- Classificação das culturas e características
- Anual
- Arbusto
- Frutífero
- chinês
- Pubescente
- Quais variedades são recomendadas para plantio em ambientes internos?
- Medusa
- Ogonyok
- Fogos de artifício
- Sino
- Filius Azul
- Poinsétia
- Noiva
- Pepperoncino
- Aladim
- verão indiano
- Incêndio florestal
- Fênix de Bush
- A Rainha de Espadas
- Carmen
- Górgona
- Pimenta Pequeno Milagre
- O céu inteiro está estrelado
- Condições necessárias para o cultivo da cultura
- Temperatura e iluminação
- Umidade ideal
- Dimensões do vaso
- Requisitos do solo
- Como plantar sementes
- Datas de desembarque
- Escolhendo um local adequado
- Preparação de sementes
- Métodos de cultivo
- Cuidados adequados com uma planta ornamental
- O que e como alimentar
- Regar e pulverizar
- Beliscando
- Estimulação da polinização
- Como ajudar as pimentas a sobreviver ao inverno?
- Transferir
- Formação de arbustos
- Erros comuns
Com a chegada do frio, muitos jardineiros tentam prolongar a sensação de verão. O clima quente é associado a vegetais frescos e ervas aromáticas. Uma ótima maneira de adicionar cor aos dias rigorosos de inverno é plantar pimentas ornamentais no parapeito da janela. Este vegetal único não só permite que as pessoas admirem sua cor, como também é adequado para consumo.
Pimentas ornamentais são uma adição maravilhosa a qualquer cozinha. Quem se aventura a cultivar pimentas dentro de casa frequentemente sofre com a queda dos frutos. Para evitar esse problema, você precisa seguir as regras de cuidado e selecionar as variedades certas.
Classificação das culturas e características
Existem muitas variedades de pimentas adequadas para cultivo em ambientes internos. Cada uma possui características distintas, como o formato da coroa, o formato das folhas e a cor dos frutos. O período de maturação e os cuidados necessários dependem da variedade. As pimentas de interior podem ser oblongas ou redondas.
Anual
As variedades que precisam ser plantadas anualmente são chamadas de páprica, pimentão-doce ou pimentão-vegetal. Algumas variedades, que fazem parte do grupo anual, têm sabor bastante picante. O que as diferencia das outras variedades é o fato de secarem após a colheita.
Poucas pessoas sabem que as pimentas, que não crescem por mais de um ano, podem dar frutos por um longo período.
As variedades anuais geralmente crescem como arbustos baixos. A cor e o formato dos frutos também variam.
Arbusto
Ao contrário de outras variedades, estas são mais adequadas para cultivo em ambientes internos. Quando plantadas como arbustos, o crescimento e a frutificação continuam por 5 a 6 anos. Os arbustos são densos e a frutificação é abundante.

Mesmo um arbusto pequeno pode produzir até 50 pimentas. Devido ao tamanho reduzido dos frutos, elas também são chamadas de pimentas de frutos pequenos. Outro nome é pimenta-caiena.
Frutífero
Esta variedade de pimenta recebeu esse nome devido ao formato de seus frutos. Em vez de um cone, eles se assemelham a pequenas abóboras. As variedades mais produtivas são cultivadas em ambientes internos.
O sabor da pimenta é doce, mas também possui notas picantes. O arbusto de pimenta, que produz frutos silvestres, atinge 1 m de altura. Por isso, é melhor plantá-la em uma varanda ou loggia, em vez de no parapeito da janela.
chinês
Este vegetal cresce até 40-50 cm de altura. Suas folhas são ovoides e verde-claras. Durante a floração, flores brancas com um tom esverdeado são visíveis nos galhos.

