- Existem vitaminas em frutas e bagas congeladas?
- Quais alimentos podem ser congelados?
- Requisitos para contêineres
- Como congelar alimentos corretamente no congelador
- Cerejas e cerejas doces
- Morangos e morangos
- Framboesa
- Amora
- Groselha
- Oxicoco
- Mirtilo
- Groselha
- Uva
- Maçãs
- Ameixas
- Prazo de validade de frutas congeladas no congelador
- Como descongelar corretamente?
Quando armazenadas corretamente, as frutas podem proporcionar benefícios inestimáveis. Esses produtos podem ser congelados por longos períodos sem perder o sabor e preservando suas vitaminas e minerais. Durante o tempo frio, esse método de armazenamento permite que você desfrute de uma variedade de sobremesas, tortas e bolos com recheios de frutas. Antes de começar a conservá-las, é importante saber quais frutas podem ser congeladas em casa para o inverno e como fazê-lo corretamente.
Existem vitaminas em frutas e bagas congeladas?
Nutricionistas afirmam que muitas frutas retêm seus nutrientes benéficos quando congeladas. É importante conhecer as regras gerais desse método de conservação para evitar surpresas desagradáveis e preservar todos os benefícios do produto:
- Use apenas frutas frescas para congelar. É melhor não usar a colheita do ano passado para esse fim, pois ela já perdeu a maior parte de suas propriedades benéficas.
- Recomenda-se a embalagem a vácuo. É importante evitar a entrada de ar no recipiente de armazenamento, pois pode causar oxidação.
- Vale lembrar que, quando congeladas, as frutas podem aumentar de tamanho, levantando as tampas ou rompendo os sacos.
- Recomenda-se monitorar a temperatura e evitar qualquer alteração. Mudanças bruscas de temperatura podem impactar negativamente o produto. Se ele for descongelado e refrigerado novamente, a maioria de suas propriedades benéficas será perdida.
- Ao remover o recipiente, você precisa ter cuidado para não perder o conteúdo.
Importante! Os benefícios são preservados a -17 graus Celsius por um ano; o tempo de armazenamento é reduzido pela metade se armazenado a -10 graus Celsius.
Quais alimentos podem ser congelados?
Todas as frutas silvestres e de jardim podem ser congeladas. O importante é que estejam frescas e maduras o suficiente. Evite congelar frutas com danos mecânicos ou sinais de apodrecimento.
Não é recomendado armazenar mirtilos, pois eles têm casca fina e são aguados, deixando apenas uma massa líquida e viscosa após o descongelamento. Também é melhor evitar congelar melões.

Requisitos para contêineres
A vida útil de frutas e bagas também depende da embalagem correta. Recipientes adequados incluem:
- recipientes de plástico para alimentos com tampas herméticas;
- recipientes de lata;
- bandejas de cubos de gelo;
- sacos plásticos;
- papel pergaminho;
- filme destinado a produtos alimentícios;
- frustrar;
- caixas de papel;
- garrafas plásticas cortadas.
Donas de casa experientes geralmente escolhem sacos plásticos especiais com fecho hermético, que são duráveis, densos, à prova de vazamentos e reutilizáveis.
Importante! Nunca use sacos de lixo ou que não sejam de alimentos, sacos de pano ou papel de embrulho para congelar alimentos.
Como congelar alimentos corretamente no congelador
Os eletrodomésticos modernos facilitam muito a vida das donas de casa, auxiliando em todas as tarefas domésticas. O freezer, onde você pode congelar uma grande variedade de alimentos, é considerado o mais útil e indispensável. Existem muitas maneiras diferentes de congelar frutas e bagas em casa.
Cerejas e cerejas doces
As frutas vermelhas mais versáteis na culinária são as cerejas. Se a fruta for usada para fazer compotas ou bebidas, é melhor deixar os caroços antes de congelar, mas para geleias, gelatinas e recheios de tortas, recomenda-se remover os caroços. Recipientes de plástico são os melhores para armazenar a fruta.
Outra maneira de armazenar frutas vermelhas é deixá-las de molho no próprio suco. Para isso, selecione as frutas mais maduras e macias, retire as sementes, bata no liquidificador, adicione açúcar, misture bem e guarde no congelador.

Morangos e morangos
Morangos são delicados e difíceis de congelar, mas existem alguns segredos que você pode usar para preservar essa fruta saudável para uso futuro:
- Morangos pequenos são convenientemente armazenados em cubos de gelo. Para isso, lave as frutas sem remover os talos. Pegue uma forma de gelo, coloque de 1 a 2 frutas em cada compartimento, encha com água potável e leve ao congelador. Use esta forma de gelo para preparar coquetéis refrescantes.
- Congelamento com calda de açúcar. Para isso, retire os talos das frutas, coloque-as em um recipiente raso em uma única camada e cubra com açúcar. Espere até que a mistura infunda e comece a liberar suco e, em seguida, coloque o recipiente no congelador.
- As frutas vermelhas podem ser esmagadas até virar um purê e colocadas em forminhas de gelo.
Dica! Para congelar, é melhor escolher frutas pequenas, maduras, firmes e com polpa escura.
Framboesa
Antes de congelar, as frutas devem ser deixadas de molho em água salgada para remover quaisquer insetos presentes. Em seguida, seque-as e armazene-as em pequenas bandejas.

Você também pode fazer purê de framboesa e congelá-lo.
Amora
As amoras devem ser colocadas em um recipiente raso em uma única camada para que as frutas mantenham sua aparência original e depois colocadas no congelador.
Groselha
Distribua as frutas em recipientes e leve ao congelador. Você também pode polvilhar com açúcar antes de esfriar.
Oxicoco
Os cranberries têm casca grossa, o que os torna mais fáceis de congelar, pois não machucam nem grudam durante o armazenamento. Coloque os cranberries em qualquer recipiente e leve ao congelador.

Mirtilo
Os mirtilos são melhor armazenados individualmente ou amassados em purê. O congelamento deve ser feito imediatamente após a colheita, pois a exposição ao ar os desidrata rapidamente, causando ressecamento.
A lavagem danifica os frutos, por isso não é recomendada. No entanto, para sua tranquilidade, é melhor lavar os frutos comprados no mercado. A qualidade do congelamento depende do grau de secura dos frutos, por isso, eles devem ser secos primeiro, deixando-os sobre um pano seco em temperatura ambiente.
Groselha
Antes de congelar, retire os talos das groselhas. Elas podem ser congeladas soltas, com açúcar ou calda, como purê ou combinadas com outras frutas que tenham a mesma validade das groselhas.

Uva
As uvas podem ser congeladas em maços ou individualmente. No primeiro caso, recomenda-se o uso de sacos plásticos; no segundo, o uso de um recipiente.
Antes de colocar um cacho inteiro de uvas no congelador, certifique-se de que estejam secas. É melhor pendurá-las em uma corda para secá-las.
Ao congelar frutas vermelhas individualmente, primeiro espalhe-as em uma bandeja e leve à geladeira por 2 a 3 horas para esfriar um pouco. Isso ajudará a preservar o máximo possível de vitaminas e minerais.

Maçãs
As donas de casa usam várias opções para congelar maçãs na prática:
- Fatias. Seque as frutas, corte-as em fatias, espalhe-as em uma assadeira e congele por 2 a 3 horas. Em seguida, coloque-as em sacos plásticos e guarde-as no congelador para armazenamento a longo prazo.
- Maçãs em calda. Misture açúcar e água na proporção de 2:3 e faça uma calda. Despeje sobre as maçãs, certificando-se de que estejam completamente cobertas. Após 5 minutos, retire-as, coloque-as em uma camada fina dentro de um saco plástico e leve ao congelador.
- No açúcar. Corte as maçãs em fatias e polvilhe com açúcar. Misture delicadamente e distribua em recipientes selecionados, depois guarde.
- Inteiras. Lave as maçãs, seque-as, coloque-as num recipiente, embrulhe-as em filme plástico e leve ao congelador.
Mergulhe imediatamente a fruta fatiada em uma solução acidificada feita com 1 litro de água e 5 g de ácido cítrico. Isso evitará a oxidação e preservará a integridade da fruta.

Ameixas
As ameixas podem ser armazenadas em qualquer recipiente. Podem ser congeladas inteiras ou ao meio, sem caroço. Ameixas inteiras e secas devem ser colocadas em um saco plástico, bem fechado e etiquetado como sem caroço.
Para as ameixas não grudaram quando congeladas Para formar uma bola, descasque e pique as frutas, disponha-as sobre uma tábua coberta com filme plástico e leve ao congelador por 4 horas. Em seguida, embale as frutas em um saco plástico e guarde-as no congelador para maior segurança.
Você também pode adoçar a mistura com antecedência para evitar que fique muito ácida quando consumida pura. A proporção de açúcar deve ser de 1:5. Divida a mistura em recipientes e guarde no congelador.

Prazo de validade de frutas congeladas no congelador
A vida útil de todos os alimentos varia. Por exemplo, pêssegos, maçãs e peras podem ser armazenados por no máximo 4 meses. Frutas menores, como espinheiro-marítimo, framboesas, amoras e groselhas, têm uma vida útil de 5 meses. Damascos congelados Nessas condições, elas podem encantar você com seu clima de verão por no máximo seis meses. Viburnum, groselhas e morangos - até 7 meses.
Os produtos que têm maior prazo de validade são cerejas e ameixas.
Não se deve armazenar alimentos por muito tempo, pois após o período especificado, eles perdem rapidamente suas propriedades benéficas.

Como descongelar corretamente?
Além do congelamento, o processo de descongelamento de frutas e bagas é igualmente importante. Primeiro, determine o uso pretendido do produto.
Se você quiser comer as frutas vermelhas cruas, sem cozinhá-las, ou adicioná-las a uma salada, por exemplo, é melhor usar o método mais simples de descongelamento. Para isso, coloque a quantidade desejada de frutas vermelhas em um recipiente e leve à geladeira durante a noite.
De manhã, uma pequena quantidade de água e suco aparecerá no recipiente. Descarte-a e consuma as frutas imediatamente, sem enxaguar. Isso evita danos à fruta, mas em temperatura ambiente, após uma mudança brusca de temperatura, a aparência das frutas se deteriorará significativamente.

Se a fruta for cozida para fazer sobremesas, bebidas refrescantes como sucos de frutas, chá ou licores, ou como recheio de assados ou bolinhos, você pode pular o descongelamento e preparar imediatamente os pratos que planeja cozinhar.
Ao assar tortas ou bolos, é importante ter em mente que muitas frutas congeladas liberam uma boa quantidade de água e podem alterar a consistência da massa.
Congelar frutas é fácil. Ao dedicar um tempo para esse procedimento simples, você pode preservar um pouco do verão e aproveitar seus benefícios nos dias de inverno para sua saúde e bem-estar.









