- Composição, formas de liberação e finalidade
- Como o produto funciona?
- Lista de ervas daninhas que afeta
- Quão tóxico é?
- Em que dosagens é utilizado?
- Instruções de uso
- Quanto tempo dura o efeito?
- Quão rápido isso funciona?
- Há resistência?
- Medidas de precaução
- A compatibilidade é possível?
- Condições e períodos de armazenamento
O herbicida glifosato é um herbicida sistêmico com amplo espectro de ação. É utilizado no controle de gramíneas e plantas daninhas floríferas. Elimina eficazmente gramíneas anuais e perenes. Também auxilia no controle de plantas daninhas sugadoras de raízes e rizomatosas. Pode ser utilizado para secar as culturas e estimular o amadurecimento das mesmas.
Composição, formas de liberação e finalidade
O ingrediente ativo é o ácido glifosato, disponível como sal de isopropilamina. Um litro contém 360 gramas da substância. O produto é produzido como solução aquosa e vendido em latas de 20 litros.
Como o produto funciona?
Este produto é um herbicida com ação sistêmica ou seletiva. Auxilia no controle de ervas daninhas perenes, anuais e gramíneas durante o período vegetativo.
O produto atua na folhagem de plantas nocivas. Como resultado, fragmentos e raízes acima do solo morrem. O ingrediente ativo não se acumula na estrutura do solo. Portanto, a camada viva do solo é restaurada com relativa rapidez, em 2 a 3 anos.
O mecanismo de ação da substância baseia-se na supressão da síntese de fenilalanina e na inibição da clorismato mutase ou prefenato desidratase. Ao ser liberado no solo, o produto forma quelatos com metais pesados, tornando-se biologicamente inerte.

Quando aplicado em plantas daninhas, o herbicida é absorvido pelas folhas e transportado por toda a cultura. Como a substância inibe a produção de aminoácidos, isso causa a morte da planta. Os resíduos são levados para o solo pela precipitação. O sistema radicular da planta não absorve o ingrediente ativo do solo.
Lista de ervas daninhas que afeta
Esta substância ajuda a controlar uma ampla gama de ervas daninhas, incluindo dente-de-leão, rododendro, camomila e oxiúro. Também mata eficazmente capim-de-leão, cardo-mariano e cardo-mariano. Também é eficaz contra trepadeiras, ranúnculos e tribulus.
Quão tóxico é?
O produto pertence à classe de perigo 3, o que significa que é uma substância moderadamente perigosa.

Em que dosagens é utilizado?
Para preparar a solução, misture 50 mililitros do produto com 5 litros de água. Essa quantidade é suficiente para 100 metros quadrados de terra. No entanto, 1 hectare requer de 200 a 400 litros de solução de trabalho.
A dosagem específica é apresentada na tabela:
| Cultura | Dosagem, litros por 1 hectare | Plantas nocivas | Métodos de processamento |
| Casais | 2,5-3
2 6 |
cereais anuais e perenes e plantas dicotiledôneas
ervas daninhas amargoso rosa |
É necessário pulverizar a grama durante a estação de crescimento. |
| Tratamento pré-plantio | 2,5-3 | ervas daninhas cereais e dicotiledôneas de tipos anuais e perenes | Os campos precisam ser processados de 5 a 7 dias antes do plantio. |
| Canais de drenagem e suas margens | 8-10 | ervas daninhas cereais e dicotiledôneas de tipos anuais e perenes, incluindo junco e taboa | É necessário pulverizar ervas daninhas em crescimento. |
| Terras que não são utilizadas para agricultura | 3-6 | ervas daninhas cereais e dicotiledôneas de tipos anuais e perenes | As ervas daninhas precisam ser tratadas durante a estação de crescimento. |
Instruções de uso
O glifosato é mais indicado para aplicação em campos de pousio ou restolho. A substância é aplicada às ervas daninhas durante a estação de crescimento. Não afeta as sementes.
O glifosato pode ser usado para tratamento direcionado do solo em pomares. Também pode ser usado em fazendas particulares.
Quanto tempo dura o efeito?
O produto protege as plantações contra ervas daninhas durante todo o período de cultivo. Seu efeito dura até a segunda onda de emergência da grama.

Quão rápido isso funciona?
As ervas daninhas são completamente eliminadas em 2 a 4 semanas após o tratamento principal. O período exato depende da espécie a ser controlada e da influência de fatores externos. Os primeiros sinais de eficácia do produto aparecem na primeira semana, incluindo queda de folhas, interrupção do crescimento e perda de cor.
O herbicida não é absorvido pelas camadas inferiores do solo, portanto, pode ser aplicado antes do plantio e do surgimento dos primeiros brotos.
Há resistência?
Não há risco de resistência das ervas daninhas ao herbicida.
Medidas de precaução
Ao utilizar o herbicida, não permita que a substância ou o fluido de trabalho entrem em esgotos, corpos d'água ou na superfície do solo. Poços e outras fontes de água potável devem ser cobertos.

O produto praticamente não oferece riscos às abelhas. No entanto, as culturas devem ser tratadas pela manhã ou à noite. Para métodos aéreos, isso deve ser feito com ventos de até 4 a 5 metros por segundo. A temperatura do ar deve estar entre 12 e 25 graus Celsius. A zona favorável às abelhas deve ser de pelo menos 2 a 3 quilômetros.
Os primeiros socorros para envenenamento por medicamento dependem da área de seu impacto:
- Se o herbicida entrar em contato com sua pele, remova-o cuidadosamente com um pano e enxágue bem a área com água corrente limpa.
- Caso a composição entre em contato com os olhos, lave-os com água corrente limpa.
- Se a substância entrar em contato com o sistema respiratório, retire a vítima da área de impacto e enxágue sua boca com água morna. Se a respiração ficar difícil, dê amônia para ela inalar.
- Se a substância entrar em contato com a boca, dê à vítima uma solução de carvão ativado para beber e, em seguida, induza o vômito. Não induza o vômito se a vítima estiver inconsciente. Nessa situação, procure atendimento médico imediato.
Não existe antídoto específico para este agente. O tratamento sintomático é necessário para aliviar os efeitos do envenenamento.

A compatibilidade é possível?
O produto pode ser combinado com herbicidas à base de 2,4-D e dicamba. Outras combinações também são possíveis.
Condições e períodos de armazenamento
O produto pode ser armazenado em sua embalagem original por 5 anos em temperaturas que variam de -15 a +30 graus Celsius.
O glifosato é um produto eficaz no controle de ervas daninhas. É importante seguir as instruções à risca.