O formato da pimenta varia de acordo com a variedade. Às vezes, o vegetal assume o formato de uma lanterna. A pimenta chinesa é considerada a mais picante, por isso não é tão comum quanto outras variedades. Ela tem uma desvantagem significativa: crescimento lento.
Pubescente
Também é conhecida como felpuda. Vasos contendo a planta são colocados no chão, por ser a mais alta de todas as espécies existentes. A penugem cobre os galhos, folhas e flores. É indicada para consumo crua e tem um sabor picante.
Quais variedades são recomendadas para plantio em ambientes internos?
Com uma grande variedade de variedades, todos podem encontrar algo que se adapte ao seu gosto. Ao escolher, os jardineiros se concentram no sabor, formato e cor da fruta. Normalmente, os vasos com plantas são colocados no parapeito da janela da cozinha para manter os vegetais ao alcance. Se o espaço interno for limitado, os vasos podem ser levados para a varanda.

Medusa
A planta produz pimentões finos e alongados. Os pimentões resultantes são brancos, amarelos ou alaranjados. Quando totalmente maduros, tornam-se vermelhos.
Cada grão de pimenta não ultrapassa 5 cm de comprimento. Os frutos têm um sabor agradável e levemente picante. Essa característica os torna um ótimo tempero, adicionando um toque picante a pratos preparados. A planta também confere uma bela floração a qualquer ambiente.

Ogonyok
Pimenta Ogonyok — uma variedade frutífera que amadurece de 110 a 125 dias após o plantio das sementes. Os ovários formados eventualmente se desenvolvem em pimentões vermelhos brilhantes. Os frutos maduros são considerados muito grandes para um pimentão cultivado em casa.
Cada um pesa cerca de 50 gramas. Os vegetais têm um sabor clássico e picante. O Ogonyok cresce como um arbusto alto com vários galhos.
Fogos de artifício
Os brotos produzem pequenos pimentões amarelo-alaranjados, apontados para cima. A Salute cresce até 15 cm, sendo considerada a variedade mais baixa. Este pequeno arbusto com seus frutos longos tem uma aparência muito incomum e atraente.

Sino
Os pimentões vermelhos intensos destacam-se entre a folhagem verde. Seu formato em forma de sino é impressionante. O arbusto de 45 a 50 cm de altura combina perfeitamente com qualquer cozinha. Os pimentões oferecem um sabor adocicado. O centro do fruto revela um toque picante. Essa combinação de sabores os torna um excelente acompanhamento para pratos de carne.
Filius Azul
Um arbusto compacto de 12 cm de altura é adornado com pimentas azul-violeta. À medida que amadurecem, a cor muda para vermelho. A frutificação continua durante todo o ano. Esta variedade de pimenta requer cuidados especiais. Prefere solo rico em nutrientes, luz solar plena e regas abundantes e frequentes. Apenas uma vagem picante pode adicionar um sabor picante a um prato.

Poinsétia
Após o plantio da semente, o broto jovem cresce e se transforma em um arbusto de 30 a 40 cm de altura. Os frutos crescem até 8 cm de comprimento. Os pimentões não nascem isolados nos galhos, mas sim em cachos. Como outras variedades, eles ficam vermelhos à medida que amadurecem.
Noiva
Esta variedade forma um arbusto compacto. A "Noiva" é considerada de meia estação e produz frutos por um longo período. Cresce o ano todo em parapeitos de janelas ou varandas. Antes de atingir a maturidade técnica, as vagens apresentam uma delicada tonalidade cremosa. Uma cor vermelha intensa indica que os frutos estão prontos para consumo. As pimentas exalam um aroma refinado.

Pepperoncino
Uma planta adulta atinge cerca de 60 cm de altura. O diâmetro do fruto não ultrapassa 2 cm. Todas as pimentas do arbusto são quase do mesmo tamanho. O sabor do fruto combina bem com pratos de carne.
Aladim
Esta variedade é adequada não apenas para cultivo em ambientes internos, mas também externos. A altura do arbusto varia de acordo com o local de cultivo escolhido. À medida que amadurece, a cor da casca muda constantemente, variando do verde ao amarelo e ao roxo.

Os frutos maduros são oblongos e em formato de cone. Possuem um sabor picante pronunciado, e as pimentas exalam um aroma picante. Frutas cultivadas em ambientes fechados são menos picantes do que aquelas cultivadas ao ar livre.Este fato não afeta de forma alguma a frutificação e a quantidade da colheita.
verão indiano
A disposição dos brotos torna o arbusto compacto e, como resultado, não ocupa muito espaço. Os galhos apresentam inúmeras folhas pequenas. A cor varia do branco ao preto. Cada pimentão maduro tem uma cor e formato distintos.

