- Descrição e Características
- Razões
- Diagnóstico
- Você pode comer frutas contaminadas?
- Como é?
- Maneiras eficazes de lutar
- Tratamento químico
- HOMEM
- Uma solução de sulfato de cobre ou ferro
- "Topázio"
- Nitrofen
- Inclinação KE
- Métodos tradicionais de tratamento
- Solução de cinzas de madeira
- Casca de cebola
- Flechas de alho
- Solução de refrigerante
- Sérum
- Solução de iodo
- Óleo de colza
- Mostarda seca
- Verbasco
- Coisas verdes
- Aspirina
- Nitrato de amônio
- Permanganato de potássio
- Cavalinha
- Tansy
- Pulverização com carbonato de sódio
- Fungicidas
- Planriz
- Fitosporina
- "Pseudobacterina-2"
- Trichodermina
- Aparar
- Prevenção e proteção
- Requisitos de tecnologia agrícola
- Desbaste
- Tratamento com água fervente
- Escavação de outono
- Afrouxamento
- Infusão de cinzas de madeira
- Solução preventiva para tanásia
- Regulando a quantidade de fertilizantes nitrogenados
- Após a colheita
- Variedades resistentes
- Kolobok
- finlandês
- Uvas Urais
- Kuibyshevsky
- Houghton
- Senador
- africano
- Aniversário
- Arlequim
- Variedades particularmente vulneráveis
- russo
- Luz Dourada
- Triunfal
- Muda de Lefort
- Ameixa seca
- Características da luta contra o oídio americano
O oídio afeta negativamente o desenvolvimento das groselhas. Este vírus fúngico afeta todas as partes do arbusto e se espalha se não for tratado. Conhecer e aplicar as medidas corretas para combater o oídio nas groselhas pode prevenir a morte das suas plantas.
Descrição e Características
O oídio, também conhecido como oídio, é uma doença fúngica causada por fungos microscópicos encontrados no solo. Este vírus afeta a maioria das culturas. Embora os sintomas sejam semelhantes para todas as plantas, os patógenos que causam a infecção variam. Como resultado dos danos à groselha, a qualidade da colheita é significativamente reduzida, os frutos ficam menores e perdem a forma. Com o tempo, o arbusto murcha e morre.
Razões
Existem várias causas comuns para o oídio. Os fungos nocivos são mais ativos nas seguintes situações:
- um período de chuvas prolongadas ou alta umidade atmosférica (60-80%) a uma temperatura ambiente de 15-27 graus;
- mudanças frequentes e repentinas de temperatura;
- poda radical realizada para rejuvenescer uma plantação;
- aumento do teor de nitrogênio no solo;
- forte espessamento das plantações;
- violação do regime de irrigação (seca constante ou estagnação de líquido).

Diagnóstico
O sinal inicial do oídio em groselhas é a formação de uma camada micelial branca. Se essa camada aparecer na planta, ela deve ser inspecionada em busca de outros sinais da doença. A camada, com gotículas visíveis de umidade na superfície, forma-se nas folhas, pecíolos, brotos jovens, talos dos frutos e nas próprias bagas. Os caules e as lâminas foliares mais próximos do solo são inicialmente afetados, após o que a doença progride e afeta todo o arbusto.
Se você observar atentamente a placa, notará úlceras se formando onde o micélio se fixa à planta. O fungo absorve nutrientes da planta, fazendo com que os arbustos murchem e percam suas qualidades decorativas. Além disso, a fotossíntese é interrompida nas folhas afetadas. Rachaduras aparecem nos frutos, permitindo a entrada de patógenos causadores da podridão, levando à reinfecção.

Você pode comer frutas contaminadas?
O oídio não representa um risco à saúde. Groselhas infectadas podem ser consumidas com segurança. Lave qualquer oídio antes de comer. Em casos graves, é mais fácil descascar toda a casca do que lavar o mofo.
A aparência dos frutos afetados é significativamente pior do que a dos exemplares saudáveis. Além de comê-los frescos, você pode fazer geleias ou conservas com eles.
É importante entender que esta doença é uma infecção fúngica, e os fungos se reproduzem por meio de esporos. Eles podem causar reações alérgicas em pessoas com alergias. Portanto, é melhor consumir as frutas afetadas em pequenas quantidades, misturando-as com as saudáveis.

Como é?
A doença é indicada por uma camada branca e solta, semelhante a uma teia, que eventualmente evolui para manchas marrons. Se não for tratada, os brotos e folhas afetados secam e se enrolam. Os frutos afetados se deformam e caem antes de amadurecer completamente.
Maneiras eficazes de lutar
Dependendo da extensão dos danos à planta e das opções disponíveis, vale a pena escolher um dos métodos de combate à doença.
Tratamento químico
Tratamentos químicos podem eliminar o vírus com eficácia e preservar a colheita de groselha. Existem diversos produtos químicos adequados, cada um com diferentes composições e efeitos específicos para cada planta.

HOMEM
O fungicida "HOM" é um oxicloreto de cobre usado para combater uma ampla gama de doenças de plantas. Para atingir o efeito desejado, o fungicida deve ser aplicado rigorosamente de acordo com as instruções. O tratamento é realizado pulverizando as plantas durante o período de crescimento, excluindo a floração. O tratamento é ineficaz antes da brotação e após a queda das folhas.
Antes de usar o HOM, prepare uma solução misturando o pó com água na proporção de 40 g por balde de líquido. Para melhor aderência, adicione meio copo de leite desnatado à mistura. Aplique o fungicida preparado imediatamente, pulverizando a camada branca sobre as folhas, de todos os lados. Recomenda-se aplicar a solução em tempo seco e sem vento, quando a temperatura não ultrapassar 30 graus Celsius. O efeito da pulverização dura algumas semanas. Se ocorrer precipitação durante esse período, repita o tratamento.

Uma solução de sulfato de cobre ou ferro
O sulfato de cobre ou ferro ajuda a desinfetar o solo e as plantas. O tratamento fungicida elimina o oídio e previne a recorrência de doenças fúngicas. Uma solução para tratar groselhas é preparada misturando 50-75 g da solução com 10 litros de água. As plantas são pulverizadas após a queda das folhas, permitindo que a solução atue melhor nos caules e ramos.
"Topázio"
Topaz é indicado para o tratamento e prevenção do oídio. Seu principal ingrediente ativo é o penconazol. O tratamento de arbustos de groselha com Topaz proporciona proteção abrangente por 15 a 20 dias com crescimento moderado do vírus. O Topaz tem efeito terapêutico durante os primeiros quatro dias após a infecção.

Uma característica distintiva deste produto é a sua ação rápida. O Topaz é capaz de interromper o crescimento micelial em plantas infectadas em poucas horas após a aplicação. Graças à sua atividade sistêmica, protege eficazmente as partes mais vulneráveis das plantas.
Nitrofen
A substância pastosa "Nitrofen" produz resultados após apenas uma aplicação. Para pulverizar groselhas, dissolva 200 g da pasta em 10 litros de água. O "Nitrofen" é seguro para humanos e animais, por isso é frequentemente usado para desinfetar o solo e tratar folhas caídas.
Inclinação KE
O Tilt KE é mais eficaz durante os estágios iniciais do desenvolvimento viral. Tem efeito protetor e terapêutico, além de interromper a esporulação.

Métodos tradicionais de tratamento
Além de produtos químicos, existem remédios populares para combater o oídio. Esses métodos envolvem o uso de materiais facilmente disponíveis.
Solução de cinzas de madeira
As cinzas de madeira podem ser usadas não apenas como fertilizante orgânico, mas também para combater vírus. Para tratar o oídio, regue as plantas com uma solução de cinzas ou polvilhe-as com ela.
Casca de cebola
Para preparar uma infusão de casca de cebola, pegue 300 gramas de casca de cebola e despeje 10 litros de água fervente sobre ela. Após a solução repousar por dois dias, coe e regue os arbustos de groselha. Este tratamento é mais eficaz antes e depois da floração.

Flechas de alho
Brotos de alho também podem ser usados para fazer um remédio contra o oídio. A infusão é preparada de forma semelhante ao método anterior. Despeje a solução resultante em um borrifador e borrife as plantas.
Solução de refrigerante
Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 litros de água e uma colher de detergente para criar uma solução que proteja os arbustos de doenças virais. Borrife a parte aérea das plantas com a solução.
Sérum
Quando tratada com soro de leite, forma-se uma película nas folhas que destrói o micélio do fungo. O soro é misturado com água na proporção de 1:10 e pulverizado nas plantas várias vezes em intervalos de três dias durante o tempo seco.

Solução de iodo
Uma solução fraca de iodo em água é adequada para tratar folhas e caules. Esta solução destrói a placa bacteriana e reduz o risco de recorrência viral.
Óleo de colza
Tratar groselhas com óleo de colza ajuda a salvar os arbustos e melhora a aparência das plantas. Para preparar uma solução de trabalho, adicione 80-100 ml de óleo a 10 litros de água e borrife.
Mostarda seca
No início do verão, polvilhe mostarda seca entre os arbustos de groselha que estão surgindo. Uma solução de mostarda também pode ser usada para tratar as plantas.

Verbasco
O verbasco é dissolvido em água na proporção de 1:3 e deixado em infusão por três dias. A mistura é então diluída novamente com água na mesma proporção e filtrada. As groselhas são tratadas antes e depois da floração, bem como antes da queda das folhas.
Coisas verdes
O verde brilhante é frequentemente usado para enriquecer groselhas com micronutrientes benéficos, mas também protege as plantas contra fungos. Os arbustos são tratados com uma solução concentrada de 20 gotas de verde brilhante misturadas com 1 litro de água.
Aspirina
Misture um comprimido de aspirina triturado com uma colher de bicarbonato de sódio, adicione um pouco de detergente e despeje 5 litros de água. Aplique essa mistura nas groselhas a cada duas semanas.

Nitrato de amônio
Usando uma proporção de 50 g de nitrato de amônio para cada 10 litros de água, dissolva a substância para obter uma solução pronta para uso. As groselhas são tratadas após a floração.
Permanganato de potássio
Dissolva 1 g de permanganato de potássio em 4 litros de água e aplique nos arbustos de 2 a 3 vezes em intervalos semanais. Se possível, pulverize após a chuva.
Cavalinha
Uma decocção de cavalinha suprime os patógenos que causam muitas infecções fúngicas. Para obter o efeito desejado, aplique de 3 a 4 tratamentos a cada 5 dias.

Tansy
Adicione 30 gramas de tansy seca a um balde de água, deixe em infusão por 24 horas, depois cozinhe em fogo baixo por 2 horas e coe. Aplique a solução resfriada nos arbustos de groselha e no solo abaixo deles.
Pulverização com carbonato de sódio
Ao usar carbonato de sódio, misture-o com sabão líquido e água. Despeje a solução em um borrifador e borrife nas folhas de groselha afetadas.
Fungicidas
Os fungicidas prontos para uso têm um efeito abrangente nas plantas. Sua composição permite que sejam usados com eficácia no combate ao oídio.
Planriz
Planriz tem efeito bioestimulante e protege as plantas contra o vírus. O fungicida pode ser usado em qualquer estágio do desenvolvimento da planta.
Fitosporina
O biofungicida natural Fitosporin contém células bacterianas vivas do solo. Os resíduos bacterianos inibem o crescimento de esporos fúngicos, neutralizando a microflora nociva.

"Pseudobacterina-2"
O fungicida "Pseudobacterina-2" não só trata arbustos contra o oídio, como também tem um efeito pronunciado de promoção do crescimento. Também pode ser usado preventivamente.
Trichodermina
O tratamento com Trichodermin satura o solo com substâncias que destroem patógenos vegetais. Também melhora a imunidade da planta e promove um crescimento vigoroso.
Aparar
Remover as partes doentes da groselha ajuda a retardar a propagação do oídio. Além disso, ao podar a groselha, remova as folhas secas e os brotos velhos, que continuam absorvendo nutrientes.

Prevenção e proteção
A manutenção preventiva regular reduz o risco de danos aos arbustos. A pulverização com fungicidas e compostos orgânicos é utilizada para fins de proteção.
Requisitos de tecnologia agrícola
Seguir práticas agrícolas básicas ajuda as groselhas a crescerem e permanecerem livres de doenças. Isso inclui cuidados regulares, remoção de ervas daninhas, fertilização e outras medidas.
Desbaste
O risco de oídio aumenta em plantações densas. Para combater o vírus, desbaste os arbustos e remova os galhos muito crescidos.

Tratamento com água fervente
Para matar alguns dos esporos nocivos presentes no solo, você pode tratá-lo com água fervente. Este tratamento substitui uma das regas programadas.
Escavação de outono
A escavação traz o solo contendo esporos para a superfície, onde eles congelam quando o inverno chega. Um benefício adicional é a melhoria da troca de ar.
Afrouxamento
Recomenda-se soltar o solo após cada rega dos arbustos de groselha para garantir que a água penetre profundamente nas raízes. É importante não danificar as raízes durante o processo de soltura, pois isso pode interromper o processo de crescimento.

Infusão de cinzas de madeira
Regar as plantas com infusão de cinzas de madeira ajuda a saturar o solo com nutrientes. Este fertilizante orgânico tem um efeito positivo no crescimento das plantas e serve como medida preventiva contra o oídio.
Solução preventiva para tanásia
A infusão de tanásia é usada para regar o solo ao redor dos arbustos e tratar as partes aéreas. Para prevenir o oídio, este tratamento pode ser repetido semanalmente.

Regulando a quantidade de fertilizantes nitrogenados
A falta ou o excesso de fertilizantes contendo nitrogênio leva ao crescimento inadequado das culturas. Para reduzir a probabilidade de oídio, recomenda-se usar fertilizantes complexos que contenham a quantidade ideal de nitrogênio.
Após a colheita
Após a colheita das groselhas, limpe o solo de resíduos vegetais e solte-o. Solo não tratado favorece o desenvolvimento de esporos perigosos.

Variedades resistentes
Algumas variedades de groselha apresentam maior resistência ao oídio. Jardineiros iniciantes são aconselhados a escolher variedades com alta imunidade.
Kolobok
A variedade Kolobok cresce vigorosamente, atingindo até 1,5 m de altura, com porte denso e moderadamente espalhado. Os galhos apresentam espinhos isolados ocasionais. Os frutos, que pesam até 7 g, são redondos. O fruto tem sabor agridoce.
finlandês
A groselha finlandesa forma arbustos rasteiros com copa arredondada. Os frutos são amarelo-esverdeados, redondos e de casca fina. Esta variedade é resistente não apenas ao oídio, mas também a geadas severas.

Uvas Urais
Os arbustos altos são compostos por brotos retos com numerosos espinhos. Os frutos amadurecem em meados do verão. O peso médio da groselha é de 4 g.
Kuibyshevsky
Esta variedade de groselha de tamanho médio forma arbustos densos com uma coroa esférica. Os frutos são ovais e pesam entre 3,5 e 8 gramas. A variedade é resistente ao inverno e propensa a formar arbustos.
Houghton
A variedade híbrida Houghton é resistente à seca e a infecções virais. Produz numerosos brotos cobertos de espinhos. Os arbustos são de tamanho médio, densos e esféricos.

Senador
Senador da Groselha É uma planta resistente à geada, com arbustos densos e vigorosos. Suas características incluem galhos espessos que assumem uma estrutura lenhosa.
africano
A variedade africana produz frutos ovais, agridoces. Os arbustos se espalham suavemente, atingindo uma altura de no máximo 1,3 m. Com os devidos cuidados e condições ambientais favoráveis, a frutificação começa em até um ano. Esta variedade é apreciada por sua alta produtividade e facilidade de cultivo.
Aniversário
Uma variedade de meia estação com amadurecimento precoce, a groselha Yubileiny é resistente à geada e forma arbustos altos e espinhosos. Os frutos são redondos ou ovais, pesando de 4 a 5,5 g, amarelo-vivo e minimamente pubescentes. A colheita é utilizada para consumo in natura, geleias e compotas.

Arlequim
A variedade Arlequim é adequada para cultivo em regiões com climas rigorosos. Os arbustos de groselha são de tamanho médio, praticamente sem espinhos e sem pelos. Os frutos pesam de 2,7 a 5,4 g e têm um sabor agridoce. A polpa é suculenta, densa e rica em amido.
Variedades particularmente vulneráveis
Algumas variedades de groselha são mais suscetíveis ao oídio do que outras. Ao escolher a variedade certa, considere sua suscetibilidade a infecções virais para evitar a perda da sua colheita.
russo
A variedade de groselha "Russkiy", de maturação média-tardia, forma arbustos baixos e ligeiramente ramificados. Os brotos são grossos, curvos e verde-claros. Com o tempo, os brotos adquirem uma estrutura lenhosa e tornam-se acastanhados. Os frutos são ovais, vermelho-escuros e apresentam uma cobertura cerosa.

Luz Dourada
Cada arbusto de groselha Zolotoy Ogonyok produz de 12 a 14 kg de frutos. A frutificação começa apenas no terceiro ano após o plantio. Os frutos pesam de 3 a 4 g, são amarelos e ovóides. O peso dos frutos depende do teor de umidade das plantas.
Triunfal
Uma das variedades de groselha mais produtivas é a Triumfalny. Suas vantagens incluem alta resistência ao inverno e colheita precoce. Os arbustos são vigorosos, com copa densa e brotos finos e espinhosos. Esta variedade é propagada por estacas verdes e alporquia.

Muda de Lefort
A variedade Lefor Seedling, com período de maturação médio-precoce, produz frutos em arbustos vigorosos. Os frutos são pequenos, vermelhos, de casca fina, com excelente sabor e aroma distinto. A groselha Lefor Seedling é resistente ao inverno e pode suportar temperaturas abaixo de -30 graus Celsius.
Ameixa seca
Arbustos compactos atingem 1,5 m de altura, formando galhos moderadamente espalhados e com poucos espinhos. Cada baga pesa de 4,5 a 6 g. A cor dos frutos varia do vermelho vivo ao quase preto quando totalmente maduros. Com os devidos cuidados, o rendimento ultrapassa os 4 kg. A variedade Prune é altamente resistente à geada e fácil de transportar.
Características da luta contra o oídio americano
O oídio ataca os brotos jovens da groselha, causando sua deformação e morte. A doença também destrói as lâminas foliares e os frutos. Para tratar a infecção, é necessária uma abordagem abrangente, alternando tratamentos com fungicidas e matéria orgânica. Medidas preventivas também são essenciais para reduzir o risco de recorrência.











