Descrição das variedades de ervilhas para semeadura e cultivo, a que família pertencem

As ervilhas são uma planta popular da família das leguminosas e apresentam inúmeras variedades. São utilizadas em conservas e no consumo in natura. Podem ser utilizadas para fins cosméticos e também como fertilizante natural para jardins.

Descrição botânica

A planta pertence à família das leguminosas. Assemelha-se a um pequeno arbusto com várias folhas e brotos longos, também chamados de estolões. O comprimento médio dos brotos é de até 30 cm. Entre muitas outras leguminosas, destaca-se pelo formato das folhas, que lembra duas pequenas folhas fundidas formando um barco.

As ervilhas são uma cultura autopolinizadora. Esta planta herbácea tolera flutuações de temperatura. O fruto apresenta-se como uma vagem cilíndrica, em forma de sabre ou lisa. O arbusto da planta permanece verde durante todo o verão. Este gênero de leguminosas é caracterizado pela sua resistência a doenças. A cultura é nativa de todas as regiões da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia.

Origem e características

As ervilhas são uma planta comum da família das leguminosas. Isso se deve à sua facilidade de cultivo e sabor. A cultura teve origem na antiguidade; historiadores afirmam que sementes de ervilha como resultado de escavações que datam de mais de 8.000 anos. As primeiras amostras foram encontradas durante escavações na França e na Suíça.

As ervilhas surgiram na Rússia no século VIII, mas o cultivo se espalhou no século XVIII. Os produtores começaram a desenvolver diversas variedades que diferiam não apenas no sabor, mas também no tempo de amadurecimento e no rendimento.

ervilhas

Característica Significado
Arbusto Pequeno em tamanho, espalha-se pelo solo
Raízes das plantas Raiz axial, pouco desenvolvida, penetra em camadas profundas do solo
Inflorescências Brancas, rosadas ou vermelhas, elas geralmente são encontradas perto das folhas e atingem até 3-5 cm de diâmetro.
Folhas Verde, às vezes com um tom cinza
Feto O fruto da cultura consiste em 3 a 10 ervilhas (feijões), que são envoltas em uma casca verde cilíndrica, que fica amarela e seca à medida que amadurece.

A cultura é caracterizada por um curto período de amadurecimento; após a floração, os frutos aparecem 12 a 15 dias depois. Em média, as ervilhas verdes são colhidas em meados de junho. Após o amadurecimento, as ervilhas podem cair no chão sozinhas.

ervilhas

Composição e propriedades benéficas

A cultura da ervilha tem as seguintes propriedades benéficas:

  • aumentando a imunidade;
  • aumentando a energia e preparando-se para a atividade física;
  • remoção de doenças oncológicas;
  • restauração do sistema cardiovascular;
  • remoção de colesterol prejudicial;
  • normalização do processo digestivo;
  • redução de açúcar para pessoas que sofrem de diabetes;
  • perda de peso;
  • melhora a condição da pele e do cabelo.

As leguminosas saturam o corpo com microrganismos benéficos e melhoram o funcionamento dos órgãos internos.As ervilhas contêm um grande número de microelementos essenciais para os seres humanos.

ervilhas

Selênio

Este mineral facilita a quebra de aminoácidos. Este elemento é essencial para os seres humanos; a deficiência de selênio pode desencadear distúrbios do sistema nervoso e levar a convulsões.

Além disso, o selênio promove a eliminação de metais radioativos e é necessário para o funcionamento normal do corpo.

Arginina

Um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo humano. Devido a condições ambientais desfavoráveis, este elemento pode estar deficiente; comer ervilhas ajuda a fornecer ao corpo a quantidade necessária de arginina. Os benefícios deste aminoácido incluem:

  • normaliza o fluxo sanguíneo para todos os órgãos humanos;
  • ajuda a prevenir espasmos;
  • remove amônia do corpo;
  • normaliza a pressão arterial.

Ervilhas com arginina

A substância também promove a queima de células de gordura e sua conversão em energia.

Proteína

As ervilhas são uma cultura que pode servir como fonte de proteína. A proteína é essencial para o corpo humano como transportadora, levando todos os componentes necessários aos órgãos internos.

Lisina

Uma substância que não é produzida pelo corpo, mas é obtida através do consumo de certos alimentos. Essa substância é responsável por manter as defesas do corpo e promover a formação do tecido muscular.

Ervilhas lisinas

Ácido nicotínico

Este ácido está envolvido no processo digestivo e melhora a circulação celular. Comer ervilhas ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo.

Tiamina

A substância ajuda a retardar o processo de envelhecimento do corpo. Também forma uma camada protetora para as células e impede a penetração de substâncias nocivas, como álcool e tabaco.

Fibra

Cem gramas de ervilhas contêm 1 grama de fibra. Essa substância acelera a digestão e reduz a fome. Ela remove toxinas prejudiciais e limpa o intestino.

Ervilhas lisinas

Clorofila, cálcio, ferro

A clorofila é uma substância encontrada em todos os alimentos verdes. Ela promove a saúde digestiva e melhora a saúde da pele.

Cálcio e ferro são componentes que melhoram a condição do sistema esquelético e restauram o funcionamento de todos os órgãos internos.

Microelementos

As ervilhas contêm um grande número de microelementos, que incluem:

  • zinco;
  • cromo;
  • flúor;
  • enxofre;
  • silício.

Ervilhas lisinas

O consumo regular de ervilhas fornece ao corpo humano elementos essenciais e reduz o risco de doenças.

Antioxidantes

O consumo deste produto é recomendado como medida preventiva contra o câncer. Os flavonoides presentes nas ervilhas reduzem a formação de células cancerígenas e removem compostos tóxicos.

Piridoxina

A piridoxina é uma substância responsável pela beleza da pele. Pode ser usada para prevenir cãibras e inflamações.

ervilhas

Aminoácidos

Os componentes vegetais das ervilhas têm uma estrutura semelhante aos aminoácidos de origem animal. O consumo de ervilhas é recomendado para pessoas que não consomem produtos cárneos, pois fornece ao corpo micro e macronutrientes essenciais.

Contraindicações

O consumo de ervilhas é contraindicado nas seguintes doenças:

  • nefrite;
  • gota;
  • doenças do sistema digestivo;
  • colecistite;
  • período de amamentação.

Não é recomendado comer ervilhas para pessoas com sistema digestivo enfraquecido ou flatulência frequente.

ervilhas

Classificação

As variedades de ervilha são divididas nos seguintes tipos:

  • classe de açúcar - usado para cozinhar;
  • classe cerebral - usada para consumo cru;
  • classe de descascamento - usada para blanks.

Cada classe de leguminosa tem suas próprias características e qualidades de sabor que devem ser levadas em consideração durante o cultivo.

Cerebral

As ervilhas têm uma superfície áspera, que lembra um pouco um cérebro, daí o seu nome. Essas variedades têm um sabor delicado e contêm um teor de açúcar mais alto. São usadas para enlatados.

Ervilhas cerebrais

bombardeio

Um tipo de ervilha mais frequentemente usado para enlatados e consumo fresco. As cascas em que as ervilhas são colocadas não são adequadas para consumo.

Este tipo de ervilha se decompõe após o amadurecimento e se transforma em material de semente.

Açúcar

Este tipo de leguminosa é consumido com a casca. As ervilhas não possuem divisórias na vagem. A leguminosa imatura é usada na culinária e contém um componente benéfico chamado selênio.

Variedades populares

Entre a grande lista de variedades populares, é necessário destacar os tipos que são comuns entre os jardineiros.

