- A necessidade da circuncisão
- Tipos
- Preparando-se para o pouso
- Formação da coroa
- Segundo ano
- Terceiro ano
- Quarto ano
- Arbustos maduros
- Rejuvenescimento de arbustos
- Tratamento sanitário de brotos indesejados
- Sazonal
- Primavera
- Outono
- Verão
- Para uma boa colheita
- Recomendações para escolha de prazos
- Primavera
- Verão
- No outono
- Ferramentas básicas
- Tesouras de podar
- Tesouras de poda
- Métodos não padronizados de formação
- Treliça
- Padrão
- Características regionais
- Região de Moscou e Rússia Central
- Os Urais e a Sibéria
- Na região de Leningrado
- Regras de cuidado após a poda
- Erros comuns
- Dicas e truques para iniciantes
- Conclusão
Alguns jardineiros plantam groselhas em seus jardins. Este arbusto requer cuidados adequados para garantir que cresça bem e produza frutos. Jardineiros experientes recomendam podar as mudas. No entanto, antes de fazê-lo, é importante se familiarizar com as nuances da poda da groselha e entender como e quando fazê-la.
A necessidade da circuncisão
Antes de podar arbustos de groselha, é importante entender a necessidade desse procedimento. Algumas pessoas acreditam que a poda de mudas é desnecessária, mas isso não é verdade. Se você não monitorar a formação de novos brotos e não preparar os caules maduros, os arbustos começarão a se ramificar e crescer demais. Dentro de dois a três anos desse crescimento descontrolado, os brotos ficarão tão grossos que seus galhos bloquearão a luz solar. Isso enfraquecerá a planta e seus frutos maduros ficarão menores.
Por isso, quem cultiva groselhas aconselha a modelar as mudas periodicamente para que elas não desenvolvam um grande número de hastes laterais.
Tipos
Existem vários tipos de poda para arbustos de groselha com os quais você deve se familiarizar.
Preparando-se para o pouso
A primeira poda de uma muda ocorre antes do plantio em campo aberto. Selecione mudas com 1 a 2 anos de idade e sistema radicular bem estabelecido. As raízes esqueléticas da planta devem ter aproximadamente quinze centímetros de comprimento. A altura do broto de plantio não deve exceder quarenta centímetros.
Algumas mudas são bem grandes e, portanto, requerem poda prévia. Este procedimento remove:
- Todas as folhas. Para isso, passe os dedos suavemente pelos brotos.
- Raízes secas. Às vezes, o sistema radicular pode apresentar ramos secos, que podem ser aparados com uma tesoura comum. Após o corte da raiz, a planta é colocada em um recipiente cheio de estimulantes de crescimento radicular por 2 a 4 horas.

Formação da coroa
A poda dos brotos é feita para dar forma adequada à copa.
Segundo ano
Especialistas recomendam moldar a copa da groselha, mas atenção especial deve ser dada às mudas no segundo ano após o plantio. É quando as plantas começam a produzir ativamente frutos, que começam a se formar nos brotos inferiores localizados na segunda fileira.
Ao realizar o procedimento, é impossível remover todos os brotos, pois alguns deles darão frutos no futuro.
Apenas os brotos mais fracos devem ser removidos. Estes geralmente se localizam na zona radicular das mudas. Eles devem ser podados de forma que restem apenas 3 a 4 ramos basais na planta.

