- Tomilho: Descrição da planta
- Principais tipos de tomilho
- Tomilho comum
- Tomilho rasteiro
- Tomilho com aroma de limão
- Tomilho vegetal Medok
- Métodos de cultivo no país
- Tomilho de sementes
- Tomilho de estacas
- Plantando tomilho
- Selecionando um local e solo
- Quando e como plantar tomilho
- Diretrizes para cuidados com o tomilho
- Características da rega
- Cobertura superior
- Aparar
- Doenças e pragas
- Como uma planta passa o inverno?
- Coleta e armazenamento
O tomilho é uma planta medicinal amplamente conhecida.O tomilho, uma erva tradicionalmente usada pelos nossos ancestrais, ajuda no tratamento de cistite e prostatite, combate eficazmente a tosse, problemas de garganta e problemas bucais, e é usado como sedativo e tônico. Cultivar tomilho em jardins tornou-se muito popular hoje em dia, pois garante que um remédio natural esteja sempre à mão. O tomilho também é frequentemente usado na culinária.
Tomilho: Descrição da planta
Este subarbusto baixo, perene e de folhas pequenas tem muitos nomes. Os mais conhecidos são tomilho e grama Bogorodskaya. Recebeu esse nome porque os tufos da planta são usados há muito tempo para decorar ícones.
Membro da família Lamiaceae, esta planta compreende centenas de espécies. Arbustos de tomilho de baixo crescimento, com caules lenhosos e flores de cores vibrantes, são comuns em toda a Rússia.
As folhas são verde-escuras, coriáceas, opostas e com margens curvadas para dentro. Pequenas flores são coletadas em inflorescências e podem ser brancas, rosadas ou lilases, dependendo da variedade. Os frutos são quatro nozes, coletadas no cálice remanescente após a floração.
A planta é uma excelente planta para mel e tem um aroma forte, razão pela qual era usada em muitos cultos para fumigar templos.
Principais tipos de tomilho
A planta tem aromas diferentes, dependendo da espécie, alguns dos quais são bastante raros e estão listados no Livro Vermelho.
Os principais tipos de tomilho são os seguintes.

Tomilho comum
Apresenta a aparência de um arbusto compacto, altamente ramificado e pequeno (até 15 centímetros), com pequenas flores brancas ou lilases. Possui um aroma levemente amargo, que lembra uma mistura de limão, anis e cominho. As inflorescências estão localizadas no topo dos galhos, o que torna a planta muito atraente e frequentemente usada como ornamento de jardim.
Tomilho rasteiro
Também tem um segundo nome: tomilho densamente peludo. O caule da planta se espalha pelo solo, formando um tapete denso e decorativo. Esta espécie produz raízes adventícias e é frequentemente usada para decorar jardins de pedras e como planta de bordadura.
Tomilho com aroma de limão
Os arbustos crescem até 30 centímetros de altura e têm um aroma picante de limão. Esta variedade de tomilho prospera no calor e deve ser coberta durante o inverno. Para manter os arbustos bonitos e compactos, apare-os periodicamente.
Tomilho vegetal Medok
A variedade de crescimento mais rápido, a rasteira, é usada para fazer molhos e marinadas; partes dessa variedade em particular geralmente são usadas para chá de tomilho.
Métodos de cultivo no país
Cultivar tomilho no seu jardim não é difícil; você só precisa encontrar um local ensolarado com solo bem drenado. O tomilho pode ser propagado de várias maneiras.
Tomilho de sementes
O tomilho pode ser semeado diretamente no solo. Neste caso, as sementes são semeadas em maio, após o clima e o solo terem aquecido. A semeadura de inverno, em novembro, também é possível.
O canteiro é cuidadosamente cavado; o solo deve ser leve, neutro ou alcalino. As sementes não precisam ser plantadas em profundidade; elas devem ser levemente cobertas com terra.

No inverno, as sementes são plantadas um pouco mais fundo e não são regadas após o plantio. Em terreno aberto, a planta pode expandir sua área de plantio por meio da autossemeadura.
Você pode cultivar mudas a partir de sementes dentro de casa. Nesse caso, semeie as sementes em recipientes preparados em março, regue-as e cubra-as com filme plástico ou vidro. As plantas devem ser regadas e ventiladas regularmente. Após o surgimento das mudas, desbaste as fileiras. Assim que as mudas se estabelecerem, transplante-as e continue cultivando as plantas.
As mudas são colocadas em um canteiro de jardim ou usadas no jardim para decorar jardins de pedras e colinas alpinas – o tomilho com flores brilhantes fica lindo e acrescenta valor decorativo ao canteiro do jardim.
Tomilho de estacas
Para propagar por estacas, utilize galhos da planta antes da floração. Pegue uma pequena estaca, corte-a em ângulo, remova as folhas inferiores e plante-a em um recipiente com areia. Cubra o recipiente com um frasco de vidro. O recipiente deve ser ventilado periodicamente e regado moderadamente. A planta criará raízes em até um mês, após o qual poderá ser transplantada para um terreno aberto.
As plantas de tomilho maduras se propagam bem por divisão. Para isso, desembarace cuidadosamente as raízes.
Plantando tomilho
Até mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivar tomilho; na horta, ele pode ser plantado em canteiros, no jardim, pode ser usado como planta de borda e, muitas vezes, decora caminhos de jardim.

Selecionando um local e solo
O tomilho é fácil de cultivar – se você levar em conta algumas coisas ao plantá-lo em terreno aberto, ele prosperará:
- áreas ensolaradas são selecionadas para plantio no jardim;
- não gosta de solo muito úmido - o tomilho não deve ser plantado em terras baixas;
- Para plantar no jardim, use solos ligeiramente alcalinos ou neutros.
Além disso, o tomilho adora solo leve e rico em oxigênio e não tolera ervas daninhas.
Quando e como plantar tomilho
Para o plantio na primavera, sementes ou mudas são plantadas em maio, assim que o solo estiver aquecido. O tomilho é plantado em fileiras no canteiro, usando sementes ou mudas.
Durante o verão, os arbustos podem ser propagados por meio de estacas ou pela divisão do arbusto.
No outono, as sementes são semeadas em solo seco e preparado. A semeadura ocorre em novembro, e o canteiro é coberto com um material especial ou palha para o inverno.

Diretrizes para cuidados com o tomilho
Arbustos jovens precisam ser soltos e capinados regularmente. A planta é muito sensível a ervas daninhas, que podem destruir mudas imaturas. Além disso, os arbustos são podados regularmente.
As condições para que o tomilho se sinta bem são simples:
- Rega moderada.
- Cobertura.
- Poda sistemática.
Se forem observadas, o plantio trará alegria por muito tempo.
Características da rega
Durante verões quentes e secos, regue o tomilho no máximo duas vezes por semana. Reduza a rega em dias chuvosos. Regue as raízes.
Cobertura superior
O tomilho não gosta de esterco. Fertilize com uma solução de cinzas de madeira. Após o plantio das mudas ou quando os primeiros brotos surgirem, você pode fertilizar o canteiro com ureia.
Aparar
A planta é podada regularmente para dar forma aos arbustos. A poda é essencial na primavera, após o derretimento da neve, removendo os galhos que congelaram durante o inverno. Em seguida, apare cuidadosamente os galhos conforme necessário.
Arbustos de baixo crescimento podem não precisar de poda de inverno. Outros devem ser podados levemente no outono e, nas regiões do norte, cobertos.

Doenças e pragas
O tomilho contém uma grande quantidade de óleos essenciais, o que o torna praticamente resistente a doenças. Além disso, é pouco suscetível a pragas. O excesso de água pode causar doenças fúngicas e ferrugem.
Se as plantações forem afetadas por pulgões, gorgulhos ou traças dos prados, os arbustos devem ser tratados com inseticidas.
Como uma planta passa o inverno?
Vamos descobrir como cobrir uma planta que gosta de calor.
Em regiões com invernos rigorosos, as plantações de tomilho são cobertas com material de cobertura especial, papelão ou galhos de abeto. O principal é evitar que o canteiro seja danificado pela água parada quando a neve derreter na primavera. Algumas variedades são resistentes ao inverno, mas ainda assim é melhor cobrir os arbustos. Antes do inverno, em setembro-outubro, os arbustos altos devem ser podados.
Coleta e armazenamento
Para uso culinário, o tomilho é colhido antes da floração. As folhas são mais perfumadas nessa época. Para fins medicinais, a planta é colhida de 2 a 3 vezes por estação, em junho e agosto.
Seque o tomilho à sombra, em local bem ventilado. Cubra a erva com gaze para protegê-la da poeira e de insetos, virando-a regularmente. Depois de completamente seco, guarde-o em sacos de linho ou potes de vidro ou plástico secos com tampa. Isso o conservará bem, sem perder o aroma.
O tomilho é usado há séculos para tratar uma ampla gama de doenças. Ajuda com problemas de pele, aumenta a potência, alivia a flatulência e normaliza a pressão arterial. O tomilho também melhora o sono e o bem-estar mental e emocional. Algumas folhas de tomilho adicionadas a uma xícara de chá preto conferem um sabor e aroma maravilhosos.










