- Vantagens e desvantagens do cultivo de tomates ao ar livre
- Quais variedades escolher
- O Príncipe Negro
- Dom-fafe
- Marta
- Altaico
- Korneevsky
- Compra e triagem de sementes
- Comprar
- Classificação
- Como aumentar a germinação das sementes
- Cultivo de mudas para canteiros abertos
- Plantio de material de semente
- Cultivo de mudas
- Época de plantio de mudas
- Selecionando um local e preparando o solo para o plantio de mudas
- Selecionando um site
- Preparação do solo
- Padrões de plantio
- Xadrez
- Aninhado em fita
- Fita
- Aninhado em quadrado
- Sequência de ações ao transplantar para o solo
- Cuidando dos tomates após o plantio
- Rega
- Fertilizante
- Beliscando enteados
- Como amarrar tomates
- Proteção contra doenças e pragas
- Segredos de cultivo de jardineiros
- Conclusão
O tomate é uma hortaliça comum cultivada por todos os jardineiros. A maioria dos moradores das regiões do norte os planta em estufas. No entanto, algumas pessoas cultivam tomates ao ar livre. Antes de plantar tomates ao ar livre, é importante se familiarizar com todas as nuances do plantio de hortaliças na horta.
Vantagens e desvantagens do cultivo de tomates ao ar livre
Muitas pessoas que possuem casas de veraneio plantam tomates em seus jardins para colher frutos maduros no verão. Plantar hortaliças ao ar livre tem suas próprias características e vantagens que todo jardineiro deve conhecer. As vantagens de cultivar hortaliças ao ar livre incluem:
- Melhorando a imunidade das mudas. Não é segredo que as condições externas são mais adversas do que as de uma estufa. Por isso, todas as mudas plantadas crescem mais fortes e resistentes às geadas noturnas e às rajadas de vento.
- Umidade moderada. O tomateiro é considerado uma planta que não tolera alta umidade. Muitos acreditam que espaços abertos são benéficos para o crescimento e a frutificação do tomateiro.
- Proteção contra certas doenças. Há uma série de doenças que afetam as solanáceas cultivadas em estufas. Por isso, alguns optam por cultivá-las ao ar livre para protegê-las dessas doenças.
No entanto, plantar vegetais na horta não tem apenas vantagens, mas também desvantagens:
- Os tomates moídos produzem frutos muito piores do que os tomates cultivados em estufa;
- É mais difícil regular a temperatura do solo do que em uma estufa;
- Quando cultivadas ao ar livre, muitas variedades crescem lentamente.
Quais variedades escolher
Para cultivar frutos grandes e bons, você precisa se familiarizar com as variedades de tomates adequadas para cultivo ao ar livre.
O Príncipe Negro
Entre as variedades de frutos grandes e resistentes à geada, as seguintes são populares: Tomate Príncipe NegroO híbrido foi desenvolvido por criadores chineses para cultivo em condições climáticas adversas.

Os frutos maduros aparecem nos arbustos quatro meses após a semeadura. Os tomates têm casca escura cor de vinho e pesam até 300 gramas. O rendimento por metro quadrado é de 6 a 8 quilos.
Dom-fafe
Os fãs de plantas de baixo crescimento podem comprar plantas compactas Tomates SnegiriOs arbustos têm apenas 35 a 45 centímetros de altura. Não precisam de estacas nem de pinçamento. Durante o cultivo, formam-se pequenos cachos nos arbustos, cada um com 3 a 4 frutos. As vantagens da colheita incluem excelente sabor e resistência a rachaduras após a colheita.

Marta
Este é um tomate híbrido de alto rendimento que resiste até mesmo a geadas severas. A Marfa produz arbustos altos e dispersos, com mais de um metro e meio de altura. Após três meses, os primeiros tomates maduros aparecem na planta, prontos para serem colhidos e consumidos. Eles são bem pequenos, então uma única planta rende de 3 a 4 quilos.
As virtudes de Marfa incluem:
- resistência a quedas bruscas de temperatura;
- facilidade de atendimento;
- frutas densas que podem ser armazenadas por muito tempo e não racham.

