Sem tratar as culturas agrícolas com herbicidas, é difícil obter uma boa colheita. Vamos analisar a composição e a forma do herbicida "Proponit", seu mecanismo de ação, vantagens, dosagem e consumo, e o procedimento para preparar a mistura de trabalho. Também discutiremos como usar a solução de acordo com as instruções, sua toxicidade, com o que pode ser misturada, como e por quanto tempo armazená-la e produtos alternativos.
Composição, forma farmacêutica e finalidade
O Proponit é fabricado pela UPL LLC como um concentrado emulsionável em latas de 20 litros. O ingrediente ativo é o propisocloro, na concentração de 720 g por litro. É um medicamento sistêmico de ação seletiva.
Proponit é usado no tratamento de culturas contra cereais anuais e algumas ervas daninhas bipartidas. É usado em milho, colza de primavera e inverno, soja, girassol e beterraba sacarina.
Mecanismo de ação
O propizocloro inibe a síntese proteica no tecido das plantas daninhas, matando-as. Após uma única aplicação do herbicida, as áreas permanecem livres de plantas daninhas por 1 a 2 meses.
Vantagens do medicamento

"Proponit" tem as seguintes vantagens:
- ação seletiva sobre plantas daninhas, não é tóxico para as culturas tratadas e não as inibe mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento;
- controla muitos tipos de ervas daninhas de 1 ano de idade;
- a aplicação em um estágio inicial de crescimento da cultura permite que ela cresça sem a influência de ervas daninhas, o que melhora seu desenvolvimento e aumenta a produtividade;
- ação duradoura;
- pode ser utilizado em misturas com herbicidas de outras classes químicas;
- não afeta a rotação de culturas; qualquer cultura pode ser semeada e plantada na estação seguinte.
"Proponit" é usado somente em campos; não é usado em lotes pessoais.
Cálculo do consumo
A pulverização é realizada antes da emergência e nos estágios iniciais de desenvolvimento da cultura: 2 a 3 folhas para milho, 2 a 4 folhas para beterraba, canola e soja. Taxa de aplicação (em litros por hectare):
- antes da germinação – 2-3:
- para culturas jovens e ervas daninhas – 2,5-3 (soja – 3).

O consumo da solução em cada caso é o mesmo – 200-300 l por hectare, o tempo antes da colheita é de 60 dias.
Como preparar uma mistura de trabalho
O "Proponit" deve ser diluído antes do uso. Primeiro, pegue a quantidade de concentrado necessária para preparar uma solução para um tanque de pulverizador. Encha o tanque até a metade com água, adicione o produto, mexa, complete com água e mexa novamente.
Para pulverizar, você pode usar pulverizadores de barra disponíveis comercialmente com bicos ranhurados, projetados para pesticidas. Durante a pulverização, mexa a solução no tanque. Use a solução em até um dia após o preparo; armazená-la por mais tempo fará com que ela perca suas propriedades benéficas.
Instruções de uso
De acordo com as instruções de uso, a pulverização com Proponit deve ser feita pela manhã ou à noite. Também pode ser pulverizado durante o dia, mas apenas quando o tempo estiver frio ou nublado, para que a solução não evapore prematuramente ao sol.

Não há necessidade de misturar a solução no solo se ele estiver bem umedecido. Caso contrário, é aconselhável aplicá-la. Depois disso, não solte o solo.
Medidas de precaução
De acordo com as instruções, ao trabalhar com o herbicida, use roupas de proteção com mangas compridas e luvas para proteger as mãos da solução. Também são necessários um respirador e óculos de proteção para proteger o nariz e os olhos. É importante lavar as mãos e o rosto com sabão em pó após o uso.
Em caso de contato da solução com a pele ou os olhos, lave imediatamente com bastante água. Em caso de ingestão da solução herbicida, realize lavagem gástrica: beba 1 litro de água e tome carvão ativado (1 comprimido para cada 10 kg de peso corporal). Se a condição não melhorar, procure atendimento médico.
Quão tóxico é?
O Proponit é classificado como classe de toxicidade 2 para humanos e 3 para abelhas. Não deve ser utilizado em campos próximos a corpos d'água.

Para evitar a morte de abelhas, é necessário manter uma zona de limite de voo de 2 a 3 km para esses insetos e não pulverizar plantações floridas ou ervas daninhas durante o período em que as abelhas estão migrando ativamente.
Possível compatibilidade
O Proponit é altamente compatível com herbicidas que contêm ingredientes ativos de outros grupos, bem como com produtos à base de sulfonilureia. Apesar de sua boa compatibilidade, ao misturar com diferentes produtos, a compatibilidade deve ser verificada previamente, pois pode ser afetada pela formulação e pela qualidade da solução utilizada.
Como armazenar corretamente e por quanto tempo
O Proponit tem prazo de validade de 3 anos em armazéns secos, escuros e ventilados. Armazene o líquido em seus recipientes originais com tampas hermeticamente fechadas. Se as condições de armazenamento não forem atendidas, o produto perderá sua potência e não é recomendado para uso. Outros pesticidas e fertilizantes podem ser armazenados no armazém, mas alimentos, medicamentos, produtos domésticos e ração animal são proibidos.

Análogos
Os produtos que contêm propisocloro para a agricultura incluem "Proponit Duo", "Acetal Pro", "Procul" e "Labrador". O herbicida "Proponit Duo", além do propisocloro, também contém um segundo ingrediente ativo, a clomazona. Os outros produtos têm composição semelhante ao "Proponit" e são usados nas mesmas culturas e contra espécies de plantas daninhas semelhantes.
Proponit é um herbicida eficaz usado em milho, girassol, canola, beterraba e soja, protegendo as culturas contra ervas daninhas no início da safra. Sua ação é rápida e proporciona proteção duradoura: após uma única aplicação, as ervas daninhas permanecem na área por 1 a 2 meses, permitindo que as culturas cresçam, se desenvolvam e frutifiquem normalmente. Sua baixa taxa de aplicação e o consumo de solução o tornam um herbicida com boa relação custo-benefício.











