- Características da estrutura e nomes das partes da videira
- Padrão
- Cabeça
- Mangas
- Flecha frutífera
- Nó de substituição
- Elo de frutificação
- Por que você precisa aparar brotos desnecessários?
- Diferenças sazonais na poda
- Regras e tempo da circuncisão
- Métodos de poda
- Curto
- Média
- Longo
- Misto (de acordo com Guyau)
- Esquemas de formação de arbustos
- Padrão de manga
- Formato de leque
- Forma de cordão
- Formação segundo Moser
- Por tipo de tigela
- VNIFS-1
- Ventilador pequeno sem padrão
- Versão padrão
- De acordo com Kurdyumov
- Como moldar arbustos de uva
- No primeiro ano
- No segundo ano
- No terceiro ano
- Arbusto maduro
- Métodos de conformação acelerada
- Método de N. I. Sklyar
- Esquema de enteados (autor F. Bashirov)
- Método do Instituto de Pesquisa Magarach (curvatura de videira)
- Verde
- Tipos de poda especial de primavera para videiras danificadas
- Queimadura por frio
- Defeito na videira
- Como podar corretamente no verão
- Beliscando enteados
- Desbaste
- Relevo e brilho
- Cuidados após a poda
- Erros básicos de poda
- Dicas profissionais para iniciantes
- Conclusão
Quem decide cultivar vinhedos precisará podar as uvas periodicamente. Muitos jardineiros acham isso bastante difícil, por isso é recomendável aprender a podar as videiras corretamente com antecedência.
Características da estrutura e nomes das partes da videira
As mudas de uva são compostas por diversas partes, que possuem nomes e características específicas.
Padrão
O tronco de uma videira é o tronco que cresce verticalmente. Começa na superfície do solo e termina no primeiro ramo do caule. O tronco é considerado uma extensão do tronco abaixo do nível do solo.
A principal diferença entre um porta-enxerto de uva e um porta-enxerto de árvore é que ele é criado artificialmente.
Esta parte da planta proporciona estabilidade a toda a videira. A aparência da videira também depende das características do tronco. A altura do tronco pode variar, de quarenta centímetros a dois metros e meio. Tudo depende da idade do vinhedo e das suas condições de cultivo.
Cabeça
Outra parte importante das videiras é a cabeça. Muitos jardineiros não sabem onde ela fica ou como ela é. A cabeça da videira está localizada no topo do tronco da planta, perto dos primeiros ramos laterais do caule principal. Sua principal característica é o tamanho, já que a cabeça é ligeiramente mais larga que o tronco. Portanto, pode ser vista a olho nu.

A cabeça da uva não se forma nos arbustos imediatamente, mas no segundo ano após o plantio da muda.
Mangas
Não é segredo que vários brotos grandes se estendem da cabeça de uma videira. Os jardineiros chamam esses brotos de "braços ramificados".
Cada arbusto pode ter um número diferente desses ramos. No entanto, na maioria das vezes, o número não excede seis. O número de brotos depende diretamente da idade da muda e do seu formato.
No início, os caules são pequenos e finos, mas com o tempo crescem até atingir 30 a 40 centímetros de comprimento. Os caules ficam cobertos por uma casca densa que os protege de danos mecânicos. Se as mangas crescerem até 50-60 centímetros, elas são chamadas de chifres.

Flecha frutífera
Um caule frutífero é uma videira com diâmetro superior a cinco milímetros. Sua principal função é formar cachos de frutos para a colheita.
O diâmetro da videira frutífera é muito importante, pois deve suportar o peso dos frutos maduros. Um diâmetro mínimo de 4 a 5 milímetros é considerado adequado.
No entanto, recomenda-se deixar brotos com 6 a 8 milímetros de espessura nos arbustos. Trepadeiras muito grossas também não são adequadas, pois produzirão poucas flores. Esses brotos devem ter de 20 a 35 centímetros de comprimento.
Nó de substituição
Um broto de substituição é uma videira jovem, de um ano de idade, que foi podada até formar apenas duas gemas durante o cultivo. De duas a quatro gemas jovens são deixadas no broto podado. O broto restante é usado para formar uma videira de maior qualidade e frutífera no futuro. Isso também evita que o arbusto cresça demais.

