Tipos de inseticidas, princípio de ação das preparações e regras de processamento

Ataques de insetos em hortas e hortaliças aumentam o risco de perda de colheitas e morte de plantas. Para evitar desastres e preservar uma colheita abundante e de alta qualidade de frutas, hortaliças e bagas, bem como proteger plantas ornamentais de ataques de pragas, inseticidas são usados ​​para tratar plantas e solo. Como escolher o produto químico certo e como usá-lo para obter a máxima eficácia é discutido abaixo.

O que está incluído no conceito de "inseticidas"

Inseticidas são feitos de compostos químicos ou biológicos que têm efeito prejudicial sobre pragas de plantas. Esses produtos estão disponíveis na forma de concentrados, pós, grânulos, comprimidos e compostos biologicamente ativos.

O efeito dos produtos químicos depende diretamente de sua composição e classe de toxicidade; eles são selecionados individualmente para cada caso, levando em consideração os seguintes fatores:

  • o principal objetivo do uso de pesticidas;
  • o tipo de praga que está sendo controlada;
  • número de plantas afetadas;
  • condições para trabalhar com produtos químicos.

Importante! Dependendo da sua classificação, os pesticidas são utilizados para prevenção ou controle de pragas.

pacotes de drogas

Classificação dos fundos por finalidade de utilização

A principal diferença entre os pesticidas está na sua composição, método de aplicação e finalidade:

  • aficidas são usados ​​para controlar vários tipos de pulgões;
  • Os larvicidas afetam as larvas dos parasitas em qualquer estágio de desenvolvimento;
  • Insetoacaricidas e acaricidas são usados ​​para proteger as plantas dos ataques de ácaros;
  • os pulgões ajudam a repelir insetos nocivos das culturas agrícolas;
  • Os repelentes são usados ​​para proteger plantas, animais e pessoas dos efeitos de vários insetos;
  • Os ovicidas são usados ​​para eliminar as ninhadas de parasitas;
  • Os esterilizadores afetam a capacidade de reprodução das pragas;
  • Nematocidas são usados ​​para controle sistêmico de nematoides e outros organismos parasitas.

Importante! Antes de usar produtos à base de inseticidas, leia atentamente as instruções e precauções de segurança do produto químico para controle de pragas.

Classificação de substâncias por mecanismo de ação

Cada tipo de pesticida tem um efeito diferente sobre insetos nocivos e é caracterizado por um certo nível de toxicidade.

  1. Os produtos de controle sistêmico de pragas penetram nos rizomas junto com a umidade e se espalham por toda a planta. Os insetos que atacam essas plantações recebem uma dose letal de veneno e morrem.
  2. Os pesticidas intestinais são projetados para pulverizar hortas e hortaliças. Quando as pragas atacam as plantas tratadas, o produto penetra no sistema digestivo dos parasitas e as destrói. Os inseticidas intestinais são mais frequentemente usados ​​no tratamento preventivo de hortas e hortaliças, bem como no controle de diversas lagartas, larvas e besouros.
  3. Pesticidas de contato são usados ​​para o tratamento preventivo de plantações e durante infestações de insetos. O veneno é transmitido às pragas através do contato com as plantas. O tratamento é realizado em clima seco e sem vento em plantas de jardim, hortaliças e plantas de interior.
  4. Inseticidas inalatórios, também conhecidos como fumigantes, são usados ​​para tratar hortaliças e frutas na forma de vapor ou gás. Esses produtos não são usados ​​como tratamentos preventivos.
  5. Inseticidas biológicos, compostos exclusivamente de substâncias orgânicas, são considerados os mais seguros. Em infestações graves, recomenda-se alternar inseticidas biológicos com compostos químicos.
  6. Para combater carrapatos, foram desenvolvidos agentes protetores acaricidas especiais, adequados para o tratamento de plantas de interior.

Importante! Pesticidas intestinais e respiratórios são altamente tóxicos. Se usados ​​incorretamente, representam um risco à saúde de humanos e animais de estimação.

borrife a planta

Tipos de inseticidas com base em seus ingredientes constituintes

As preparações à base de inseticidas são divididas em classes de toxicidade e risco à saúde humana e animal, dependendo da substância ativa.

  1. Os pesticidas biologicamente ativos são considerados os mais seguros, tendo como principal ingrediente ativo a avermectina, uma neurotoxina natural. Após o tratamento, o inseticida se decompõe e se torna inofensivo em 5 a 7 dias.
  2. Na maioria das vezes, pesticidas com toxicidade moderada são usados ​​em jardins e propriedades rurais. Esses produtos estão facilmente disponíveis em centros de jardinagem e floriculturas e, quando usados ​​corretamente, não oferecem riscos à saúde de humanos ou animais.
  3. Inseticidas à base de fentiona são considerados perigosos para todos os tipos de organismos de sangue quente e, portanto, seu uso é proibido em plantações de vegetais, frutas e bagas.
  4. Pesticidas à base de magtoxina e fotoxina são fumigantes e se caracterizam pelos mais altos níveis de toxicidade. Essas substâncias são usadas para tratar ambientes, seguido de ventilação prolongada. O uso desses produtos é proibido em residências.

Dica! Para cultivar frutas, vegetais e frutas vermelhas de alta qualidade e ecologicamente corretos, é melhor usar inseticidas biológicos em suas plantas.

Instruções gerais de uso

Dependendo da sua finalidade e ação, os pesticidas são utilizados de diversas maneiras:

  • preparar soluções aquosas para pulverização de plantas;
  • Os inseticidas são adicionados ao solo na forma seca;
  • os pós são usados ​​para polinização de culturas ou como tratamento do solo;
Opinião de especialista
Zarechny Maxim Valerievich
Engenheiro agrônomo com 12 anos de experiência. Nosso melhor especialista em jardinagem.
Pesticidas também são usados ​​para tratar o material de plantio. Esse tratamento aumenta a imunidade natural das plantas e reduz o risco de doenças e ataques de pragas.

produtos químicos em embalagens

Precauções de uso

Os tratamentos à base de inseticidas são realizados em um dia seco e sem vento, após certificar-se de que não há crianças pequenas ou animais de estimação na área.

Para este trabalho, você precisará de óculos de proteção, máscara ou respirador e roupas que cubram completamente a pele. Após terminar o trabalho, lave suas roupas e tome um banho. Se o produto químico entrar acidentalmente em contato com suas mucosas ou entrar em contato com seu corpo, procure atendimento médico imediatamente.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata