- É possível congelar pimentões para o inverno?
- Selecionando e preparando vegetais antes de iniciar o processo
- Preparando a geladeira
- Quais utensílios você vai precisar?
- As melhores maneiras de congelar pimentões em casa
- Inteiro no congelador
- Em metades
- Em pedaços
- Sortido para ensopados
- Congelamento de pimentões assados
- Pimentões recheados congelados
- Com endro e salsa
- Temperatura para congelamento de pimentões e períodos de armazenamento
- É permitido recongelar o produto?
- Como descongelar corretamente pimentões congelados
Você pode preservar o máximo de componentes benéficos congelando vegetais. Quase todos os vegetais da horta podem ser congelados. Temperaturas abaixo de zero praticamente não afetam seu sabor ou textura. Antes de começar a conservar o produto, é importante saber como congelar pimentões corretamente para o inverno. Muito depende da qualidade do produto, do recipiente e da geladeira.
Hoje em dia, existem freezers especiais disponíveis no mercado. Eles têm o tamanho de uma geladeira e são projetados exclusivamente para conservar alimentos.
É possível congelar pimentões para o inverno?
Você pode comprar pimentões no supermercado no inverno, mas eles podem ser proibitivamente caros. Por isso, muitos cozinheiros domésticos estão considerando maneiras de preservá-los para o inverno. Eles podem ser enlatados, secos, salgados ou em conserva. O congelamento se tornou recentemente o método mais popular de conservação de pimentões. Esse processo preserva os nutrientes e vitaminas benéficos dos pimentões, preservando sua cor e sabor vibrantes.
Você não só pode, como deve, congelar vegetais doces. Vegetais congelados são usados em omeletes, sopas, saladas, ensopados, assados e muito mais.
Selecionando e preparando vegetais antes de iniciar o processo
Para a colheita, selecione pimentões maduros e frescos, sem danos visíveis. Tanto pimentões doces quanto picantes são adequados. Remova quaisquer partes machucadas ou danificadas. Exemplares suculentos e de casca grossa são adequados para congelamento, pois contêm a quantidade máxima de nutrientes.

Dê prioridade às frutas cultivadas em sua própria horta. Os vegetais do supermercado são tratados com produtos químicos para garantir a conservação a longo prazo. Se não estiverem disponíveis, os vegetais são comprados no mercado. É importante perguntar ao vendedor onde as frutas foram colhidas. Para ter certeza, teste as frutas com um dosímetro.
Lave bem os vegetais selecionados em água corrente. É melhor lavar cada vegetal individualmente, prestando atenção especial à área ao redor dos talos, pois é onde se acumula mais sujeira.

Em seguida, vem o processo de limpeza. O processo de limpeza depende do método de congelamento. Se os pimentões estiverem congelados em pedaços, corte cada um ao meio e remova o talo, as membranas e as sementes.
Para remover melhor as sementes, você pode enxaguar os pedaços em água.
Coloque o lado cortado para baixo sobre uma toalha e deixe escorrer e secar. Esse processo leva mais de uma hora.
Em seguida, você precisa cortá-lo em pedaços do tamanho desejado.

Após o preparo, inicia-se o processo de congelamento. Coloque um pano ou guardanapo no congelador e despeje-os em uma única camada. Cubra com outro guardanapo para proteger do ar quente que entra ao abrir o congelador.
Se for congelar inteiros, é melhor empilhá-los um sobre o outro, do maior para o menor. Congele por dois dias. Se você tiver a função de congelamento rápido, pode congelá-los por menos.
Você pode conservar pimentões verdes e picantes de maneira semelhante.

Preparando a geladeira
Freezers e refrigeradores antes da temporada congelando vegetais É preciso se preparar. Revise os materiais restantes do ano passado e jogue fora o excesso.
Desligue a geladeira da tomada por algumas horas e descongele. Limpe todas as prateleiras e compartimentos do congelador com bicarbonato de sódio e água. Seque bem com um pano seco. Se possível, deixe o congelador desligado por 3 dias.
É importante separar corretamente os alimentos no congelador e seguir as regras de armazenamento. Carne, peixe, vegetais congelados e frutas devem ser armazenados em compartimentos separados.
Depois disso, conecte a unidade à rede e aguarde até que a temperatura caia para o valor desejado.

Quais utensílios você vai precisar?
Você pode congelá-lo nos seguintes recipientes:
- Um saco plástico grosso é a opção mais versátil. Ele armazena perfeitamente frutas inteiras e fatiadas.
- Recipientes de plástico com tampa. Os retangulares são os melhores, pois podem ser empilhados uns sobre os outros, economizando espaço.
- Garrafas plásticas também são adequadas para pimentões. Procure recipientes com gargalo largo.
- Recipientes de vidro e metal não são adequados para congelamento. Esses materiais são muito sensíveis a mudanças de temperatura.
As melhores maneiras de congelar pimentões em casa
Existem muitos métodos de congelamento. Você pode experimentar dois ao mesmo tempo e comparar os resultados no inverno.
Inteiro no congelador
As frutas podem ser congeladas frescas ou após pré-escalda-las.
Para o preparo, você precisará de pimentões carnudos e de tamanho médio. É importante que eles estejam frescos e bem formados.
- Lave cada pimentão e corte o talo. Remova as sementes e as membranas com a mão. Lave o centro dos pimentões e coloque-os com o lado cortado para baixo sobre um pano de prato. Deixe secar.
- Coloque os pimentões um dentro do outro em forma de pirâmide e coloque-os em um saco plástico.
- Você pode colocar cenouras raladas no meio do pimentão, que serão necessárias na hora de recheá-lo.

