combater e prevenir infecções fúngicas. Esses produtos podem ter um espectro de ação amplo ou restrito. Entre estes últimos, destaca-se o fungicida "Amistar Extra", cujas instruções indicam que é adequado para proteger as culturas de grãos de primavera e inverno. Além disso, o procedimento de aplicação depende diretamente do tipo de planta a ser pulverizada.
Composição do produto, finalidade e forma de liberação
Amistar Extra é um medicamento antifúngico abrangente com ação universal. É utilizado para tratar e prevenir doenças infecciosas que afetam as partes externas das plantas. Seus ingredientes ativos são ciproconazol e azoxistrobina.
O fungicida é agressivo. Portanto, não deve ser usado por dois anos consecutivos. O produto está disponível como concentrado líquido em volumes variados. Antes de cada uso, a preparação deve ser diluída em água nas proporções especificadas nas instruções.
Com que rapidez ele faz efeito e qual o mecanismo de ação?
O fungicida tem efeito sistêmico na planta tratada. O primeiro efeito é observado 35 minutos após a pulverização. A azoxistrobina, um componente do fungicida, afeta o sistema respiratório dos fungos, inibindo as funções vitais da microflora patogênica.
Os efeitos do fungicida não se limitam a isso. Ele estimula processos metabólicos, aumentando assim a absorção de micronutrientes benéficos, aumenta a produtividade das culturas e fortalece o sistema imunológico. Ao mesmo tempo, o produto oferece proteção contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

Vantagens do produto
Os jardineiros destacam as seguintes vantagens do medicamento:
- a imunidade da planta a diversas doenças é fortalecida;
- o efeito do medicamento é observado em diferentes estágios do desenvolvimento da doença;
- a duração da estação de crescimento aumenta;
- a imunidade geral é fortalecida;
- a absorção de micronutrientes é melhorada;
- a proteção contra a microflora patogênica é mantida após a rega.
O uso deste produto também se justifica pelo fato de que o Amistar Extra auxilia no aumento do rendimento das culturas tratadas.
Desvantagens do medicamento
Ao usar este fungicida, é importante manter cuidadosamente a proporção da mistura com água. Evite o contato com as flores durante a aplicação, pois os ingredientes são tóxicos para as abelhas. Além disso, este fungicida é caro em comparação com outros fungicidas similares.

Como preparar uma solução
As instruções de preparo da solução dependem do tipo de cultura que necessita de tratamento. No entanto, em cada caso, o fungicida é misturado com água em uma proporção específica. A solução preparada é então pulverizada sobre a planta afetada.
Centeio
Recomenda-se tratar o centeio aos primeiros sinais de infecção. Se necessário, este procedimento pode ser repetido após 20 dias.
Para 1 hectare de centeio, você precisará de 900 mililitros de concentrado e 420 litros de água.
Girassol
Girassóis podem ser tratados em qualquer estágio do desenvolvimento da infecção fúngica. Uma única pulverização da solução Amistar Extra é suficiente para suprimir a microflora patogênica. Para tratar cem metros quadrados de girassol, misture 9 mililitros de concentrado com 3 litros de água.

Beterraba sacarina
A beterraba também pode ser tratada em qualquer estágio do desenvolvimento da doença. Para suprimir microrganismos patogênicos, é necessária uma solução feita com 8,5 mililitros de "Amistar Extra" e 3 litros de água.
Trigo
Para proteger o trigo da fusariose, recomenda-se tratá-lo uma semana antes da floração. Caso contrário, uma solução fungicida (700 mililitros por 300 litros) é aplicada durante todo o desenvolvimento da cultura.
Cevada
A cevada deve ser tratada imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais de infecção. Para isso, prepare uma solução de 600-900 mililitros de Amistar Extra e 310 litros de água.

Estupro
A colza é tratada com o mesmo método da cevada: uma mistura de 9 mililitros de fungicida e 3,5 litros de água é aplicada à planta.
Milho
Para tratar o milho, você precisará de uma solução de 700 mililitros de concentrado e 200 litros de água. O tratamento para esta cultura pode ser feito em qualquer estágio da progressão da doença.
Instruções de uso
Este produto é usado aos primeiros sinais de doenças. É aplicado nas plantas por pulverização. Se a solução for usada para prevenção de doenças, deve ser aplicada antes da floração. A última aplicação deve ser um mês antes da colheita.

Precauções de segurança no trabalho
Como o fungicida contém substâncias tóxicas, recomenda-se tratar as plantações em clima seco e sem vento, usando roupas de proteção e máscara. Se a solução entrar em contato com a pele, lave-a com água e sabão.
Grau de toxicidade
O Amistar Extra recebeu a classe de toxicidade 2, o que significa que é perigoso para humanos. O fungicida também recebeu a classe de toxicidade 3 para abelhas.
Compatibilidade com outros medicamentos
Antes de cada uso, recomenda-se testar a compatibilidade do Amistar Extra com outros fungicidas e pesticidas. No entanto, este produto pode ser misturado com a maioria dos produtos populares.

Recursos de armazenamento
Recomenda-se armazenar o fungicida em local escuro, longe da luz solar direta. O produto pode suportar temperaturas que variam de -5 a +34 graus Celsius. O prazo de validade é de no máximo três anos a partir da data de produção.
Análogos existentes
Não existem alternativas completas ao Amistar Extra. No entanto, o Amistar Trio, que tem um espectro de ação mais amplo, está disponível como substituto.











