- Tempos de maturação de frutas vermelhas em diferentes regiões
- latitudes do sul
- Zona média
- Urais e Sibéria
- Sinais de que é hora de começar a limpar
- Como colher corretamente
- Montagem manual
- Limpeza mecânica
- Método do pente
- garrafa de plástico
- Métodos para aumentar a produtividade das culturas
- Poda e modelagem oportuna do arbusto
- Controle de ervas daninhas
- Fertilizante e alimentação
- Prevenção e controle de doenças e pragas
- Duas raízes
- Aterrissagem em ângulo
- Cascalho e areia na base
- Pulverizar com água pura
- Regras para escolher vizinhos
- Recomendações para a escolha do material de plantio
- Critérios de seleção de localização
- Drenagem e afrouxamento
- Cuidados pós-colheita
- Limpeza de ervas daninhas e folhas caídas
- Proteção contra doenças e pragas
- Fertilizantes de potássio e fósforo
- Poda e modelagem do arbusto
- Hilling
- Regras para armazenar a colheita
- Aplicativo
Como determinar quando as groselhas estão maduras e quando colhê-las? Esta questão interessa aos jardineiros que cultivam esta fruta agridoce em seus jardins. Não é necessário esperar até que a fruta fique macia e doce. As groselhas são colhidas quando mudam de cor e perdem o sabor adstringente. Apenas frutas firmes são adequadas para enlatamento; frutas muito moles são usadas para vinho e suco.
Tempos de maturação de frutas vermelhas em diferentes regiões
A groselha é um arbusto baixo e perene, com galhos espinhosos e frutos deliciosos. Existem mais de cem variedades conhecidas, variando em tempo de maturação, tamanho do fruto e cor. Variedades que gostam de calor podem ser cultivadas exclusivamente no sul. Variedades resistentes ao frio adaptam-se bem ao clima da região da Rússia Central e da Sibéria.
No início do desenvolvimento, os frutos são verdes. À medida que amadurecem, a cor muda. Dependendo da variedade, as groselhas maduras podem ser avermelhadas, amareladas, verde-claras ou bordô-escuras. Os frutos amadurecem de 1 a 2 meses após o término da floração. O arbusto floresce em abril-maio-junho, ou seja, 20 dias após a brotação. A colheita está pronta no final de junho-julho ou em agosto.
latitudes do sul
Nas latitudes meridionais, são cultivadas as espécies que gostam de calor variedades doces de groselhas, florescendo no final de abril ou início de maio, quando o ar aquece até 10 graus Celsius. A floração dura cerca de 5 a 10 dias. Um mês depois (final de junho), os frutos amadurecem.
Zona média
Na região central do país, o clima quente começa em meados de maio. É nessa época que as groselhas começam a florescer. As variedades precoces amadurecem no final de junho, as de meia estação em julho e as tardias em agosto.

Urais e Sibéria
Em regiões mais frias, a época de floração começa no final de maio ou início de junho. Dependendo da variedade, os frutos amadurecem no final de julho ou meados ou final de agosto.
Sinais de que é hora de começar a limpar
Groselhas maduras podem ficar penduradas por muito tempo sem cair. Quanto mais tempo as bagas permanecem nos galhos, mais doces elas se tornam. Os frutos pendurados no arbusto geralmente amadurecem simultaneamente. As groselhas são colhidas no estágio de maturação técnica e plena (para o consumidor). A maturação técnica ocorre primeiro, ou seja, as bagas atingiram seu tamanho máximo e adquiriram a cor típica da variedade. Essas frutas ainda são ligeiramente ácidas, mas são usadas para fazer geleias e conservas. As bagas verdes são fáceis de transportar e são perfeitamente adequadas para venda.
A maturação completa ocorre em 10 a 15 dias. Quando maduras, as groselhas são mais macias e doces. As frutas são consumidas frescas ou usadas para fazer suco e vinho. A maturação é determinada pela aparência. As groselhas verdes tornam-se amareladas, vermelhas ou bordô escuras. Você pode tocar as frutas. As frutas verdes serão firmes ao toque, enquanto as maduras demais serão muito macias.

