Descrição da variedade de groselha-do-açúcar bielorrussa, instruções de plantio e cuidados

Desenvolvida por cientistas do Instituto de Fruticultura e Horticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia e recomendada para cultivo nas regiões Central e Noroeste da Federação Russa, a variedade de groselha-doce bielorrussa conquistou, com razão, uma posição de destaque entre os jardineiros russos. Entre outras variedades, esta cultivar se destaca por seus frutos grandes, alto teor de açúcar e resistência à geada.

Descrição e Características

A groselha-de-açúcar-bielorrussa é um arbusto rasteiro com caules eretos e fortes, que crescem até 1 m de altura. Durante a época de frutificação, os ramos laterais curvam-se em direção ao solo. A groselha-de-açúcar possui espinhos de tamanho médio. As folhas trilobadas e opacas são verde-vivo, grandes e arredondadas.

Os frutos branco-esverdeados, pesando de 5 a 9 g, são revestidos por uma casca fina, porém bastante densa e lisa, garantindo boa transportabilidade. Esta groselha de meia-idade produz pequenas flores discretas em maio, e os frutos amadurecem na segunda quinzena de julho. A variedade é autofértil, mas quando plantada perto de polinizadores, a produtividade aumenta (4 a 6 kg por arbusto).

A planta dá frutos anualmente por 12 a 16 anos, produzindo bagas ovais com um sabor doce de sobremesa, que o comitê de degustação classificou em 4,8 pontos.

Após a maturação, os frutos permanecem nos galhos por muito tempo sem cair.

Com base na variedade Belarusian Sugar, o criador amador Petr Voronenko desenvolveu outra variedade melhorada, que ele chama de variedade Belarusian Sugar Melhorada. A nova variedade apresenta características significativamente superiores à sua variedade-mãe — a planta é mais resistente à geada, a doenças fúngicas e produz frutos com 10 gramas.

groselha bielorrussa

Vantagens e desvantagens da variedade

Os produtores citam a presença de espinhos e a baixa resistência à antracnose e ao oídio como desvantagens da "Belarusian Sugar Gardener". No entanto, as vantagens superam em muito as desvantagens.

Características positivas da variedade:

  • resistência à geada até -29°C:
  • adaptabilidade a condições climáticas adversas, recuperação rápida após seca e geada;
  • alta produtividade;
  • sabor doce, casca fina de frutas;
  • versatilidade de propósito;
  • de frutos grandes.

variedade de açúcar bielorrusso

As vantagens das groselhas incluem a facilidade de cuidado e a autopolinização de 65%.

Como plantar corretamente

Para garantir que a groselha-açucareira bielorrussa crie raízes e prospere com sucesso, o plantio começa com etapas preparatórias:

  • escolha um lugar adequado;
  • adquirir e preparar uma muda viável para plantio;
  • Eles cavam um buraco para plantar e adicionam substrato nutritivo.

Para um crescimento bem-sucedido da cultura e frutificação abundante, é necessário seguir o esquema de plantio.

plantando groselhas

Escolhendo um local

Em áreas com pouca iluminação, os frutos da variedade groselha-do-açúcar bielorrussa ficam menores e perdem seu teor de açúcar. Recomenda-se plantar a planta ao longo de cercas que a protejam dos ventos do norte. Terras baixas, áreas pantanosas e áreas alagadas são inadequadas para o cultivo desta frutinha. Nesses casos, recomenda-se drenagem e canteiros elevados.

Os melhores predecessores da cultura são leguminosas, beterrabas e batatas.

Requisitos do solo

As groselhas produzem frutos abundantes em solos franco-arenosos e argilosos ligeiramente ácidos. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5.

preparação do solo

Seleção e preparação do material de plantio

Mudas de groselha com até três anos de idade são adquiridas em viveiros e centros de jardinagem licenciados. Um arbusto adequado de uma cultivar deve ter pelo menos três raízes com 15 a 20 cm de comprimento e dois ou três ramos com pelo menos 30 cm de comprimento.

Mudas de groselha com danos mecânicos, sinais de doenças, raízes e brotos secos são rejeitadas.

Imediatamente antes do plantio, as raízes da cultura são embebidas durante a noite em um estimulador de formação de raízes (Kornevin, Zircon, Epin) e mergulhadas em uma pasta de argila.

plantando no chão

Diagrama de plantio

2 a 3 semanas antes de plantar groselhas, cave um buraco de 0,6 m de profundidade e 0,5 m de largura, no qual coloque um balde de esterco ou composto podre, 200 g de superfosfato e 400 g de cinzas.

Os arbustos de beterraba bielorrussa são plantados em abril ou no outono. As raízes crescem mais rápido quando plantadas entre meados de setembro e meados de outubro.

