- Vantagens e desvantagens de plantios mistos
- O que é recomendado para plantar pimentões?
- Bairro com milho
- Beringela
- Repolho
- Cenoura
- Abobrinha
- Culturas de feijão
- Tomates
- Cebola e alho
- Ervas picantes
- Algumas ervas daninhas e flores
- O que é proibido plantar com
- Batata
- Beterraba
- Outras variedades de pimenta
- As nuances da colocação de plantas em uma área
- Em campo aberto
- Na estufa
Para colher uma safra decente de pimentões em um terreno de 600 metros quadrados sem ocupar muito espaço em um pequeno jardim, você pode plantá-los intercaladamente com outras culturas. Para isso, você precisa saber quais plantas podem ser plantadas perto dos pimentões, quais plantas serão boas vizinhas e quais os prejudicarão.
Vantagens e desvantagens de plantios mistos
Jardineiros experientes usam há muito tempo o método de plantio misto, obtendo boas colheitas mesmo em pequenos lotes de jardim e citando apenas as vantagens desse método de cultivo de vegetais:
- Uso econômico da terra no jardim.
- Melhora notável no sabor dos vegetais.
- As reservas úteis do solo são consumidas gradualmente.
- As plantas protegem umas às outras de insetos e doenças nocivas.
- Economizando tempo e esforço para os jardineiros, já que é necessário menos rega e fertilização.
- Cultivar plantas simultaneamente ajuda jardineiros experientes a colher até 16 kg de vegetais e ervas variados em um único canteiro.
Os jardineiros veem uma desvantagem no plantio intercalado: o espaçamento próximo das plantações dificulta o acesso às plantas para capinar e soltar o solo.
O que é recomendado para plantar pimentões?
Embora a búlgara seja uma planta com um caráter forte, muitas culturas de jardim serão companheiras amigáveis. Sua presença não só ajudará o vegetal búlgaro a crescer e prosperar, como também o protegerá de doenças e insetos nocivos.
Pimentões doces crescem bem ao lado de (em canteiros adjacentes):
- com milho (na mesma cama);
- berinjelas;
- repolho;
- tomates;
- cenouras;
- abobrinha;
- cebola, alho (em um).
Existem muitas ervas aromáticas e até ervas daninhas com as quais o vegetal búlgaro é amigável:
- manjericão;
- tomilho;
- aneto;
- camomila;
- urtiga.

Bairro com milho
Com seu porte alto, o milho protege a "búlgara", que gosta de calor, dos ventos frios. Ele é plantado no lado norte do canteiro. Dessa forma, não bloqueia a luz solar e o calor, criando uma barreira viva contra o frio para as pimenteiras.
Beringela
As opiniões dos jardineiros divergem quanto à compatibilidade entre pimentões e berinjelas. Por um lado, ambas as plantas são da mesma família, têm necessidades de cultivo semelhantes e são suscetíveis às mesmas doenças. Esses fatores as tornam mais fáceis de cuidar.
Por outro lado, doenças na berinjela podem se espalhar rapidamente para pimenteiras vizinhas. Cultivar vegetais juntos ao ar livre é possível se você estiver confiante na saúde das mudas e do solo.
Repolho
Vegetais búlgaros não devem ser plantados ao lado de repolho no mesmo canteiro. Como o repolho se desenvolve bem com umidade, ele extrai quase todos os nutrientes do solo sem dar nada em troca. Suas folhas grandes bloqueiam a luz solar e o calor.

Para as pimentas, a falta de sol, calor e solo empobrecido são prejudiciais. No entanto, os vegetais prosperam bem em canteiros vizinhos.
Cenoura
Cenouras não são cultivadas no mesmo canteiro com pimentões devido à mosca da cenoura, que pode se espalhar para os pimentões. Embora vegetais possam ser plantados em canteiros adjacentes, eles coexistirão pacificamente sem interferir uns nos outros.
Abobrinha
Plantar vegetais juntos no mesmo canteiro não é aconselhável, pois as folhas grandes da abobrinha farão sombra aos pimentões que gostam de sol. Os vegetais podem se tornar bons vizinhos.
Culturas de feijão
Eles enriquecem o solo com nitrogênio. Os jardineiros consideram os feijões-de-arbusto especialmente benéficos para a pimenta-búlgara. Seu cheiro é insuportável para pragas da pimenta e eles consomem poucos nutrientes.
Mas as leguminosas suprimem o crescimento dos arbustos búlgaros e, além disso, as plantas sofrem das mesmas doenças. As ervilhas estão procurando apoio brotos, envolvem arbustos de pimenta, causando um efeito adverso.