Alguns cozinheiros escaldam os pimentões antes de congelá-los, o que os amolece. Descasque os pimentões como descrito acima e coloque-os em uma panela com água fervente. Escalde por 5 minutos. Escorra em uma peneira. Deixe secar por um tempo e depois coloque-os em um saco ou recipiente.
Em metades
Esta preparação é usada para fazer pimentões recheados. Selecione pimentões grandes e carnudos. Lave e seque. Corte ao meio e retire as sementes e membranas. Coloque em sacos plásticos, um dentro do outro. Congele.

Em pedaços
Para sopas, saladas e assados, você pode prepará-los em pedaços, que são práticos de usar e fáceis de armazenar. Muitas donas de casa, por falta de espaço, evitam usar esses métodos.
Modo de preparo:
- Para preparar isso, você precisará de um vegetal de qualquer formato, mesmo com defeitos.
- Lave, seque e descasque os vegetais.
- O próximo passo é picar os vegetais. Dependendo de como serão usados, corte-os em pedaços adequados. Para ensopados e sopas, corte-os em pedaços. Para pizzas, acompanhamentos e molhos, corte-os em meias argolas.
- Você pode colocar os pimentões imediatamente em recipientes ou sacos e congelá-los. Ou pode congelá-los primeiro em um prato, depois colocá-los em um saco e colocá-los no fundo do congelador.

Sortido para ensopados
Congele os pimentões da mesma forma descrita acima. Para o ensopado, você pode cortá-los em pedaços grandes. Para um visual mais marcante, use pimentões de cores diferentes: amarelo, vermelho e verde.
Pique as frutas preparadas e misture. Você pode adicionar ervilhas, milho ou outros vegetais. Divida em saquinhos e congele.
Congelamento de pimentões assados
Este método envolve assar o vegetal no forno.

Modo de preparo:
- As frutas devem primeiro ser lavadas e colocadas em uma assadeira.
- Unte a superfície com óleo vegetal.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos.
- Quando os pimentões estiverem dourados, retire do forno e coloque em um recipiente. Cubra bem e deixe descansar por vinte minutos.
- Depois que a fruta esfriar um pouco, retire a casca e as sementes. É importante preservar o suco liberado.
- Corte em pedaços e coloque em recipientes preparados, despejando o suco. Os pimentões ficarão incrivelmente suculentos e saborosos.
- Coloque o produto preparado na geladeira para armazenamento.
Pimentões recheados congelados
Este método envolve preparar os pimentões já recheados. Você pode recheá-los crus ou cozidos em água salgada. Escaldá-los primeiro os amolece, facilitando o recheio.

Coloque os ingredientes preparados em um prato e reserve por 24 horas.
Em seguida, coloque-os em um saco plástico compacto e leve ao congelador. É uma ótima ideia para o jantar: basta retirar os pimentões e cozinhar em fogo baixo.
Com endro e salsa
Você pode congelar pimentões com ervas como endro e salsa. Esta mistura de vegetais vai te lembrar do verão, tanto na aparência quanto no aroma. Pimentões amarelos e vermelhos ficam ótimos com ervas.
Pique todos os ingredientes finamente, distribua-os em um prato e coloque-os no congelador rápido. Em seguida, coloque-os em recipientes ou sacos plásticos com fecho hermético para armazenamento. No inverno, adicione-os a sopas de legumes e saladas.
Temperatura para congelamento de pimentões e períodos de armazenamento
A temperatura ideal para congelar pimentões é de 18 a 20 graus Celsius. Isso permite que o produto congele rapidamente e preserve sua cor, sabor e textura.
A validade varia de 10 meses a um ano. O tempo de armazenamento depende da qualidade dos vegetais e das práticas adequadas de congelamento.
É permitido recongelar o produto?
Não é recomendado recongelar vegetais. Isso faz com que percam o sabor. Pratos preparados com vegetais recongelados perderão o sabor rico.
Neste caso, substâncias úteis e vitaminas são perdidas.

Como descongelar corretamente pimentões congelados
A técnica de descongelamento depende do prato ao qual o pimentão será adicionado:
- Se for usar para salada, descongele-a usando o método mais delicado, colocando-a na prateleira superior da geladeira. Esse método leva algum tempo, pois pode levar várias horas para que a temperatura se iguale gradualmente. Depois, seque a fruta com um pano e adicione-a à salada.
- Se o vegetal for adicionado a uma sopa, ensopado, molho, etc., não precisa ser descongelado. Basta adicionar os pedaços diretamente à panela ou frigideira.
- Você pode fazer um acompanhamento maravilhoso cozinhando legumes no vapor. Se não tiver uma panela a vapor, use o bom e velho método. Encha uma panela com um pouco de água. Coloque uma peneira com pimenta no recipiente, tampe e cozinhe no vapor por 10 minutos. É importante seguir as precauções de segurança. O escorredor deve conter apenas partes de metal. Regue com azeite e polvilhe com sementes. Uma sobremesa deliciosa e saudável está pronta.
- O vegetal recheado pode ser preparado sem descongelar. Basta colocá-lo em um recipiente, com as pontas para baixo, adicionar o molho e os temperos e cozinhar em fogo baixo por uma hora.
- Você pode descongelar as metades um pouco antes de cozinhar. Basta enxaguar com água fria e você estará pronto para fatiar.
Você não deve descongelar o vegetal completamente, pois ele ficará muito mole e aguado.











