A exploração constante do solo causa uma diminuição da fertilidade do solo. O plantio de adubo verde de inverno é considerado um bom método para enriquecer o solo com nutrientes. Estes são então ceifados e a massa verde é incorporada às camadas superiores do solo. O cultivo de adubo verde aumenta o teor de húmus do solo, cria condições ideais para o crescimento bacteriano e melhora a estrutura do solo.
Finalidade do adubo verde de inverno
O adubo verde é usado para resolver os seguintes problemas:
- afrouxar o solo - para isso você pode plantar aveia, colza, centeio;
- tratamento do solo contra podridão, sarna e verme-arame - usando uma mistura de adubo verde com calêndula e calêndula;
- aumentando a fertilidade e soltando o solo - trevo doce, ervilhaca e alfafa ajudarão a lidar com essas tarefas;
- obtenção de cobertura morta - as opções ideais incluem phacelia, ervilhaca, alfafa;
- proteção contra geadas recorrentes na primavera – qualquer cultura resistente à geada é adequada para isso.
Plantar adubo verde no inverno tem muitas vantagens:
- libera tempo ao plantar plantas precoces na primavera – repolho precoce, cenoura, batata;
- aumenta o período de permanência do adubo verde no solo - isso melhora o afrouxamento do solo pelas raízes;
- protege dos raios solares escaldantes e das geadas recorrentes;
- atua como cobertura morta após o corte.

Como escolher a melhor colheita
A escolha do adubo verde depende da qualidade do solo e da cultura principal a ser cultivada. No entanto, o uso de plantas da mesma família é proibido. Por exemplo, a colza não pode ser usada como adubo verde para repolho, pois ambas as plantas pertencem à família Brassicaceae.
Mostarda, trevo doce, aveia e tremoço são excelentes precursores para batatas, tomates, abobrinhas, pepinos e berinjelas. Centeio e serradela também são adequados.
É aceitável cultivar colza, mostarda e nabo forrageiro antes de cenouras, feijões e beterrabas. Ervilhaca, ervilha e canola são predecessores igualmente eficazes. Eles soltam o solo pesado e suprimem ervas daninhas. Esses adubos verdes também fornecem nutrientes suficientes às culturas.
As culturas de adubo verde que protegem o solo do apodrecimento e de pragas incluem leguminosas, colza e phacelia. São excelentes descompactadores de solo e são consideradas excelentes precursoras de abóboras.

Em áreas propensas à erosão, quaisquer plantas da família Brassicaceae, que desenvolvem sistemas radiculares profundos e extensos, produzem excelentes resultados. Canola, mostarda e phacelia também são adequadas. Essas plantas são consideradas excelentes precursoras de milho e batata.
Em solo encharcado, você pode usar culturas que exigem altos níveis de umidade. Entre elas, tremoço e serradela. Em solo seco, é melhor plantar plantas resistentes à seca. Este grupo inclui phacelia, colza e canola.
Em solos com pouca matéria orgânica e que exigem altas quantidades de nitrogênio e outros nutrientes, é melhor cultivar leguminosas. Entre elas, ervilhaca, ervilha e alfafa. Cereais como centeio e aveia também podem ser cultivados nesses solos. Membros da família das crucíferas, como a colza e a nabo silvestre, são igualmente boas opções.

Lista de plantas populares
Hoje em dia, sabe-se que muitas culturas podem ser cultivadas como adubo verde.
Cada um deles tem suas próprias características.
Aveia de inverno
A aveia é recomendada para plantio quando é necessário soltar o solo argiloso. Esta planta é excelente para remover muitos patógenos causadores da podridão radicular do solo. Além disso, as variedades de aveia de inverno são consideradas excelentes precursoras de pepinos.

centeio de inverno
Esta planta é considerada pouco exigente em termos de composição do solo e prospera em qualquer tipo de solo. O centeio de inverno não ajuda a fixar nitrogênio no solo, mas fornece uma grande quantidade de matéria orgânica. Recomenda-se plantar a cultura com moderação, pois produz mudas uniformes.

Estupro
Esta cultura é considerada bastante exigente em termos de qualidade do solo. No entanto, para melhorar a estrutura do solo, a canola deve ser plantada em solo denso. No entanto, não deve ser plantada em solo encharcado. Como adubo verde, a cultura é semeada na segunda quinzena de agosto. No entanto, requer cuidados especiais. Pimentões, tomates e berinjelas podem ser plantados após a canola.

Ervilhaca
Esta leguminosa é excelente para enriquecer o solo com nitrogênio e suprimir ervas daninhas. No entanto, a ervilhaca cresce exclusivamente em solos levemente ácidos e não tolera a secura. É considerada uma planta de maturação precoce. Desenvolve excelente folhagem e protege os vegetais dos caracóis. A ervilhaca pode ser plantada antes de qualquer cultivo, exceto leguminosas.

Mostarda branca
Esta planta é considerada uma excelente cultura para adubo verde. É plantada do final do verão ao início do outono. Durante este período, a cultura se desenvolve rapidamente e é resistente ao frio. Isso lhe dá tempo para desenvolver folhagem e evita a perda de nitrogênio e outros nutrientes. Com a chegada da geada, a planta morre, mas não deve ser enterrada no solo. A mostarda branca tem dificuldade para prosperar em solos ácidos e encharcados.

Como trabalhar com eles em uma estufa
Culturas de adubo verde são perfeitamente aceitáveis para plantio em estufa. Isso ajuda a refrescar o solo ao cultivar as mesmas culturas — pepinos, berinjelas, tomates e pimentões. Com o cultivo consistente dessas plantas, a troca do solo na estufa não será necessária por muitos anos.
O uso de adubo verde ajuda a combater doenças, ervas daninhas e pragas. É importante escolher as culturas certas e fazer a rotação regular delas. Ervilhaca, phacelia, centeio e mostarda são mais comumente cultivadas em estufas. Cada cultura tem sua época de plantio específica.
Adubos verdes de inverno são plantas altamente eficazes que enriquecem o solo com nutrientes valiosos e promovem a soltura do solo. É importante escolher a planta certa com base na estrutura do solo e na cultura principal que você planeja cultivar.



Ainda não descobri como cultivar adubo verde em estufa. Certamente existem algumas peculiaridades, mas não há menção a elas. Uma pena!