- Por que você precisa amarrar ervilhas nos canteiros?
- Métodos e esquemas de fixação
- Qual material é adequado para liga?
- Que suportes e ligas você pode fazer?
- Suporte natural
- Cerca
- Estacas de suporte
- Tenda
- Treliça portátil
- Suporte na rede
- Treliça de aro de bicicleta
- Revisão de materiais adquiridos para amarrar ervilhas
Ao plantar ervilhas ao ar livre, é essencial saber como amarrá-las. Isso ajuda a melhorar a qualidade da colheita. Há muitas maneiras de instalar suportes. Você pode fazer o seu próprio ou comprar um pronto no mercado. Nem todos os materiais são adequados para amarrar leguminosas, e alguns podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da planta.
Por que você precisa amarrar ervilhas nos canteiros?
Há vários motivos pelos quais os jardineiros devem ter o cuidado de amarrar os caules das ervilhas em tempo hábil:
- Este procedimento melhora o acesso de ar, luz e calor às camadas inferiores da planta. Essas condições são essenciais para o amadurecimento uniforme da colheita doce.
- O risco de apodrecimento, doenças fúngicas e bacterianas é reduzido, pois todas as partes da planta são bem aquecidas e ventiladas.
- É mais fácil realizar tratamentos preventivos e terapêuticos da planta.
- O método de plantio vertical permite economizar espaço no local.
- A colheita da safra madura é fácil, com as vagens visíveis. A colheita na hora certa estimula a formação de vagens novas e jovens, prolongando o período de frutificação.
- Os frutos colhidos são armazenados por mais tempo, pois são menos afetados por pragas.

Você pode construir uma estrutura de amarração simples ou mais complexa. O segredo é selecionar os materiais certos e seguir todas as instruções.
Métodos e esquemas de fixação
Cada jardineiro escolhe seu próprio método para amarrar ervilhas. Alguns optam por uma estrutura simples, composta por estacas com uma corda esticada entre elas, enquanto outros constroem estruturas portáteis ou dispositivos com materiais descartados.

Se os arbustos forem pequenos, estacas de madeira são instaladas a 12 centímetros dos caules. Elas podem ser colocadas a qualquer momento, mas é melhor fazê-lo quando os caules atingirem 25 centímetros de altura.
Para uma plantação grande, uma treliça em fileira é adequada. É melhor instalar a estrutura antes de semear as ervilhas. Isso evitará danos às plantas posteriormente.
Qual material é adequado para liga?
Como material para ligas, você pode escolher:
- cordão de cânhamo ou polietileno;
- Clipes especiais para amarrar plantas são práticos de usar;
- corte tiras de tecido macio;
- As braçadeiras de plástico com uma trava conveniente permitem fixar a haste na distância desejada do suporte.
Evite usar materiais ásperos que possam danificar a planta, como barbante ou arame. Chuva ou vento podem causar rachaduras no caule onde ele é amarrado.

Que suportes e ligas você pode fazer?
Você mesmo pode fazer um suporte para ervilhas:
- Um galho forte de árvore, colocado perto de cada arbusto, pode servir de suporte.
- A partir de vários galhos você pode construir um suporte em forma de cabana.
- Você pode conectar as barras acima do arbusto.
Qualquer material disponível no seu jardim serve. Rodas de bicicleta, bastões e cordas, por exemplo, servem.

Suporte natural
Outra planta plantada nas proximidades, com um caule mais forte e reto, às vezes serve como suporte natural para ervilhas. Para esse propósito, girassóis, milho e outras culturas de grãos podem ser plantadas nas proximidades.
Cerca
A maneira mais simples e fácil é plantar ervilhas ao longo de uma cerca. A cerca pode ser de madeira ou de arame.