Incêndio florestal
Esta variedade é caracterizada por três palavras: compacta, despretensiosa e decorativa. O arbusto produz frutos abundantemente, e a produção permanece consistente ano após ano. As pimentas raramente são consumidas frescas, sozinhas, devido à sua pungência.
Fênix de Bush
Esta variedade de pimenta é altamente decorativa. Ela se assemelha a uma esfera e cresce até 35 cm de altura. As plantas de pimenta-do-reino são frequentemente usadas para decoração de interiores.
As pimentas têm um formato clássico, medindo de 3 a 4 cm de comprimento cada. À medida que amadurecem, sua cor muda de verde para vermelho, com variações entre elas. Pimentas ornamentais são consumidas. Elas não são apenas enlatadas, mas também secas para tempero.

A Rainha de Espadas
Esta variedade de pimentão permanece verde o ano todo. Desenvolve-se bem na sombra e atinge 25 cm de altura. Os pimentões maduros são redondos. Ao contrário de outras variedades, o fruto é roxo em vez de vermelho.
Carmen
Uma variedade de pimenta ornamental de meia estação. É cultivada em peitoris de janelas durante a estação fria. No verão, pode ser transportada com segurança para áreas externas. As vagens aromáticas são usadas para secar, conservar e preparar pratos frescos. A Carmen é fácil de cuidar.
Górgona
Esta variedade recebeu este nome incomum devido à curiosa disposição dos seus frutos nos ramos do arbusto. Eles lembram os tentáculos de uma água-viva. O arbusto compacto produz grãos de pimenta picantes. Os frutos vermelhos maduros são uma excelente base para conservas.

Pimenta Pequeno Milagre
Esta variedade de maturação precoce produz frutos alongados e atraentes. Sua bela cor a torna popular entre os horticultores. A cor da pimenta muda diversas vezes durante o crescimento.
O céu inteiro está estrelado
Esta variedade é versátil e cresce em todos os locais adequados, desde áreas externas até internas. O arbusto é extenso, com numerosos ramos, atingindo uma altura de 60 a 65 cm. Os ramos produzem numerosos frutos. São pequenos, redondos e apontados para o céu. Cada fruto pesa no máximo 3 g.

Um único arbusto pode produzir frutos alaranjados, vermelhos, amarelos e roxos. A "All the Stars in the Sky" é uma variedade híbrida apreciada por suas qualidades decorativas. Os frutos maduros são usados para fazer páprica, especiarias, molhos e diversas pastas.
Condições necessárias para o cultivo da cultura
Os produtores de vegetais estão divididos sobre esta questão. Alguns consideram as pimentas ornamentais exigentes, pois a planta perene requer cuidados constantes. Outros não consideram os cuidados particularmente difíceis ou demorados.
Temperatura e iluminação
A temperatura do ar deve ficar em torno de 30 °C para garantir o pleno desenvolvimento dos frutos nos galhos, e a planta em si não precisa de cuidados adicionais. Uma queda de temperatura noturna aceitável é de 20 a 22 °C. Na primavera e no outono, os pimentões devem ser expostos a pelo menos quatro horas de luz solar direta.

Não é recomendável exceder o número de horas recomendado, pois o excesso de luz pode causar queimaduras nas folhas. Manchas desagradáveis também aparecem nos frutos. No verão, as pimentas não precisam de sombra. Se a luz natural for insuficiente, utiliza-se luz artificial.
Umidade ideal
Não há diretrizes específicas para isso. A umidade deve ser moderada. Combinada com temperatura e iluminação ideais, as pimentas prosperarão.
Dimensões do vaso
O tamanho do recipiente para pimentas ornamentais varia de acordo com a variedade da planta. Vasos pequenos são escolhidos para plantas menores. À medida que a planta cresce, o tamanho do recipiente aumenta. Os tamanhos dos vasos variam de 3,5 a 6 litros.