Altaico
Jardineiros que não querem tomates altos podem comprar sementes de tomate Altai. Esta variedade se caracteriza por seu amadurecimento no meio da estação e resistência à geada. A variedade Altai produz cachos simples de 5 a 6 tomates. Cada fruto pesa aproximadamente 350 a 400 gramas. Os tomates maduros têm uma superfície nervurada e um formato achatado e redondo.
Korneevsky
Este tomate foi desenvolvido por criadores russos no final da década de 1980 especificamente para plantio e cultivo em climas rigorosos. Os tomates Korneev têm arbustos fortes e altos, que crescem até dois metros. Jardineiros recomendam amarrá-los a suportes para evitar que se quebrem com o vento.
As vantagens da variedade Korneevsky incluem sua produtividade, graças à qual é possível colher de 6 a 8 quilos de tomates de uma planta.
Compra e triagem de sementes
Qualquer pessoa que planeje plantar tomates em seu jardim deve se familiarizar com os detalhes da compra e classificação de sementes.
Comprar
Ao comprar sementes de tomate, vários fatores são levados em consideração:
- Altura da planta. Não é segredo que as variedades de tomate variam em altura, então leve isso em consideração ao comprar mudas. Para garantir uma maior produção de tomates maduros, recomenda-se comprar variedades mais altas.
- Tamanho do fruto. Outro fator a considerar na hora de comprar tomates é o tamanho. Nesse caso, a escolha depende da finalidade do cultivo. Por exemplo, se os tomates forem cultivados para conservas, é melhor escolher variedades com frutos pequenos, pesando entre 100 e 150 gramas.
- Resistência à geada. Como os tomates serão cultivados ao ar livre, você precisa escolher sementes tolerantes à geada. As informações sobre resistência à geada estão disponíveis na embalagem das sementes.

Classificação
Antes de plantar, você deve selecionar e separar as sementes compradas para selecionar as sementes certas para o seu jardim. Especialistas recomendam selecionar apenas sementes grandes de tomate, pois elas contêm muitos nutrientes. Essas sementes geralmente produzem plantas grandes e vigorosas.
Para selecionar sementes de alta qualidade, é utilizada uma solução salina especial.
Para prepará-lo, adicione 30 a 35 gramas de sal a um copo de água e mexa a mistura. Adicione as sementes à mistura e deixe-as de molho por meia hora. Durante esse tempo, algumas sementes flutuarão na superfície. Remova as sementes que flutuarem do copo e descarte-as, pois não germinarão. As sementes que permanecerem no fundo do copo serão usadas para o plantio.

Como aumentar a germinação das sementes
Jardineiros experientes recomendam melhorar a taxa de germinação das sementes de tomate. Para isso, é necessário pré-embeber as sementes. Vários métodos são recomendados para ajudar as sementes a germinarem melhor:
- Suco de aloe vera. Esta planta contém estimulantes biológicos, por isso é frequentemente usada para preparar soluções de imersão para material de plantio. Para preparar a solução, esprema o suco de duas folhas de aloe vera e misture com água morna. As sementes são então deixadas de molho na solução por 15 a 20 horas. Este procedimento é realizado de 1 a 2 dias antes do plantio dos tomates.
- Solução de levedura. Uma solução de levedura, que contém os componentes necessários para o crescimento das plantas, é considerada um meio eficaz para embeber e germinar sementes. Para criar a solução, adicione 50 gramas de levedura a 300 mililitros de água e mexa.
- Infusão de cinzas. Para preparar uma solução para melhorar a germinação, use palha ou cinzas de madeira, que são ricas em minerais. Para fazer a infusão, adicione 90 gramas de cinzas a um litro de solução e coloque as sementes de tomate em um recipiente com a solução. Deixe-as de molho por cerca de seis horas.
- Solução de humato. Esta solução promove a germinação até mesmo de sementes velhas com potencial de crescimento reduzido. Jardineiros recomendam o uso de humato de sódio, pois contém mais nutrientes. Ao preparar a solução de trabalho, adicione 2 a 3 gramas de pó a 200 mililitros de água. As sementes devem ser deixadas de molho na solução por 24 horas.
- Infusão de cogumelos. Os cogumelos contêm muitos componentes essenciais para o crescimento e desenvolvimento normais do tomate. Por isso, alguns jardineiros preparam uma infusão com cogumelos secos para melhorar a germinação das sementes. 150 gramas de cogumelos são despejados em água fervente, deixados em infusão por 5 a 6 horas, e as sementes são adicionadas ao recipiente para imersão.