- Uma cerca de madeira é a opção ideal. Ela retém o calor por muito tempo e não esquenta demais com o sol.
- A vantagem de uma cerca de arame é que os furos na malha permitem que os brotos da planta se agarrem aos brotos da planta, sem bloquear a passagem da luz.
- É ruim se a cerca tiver uma base de metal. O material esquenta rapidamente ao sol e fica quente. Isso pode fazer com que os talos das ervilhas sequem.
Se a cerca for sólida, considere o local de plantio. As ervilhas são plantadas no lado que recebe mais luz solar.
Estacas de suporte
Se você tem poucos arbustos no seu jardim, não adianta criar estruturas complexas. Basta fincar estacas de até 1 metro de altura perto de cada arbusto, a 12 centímetros do caule, para evitar danificar as raízes.

Há outra maneira de instalar estacas. Fixe-as com 50 centímetros de distância ao longo de todo o comprimento do canteiro. Cordas ou redes são amarradas entre as estacas. À medida que as ervilhas crescem, suas gavinhas se agarram ao suporte, criando uma espécie de muro verde.
A desvantagem desse método é a necessidade de fazer um grande número de estacas, o que não fica muito agradável esteticamente em um terreno de casa de veraneio.
Tenda
Um poste de até 2 metros de comprimento é instalado no centro do terreno onde as ervilhas serão plantadas. Estacas são instaladas em círculo, a cada 70 centímetros, e suas pontas são conectadas com arame próximo ao poste central. Cordas ou galhos finos são amarrados ao poste para suporte.
Treliça portátil
De acordo com as regras de rotação de culturas, ervilhas não podem ser plantadas no mesmo local por três anos consecutivos. Por isso, jardineiros experientes instalam treliças portáteis.

Os postes verticais de 2 metros de comprimento são conectados com parafusos, e a estrutura é fixada com quatro postes laterais. Em seguida, um barbante é amarrado às vigas horizontais em intervalos de 30 centímetros.
Em sua forma final, a estrutura se assemelha a duas escadas conectadas entre si, ou a um triângulo.
Suporte na rede
Na loja, você deve comprar uma tela de construção de metal ou plástico com 2 metros de largura. Há duas maneiras de instalar a tela em um canteiro de horta:
- Estacas são cravadas nas bordas do canteiro e a rede é fixada a elas. Isso cria um arco sobre o canteiro. As ervilhas são plantadas tanto na parte externa quanto na interna da estrutura, de preferência em um padrão escalonado.
- Cercas de arame também podem ser instaladas como cercas. Elas são esticadas entre estacas. As estacas são cravadas em três pontos. A tela é fixada às estacas com arame.
Você pode fazer sua própria rede. Instale suportes de 2 metros de altura em ambos os lados do canteiro. Amarre barbante neles em várias fileiras.

Treliça de aro de bicicleta
Uma maneira única e prática de amarrar ervilhas é criar uma treliça usando um aro de bicicleta. Uma treliça pronta pode suportar até 30 plantas. Para criar esta treliça, você precisará de dois aros de bicicleta sem raios, uma estaca de vergalhão de 2,2 metros de comprimento e um pouco de barbante.
Coloque um arco no chão e instale a armadura no centro. Prenda o outro arco na outra extremidade do suporte vertical com arame. A corda é esticada entre os dois anéis.

Revisão de materiais adquiridos para amarrar ervilhas
A loja oferece uma ampla seleção de suportes para qualquer planta trepadeira:
- Tela galvanizada rígida. Ela é instalada em um único local, portanto, após três anos, você precisará selecionar um novo local e suporte para as ervilhas. Para o cultivo de leguminosas, uma tela de 1 a 2 centímetros é a melhor opção. A base não enferruja e dura muitos anos.
- Tela plástica. Este material permite que o suporte seja instalado apenas durante a estação quente, sendo removido no inverno. Portanto, a estrutura deve ser leve.
- Treliças de metal, plástico ou madeira. Há até versões decorativas desses suportes, perfeitas para enfeitar seu jardim.
- Arcos de estufa (devem ter pelo menos 1 metro de comprimento). Inicialmente, os arcos são usados como estufa para vegetais e, no verão, são convertidos em suportes para plantas trepadeiras.
O procedimento de amarração deve ser realizado com cuidado. Os caules frágeis das ervilhas são facilmente danificados. Os materiais devem ser de alta qualidade. Isso garantirá uma colheita abundante em quantidade e qualidade.