As mudas são colocadas em fileiras a uma distância de 1 m umas das outras e 2 m entre fileiras.

Tecnologia de plantio da groselha-açucareira bielorrussa:

  • 5 litros de água são despejados no buraco de plantio;
  • a muda é colocada no centro do buraco perpendicularmente à superfície do solo;
  • endireitar as raízes;
  • preencha o arbusto em partes, compactando o solo para eliminar vazios;
  • água com 10 litros de água;
  • cobertura morta com uma camada de 10 centímetros de turfa, serragem e areia grossa.

cultivando groselhasPara garantir a formação intensiva de brotos, o colo da raiz é enterrado a pelo menos 5–7 cm de profundidade.

Instruções de cuidado

Em diferentes estágios da estação de crescimento, a beterraba bielorrussa requer irrigação, fertilização, poda e controle de doenças e pragas regulares e regulados. A preparação para o inverno garante que a cultura não seja danificada pela geada e enfraqueça seu sistema imunológico.

Rega

Após um inverno sem neve, as groselhas são irrigadas por meio de valas de irrigação cavadas ao redor da copa no início da estação de crescimento. A próxima rega da groselheira-doce bielorrussa é durante o período de formação dos frutos, a uma taxa de 30 a 50 litros por arbusto.

Os arbustos são regados a cada 10 dias quando os frutos estão amadurecendo até amolecerem.

Em novembro, ao preparar a cultura para o inverno, é realizada uma irrigação para repor a umidade, transformando o solo sob os arbustos em lama. Os arbustos jovens são regados regularmente. A umidade do solo ao nível das raízes é mantida em pelo menos 80%.

rega e cuidados

Poda e modelagem do arbusto

A maneira mais simples e comum de formar um arbusto de groselha é a clássica:

  1. No primeiro ano, as pontas de todos os galhos são podadas, deixando cinco brotos. Restam três brotos basais e o restante é cortado rente ao solo.
  2. No segundo ano, todos os ramos são encurtados em um terço, 8 brotos basais que crescem para cima são selecionados e o restante é removido.
  3. No terceiro e quarto anos, pode os galhos do ano anterior em um terço, deixando de 3 a 4 brotos do ano atual. Nessa idade, o arbusto deve ter de 12 a 15 galhos.

A partir do sétimo ano, o arbusto começa a envelhecer, então os galhos velhos e improdutivos são removidos, deixando os mais novos para substituição. Os galhos a serem podados até o chão são identificados pela casca mais escura.

poda de groselhas

Todos os anos, quando a groselha está dormente, é realizada uma poda sanitária. Brotos doentes, quebrados, de crescimento muito próximo e mal direcionados são removidos.

Cobertura superior

Quando as primeiras folhas aparecerem, antes de mexer no solo, adicione um balde de esterco ou composto orgânico misturado com 70 g de sulfato de amônio e 40 g de salitre ao arbusto de groselha. Misture o fertilizante ao solo com uma enxada.

Outro método é adicionar apenas fertilizantes minerais ao solo e cobrir as groselhas com uma camada de 10 centímetros de matéria orgânica.

Durante a floração, a cultura é irrigada com uma solução de ureia (20 g por 10 litros de água) ou chorume. No início da formação dos frutos, 1 kg de cinzas ou 70 g de superfosfato e 40 g de sulfato de potássio são adicionados ao solo. 400 g de nitrato de potássio são adicionados antes da lavoura pré-inverno.

alimentação de groselha

Abrigo para o inverno

A variedade de groselha-açucareira bielorrussa, resistente ao inverno, não requer isolamento. Basta cobrir o solo com uma camada espessa de esterco, húmus ou composto. Para evitar ataques de roedores, forre a base do arbusto com ramos de abeto.

Proteção contra doenças e pragas

No final de março, os arbustos de açúcar bielorrussos são regados com água quente de um regador para se livrar de insetos parasitas que passam o inverno nos galhos.

O solo ao redor da groselha é limpo de resíduos biológicos, solto e coberto com palha, dificultando a dispersão de pragas himenópteras e a disseminação de esporos de fungos.

Antes que os brotos se abram, os arbustos da planta e o solo abaixo deles são tratados com calda bordalesa ou nitrofeno.

controle de pragas

Antes da floração da groselha, pulverize a coroa com Malathion para proteger contra insetos. Para consolidar os resultados, repita os tratamentos com calda bordalesa e Malathion imediatamente após a floração. Se aparecerem ácaros, use enxofre coloidal.

Para se livrar de pragas e esporos de fungos que passam o inverno no solo, folhas e galhos caídos são removidos no outono, e o solo é desenterrado.