Você pode saborear os frutos. As groselhas avermelhadas tornam-se doces à medida que amadurecem, enquanto as variedades amarelas e esverdeadas mantêm uma leve acidez. Os frutos maduros devem ser firmes, secos, não muito duros e ter um sabor agridoce, com casca translúcida e polpa gelatinosa. As groselhas maduras perdem o sabor enjoativo e adstringente.
Como colher corretamente
Em pequenas hortas, as frutas podem ser colhidas manualmente. Em plantações industriais, a colheita é feita mecanicamente, com máquinas que vibram os galhos.
Montagem manual
Um arbusto de groselha, com os devidos cuidados, pode produzir de 5 a 10 quilos de bagas. Os frutos são colhidos durante o dia, depois que o orvalho diminui e as bagas secam ao sol. Este método de colheita é totalmente inofensivo para a planta. Os galhos são cuidadosamente levantados e as groselhas maduras são colhidas. Os frutos são colhidos com os caules intactos, mantendo sua aparência atraente e comercializável.
Quem fizer a colheita manualmente deve usar luvas especiais e roupas de manga comprida para evitar arranhões nas mãos com os espinhos. As frutas devem ser colhidas lenta, cuidadosa e atentamente.

Limpeza mecânica
Um dispositivo especial — um vibrador elétrico alimentado por uma tomada ou pelo sistema elétrico de um carro — ajudará a colher os frutos rapidamente. Uma lona plástica é estendida sob o arbusto. Em seguida, cada galho é vibrado. Os frutos se quebram e caem sobre a lona. No entanto, esse método é mais adequado para a colheita de frutos totalmente maduros. Frutos no estágio técnico de maturação não são tão facilmente arrancados do galho com um vibrador. As groselhas que caem sobre a lona plástica devem ser retiradas das folhas e selecionadas no mesmo dia.
Método do pente
Este é um método mais rápido de colheita manual. Um pente, um dedal com pente, é colocado em um dedo para ajudar a arrancar os frutos dos galhos. Uma lona plástica deve ser colocada sob o arbusto para coletar as groselhas. Em vez do dedal, você pode usar um dispositivo semelhante a um pente para "pentear" os galhos, separando os frutos dos caules.
garrafa de plástico
Ao colher frutas de galhos espinhosos, você pode se picar. Jardineiros descobriram uma maneira de resolver esse problema. Em poucos minutos, você pode fazer um colhedor especial de frutas usando uma garrafa plástica. Pegue um recipiente pequeno com capacidade para 0,5 litro. Faça um pequeno furo a 7 centímetros do fundo e faça um corte longo em forma de cunha desse furo até a base. Segure a garrafa pelo gargalo e colha as frutas, deixando-as cair no furo.

Métodos para aumentar a produtividade das culturas
A groselha é considerada uma cultura fácil de cultivar. No entanto, para obter uma boa produtividade, são necessários cuidados regulares e aplicação oportuna de fertilizantes orgânicos e minerais suficientes.
Poda e modelagem oportuna do arbusto
Imediatamente após o plantio, os brotos são podados quase até o chão, deixando cinco gemas em cada um. No ano seguinte, no início da primavera, antes que as gemas se abram, o arbusto é podado para fins de formação. Vários brotos principais que se estendem da base do arbusto são deixados, e os brotos basais em excesso são removidos. Os galhos do ano anterior são ligeiramente aparados.
Na estação seguinte, quando o arbusto começa a dar frutos, as pontas dos galhos são deixadas intactas; as bagas aparecerão nelas. Os brotos que crescem para dentro, bem como os galhos mais baixos, são removidos. Após a poda, as feridas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre e piche de jardim. A partir do 7º ou 8º ano, é realizada a poda de rejuvenescimento, removendo gradualmente os galhos velhos e substituindo-os por novos brotos basais ou brotos laterais jovens.