Requisitos do solo
Pimentões prosperam em solo neutro. Você pode preparar o solo você mesmo ou comprá-lo em uma loja especializada. Uma excelente composição de solo para pimentões é argila, folhas de fungos e areia. A proporção dos ingredientes é 2:2:1.
Como plantar sementes
Muitos fatores são levados em consideração ao semear. A taxa de germinação das pimentas depende da qualidade das etapas realizadas. O processo de plantio é simples se você seguir cuidadosamente as instruções simples.

Datas de desembarque
Para garantir que a planta produza sua primeira colheita o mais cedo possível, recomenda-se plantá-la no final do inverno. Normalmente, a época de semeadura ocorre em fevereiro.
Escolhendo um local adequado
Pimentas ornamentais podem ser colocadas em qualquer cômodo. Geralmente, são mantidas no parapeito da janela da cozinha. Este local facilita o cuidado e o monitoramento do seu crescimento.
Preparação de sementes
Isso envolve etapas simples, mas essenciais. As sementes selecionadas são deixadas de molho em água por 1 hora. Em seguida, são mantidas em um pano úmido por 24 horas. Se necessário, o pano é periodicamente encharcado com água.

Métodos de cultivo
Existem dois métodos para cultivar sementes de pimenta ornamental:
- método sem sementes e sem replantio;
- forçando mudas e transplantando-as para um local permanente.
Ambos os métodos são populares entre os produtores de vegetais. No entanto, o segundo é usado com muito mais frequência do que o primeiro.
Cuidados adequados com uma planta ornamental
Independentemente do método de cultivo escolhido, o cuidado com o plantio é o mesmo.

O que e como alimentar
Pimentas ornamentais, assim como outras plantas, precisam de fertilização. Mudanças na aparência indicam as necessidades da planta em um determinado momento. Recomenda-se a fertilização radicular e foliar. Pimentas prosperam com nitrogênio, fósforo e fertilizantes complexos.
Regar e pulverizar
Durante o verão, os arbustos são regados generosamente à medida que a camada superficial do solo seca. As plantas apreciam borrifar água pelo menos uma vez por semana. Use água em temperatura ambiente tanto para regar quanto para borrifar.

Com a chegada do tempo frio, a rega é reduzida. Durante o inverno, o solo também deve ser protegido para não secar. A planta precisa receber umidade para evitar que morra durante o inverno.
Beliscando
O procedimento afeta a aparência da planta. Após a pinçada, o arbusto fica mais espesso. Este procedimento é realizado no máximo duas vezes por verão.
Estimulação da polinização
A frutificação de pimentas ornamentais depende da polinização. Sem ela, a planta não floresce e, consequentemente, não produz frutos. A polinização pode ser feita em casa, usando uma escova cosmética ou a ponta dos dedos.

Como ajudar as pimentas a sobreviver ao inverno?
A cultura é transferida para uma sala onde a temperatura do ar é mantida a 20 °C. O solo também é umedecido periodicamente com uma pequena quantidade de água.
Transferir
Embora as pimentas não tolerem bem o transplante, este procedimento é inevitável. Ao replantar, use um vaso novo com solo fresco. Para minimizar o estresse da planta durante o transplante, transfira-a com cuidado, pendurando-a em um suporte. O principal é adicionar solo novo sem danificar a pimenta ornamental.

Formação de arbustos
Pimentas ornamentais precisam de modelagem. A poda dos galhos em excesso aumenta a produtividade, promove o crescimento e cria uma copa mais cheia. Quaisquer galhos que prejudiquem a aparência geral devem ser podados.
Erros comuns
Ao cuidar de pimentas ornamentais, as pessoas cometem erros sem nem perceber:
- Quando insetos aparecem nas folhas e galhos, os donos jogam os arbustos fora.
- Regar pimentas com água fria provoca o apodrecimento do sistema radicular.
- A pulverização regular é uma proteção contra ácaros.
- Ao plantar mudas densamente, é proibido beliscar a raiz central dos brotos.
- Os arbustos sinalizam a falta de luz perdendo suas folhas.
Pimentas ornamentais são vegetais saudáveis que atendem a mais do que apenas um propósito decorativo. Frutos maduros são tão deliciosos e aromáticos que podem adicionar variedade a qualquer prato. O cuidado adequado e regular garante floração e frutificação abundantes.