Tomates
Cultivar tomates perto de casa não afeta o desenvolvimento do vegetal búlgaro nem sua boa colheita, mas em campo aberto. Este último também não tem efeitos nocivos aos tomates. Os vegetais são bons vizinhos.
Cebola e alho
Curandeiros naturais, enfermeiros de jardim. Todas as culturas de jardim prosperam junto com cebolas e alho. Os fitoncidas que eles liberam repelem pragas de insetos e matam patógenos. Cebolas e alho são plantados junto com pimentões no mesmo canteiro.
Ervas picantes
Manjericão, endro e tomilho melhoram a saúde das plantas de pimenta. O manjericão não é apenas um bom vizinho, mas um amigo próximo. O aroma das ervas é prejudicial a pragas de insetos e infecções fúngicas.

Algumas ervas daninhas e flores
Até ervas daninhas, como urtigas, dentes-de-leão e calêndulas, são plantadas perto dos pés de pimentão. Elas protegem os pimentões de doenças e insetos, enriquecem o solo com minerais úteis e facilitam a jardinagem. Não requerem fertilizantes adicionais.
Os frutos amadurecem mais rápido sob a influência do dente-de-leão.
O que é proibido plantar com
Existem muitas culturas de jardim que coexistem pacificamente com pimentões, enquanto outras não devem ser plantadas perto de pimentões doces. Em primeiro lugar, o funcho. Seu odor é prejudicial a muitas plantas. O funcho não deve ser plantado perto de nenhuma cultura.
Batata
Os arbustos de tomilho búlgaro não devem ser plantados próximos a plantações de batata. Os vegetais competirão por nutrientes, que ambas as plantas necessitam em grandes quantidades.

Doenças comuns podem afetar ambas as culturas ao mesmo tempo.
Beterraba
Pimentões e vegetais de raiz vermelha são incompatíveis. A beterraba sempre vencerá a batalha por um lugar ao sol.
Outras variedades de pimenta
Pimentões doces e suas parentes, as pimentas, nem sequer podem ser vizinhos. Eles se polinizam de forma cruzada, alterando o sabor de seus frutos. A pimenta perde sua pungência, enquanto o pimentão doce se torna amargo.
As nuances da colocação de plantas em uma área
Algumas plantas são plantadas no mesmo canteiro com pimentões, enquanto outras coexistem pacificamente. No entanto, algumas plantas — vizinhas — não interferem no crescimento dos pimentões em campo aberto, enquanto cultivar os vegetais juntos em uma estufa é impossível.
Em campo aberto
Tomates cultivados sem cobertura de filme podem ser melhores vizinhos do "búlgaro", mas em uma estufa não é aconselhável plantar vegetais juntos.

Pimentões doces crescerão e se desenvolverão no mesmo canteiro com as seguintes culturas:
- cebola, alho;
- espinafre, alface;
- tomilho, coentro;
- malmequeres, tansy, urtiga;
- manjericão, ligústico, endro.
Essas plantas protegem o caprichoso "búlgaro" de insetos e doenças nocivas.
Os pimentões doces são plantados com pelo menos 45 cm de distância, com outras culturas plantadas em fileiras entre eles. Ervas podem ser plantadas ao longo das bordas. Algumas ervas daninhas também são deixadas no local. Elas enriquecerão o solo e acelerarão o amadurecimento dos frutos.
Abobrinha, tomate, berinjela, cenoura e repolho podem crescer em canteiros adjacentes.
Na estufa
O espaço é limitado, as doenças se espalham mais rapidamente e a escolha de plantas para cultivo misto é ainda mais crítica. O segredo é usar o espaço de forma eficiente e prevenir infestações de doenças.

Plantar ervas em uma estufa protegerá as pimentas de moscas-brancas, pulgões e oídio.
Em uma estufa, os tomates, com seu crescimento alto, bloqueiam a luz solar dos pimentões. Em um espaço confinado, as doenças se espalham mais facilmente de uma planta para outra. Como as culturas compartilham doenças comuns, evitar a infecção é impossível.
Embora na questão da articulação plantando pimentões em uma estufaAs opiniões dos jardineiros divergem quanto ao posicionamento de tomates, berinjelas e outros vegetais. Plantar endro nas proximidades também é controverso. Seus fitoncidas fornecem proteção, mas as raízes abrigam moscas da cenoura e as umbelas abrigam pulgões, que são perigosos para os pimentões.
Pepinos não devem ser cultivados na mesma estufa que pimentões. Eles preferem umidade, enquanto pimentões preferem clima seco. Plantar pepinos favorece a infecção e o apodrecimento dos pimentões.
Obter uma colheita rica de vegetais e ervas, mesmo em um pequeno terreno, é perfeitamente possível com o uso adequado do espaço e o uso do plantio intercalado.












Costumo plantar tomates e pimentões na mesma estufa, mas no verão passado plantei pepinos ao lado deles. Não deu muito certo: os pepinos não deram frutos por muito tempo e também houve uma ligeira diferença no sabor. Não estou mais fazendo experiências; é melhor deixá-los em paz.