Terceiro ano
Se a poda for feita corretamente, no terceiro ano, as mudas deverão ter formado cerca de vinte ramos, que mais tarde formarão a base do arbusto. Ao dar forma a um arbusto de groselha de três anos, siga estes passos:
- Removendo brotos que crescem horizontalmente. Recomenda-se removê-los para que não consumam os nutrientes e a umidade do solo. Você pode usar uma tesoura de poda para remover os brotos. Se os brotos forem jovens, apare-os com uma tesoura comum.
- Poda de galhos fracos. Alguns brotos de groselha estão fracos, por isso não estão crescendo tão bem. Eles devem ser podados cedo para evitar que retardem o crescimento do arbusto.
- Aparar os brotos restantes. Os galhos restantes são cortados em 10-15 centímetros usando tesouras de poda.
Quarto ano
Mudas de quatro anos começam a crescer vigorosamente, por isso os galhos devem ser podados com mais frequência. Cultivadores experientes de groselha recomendam a remoção de galhos caídos e enfraquecidos. Galhos com folhagem excessivamente amarelada ou murcha também devem ser removidos.
Brotos que ramificam pouco e crescem mais lentamente que outros não são cortados completamente, mas apenas encurtados em dez centímetros.
Como resultado, restam cerca de 22 a 23 ramos na muda, que são podados com menos rigor. Os ramos restantes só precisarão ser podados completamente se começarem a secar.
![]()
Arbustos maduros
Após quatro anos, os arbustos amadurecem, portanto não precisarão de muita poda. No entanto, a poda seletiva ainda será necessária para garantir o crescimento normal. O número de galhos em uma groselha madura pode variar, mas a maioria costuma ter entre 20 e 30.
Todos eles consomem muitos nutrientes para seu desenvolvimento e, portanto, você terá que se livrar de todos os brotos extras.
Todos os galhos com menos de 12 centímetros, bem como os brotos sem frutos formados, devem ser podados. A poda deve ser feita com tesouras de poda bem afiadas para evitar danos acidentais ao broto.
Rejuvenescimento de arbustos
Quando um arbusto de groselha atinge oito anos de idade, ele deve passar por uma poda de rejuvenescimento, durante a qual um terço dos galhos maduros são removidos. Para podar o arbusto, siga estes passos:
- Corte os galhos enfraquecidos e retorcidos que pararam de crescer. Apenas os brotos basais e mais fortes devem permanecer na planta.
- Verificação das pontas dos galhos restantes. Após este procedimento, certifique-se de inspecionar as pontas das mudas em busca de defeitos. Se encontrar um galho quebrado ou seco, será necessário cortá-lo.

Tratamento sanitário de brotos indesejados
Pessoas que planejam cultivar groselhas no futuro devem estudar o esquema para remoção sanitária de galhos desnecessários em mudas maduras.
Um grande número de galhos desnecessários aparece porque as pessoas negligenciam os cuidados com os arbustos maduros. No entanto, isso não deve ser feito, pois sem poda, as plantas enfraquecem e frequentemente são infectadas por doenças fúngicas. A poda sanitária de mudas é realizada em várias etapas:
- Desbaste do arbusto. Primeiro, remova todos os brotos enegrecidos e velhos que pararam de produzir frutos.
- Removendo galhos verticais. Deixe apenas 5 a 6 galhos; corte o restante.
Sazonal
A poda das mudas de groselha é feita em qualquer época do ano, exceto no inverno.
Primavera
Muitos jardineiros recomendam a poda de primavera das mudas. Isso deve ser feito no início da primavera, antes que os brotos comecem a abrir. Evite podar em meados de abril ou maio para não danificar os brotos com folhagem recém-emergente. Ao podar groselhas na primavera, siga estes passos:
- cortar galhos velhos cuja superfície esteja coberta de manchas escuras;
- desbaste da muda, durante o qual todos os brotos quebrados e deformados são removidos;
- cortando galhos improdutivos e jovens localizados no centro do arbusto.

Outono
Às vezes, as pessoas não têm tempo para podar na primavera, então adiam a poda para o outono. No outono, é melhor aparar os brotos maduros em vez de cortá-los. Este trabalho deve ser feito imediatamente após a colheita dos frutos maduros.
Não é aconselhável podar muito tarde, pois isso afetará negativamente a formação de ramos mais jovens.
Primeiro, cada arbusto é cuidadosamente inspecionado para encontrar e remover todos os galhos enegrecidos. Em seguida, as mudas são desbastadas para remover quaisquer caules tortos. As áreas cortadas são tratadas com um verniz especial para evitar infecções.
Verão
Jardineiros experientes não recomendam podar mudas no verão, pois julho e agosto são considerados os períodos em que a seiva é ativamente transportada pelos caules. Portanto, qualquer dano aos galhos reduzirá a frutificação e afetará negativamente o tamanho e o sabor dos frutos.