Controle de ervas daninhas
Não se deve permitir que ervas daninhas cresçam sob o arbusto. Elas não só roubam nutrientes das groselhas, como também acumulam umidade e podem promover o desenvolvimento de diversas doenças.
Fertilizante e alimentação
A fertilização do arbusto começa no segundo ano após o plantio. As plantas jovens são alimentadas com salitre no início da primavera (50 gramas por 10 litros de líquido). Plantas de três a quatro anos são fertilizadas duas vezes por estação — antes e depois da floração. As groselhas respondem bem ao húmus (5 quilos por planta). A matéria orgânica é melhor aplicada antes do inverno.
O húmus pode servir como cobertura morta, protegendo a planta do frio. Na primavera, os arbustos frutíferos são alimentados com fertilizantes minerais (superfosfato, nitrato de amônio, cloreto de potássio). Use 50 gramas de cada substância para cada 12 litros de água para irrigação.

Prevenção e controle de doenças e pragas
Para prevenir doenças, recomenda-se seguir práticas adequadas de cultivo. A poda deve ser feita prontamente, removendo o excesso de galhos doentes. Folhas caídas devem ser removidas e queimadas. Plante plantas repelentes de insetos (alho, calêndula) perto do arbusto.
No início da primavera, o solo ao redor do tronco da árvore deve ser regado com uma solução de sulfato de cobre. Recomenda-se caiar o arbusto com cal. Antes do surgimento das folhas, trate o arbusto com inseticidas (Karate, Bi58, Danadim) para controlar insetos. Antes da floração, pulverize a folhagem com o fungicida Strobi para prevenir doenças.
Além disso, a planta é tratada com o inseticida Karbofos ou Actellic. Após a colheita, antes do inverno, o arbusto é pulverizado novamente com fungicidas e inseticidas.
Duas raízes
As groselhas possuem um sistema radicular fibroso que se expande tanto ampla quanto profundamente. A maior parte das raízes está localizada ao redor do arbusto, a uma profundidade de 25 a 50 centímetros. Algumas raízes esqueléticas conseguem penetrar nas camadas mais baixas do solo. Esse sistema radicular ajuda o arbusto a sobreviver a períodos de seca e a absorver os nutrientes introduzidos no tronco.

Aterrissagem em ângulo
As groselhas são plantadas na vertical, mas se o solo for muito pesado e argiloso, as raízes terão dificuldade para alcançar o solo. Portanto, recomenda-se o plantio em um ângulo de 45 graus. Os brotos cobertos com terra desenvolverão raízes adicionais, que fornecerão mais nutrientes à planta.
Cascalho e areia na base
As groselhas não toleram água parada ou solo encharcado. Ao plantar, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de cascalho ao fundo do buraco e diluir o solo com areia e turfa. Ao plantar em uma área baixa, você pode criar uma camada especial de cascalho e areia na base do buraco. Essa camada elevará o arbusto acima do solo, evitando que fique inundado durante as chuvas.
Uma camada fértil de solo é colocada sobre uma cama de cascalho e areia, só então a muda é colocada sobre ela e então o colo da raiz é coberto com solo.
Pulverizar com água pura
As groselhas preferem umidade moderada. Durante o período de frutificação, o arbusto deve ser borrifado com água pura e alguns litros de água morna da chuva devem ser despejados sob o arbusto.
Regras para escolher vizinhos
Ao plantar groselhas, lembre-se de deixar de 1 a 1,5 metro de espaço entre elas e as plantas vizinhas. Esta planta produz flores bissexuais que são autopolinizadas. Plantar duas ou três variedades de groselhas em um terreno aumentará a produtividade devido à polinização cruzada.