Cultivo de mudas para canteiros abertos
Primeiro, você precisa começar a cultivar mudas que depois serão transplantadas para um terreno aberto.
Plantio de material de semente
Antes de semear, você precisa preparar a mistura de solo e selecionar os recipientes nos quais as mudas crescerão. Para cultivar mudas jovens de tomate, use solo fértil que não tenha sido usado por vários anos. Esse tipo de solo contém muitos nutrientes que influenciam positivamente o desenvolvimento das mudas. Para tornar o solo mais fértil, adicione fertilizante previamente. Antes do plantio, misture o solo com turfa, cinzas, esterco e grama.
Os recipientes de turfa são adequados para o cultivo de mudas, nas quais elas criarão raízes e crescerão mais rapidamente.
Antes do plantio, encha todos os vasos com a mistura de solo. A semeadura começa com a abertura de buracos no solo para as sementes. Duas a três sementes são plantadas em cada buraco.

Cultivo de mudas
Para cultivar mudas fortes e saudáveis, você precisa se familiarizar com as nuances do cuidado com elas:
- Mantenha o controle da temperatura. Ao cultivar mudas, monitore cuidadosamente a temperatura. Mudas jovens não toleram bem baixas temperaturas, por isso não devem ser mantidas abaixo de 10-15 graus Celsius.
- Iluminação. Sem luz suficiente, as mudas não crescem bem. Por isso, alguns jardineiros colocam recipientes com mudas plantadas em parapeitos de janelas iluminados. Lâmpadas fluorescentes também são instaladas perto dos tomateiros para melhorar a iluminação.
- Rega. É sabido que os tomates precisam de rega, pois não crescem bem em solo seco. Você precisará umedecer o solo pelo menos duas vezes a cada 10 dias. Você não deve regar as mudas com mais frequência, pois a alta umidade pode fazer com que elas sejam infectadas pela requeima.
- Fertilizante. Mudas jovens, como qualquer planta, precisam de nutrientes para promover o crescimento. Fertilize duas vezes por mês. Adicione esterco, cinzas de madeira e fertilizantes minerais ao solo.

Época de plantio de mudas
Antes de plantar hortaliças na horta, é importante decidir quando fazê-lo. Se os tomates não forem plantados ao ar livre na época certa, o risco de morrerem aumenta significativamente. Ao escolher o momento certo para transplantar as mudas, considere as características da variedade que está sendo cultivada.
Por exemplo, se um tomate resistente à geada foi comprado e plantado para cultivo, ele pode ser plantado no solo em meados da primavera, quando há apenas leves geadas noturnas.
Variedades que gostam de calor devem ser plantadas em maio, pois podem ser mortas até mesmo pela primeira geada. A taxa de amadurecimento dos frutos também deve ser levada em consideração ao determinar o momento certo. Tomates de maturação precoce não devem ser plantados muito tarde, então as mudas são transplantadas no início de maio. Vegetais de meia estação amadurecem de 15 a 20 dias a mais, permitindo que sejam transplantados na segunda quinzena de maio.

Selecionando um local e preparando o solo para o plantio de mudas
Para garantir que as mudas transplantadas criem raízes e cresçam bem, você precisa selecionar um local para o plantio e prepará-lo com antecedência.
Selecionando um site
Os tomates são conhecidos por serem vegetais que adoram o sol, por isso é melhor plantá-los em áreas bem iluminadas. Jardineiros experientes recomendam escolher locais em encostas voltadas para o sul para o transplante. Esses locais são bem protegidos de rajadas de vento frio.
Evite plantar mudas em áreas sombreadas com alta umidade e lençol freático alto. Nessas condições, as mudas crescerão lentamente. Ao escolher um local adequado, considere também a acidez do solo. Recomenda-se escolher locais com pH 6 ou 7.

Além disso, a escolha do local depende dos vegetais que foram cultivados anteriormente. Os tomates crescem melhor depois de leguminosas ou batatas.
Preparação do solo
O solo em que os vegetais são cultivados afeta sua produtividade, por isso, uma preparação cuidadosa do solo é essencial. Especialistas recomendam fertilizar o solo antes do plantio. Recomenda-se uma solução de sulfato de cobre. Utiliza-se um litro e meio de solução por metro quadrado de área do jardim. Para enriquecer o solo com nutrientes, também são adicionados cavacos de madeira, turfa, húmus e sulfato de potássio.
Padrões de plantio
Existem métodos comprovados para plantar hortaliças em jardins. Portanto, certifique-se de plantar tomates usando um dos métodos discutidos.

Xadrez
Este é um padrão comum de plantio de tomate, usado no cultivo de variedades anãs formadas por 2 a 3 hastes. Usando este método, as mudas são plantadas em duas fileiras, com 60 a 65 centímetros de distância entre si. Se as plantas forem compactas, a distância entre elas pode ser reduzida para 50 centímetros.
Aninhado em fita
Ao usar o método de plantio em ninhos em faixas, as plantas de tomate são espaçadas paralelamente umas às outras. Os jardineiros recomendam esse arranjo porque simplifica a colheita da safra madura. Ao plantar tomates altos, espace as plantas de 65 a 70 centímetros.

Fita
O método da fita é considerado o mais simples para o transplante de mudas, ideal para jardineiros inexperientes. Essa técnica é mais indicada para o plantio de arbustos compactos com frutos de maturação precoce.
Ao cultivar tomates altos, é melhor evitar o sistema de fita, pois os vegetais plantados ocuparão muito espaço no jardim.
Aninhado em quadrado
Usando um padrão de ninho quadrado, espaçar as fileiras em 50 a 60 centímetros de distância e os arbustos em 65 a 70 centímetros de distância. Plantar pelo menos três arbustos em cada cova.

Sequência de ações ao transplantar para o solo
Ao transplantar mudas para um local permanente, a seguinte sequência de ações é realizada:
- Demarcação dos canteiros. Primeiro, a área escolhida para o plantio é marcada com um marcador especial para jardim.
- Fazendo covas. Após a marcação, faça as covas onde as mudas serão plantadas. Cada cova tem de 5 a 8 centímetros de profundidade.
- Removendo as mudas dos vasos. Para remover as mudas com cuidado, bata levemente nas laterais do vaso com a mão. Em seguida, segure a muda pela parte inferior do caule e levante-a gradualmente do solo.
- Plantio. As mudas removidas são plantadas nos buracos criados e cobertos com terra.

Cuidando dos tomates após o plantio
Uma boa colheita só pode ser obtida se você cuidar adequadamente dos seus pés de tomate.
Rega
É importante regar as plantas adequadamente para evitar que sequem. Regue os tomates de 3 a 4 vezes por semana durante o tempo seco. Cada planta precisa de um litro e meio de água.
Fertilizante
A fertilização é feita uma semana após o plantio das mudas. Na primeira vez, os arbustos são alimentados com uma solução de esterco, esterco bovino e superfosfato. Uma segunda fertilização é feita duas semanas depois. Nitrato de amônio, potássio e cinzas são adicionados ao solo.

Beliscando enteados
Ao cultivar tomates, você precisa cuidar das plantas plantadas e remover os brotos laterais. Este procedimento é realizado para remover o excesso de brotos laterais que não dão frutos. Use uma tesoura de jardim afiada para remover os caules.
Como amarrar tomates
A estaqueamento é usado no cultivo de tomates altos com mais de um metro de altura. Eles são amarrados a suportes de metal ou madeira. O primeiro estaqueamento é feito quando as mudas atingem 60-75 centímetros.
Proteção contra doenças e pragas
Para proteger os vegetais de pragas e doenças, limpe regularmente o jardim de ervas daninhas. Além disso, trate todas as plantas com misturas fungicidas de duas a três vezes por estação.

Segredos de cultivo de jardineiros
Existem vários segredos que você deve saber antes de plantar tomates em campo aberto:
- Usando água morna. É melhor regar os tomates com água morna, geralmente entre 20 e 25 graus Celsius. Isso acelera o crescimento da planta e melhora a frutificação.
- Rega com permanganato de potássio. Para garantir frutos mais suculentos, regue os arbustos com uma solução de permanganato de potássio uma vez por semana.
- Fertilização com cinzas e sal. Uma mistura de sal e cinzas é despejada sob os arbustos durante a frutificação. Isso promove o amadurecimento dos tomates.
Conclusão
Muitos jardineiros desejam cultivar tomates ao ar livre. Antes de fazê-lo, é importante se familiarizar com as variedades comuns e entender as especificidades do plantio e do cultivo do vegetal.