Algumas pessoas não deixam ramos de reposição nas mudas e as cortam completamente. Nesse caso, para formar brotos frutíferos, você precisará usar os caules mais distantes da base. Estes são mais adequados para o cultivo de cachos de frutas.
Elo de frutificação
Um elo de frutificação é uma das partes de um arbusto, que consiste em uma videira anual, uma manga e ramos perenes.
Especialistas recomendam desenvolver vínculos de frutificação, pois o rendimento das mudas cultivadas depende disso.
A formação desses brotos depende da idade e da variedade da videira. Ao podar os ramos frutíferos, sua localização, bem como a taxa de crescimento e formação de inflorescências jovens, também são levados em consideração.

Por que você precisa aparar brotos desnecessários?
Outono e primavera são as estações ideais para podar videiras. Alguns jardineiros não sabem por que precisam podar suas videiras, por isso é recomendável entender os principais objetivos deste procedimento com antecedência:
- Aumento da produtividade. Jardineiros experientes recomendam remover brotos em excesso para aumentar a produtividade. Isso envolve a poda dos brotos que não estão produzindo cachos de frutos.
- Monitoramento do crescimento das mudas. Sem podas regulares, os arbustos podem ficar excessivamente largos e altos.
- Aumentar o tamanho dos frutos. Remover todos os brotos desnecessários melhorará o fluxo de nutrientes para os frutos, resultando em frutos maiores.
Diferenças sazonais na poda
A poda dos vinhedos ocorre em diferentes épocas do ano. Portanto, é recomendável entender as principais diferenças sazonais na poda do caule:
- Primavera. Muitos jardineiros experientes não recomendam podar as videiras na primavera, pois é quando a seiva começa a fluir. Se você precisar podar os caules na primavera, é melhor remover apenas os galhos jovens que ainda não começaram a dar frutos.
- Verão. A poda do caule não é recomendada no verão para evitar danos aos arbustos. Durante esse período, a poda e a remoção parcial dos brotos laterais são aceitáveis. Isso é feito para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Outono. Esta é a época mais adequada para a poda. No outono, todos os brotos devem ser encurtados em 10-20%.

Regras e tempo da circuncisão
Antes de podar seu vinhedo, é recomendável entender o momento ideal para fazê-lo. Jardineiros recomendam fazê-lo no início do outono, depois que os frutos amadurecerem e a colheita estiver prestes a começar.
Se a colheita ainda não foi realizada e há cachos de frutas nos caules, não há necessidade de podar.
Às vezes, não é possível podar no outono e é preciso fazê-lo na primavera. Recomenda-se fazer isso em meados de março, antes que a seiva comece a fluir ativamente pelos galhos. Não é recomendável podar ou encurtar os galhos no final de abril ou maio.
Métodos de poda
Existem quatro métodos comuns de poda usados por muitos jardineiros.

Curto
Na maioria das vezes, os viticultores utilizam a poda curta. A principal característica desse método é que todos os brotos são encurtados para 3 a 4 gemas. Como resultado, ramos de substituição são formados a partir dos caules podados.
Existem várias recomendações para uma poda adequada. Se o primeiro broto da base do caule apontar para dentro, ele deve ser encurtado para três brotos.
Quando um broto lateral começa a emergir do primeiro broto, ele é imediatamente cortado. Isso é feito para garantir que o broto substituto cresça para fora do arbusto no futuro.
Média
Alguns jardineiros não querem podar brotos muito curtos, então optam pela poda média. Especialistas recomendam esse método para o cultivo de variedades de uva resistentes à geada.

Durante o procedimento, cada ramo da videira é encurtado. Ele é aparado para que restem sete brotos. O número total de brotos no arbusto não deve exceder cinquenta. Se houver muitos, o procedimento terá que ser repetido e os ramos mais longos serão encurtados.
Longo
Este método de encurtamento de galhos é usado com muito menos frequência do que os dois anteriores. Jardineiros experientes recomendam a poda longa de mudas nos seguintes casos:
- ao encurtar videiras que serão usadas para o cultivo de estacas;
- ao usar uma curva na videira em forma de arco ou anel;
- ao cultivar variedades de uvas altas.
Usando este método, restam de 10 a 15 brotos em cada broto. No cultivo de variedades asiáticas de uva, podem ser deixados mais dez brotos. Isso é feito para melhorar a frutificação e aumentar o número de cachos de frutos.

Misto (de acordo com Guyau)
Às vezes, nenhum dos métodos de poda acima é adequado, então as pessoas usam um método misto. Jardineiros experientes recomendam o uso de um método misto de poda ao cultivar variedades de uva de baixo crescimento.
O uso dessa técnica ajuda a melhorar a produtividade e aumentar o tamanho dos frutos.
Ao realizar a poda mista, forma-se um ramo substituto, que deve estar localizado na parte externa do arbusto. Cada ramo deve ter de 3 a 5 gemas. No entanto, para aumentar os cachos de frutos, pode-se deixar mais gemas.
Esquemas de formação de arbustos
Existem vários esquemas de formação de arbustos com os quais todo jardineiro deve estar familiarizado.

Padrão de manga
Este é o método mais popular usado por muitos viticultores. Recomenda-se usá-lo somente quando as mudas forem plantadas corretamente, com a gema superior localizada a uma profundidade de 5 a 6 centímetros.
Neste caso, ao cultivar uma muda, você não precisará se preocupar em formar um tronco.
Ao usar este método, treliças são instaladas em ambos os lados do arbusto, às quais os galhos são amarrados. Cada planta deve ter de 3 a 4 galhos. No outono, eles são encurtados em 10 a 15 centímetros. No segundo ano de cultivo, todos os brotos, exceto os dois superiores, são removidos dos brotos.
Formato de leque
Outro método popular é o plantio de vinhedos em leque. A característica distintiva desse método é que não apenas uma unidade de frutificação é deixada nas videiras, mas várias. Estas são dispostas em um padrão em forma de leque em treliças verticais.

A poda em leque é realizada no ano seguinte ao plantio das mudas no jardim. A partir do terceiro ano de cultivo, o aumento da produtividade será perceptível graças à técnica em leque. As principais vantagens desse método incluem o cuidado simplificado da videira, o rejuvenescimento fácil e a capacidade de formar novos ramos.
Forma de cordão
Ao utilizar este método de condução, as videiras são podadas no segundo ano após o plantio no jardim. Devem permanecer três brotos. Um broto de restauração é formado a partir de outra videira. A planta é então deixada intacta e cresce até o início do inverno. Antes da chegada da geada, as videiras são cobertas para evitar o congelamento.

Na primavera, as videiras são podadas, deixando cinco brotos. Os brotos podados podem enfraquecer, por isso são amarrados à treliça previamente. Isso evita que se quebrem com o vento ou com a tensão dos cachos de frutos recém-formados.
Formação segundo Moser
Este é um método específico de moldagem de videiras, inventado por Lenz Moser. Utilizar este método simplifica o processo de cultivo e manutenção de um vinhedo. Aqueles que utilizam este método há muitos anos recomendam amarrar os ramos frutíferos às treliças. Isso evita que as videiras se curvem sob a pesada carga de uvas que se formam nos cachos.
Não é necessário amarrar galhos que não têm frutos aos suportes.
Por tipo de tigela
Este é um método popular de moldar arbustos, frequentemente utilizado por jardineiros. As principais vantagens incluem aumento da produtividade, melhor crescimento dos brotos frutíferos e facilidade de cuidado com as mudas plantadas.

O arbusto é moldado em uma estrutura em forma de tigela, da mesma forma que no método em leque. A principal característica distintiva é que, neste caso, é preciso deixar brotos que apontem para o espaçamento entre fileiras. Ao formar arbustos usando o método em leque, esses brotos tiveram que ser podados.
VNIFS-1
Se os arbustos forem conduzidos usando este método, eles devem ser plantados a dois metros de distância. Se forem plantados muito próximos, o treinamento usando este método não será possível.
Usando esse método, âncoras especiais são instaladas em fileiras de uvas, entre as quais um fio forte é esticado.
Um ano após o plantio, todos os galhos com mais de oitenta centímetros são amarrados aos brotos já estabelecidos. Na primavera, são podados, deixando quatro brotos, que formarão a futura unidade de frutificação.

Ventilador pequeno sem padrão
Para um vinhedo compacto no quintal, o plantio de mudas sem hastes padrão é adequado. Isso permitirá que você cultive videiras compactas, economizando espaço no jardim. As plantas devem ser espaçadas de 55 a 65 centímetros, com uma distância de cerca de um metro e meio entre cada fileira.
Plantas sem padrão precisam ser cultivadas sob coberturas especiais para protegê-las das flutuações de temperatura. A cobertura deve ser feita de material durável.
Versão padrão
Para formar arbustos padrão, você precisa podar da seguinte maneira:
- Durante o primeiro ano de cultivo, os brotos são podados em 2 a 3 gemas. Isso é feito no início da primavera para garantir que os galhos estejam fortes até o final do verão.
- No ano seguinte, o broto principal é cortado, restando apenas três gemas. Isso é chamado de poda reversa, em que os brotos laterais abaixo do tronco são completamente cortados.
- Na primavera do terceiro ano de cultivo, o caule principal é cortado para 70-80 centímetros.
- Um ano depois, na primavera, os galhos superiores são cortados do arbusto para que brotos novos e mais fortes possam se formar no verão.

De acordo com Kurdyumov
Alguns jardineiros usam uma técnica desenvolvida pelo renomado viticultor Kurdyumov. A ideia básica por trás do método é cortar os brotos em crescimento precocemente, antes que eles desenvolvam ramos indesejados.
Se você beliscar regularmente, a planta que você está cultivando não precisará de poda.
Este método é muito prático, pois permite que os jardineiros estimulem o crescimento dos brotos onde desejarem. A pinça deve ser feita com cuidado para evitar danos aos brotos. Recomenda-se o uso de tesouras afiadas. Não é recomendado remover os caules manualmente.
Como moldar arbustos de uva
O treinamento de mudas de videira leva vários anos. É importante se familiarizar com os principais aspectos do treinamento de mudas para cada ano de crescimento.

No primeiro ano
Após o plantio, uma muda jovem de um ano não precisa ser podada. Ela precisa de tempo para fortalecer seus brotos e caule principal. Portanto, durante o primeiro ano até o outono, o arbusto é deixado em paz e seu crescimento não é restringido de forma alguma.
A primeira poda começa no início ou meados de setembro, após a colheita. Ela consiste em cortar a planta quase até o chão, deixando apenas alguns brotos no caule.
O ramo principal podado não deve ser muito longo e, portanto, seu comprimento não deve exceder 15-20 centímetros.
No segundo ano
Um arbusto de dois anos precisará ser podado com mais frequência do que um de um ano. Especialistas recomendam a formação de novos galhos no segundo ano. Estes devem ser formados a partir dos brotos mais longos e maiores. No entanto, se houver galhos pequenos e vigorosos, estes também podem ser transformados em galhos. Para isso, apare todos os galhos de modo que restem de 20 a 30 milímetros da base.

À medida que as mangas crescem, elas são amarradas em suportes e, se necessário, encurtadas para evitar que fiquem muito compridas. Seu comprimento deve ser de 50 a 60 milímetros.
No terceiro ano
Plantas de três anos param de desenvolver troncos, e brotos jovens emergem dos ramos restantes. Brotos frutíferos se formam a partir dos galhos mais velhos, dos quais os frutos maduros podem ser colhidos na segunda metade do verão.
Mudas de três anos são podadas antes da primeira geada. Todos os brotos imaturos com folhas jovens são removidos das plantas. Estes devem ser cortados completamente para evitar o surgimento de novos brotos no ano seguinte. É melhor cobrir o arbusto podado para protegê-lo das geadas do inverno.

Arbusto maduro
Um arbusto maduro e frutífero se forma no quarto e quinto anos de cultivo. Variedades de uva de maturação precoce, como a July, podem ser podadas no final do verão. Para isso, remova todos os brotos desnecessários do arbusto que não produzem uvas.
Os ramos frutíferos são podados na primavera. As pontas e gavinhas são cortadas com tesouras de poda. É preciso ter cuidado ao podar para evitar cortar acidentalmente os brotos frutíferos, que podem conter cachos de uva.
Métodos de conformação acelerada
Existem quatro métodos eficazes de modelagem que ajudam a acelerar o desenvolvimento das mudas. É importante familiarizar-se com as especificidades de cada método com antecedência.

Método de N. I. Sklyar
Este método é usado por quem deseja colher uma safra grande e madura no terceiro ano de cultivo do vinhedo. A chave do método de Sklyar é o uso de mudas fortalecidas de dois anos para o plantio.
Ao cultivá-las, elas recebem nutrição aprimorada e rega regular.
Na primeira poda, restam apenas quatro brotos no arbusto, que mais tarde se tornarão ramos frutíferos. No segundo ano, todos os ramos restantes devem ser encurtados, deixando três brotos laterais em cada um, que formarão os ramos laterais.
Esquema de enteados (autor F. Bashirov)
A essência do esquema em consideração é a estimulação deliberada do desenvolvimento de brotos jovens de uva, que posteriormente serão usados para formar ramos frutíferos com cachos de uva.

Três a quatro meses após o plantio das mudas de uva, os brotos jovens são cuidadosamente pinçados até uma altura de no máximo setenta centímetros. Pequenos brotos laterais podem então ser vistos nas axilas das folhas dos brotos pinçados. Alguns deles são removidos, deixando apenas os localizados na parte superior. No ano seguinte, estes são usados para produzir hastes frutíferas.
Método do Instituto de Pesquisa Magarach (curvatura de videira)
Usando a técnica de curvatura da videira, vários dos ramos mais fortes são deixados nas mudas. Após um ano, eles são encurtados em três brotos para garantir que tenham tempo de se transformar em brotos fortes no início do outono.
Quando a planta atinge três anos de idade, os brotos são encurtados para cinco brotos e amarrados aos suportes de treliça instalados.
Brotos em galhos amarrados não devem ser podados, pois eventualmente se transformarão em hastes frutíferas. Depois de alguns anos, alguns galhos param de dar frutos e precisarão ser podados completamente para permitir que novos brotos cresçam em seu lugar.

Verde
Este método é muito semelhante ao método dos enteados, pois também requer o estímulo ao desenvolvimento de brotos jovens na muda. A formação dos arbustos com este método começa no primeiro ano de cultivo. Primeiro, as pontas das videiras são pinçadas para evitar hastes maiores que 60 centímetros.
Em cada haste, ficam três dos brotos mais fortes, que mais tarde crescerão e se tornarão brotos de frutas.
Os ramos frutíferos formados devem ser devidamente cuidados e os brotos laterais removidos, pois eles retardam o desenvolvimento e o amadurecimento dos cachos de frutos.
Tipos de poda especial de primavera para videiras danificadas
Há várias considerações especiais para cuidar de videiras danificadas que é melhor aprender com antecedência.

Queimadura por frio
Às vezes, devido aos invernos rigorosos, as mudas de uva congelam, causando a morte de parte da planta.
Recomendações para poda de videiras congeladas:
- Se menos de sessenta por cento dos brotos estiverem congelados, mais brotos saudáveis são deixados em cada broto frutífero para compensar os galhos podados.
- Se mais de sessenta por cento dos brotos estiverem congelados, você terá que remover todos os brotos congelados e se livrar do excesso de crescimento.
A poda radical também é possível, na qual a muda é desenterrada e o broto principal é cortado em um comprimento de cinco centímetros. A parte restante é então enterrada no solo.
Defeito na videira
Plantas com defeitos na videira requerem cuidados especiais para garantir seu desenvolvimento normal. Especialistas recomendam a poda periódica dessas mudas. Durante esse processo, os brotos com defeitos visíveis são removidos, pois produzem menos frutos. Defeitos comuns incluem brotos com formato irregular e novos brotos aparecendo na superfície dos brotos.

Como podar corretamente no verão
Existem várias maneiras de podar um vinhedo no verão.
Beliscando enteados
Jardineiros que cultivam uvas há muitos anos escolhem junho para pinçar os brotos laterais. Às vezes, as folhas são removidas dos brotos por pinçamento. No entanto, isso é muito perigoso, pois pode danificar o caule pinçado. É melhor usar ferramentas de jardinagem especializadas ou tesouras para isso. Antes de iniciar o procedimento, certifique-se de desinfetar todas as ferramentas para garantir que suas superfícies estejam livres de germes.

Durante o processo de pinçamento dos brotos, a coroa do caule é removida para que não fiquem mais do que duas folhas nele. O procedimento é realizado regularmente, uma vez por mês.
Desbaste
Julho é o melhor mês para o desbaste dos vinhedos. Este procedimento permite melhor penetração da luz solar nas videiras e ilumina os cachos de uvas. A luz melhorada acelera o amadurecimento das uvas.
Ao desbastar, remova primeiro todas as folhas secas e galhos que pararam de crescer.
Ao desbastar, remova todas as folhas verdes próximas aos cachos de uva. Este procedimento, assim como a pinça, é realizado pelo menos uma vez por mês.

Relevo e brilho
Este procedimento é semelhante à pinçada regular, mas é realizado em agosto. A pinçada deve ser evitada antes, pois promove a formação de brotos infrutíferos. Durante este procedimento, a parte superior da videira é cortada, deixando de 10 a 12 folhas na parte inferior. Esta quantidade é suficiente para o desenvolvimento normal do vinhedo. A pinçada, assim como o desbaste, remove o excesso de folhagem, que prejudica a penetração da luz nos frutos. Este procedimento não só melhora a luminosidade, como também aumenta a circulação de ar.
Cuidados após a poda
O arbusto podado deve ser devidamente cuidado após o procedimento, pois ele enfraquece após o procedimento.
Jardineiros recomendam adicionar mais fertilizantes minerais e orgânicos ao solo, uma vez por semana. Também é importante regar as mudas de uva com mais frequência para garantir que elas sempre tenham umidade suficiente.
Isso pode ser feito em dias alternados ou a cada dois dias. Use água em temperatura ambiente para irrigação. É melhor evitar água fria, pois isso afetará negativamente o desenvolvimento da videira.

Erros básicos de poda
Existem vários erros comuns de poda que muitos iniciantes encontram:
- Desponta. Alguns acreditam que a desponta é a melhor e mais eficaz poda. No entanto, isso não é verdade, pois a desponta impacta negativamente o crescimento da planta e reduz a produtividade.
- Poda de galhos frutíferos. Jardineiros iniciantes costumam podar os brotos onde os frutos se formam. Isso deve ser evitado, pois reduzirá a produtividade.
- Não cumprimento dos prazos. A poda das mudas deve ser feita na época adequada.
Dicas profissionais para iniciantes
Antes de podar seus arbustos, você deve se familiarizar com algumas dicas úteis para ajudá-lo a fazer tudo corretamente:
- As uvas descobertas são podadas no início da primavera, e as uvas cobertas são podadas no outono;
- o procedimento é realizado com instrumentos desinfetados;
- As uvas podadas são intensamente regadas e alimentadas.
Conclusão
Ao cultivar uvas, você precisará podá-las periodicamente. Antes disso, familiarize-se com dicas de poda de mudas de uva.