A poda de verão também pode resultar em muitos brotos, que precisarão ser removidos posteriormente. No entanto, às vezes, não há outra opção e é necessário podar os caules durante o verão. Recomenda-se fazer isso na primeira quinzena de junho.
Para uma boa colheita
Algumas pessoas pensam que podar groselhas é necessário apenas para rejuvenescer o arbusto, mas isso não é verdade. Esse procedimento também é realizado para aumentar significativamente a produção de frutas plantadas no jardim.
Existem várias recomendações que ajudarão a melhorar a frutificação. Primeiro, você precisa examinar cuidadosamente cada haste da muda e identificar os galhos nos quais o fruto não está se formando.
Eles são cortados completamente para evitar o desperdício de nutrientes necessários para o amadurecimento dos frutos. Em seguida, todos os caules e galhos danificados que estão crescendo mais lentamente são podados.

Recomendações para escolha de prazos
Antes de podar groselhas, é recomendável entender com antecedência o momento da poda em diferentes épocas do ano.
Primavera
A maioria dos jardineiros começa a podar na primavera, após o fim de geadas severas. Ao podar na primavera, é importante ser pontual, pois isso pode reduzir a produtividade futura dos arbustos.
Os especialistas recomendam começar a podar os galhos no final de março ou no início de abril..
Na primeira metade da primavera, é necessário remover galhos secos e caules escurecidos que foram infectados com oídio. Deixá-los na planta é contraindicado, pois a doença se espalhará por todo o arbusto.

Verão
No verão, é melhor evitar podar os galhos, pois a seiva começa a fluir. Os meses menos adequados são agosto e julho, quando os frutos dos arbustos estão amadurecendo ativamente. Se a poda precisar ser feita no verão, é melhor fazê-la em junho.
Nessa época, a seiva se move pelos caules com menos rapidez e, portanto, o risco de danificar a planta é muito menor. É melhor terminar o trabalho na segunda quinzena do mês.
No verão, assim como na primavera, você terá que se livrar dos caules doentes e secos que nunca mais darão frutos.
No outono
Em algumas regiões, a primavera dura pouco, exigindo poda no outono. Este período é ideal para remover galhos indesejados que desperdiçam nutrientes da planta.

Recomenda-se podar os brotos cedo, antes do inverno. Jardineiros que podam groselhas todo outono recomendam fazê-lo no início de outubro, após a colheita. O início do outono não é recomendado, pois isso fará com que muitos brotos novos apareçam mais tarde. Estes não terão tempo de endurecer antes da primeira geada e morrerão em novembro.
Ferramentas básicas
Existem diversas ferramentas utilizadas para o preparo de arbustos de groselha. É recomendável familiarizar-se com as características básicas de cada uma delas com antecedência.
Tesouras de podar
Esta é uma ferramenta de jardinagem comum, popular entre muitos jardineiros. Tesouras de poda são recomendadas para aparar galhos jovens com até 1 a 2 centímetros de diâmetro. Há vários requisitos para uma tesoura de poda de qualidade:
- Formato adequado. Ao trabalhar com groselhas, selecione ferramentas com cabos adequados. Jardineiros experientes recomendam o uso de tesouras de poda com cabos emborrachados. Elas evitam que a mão escorregue durante a poda.
- Lâmina afiada. Não deve haver cortes ou rebarbas na superfície da lâmina. Portanto, recomenda-se afiá-la antes do uso.
- Durabilidade. A ferramenta escolhida deve ser durável e confiável. Evite comprar produtos feitos de materiais de baixa qualidade que quebram facilmente.

Tesouras de poda
Há outra ferramenta que algumas pessoas usam para remover galhos indesejados de groselha. Trata-se de uma tesoura de poda, mais resistente do que uma tesoura de poda. É mais indicada para remover galhos grossos com mais de 2 a 4 centímetros de diâmetro.
As vantagens de uma tesoura de poda incluem o fato de que ela pode ser usada para alcançar galhos localizados profundamente nos arbustos.
Isso não é fácil de fazer com tesouras de poda comuns. Ao escolher uma tesoura de poda, preste atenção às suas dimensões. Os cabos devem ser longos para facilitar o corte dos caules inferiores no centro do arbusto.
Métodos não padronizados de formação
Existem dois métodos não padronizados de moldar mudas com os quais você deve se familiarizar antes de realizar o trabalho de poda.

