O adubo verde de leguminosas é o melhor fertilizante orgânico para restaurar a composição do solo. As leguminosas acumulam nitrogênio e nutrientes e os repõem no solo. Um sistema radicular forte torna o solo respirável. As ervilhas, uma planta anual de crescimento vigoroso, são ideais para uso como adubo verde. Elas minimizam o crescimento de ervas daninhas e inibem bactérias patogênicas.
Benefícios das ervilhas como adubo verde
A principal vantagem é a eficácia de seu uso na restauração da composição do solo, graças ao crescimento intensivo da planta.
Benefícios das ervilhas para melhorar a qualidade do solo:
- melhora rapidamente a qualidade do solo;
- melhora a estrutura do solo;
- As ervilhas atraem insetos benéficos que ajudam a controlar pragas de jardim;
- resistência à geada;
- fácil de cultivar;
- crescimento rápido;
- sombreia a superfície da Terra, o que ajuda a protegê-la do superaquecimento;
- baixo custo do material de plantio;
- proporciona excelentes resultados no aumento da fertilidade do solo;
- facilidade de colheita, não necessitando de equipamentos especiais;
- aumenta a atividade da microflora benéfica;
- produz uma colheita rica e saborosa.
Ao enriquecer o solo, o adubo verde reduz ervas daninhas e atua como um bom preventivo contra bactérias patogênicas. Além desses benefícios, ele recompensa os jardineiros com uma colheita farta e saborosa.

Como elas afetam o solo?
À medida que as ervilhas crescem, a drenagem natural e o solo se soltam, permitindo que a água e o ar penetrem com mais facilidade. Consequentemente, as plantas plantadas na área de adubo verde crescerão melhor e criarão raízes através das passagens de ar criadas pelas ervilhas.
O sistema radicular impede:
- erosão do solo;
- crescimento de ervas daninhas;
- rachaduras no solo.
A planta leguminosa ajuda a repor o valor nutricional do solo e satura-o:
- potássio;
- azoto;
- amido;
- microelementos;
- fósforo.
O adubo verde é uma ótima alternativa aos fertilizantes químicos, ideal para jardineiros que praticam a agricultura natural.
A decomposição dos resíduos agrícolas só ocorre em solo úmido. Portanto, para atingir o efeito desejado, é necessária irrigação adicional regular.
Jardineiros cobrem o solo sob as plantas perenes com caules secos. Isso resulta em uma boa cobertura morta, ajudando a proteger o solo do congelamento no inverno e facilitando a resistência das plantas perenes às geadas sazonais.
Quando e onde plantar ervilhas para adubo verde
Como adubo verde, recomenda-se plantar ervilhas em uma área não utilizada nesta temporada. Isso permitirá que o solo descanse e seja enriquecido com matéria orgânica, o que ajudará a garantir uma colheita abundante no próximo ano.
A semeadura do adubo verde é feita:
- antes do plantio da cultura principal;
- após a colheita da safra principal.
A melhor época é a primavera. As ervilhas são semeadas quando o perigo de geada já passou. Na maioria das regiões, isso ocorre na segunda quinzena de maio. Para prolongar o período de crescimento das ervilhas, replante as sementes duas semanas após o plantio inicial.
Você também pode plantar a ervilha em julho, após o inverno ou o início da colheita dos vegetais. A planta não é tolerante ao frio, então não faz sentido plantá-la no outono. Plantar ervilhas na segunda metade do verão aumenta o risco de pragas e doenças. A semeadura na primavera é menos suscetível a doenças.

As leguminosas podem ser semeadas em qualquer solo:
- pesado;
- luz;
- denso;
- arenoso.
Não é recomendado semear adubo verde duas vezes no mesmo local.
A cultura prefere solo plantado após o plantio de tomates e batatas. As sementes são plantadas secas. Para aumentar a germinação, recomenda-se deixar as sementes de molho em água por 4 horas.
Recomendações para o plantio de sementes:
- plantada a uma profundidade de 5 centímetros;
- a distância entre as fileiras é de 25 centímetros;
- São distribuídas 100 ervilhas por metro quadrado;
- a distância entre as sementes é de 3 centímetros.

Instruções de cuidado:
- é fornecido suporte adicional para o crescimento dos brotos;
- regar a planta somente durante períodos de seca;
- Como os pássaros adoram comer sementes, é recomendável colocar uma cobertura sobre o canteiro antes que as mudas apareçam;
- As ervas daninhas ao redor da planta são removidas periodicamente.
Por causa de seus caules trepadeiras, ela é frequentemente plantada ao lado de plantas de suporte, como:
- aveia;
- milho;
- Capim-sudão.
Para prevenir doença da ervilha, recomenda-se plantar manjericão ou mostarda nas proximidades, que repelem as principais pragas das leguminosas.
Para quais culturas ele é adequado?
As seguintes culturas crescem bem nos canteiros após o adubo verde:
- cereais;
- beladona.
Na maioria das vezes, depois das ervilhas, eles plantam:
- batata;
- pimenta;
- morangos;
- tomates;
- morangos;
- couve-flor;
- pepinos;
- repolho branco.

A planta entra rapidamente em dormência, por isso é podada ainda verde. Seu extenso sistema radicular e brotos apodrecidos ajudam a enriquecer o solo com nutrientes necessários para o crescimento de outras culturas. Também torna o solo arejado e leve.
Quando e como colher ervilhas para adubo verde
Corte as folhas verdes três semanas antes do plantio das culturas de inverno. Para criar um fertilizante natural, pique os caules e deixe-os de molho em água fervente por uma semana e meia. A massa resultante é uma fonte valiosa de potássio e nitrogênio.
O adubo verde é cultivado nos canteiros até que as principais culturas da horta estejam prontas para o plantio. As ervilhas amadurecem completamente 12 semanas após a semeadura.
Opções colheita de ervilhas:
- O método mais simples é simplesmente cavar os canteiros. A planta é enterrada no solo e a cultura principal é plantada por cima.
- Usando um estilete, corte os caules da planta dois centímetros abaixo do nível do solo. Os vegetais são então plantados. As pontas são usadas para cobrir o solo.
- Cave buracos próximos à cultura principal e plante ervilhas neles. Depois que o adubo verde brotar 5 centímetros, corte os brotos e coloque-os no canteiro. Este método é o mais trabalhoso, mas também o mais eficaz.

Contra quais doenças e pragas ele ajuda?
As leguminosas ajudam no combate aos insetos:
- As larvas do verme-arame prosperam em solo ácido e representam uma ameaça significativa para as batatas. O inseto não tolera a proximidade de leguminosas, por isso as ervilhas são consideradas um controle de pragas eficaz.
- A área de adubo verde atrai uma variedade de insetos benéficos que se alimentam de ácaros da cebola. Isso se deve às propriedades melíferas da ervilha.
- A planta solta o solo e limpa os canteiros de nematoides.
O adubo verde previne o desenvolvimento de doenças fúngicas e bacterianas. Se você plantar uma planta da mesma família ao lado, o risco de doenças virais será maior.