Reprodução

A propagação de groselhas é possível não apenas para jardineiros profissionais, mas também para amadores. O método de propagação é escolhido com base na idade do arbusto, na quantidade de material de plantio necessária e na preferência pessoal.

método diverso de reprodução

Camadas

As groselhas são propagadas por camadas de acordo com o seguinte algoritmo:

  • em outubro, são selecionados brotos de 3 a 5 anos localizados mais próximos do solo;
  • cortar o crescimento do ano corrente em um terço;
  • o solo ao redor do arbusto é solto, as ervas daninhas são removidas e fertilizadas;
  • cavar valas de 10 cm de profundidade onde as estacas serão colocadas;
  • Polvilhe os galhos com terra e prenda-os com grampos.

Os novos brotos de cana-de-açúcar bielorrussa com sistemas radiculares independentes são cuidados da mesma forma que um arbusto maduro. No outono seguinte, a muda é separada da planta-mãe, juntamente com o torrão, e transplantada para um canteiro de frutas.

propagação de groselhas

A propagação da groselha por alporquia é rápida. A única desvantagem é a pequena quantidade de material de plantio que você obtém.

Estacas

Em junho-julho, quando o regime de temperatura corresponde às condições ideais para a germinação de mudas verdes, brotos jovens são cortados em galhos de groselha com no máximo 8 anos.

Os caules são cortados em pedaços de 10 a 15 cm, que são desinfetados com uma solução de manganês e colocados em água com adição de um estimulador de enraizamento por 24 horas.

Em seguida, as mudas são plantadas em vasos com terra e cobertos com filme plástico ou garrafas. Uma vez enraizadas, as mudas são transplantadas para o canteiro.

A planta pode ser propagada por meio de estacas lenhosas colhidas em outubro. As partes superiores dos galhos germinam melhor do que as inferiores.

propagação por estacas

Tecnologia de propagação de groselhas por estacas lenhosas:

  • os topos, com 20 cm de comprimento, são desinfetados com permanganato de potássio, amarrados em um feixe e colocados na adega;
  • em fevereiro, os brotos são colocados em copos com água, cobertos com sacos plásticos;
  • Após o surgimento das raízes, as mudas são plantadas em recipientes separados com terra.

No final de abril, as mudas cultivadas são plantadas em campo aberto.

Sementes

As sementes obtidas de groselhas-do-açúcar bielorrussas maduras e selecionadas são misturadas com areia e colocadas em geladeira ou adega até o inverno para estratificação. Antes da geada, os recipientes de sementes são enterrados a meio metro de profundidade no solo. Na primavera, as sementes são semeadas em estufa, sobre o solo, cobertas com uma fina camada de substrato.

No estágio de duas folhas verdadeiras, as mudas são repicadas e plantadas em um canteiro de cultivo. No outono, a muda de groselha está pronta para o transplante. para um lugar permanente.

O método de propagação por sementes é longo e pouco confiável, pois a transferência das propriedades positivas dos pais para o novo arbusto não é garantida.

propagação por sementes

Colheita e armazenamento

Os frutos do pomar de açúcar bielorrusso são colhidos em julho. Um dia seco e claro é escolhido para a colheita de groselhas. Para evitar ferimentos nas mãos, use mangas compridas e luvas.

Se a fruta for para processamento, ela é colhida no estágio de maturação técnica, quando os frutos são grandes, mas ligeiramente ácidos. A colheita para consumo in natura é concluída quando a fruta atinge a maturidade para o consumidor.

Um dispositivo especial é usado para coletar groselhas. — um pente. Isso reduz significativamente o tempo de colheita, mas também encurta a vida útil, pois as folhas acabam no recipiente junto com os frutos.

colheita

Em temperatura ambiente, as frutas podem ser armazenadas por até 12 horas. As frutas maduras permanecem frescas na geladeira por 5 dias, enquanto as verdes permanecem frescas por até 2 semanas.

As groselhas são armazenadas sem lavar, colocadas em sacos de papel ou recipientes de alimentos. Prazo de validade de frutas congeladas é de seis meses, seco - 2 anos.

Áreas de aplicação

Comer groselhas frescas não só nutre o corpo com vitaminas e minerais, como também tem um efeito curativo. As frutas reduzem a pressão alta, fortalecem os vasos sanguíneos e aliviam doenças hepáticas e renais. Decocções das frutas melhoram a digestão, aumentam a motilidade intestinal e aliviam a inflamação da garganta e da boca.

Graças ao seu alto teor de ácido ascórbico, máscaras feitas com purê de groselha curam a acne e rejuvenescem a pele. Na culinária, as groselhas são usadas para fazer geleias, conservas, compotas e molhos saborosos para pratos de peixe e carne.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata