- Qual é a essência do método?
- Sutilezas básicas
- Vantagens e desvantagens
- Preparação de sementes
- Classificação
- Germinação
- Endurecimento
- Preparações necessárias antes da colheita
- Quais recipientes devo usar para a coleta?
- Como fazer furos
- Mistura de solo
- Instruções de plantio
- Plantando sementes em um "caracol" com solo
- Com papel higiênico
- O que considerar ao semear sementes em caracóis, os principais erros que os jardineiros cometem
- Cuidando de mudas
- Regar e fertilizar
- Colheita
Ainda há uma camada de neve lá fora, mas jardineiros econômicos já estão começando a preparar seus jardins. Uma cultura especialmente popular entre os jardineiros é o tomate. Recentemente, os jardineiros começaram a plantar tomates em formato de caracol, um método que rapidamente conquistou muitos adeptos devido à sua simplicidade e acessibilidade.
Qual é a essência do método?
O cultivo de mudas de caracol é feito com papel higiênico enrolado em pequenos rolos. O método é aprimorado a cada ano, reduzindo significativamente o tempo gasto no plantio de sementes.
Sutilezas básicas
Plantar mudas em papel higiênico elimina a necessidade de colheita, simplificando significativamente os cuidados e evitando danos às plantas. O sistema radicular das mudas se desenvolve sem dificuldade e está completamente pronto para o plantio no solo ou em estufa.
Você pode semear variedades antigas e novas em um caracol; até mesmo híbridos caprichosos ficam ótimos em rolos de papel.
Vantagens e desvantagens
Este método tem muitas vantagens, mas também apresenta algumas desvantagens que é melhor entender com antecedência. As vantagens de cultivar mudas de tomate incluem:
- rápido crescimento e desenvolvimento das raízes;
- distância igual entre as plantas, o que facilita a manutenção;
- facilidade de rega;
- As plantas se formam sozinhas e os arbustos não têm capacidade de se esticar muito.

Outra vantagem dessa técnica é que ela economiza espaço livre.Das desvantagens, apenas uma é apontada: se você não seguir as recomendações à risca, poderá facilmente estragar as plantas.
Preparação de sementes
O preparo do material de plantio de tomate não exige nenhuma exigência especial. O primeiro passo é aquecê-lo (espalhando-o em radiadores aquecidos) e selecionar as sementes. É melhor remover as estragadas imediatamente.
Classificação
Antes de plantar, separe as sementes de tomate, removendo as mofadas ou danificadas. Se tiver tempo, deixe-as de molho em água morna — as sementes danificadas flutuarão na superfície.

Germinação
A pré-germinação acelerará o crescimento das mudas. É melhor fazer isso em um pano úmido — plante as sementes no recipiente somente após os brotos emergirem. Mantenha o recipiente em um local aquecido e umedeça-o regularmente.
Endurecimento
O endurecimento das mudas é um processo necessário. Recomenda-se deixar os tomates ao ar livre por apenas algumas horas. Finalizar o processo de endurecimento é simples: deixe as plantas ao ar livre durante a noite, desde que não haja risco de geada.

Preparações necessárias antes da colheita
No cultivo de tomates, muito depende do transplante adequado. Certifique-se de umedecer as mudas com antecedência e esperar até que a umidade seja completamente absorvida.
Prepare com antecedência os recipientes nos quais a planta será transplantada, misture ou compre um substrato pronto.
Quais recipientes devo usar para a coleta?
Para o transplante de tomates, recomenda-se o uso de copos plásticos. Recipientes são usados apenas para o cultivo de grandes lotes de mudas.
Como fazer furos
Faça furos com um objeto quente e afiado. Geralmente, usa-se um prego ou um furador. Evite fazer furos muito grandes.

Mistura de solo
Um substrato leve é adequado para o cultivo de tomates:
- composto;
- cinzas de madeira;
- areia.
Se você não tiver tempo para misturar, é melhor comprar uma mistura de solo pronta para mudas na loja.
Instruções de plantio
Existem vários requisitos que, se seguidos, permitirão que você cultive mudas vigorosas de tomate sem erros e com crescimento rápido. As plantas certamente irão encantar você com sua resiliência e crescimento vigoroso.

Plantando sementes em um "caracol" com solo
A semeadura é simples: você precisará de um substrato espesso (geralmente laminado) e papel. Para plantar, estenda papel higiênico, cubra-o com terra preparada em uma camada uniforme e enrole-o firmemente. Coloque o rolo no recipiente preparado e distribua as sementes uniformemente ao redor da circunferência. É melhor umedecer o rolo com antecedência para evitar que o material de plantio seja levado pela água. Em seguida, como de costume, cultive as sementes umedecendo o solo regularmente.
Com papel higiênico
É muito mais fácil plantar as sementes diretamente no solo. Aqui está um guia passo a passo:
- Coloque o papel sobre o suporte.
- Mergulhe o papel higiênico na solução de Epin.
- Plante as sementes.
- Polvilhe com terra.
- Enrole os rolinhos.
- Coloque os rolinhos em recipientes preparados.
Uma estufa, que pode ser construída usando filme ou vidro, ajudará a acelerar o surgimento dos brotos.

O que considerar ao semear sementes em caracóis, os principais erros que os jardineiros cometem
Plantar tomates em caracóis é fácil, mas o segredo é evitar possíveis erros que podem matar as plantas jovens. O principal erro que os jardineiros cometem é usar material de plantio de tomate de baixa qualidade. Se você plantar sementes mal combinadas, terá que esperar muito tempo para que as mudas brotem.
Outro erro comum que jardineiros cometem é a rega inadequada. Eles geralmente baseiam o tempo de rega na superfície do solo. É importante lembrar que um rolo de papel ajuda a reter a umidade do solo por mais tempo, então o sistema radicular da planta raramente sofre com a falta de água. É melhor verificar o solo com o dedo — se a superfície estiver mais seca do que um centímetro, regue. Use apenas água morna; água fria é tão prejudicial aos tomates quanto água em excesso.

Cuidando de mudas
Mesmo jardineiros iniciantes que tentam esse método pela primeira vez não encontrarão nenhuma dificuldade específica no cuidado de tomates. O segredo é regar na hora certa. A fertilização é feita como de costume, mas se você preparou uma solução nutritiva com fertilizantes adicionados com antecedência, pode pular esta etapa.
Regar e fertilizar
Regue apenas com água morna e sedimentada. Certifique-se de umedecer todas as espirais do caracol, caso contrário, algumas plantas não receberão a umidade necessária e podem morrer. É melhor usar um regador com bico longo e fino. Após o plantio das sementes, é melhor usar uma seringa para evitar que as mudas sejam levadas pela água. Evite soltar o substrato, pois isso pode danificar facilmente o caracol, o que afetará o crescimento e o desenvolvimento das mudas.

Fertilize com soluções nutritivas preparadas com fertilizantes complexos. Se as plantas estiverem se desenvolvendo bem e com bom desenvolvimento, recomenda-se limitar a aplicação a uma infusão de cinzas, que contém tudo o que as mudas de tomate precisam.
Colheita
A repicagem das mudas deve começar quando os tomates estiverem bem crescidos e a altura da planta ultrapassar 3 a 5 cm. Retire cuidadosamente o caracol do recipiente, tomando cuidado para não danificar as plantas. Desenrole o rolo, removendo os tomates um por um. Não retire todos os tomates do papel de uma só vez; é melhor fazer isso gradualmente, colocando as plantas em recipientes previamente preparados.
Tomates não são culturas particularmente exigentes, mas o cultivo inadequado de mudas pode levar à perda da planta. Usar um caracol produzirá facilmente mudas vigorosas que encantarão você com sua resiliência, crescimento vigoroso e desenvolvimento.