Ervilhas cerebrais

Esta variedade de ervilha é considerada uma variedade de maturação precoce. É chamada de Vera por um motivo: a cultura é de alto rendimento e tolerante à seca. As vagens contêm até nove ervilhas, que geralmente são de tamanho uniforme. As vagens têm formato uniforme, e a planta germina bem e produz frutos uniformemente. Em média, um metro quadrado pode render até 700 gramas de ervilhas. Para garantir a frutificação, é necessário adicionar regularmente nutrientes e água adicionais em tempo hábil.

Alfa

Uma variedade de maturação precoce com alto teor de açúcar. O pequeno arbusto se espalha pelo solo, produzindo grãos suculentos e de sabor delicado. Tolera a seca e pode ser consumido fresco ou congelado. É resistente a doenças e requer poucos cuidados especiais.

Ervilha alfa

Ambrósia

O arbusto amadurece em 47 dias e é considerado uma cultura de alto rendimento. A planta forma um arbusto que pode atingir 75 cm de altura; recomenda-se o uso de estacas para garantir uma colheita adequada. Cada vagem contém de 8 a 10 ervilhas. A safra começa a dar frutos em meados de junho e é conhecida por seu sabor delicioso.

Açúcar infantil

Esta variedade tem um período de maturação no meio da estação, com duração de até 60 dias. Os arbustos atingem 70 cm de altura, sendo necessário o uso de estacas e suporte. Cada vagem contém, em média, 10 ervilhas. Os grãos são doces e adequados para enlatamento.

Importante: Uma característica distintiva desta variedade de ervilha é a ausência de divisórias. Portanto, as ervilhas podem ser consumidas com casca ou com as vagens.

Açúcar infantil

Oscar

Esta é uma cultura de alto rendimento, com um período de maturação de até 60 dias. Os arbustos precisam ser estaqueados. As vagens são grandes, contendo até 12 ervilhas. A fertilização regular é necessária para garantir uma colheita produtiva.

faraó

Ervilha de meia estação, com maturação em até 70 dias. Produz alto rendimento e raramente é suscetível a doenças. Os grãos têm sabor delicado e são adequados não apenas para enlatamento, mas também para congelamento e consumo fresco. A planta produz numerosas inflorescências, que posteriormente formam duas vagens.

Ervilha faraó

Atlanta

A planta amadurece 65 dias após a semeadura. Os grãos são grandes, com 10 por vagem. As sementes têm uma casca enrugada e contêm alto teor de açúcar. São adequadas para enlatamento.

Prêmio

A cultura é uma variedade de debulha, com um período de maturação de 57 dias. O arbusto atinge até 75 cm e precisa de suporte. Um único arbusto pode ter até 14 inflorescências. A vagem é grande, atingindo até 12 cm, e contém até 10 ervilhas. Podem ser colhidos até 5 kg de rendimento por metro quadrado.

Esmeralda

Esta planta é uma variedade de meia estação, amadurecendo em até 60 dias. O arbusto atinge uma altura de até 70 cm, mas possui brotos fortes que podem ser deixados sem suporte. As ervilhas são enrugadas e ocorrem em vagens de 10 a 11. Esta cultura tem um sabor suculento e é adequada para todos os tipos de processamento.

Ervilha esmeralda

Troparion

Esta é uma variedade de baixo crescimento. O arbusto atinge 45-50 cm de altura. As vagens são pequenas, contendo seis ervilhas de cores vibrantes. O produto tem excelente sabor, resistência moderada a doenças e requer fertilização.

Beladona

Esta planta é uma variedade de maturação tardia. As ervilhas têm uma superfície ondulada e são classificadas como semelhantes a um cérebro. A vagem é verde com tons de azul. Cada vagem contém nove ervilhas. A cultura tolera bem a seca e não requer fertilização regular.

Calvedon

Esta variedade é considerada uma das melhores na classe de leguminosas cerebrais. A planta tem arbustos pequenos e é caracterizada por altos rendimentos. As plantas são virtualmente resistentes a doenças. As ervilhas são doces, suculentas e, na maioria das vezes, consumidas cruas. No entanto, podem ser congeladas e enlatadas.