Recomendações para a escolha do material de plantio
O arbusto começa a dar frutos entre o 3º e o 4º ano. A frutificação dura de 15 a 25 anos. Para o plantio, compre mudas de 1 a 2 anos com raízes saudáveis, 3 a 4 brotos de 25 a 35 centímetros de comprimento e brotos úmidos.
Em climas quentes, as plantas são plantadas no outono, antes de outubro, 1 a 2 meses antes do início da geada. Em regiões mais frias, isso é feito no final de agosto. Em casos raros, as mudas são plantadas na primavera.
Critérios de seleção de localização
As groselhas podem até crescer à sombra, embora os frutos sejam mais doces em pleno sol. A planta prefere solo fértil e ligeiramente ácido. A muda é plantada em um buraco especialmente cavado com 50 centímetros de profundidade. Este buraco é preparado 2 a 3 semanas antes do plantio. O solo é corrigido com húmus e minerais. Cada buraco requer de 5 a 10 quilos de húmus, 100 gramas de superfosfato e sulfato de potássio e 300 gramas de cinzas de madeira. Turfa e areia são adicionadas ao solo muito argiloso.
Drenagem e afrouxamento
O arbusto prefere crescer em solo leve e bem drenado. A drenagem é feita no momento do plantio. Uma pequena quantidade de brita fina ou cascalho é adicionada ao fundo do buraco. À medida que o arbusto cresce, suas raízes se espalham para fora, às vezes chegando perto da superfície. Solte cuidadosamente o solo ao redor do tronco para melhorar a oxigenação, tomando cuidado para não perturbar as raízes.

Cuidados pós-colheita
As groselhas precisam de atenção mesmo após a colheita. O arbusto precisa de ajuda para se preparar para o inverno e acumular nutrientes suficientes.
Limpeza de ervas daninhas e folhas caídas
Até que as folhas caiam, o arbusto é deixado em paz, removendo-se apenas as ervas daninhas que emergem do solo. No final do outono, todas as folhas caídas são varridas da área ao redor do tronco da árvore e queimadas fora do jardim.
Proteção contra doenças e pragas
Antes do inverno, o arbusto é tratado com calda bordalesa ou caiado com cal. A área do tronco é regada com uma solução de sulfato de cobre e inseticida.
Fertilizantes de potássio e fósforo
Após a colheita dos frutos, o arbusto é novamente alimentado com potássio e fósforo. Essa fertilização permite que a planta produza brotos frutíferos para a colheita do ano seguinte. Use 35 gramas de superfosfato e sulfato de potássio para cada 12 litros de água.

Poda e modelagem do arbusto
No outono, após a queda das folhas, corte os galhos mortos e doentes. Se o arbusto não tiver dado frutos suficientes, você pode podar alguns galhos velhos, deixando os novos e alguns brotos da base.
Hilling
Antes do início do tempo frio, o arbusto precisa ser regado generosamente e depois coberto com uma camada de turfa e húmus, ou uma camada espessa de cobertura morta feita de serragem (palha, galhos de abeto) deve ser adicionada sob a base.
Regras para armazenar a colheita
As groselhas colhidas em plena maturação devem ser consumidas ou processadas em até 5 a 7 dias. As groselhas colhidas no estágio de maturação técnica devem ser bem secas e a casca deve ser verificada quanto à integridade. As groselhas firmes podem ser armazenadas em local fresco (a uma temperatura de 0 a +2 graus Celsius) por até 2 meses. O ideal é despejar as groselhas em um pequeno recipiente plástico com capacidade para 2 a 3 litros e fechar a tampa.
Se desejar, as frutas podem ser congeladas, secas ou murchas no forno ou no sol.
Aplicativo
As groselhas são usadas para fazer geleias, conservas, sucos e vinho. As frutas são adicionadas a conservas, como tomates ou pepinos, em vez de vinagre. As groselhas podem ser transformadas em marmelada ou uma sobremesa deliciosa. As frutas são ricas em vitamina C, metade da qual é retida em geleias e compotas.
Caseiro preparações de groselhaAs frutas secas têm propriedades diuréticas e coleréticas. São um suplemento vitamínico indispensável à dieta durante o outono e o inverno.