Treliça
O método não convencional mais comum de cultivar groselhas é cultivá-las em treliças especiais. Isso envolve a instalação de suportes em cada fileira de arbustos, com arames esticados entre eles.
Os arbustos cultivados pelo método de treliça devem ser pequenos e ter apenas quatro galhos. Portanto, todos os caules em excesso são removidos previamente para evitar que retardem o crescimento.
Os galhos restantes são cuidadosamente amarrados a um arame metálico esticado para garantir que cresçam verticalmente. Os galhos localizados na parte central são encurtados em 5 a 10 centímetros.
Padrão
Usando o método padrão, as mudas são cultivadas até formar uma árvore compacta. Durante a formação do arbusto, o broto mais forte é selecionado e deixado na planta. Todos os outros brotos são podados a uma altura de 70 a 80 centímetros. Os brotos laterais são podados regularmente para evitar que cresçam mais largos e altos.

Para garantir que o caule principal cresça reto, ele é amarrado a um suporte de plástico ou metal, enterrado vinte centímetros no solo. Seis brotos são deixados na muda a cada ano, que são encurtados pela metade na primavera.
Características regionais
A poda de groselhas cultivadas em diferentes regiões tem certas peculiaridades.
Região de Moscou e Rússia Central
Muitos jardineiros vivem na região central da Federação Russa, que desfruta de um clima continental temperado. O clima nessa região é ideal para o cultivo de frutas vermelhas, mas, com o tempo, elas crescem demais e precisam ser podadas.

O procedimento deve ser realizado na primavera e no outono. Moradores da região de Moscou devem evitar a remoção de galhos no verão, pois isso pode danificar todo o arbusto. Meados de outubro é considerado a melhor época para realizar o trabalho. A poda deve ser concluída antes do início do próximo mês.
Os Urais e a Sibéria
Os Urais são considerados uma região bastante extensa, com condições climáticas ligeiramente variáveis. Com clima moderado e temperaturas que não descem abaixo de zero, a formação de arbustos começa por volta de 10 de outubro.
Nesta época, o clima nos Urais é o mesmo que na parte central do país. Os moradores da Sibéria são aconselhados a não podar as mudas no outono devido às ondas de frio precoces e geadas noturnas.
Especialistas recomendam a jardinagem no final da primavera, quando as temperaturas chegam a 5-10 graus Celsius. Nessa época, remova galhos velhos e congelados dos arbustos.

Na região de Leningrado
A região de Leningrado é conhecida por seu clima frio e úmido. Essas condições favorecem o crescimento e a frutificação das frutas. A principal característica da região são os degelos, que ocorrem devido à presença de frentes quentes. A poda da groselha na região de Leningrado é realizada no outono e em meados da primavera. É melhor evitar a poda das mudas no verão para evitar a redução da produtividade.
Regras de cuidado após a poda
A poda dos caules causa estresse aos frutos, por isso é recomendado cuidado adequado após o trabalho.
Espinhos, galhos restantes e áreas cortadas são tratados com uma mistura especial, feita de ureia e carvão moído, misturados na proporção de cinco para um.
Também é necessário fertilizar os arbustos podados para promover o crescimento. Para isso, são utilizados sulfato de potássio e superfosfato. Os arbustos fertilizados são regados com água morna. Cada planta requer cerca de 25 litros de líquido.

Erros comuns
Quem decide podar groselhas frequentemente comete erros durante o processo. Os erros mais comuns incluem os seguintes:
- Poda de crescimento anual. Esses brotos não devem ser cortados, pois podem ficar muito fortes.
- Podar um grande número de galhos jovens. Não remova todos os galhos jovens; deixe pelo menos 5 a 6.
- Cortes acima de um broto. Evite cortar acima de um broto jovem, pois isso danificará o galho.
Dicas e truques para iniciantes
Você deve se familiarizar com as dicas para iniciantes com antecedência para moldar adequadamente os arbustos de groselha:
- as pontas dos brotos são cortadas com tesouras de poda afiadas;
- as áreas cortadas são tratadas com líquido de ureia;
- os topos dos galhos velhos são cortados em 20-30 centímetros;
- a poda é melhor feita no outono ou na primavera;
- Não utilize ferramentas de jardinagem não afiadas, pois podem danificar o caule.
Conclusão
Jardineiros que cultivam groselhas precisam podá-las periodicamente. Antes de fazer isso, é importante entender os métodos básicos e as características desse procedimento em casa.