Ervilhas Calvedon

Estréia

Adequado para climas quentes, o arbusto se espalha e pode se espalhar pelo solo. É altamente resistente a doenças. Tem rendimento médio e é usado principalmente para consumo cru.

Bolo de mel

Pertence à variedade açucareira, caracterizada pelo amadurecimento precoce. As ervilhas têm um sabor característico. São consumidas frequentemente frescas. Rendimento médio.

Gigante doce

A planta leva apenas 60 dias para amadurecer após o plantio. As vagens e ervilhas são grandes e contêm uma grande quantidade de açúcar. No entanto, durante o crescimento, a planta requer fertilização e rega regulares.

Gigante doce

Usos da planta

A cultura pode ser utilizada tanto na alimentação quanto em outras indústrias. Seu conteúdo de micro e macroelementos benéficos pode ser utilizado para efeitos terapêuticos no corpo humano.

Culinária

As ervilhas podem ser usadas em uma variedade de pratos. Seu excelente sabor as torna um acompanhamento perfeito para outros vegetais e pratos de carne. Devido aos seus componentes, a leguminosa pode ser congelada, enlatada ou usada crua na culinária. As ervilhas também podem ser assadas e usadas para fazer farinha de ervilha, que contém todos os componentes benéficos necessários para o bom funcionamento do cérebro.

Gigante doce

Doméstico

As ervilhas são frequentemente utilizadas como suplemento vitamínico para animais de criação, como porcos, coelhos e gado. Não se utilizam apenas ervilhas frescas, mas também as folhas e caules da planta. Após o amadurecimento, as sementes também são utilizadas durante o inverno. As ervilhas são uma cultura de adubo verde e atuam como fertilizante natural. Os caules e vagens também podem ser usados ​​para adicionar minerais ao solo.

Medicinal

Na medicina, as ervilhas podem ser usadas nas seguintes áreas:

  • como um agente antitumoral;
  • diurético;
  • para aumentar a permeabilidade dos ductos biliares;
  • medicamento antisséptico;
  • doença de pele;
  • para normalizar os níveis de açúcar no plasma;
  • restauração da função intestinal.

ervilhas nas mãos

Extratos de plantas são usados ​​para fazer medicamentos.

Cosmetologia

As ervilhas são usadas para tratar acne e normalizar a função das glândulas sebáceas. As máscaras de ervilha também podem ser usadas para os seguintes propósitos:

  • para remover rugas finas;
  • como máscaras antienvelhecimento para maior elasticidade da pele;
  • tonificação da pele;
  • Máscaras de ervilha e aloe restauram o equilíbrio hídrico nas camadas profundas da pele;
  • reduzir a inflamação e a coceira.

Não são utilizadas apenas ervilhas verdes, mas também sementes, que são pré-cozidas no vapor e moídas até virarem polpa.

ervilhas nas mãos

Crescente

Para obter uma colheita abundante, é necessário seguir as diretrizes de plantio e cuidados. Também é essencial selecionar cuidadosamente o local de plantio e as culturas adjacentes na horta.

Seleção e preparação do local

Antes de plantar, é necessário preparar adequadamente o solo, removendo todas as plantas e raízes, adicionando fertilizante e cavando.

Requisitos do solo

Para garantir uma colheita abundante de ervilhas, é essencial selecionar um solo fértil. As leguminosas preferem solo moderadamente ácido com baixo teor de nitrogênio. O solo deve ser leve; isso não só acelerará a germinação, como também promoverá o rápido desenvolvimento da cultura.

cultivando ervilhas

Predecessores

As ervilhas agem como adubo verde e podem restaurar o solo, mas é necessário levar em conta certas características e escolher as culturas precedentes corretas para o canteiro.

Batata

O solo onde as batatas foram plantadas anteriormente precisa ser restaurado, e as ervilhas funcionam como adubo verde e podem ser usadas como fertilizante. As raízes das leguminosas penetram profundamente no solo, enquanto as batatas estão mais próximas da superfície, permitindo que as leguminosas recebam todos os nutrientes necessários.

Repolho

Repolho e As ervilhas não têm pragas comuns, para que leguminosas possam ser plantadas. No entanto, antes do plantio, é necessário adicionar fertilizantes orgânicos e potássicos. Essas adições promoverão o crescimento das plantas e aumentarão a produtividade.

repolho no jardim

Abóbora

Plantando ervilhas É possível plantar ervilhas depois das abóboras, pois as plantas não interferem no crescimento umas das outras. Jardineiros também afirmam que plantar ervilhas, abóboras e abobrinhas no mesmo terreno reduz o risco de infestação de pragas.

Pepinos

Plantar leguminosas após os pepinos ajuda a restaurar o solo e a reabastecê-lo com nutrientes e minerais essenciais. As leguminosas podem prosperar em qualquer condição com os devidos cuidados.

Tomates

As ervilhas costumam render uma grande colheita quando plantadas depois dos tomates, mas as diretrizes de rega são essenciais. Os tomates costumam ser suscetíveis à podridão das raízes e, em condições de alta umidade, as leguminosas também podem ser suscetíveis a esse tipo de fungo.

tomates no jardim

Fertilizante

A aplicação de fertilizantes no solo é realizada de acordo com o seguinte esquema:

  • durante o período de preparação do solo - fertilizantes potássicos e superfosfato (30 gramas por metro quadrado);
  • fertilizantes de boro - aplicados pelo método da raiz antes da formação das inflorescências;
  • fertilizantes de microelementos são aplicados pelo método da raiz durante o período de formação da inflorescência;
  • Recomenda-se usar fertilizantes orgânicos após a queda das inflorescências.

Se as ervilhas não estiverem crescendo bem, podem ser usados ​​fertilizantes como ureia e nitrogênio, que são dissolvidos em água e aplicados nas raízes durante a rega.

Preparação do material da semente

A fim de as ervilhas brotaram rapidamente, é essencial tratar adequadamente o material de plantio. A imunidade da cultura e o risco de doenças dependem do tratamento adequado das sementes.

Gigante doce

Mergulhe

Antes da semeadura, as mudas devem ser tratadas e embebidas. Para isso, coloque as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio ou ácido bórico (1 g para cada 5 litros de água), deixe as mudas descansarem por 30 minutos e depois seque-as. Para garantir uma germinação rápida, deixe as ervilhas de molho em água por 24 horas.

Seleção

Sementes bem selecionadas são a chave para uma colheita bem-sucedida. Para selecionar as sementes, prepare uma solução salina misturando uma colher de sopa de sal em um litro de água. Coloque as sementes na solução e deixe descansar por 20 minutos. Quaisquer sementes danificadas flutuarão para a superfície. Remova-as com cuidado, deixando apenas as ervilhas que afundaram no fundo do recipiente.

ervilhas no jardim

Quando plantar

As leguminosas são plantas resistentes ao frio, portanto, o plantio deve ser feito após 20 de abril. No entanto, se as condições climáticas forem desfavoráveis, o plantio pode ser feito no início de maio, permitindo que o solo seque e aqueça. As ervilhas também podem ser plantadas ao longo de junho, caso se deseje uma colheita mais tardia.

Ao cultivar mudas em estufas, elas são plantadas no solo no início de maio, sob uma cobertura de filme.

Diagrama de plantio

Para semear ervilhas, você precisa seguir o seguinte esquema:

  • o solo é escavado e solto;
  • são feitos buracos para semear sementes;
  • a distância entre os furos deve ser de pelo menos 30 cm;
  • a distância entre as ervilhas deve ser de 6 cm;
  • Depois que as ervilhas forem colocadas no solo, é necessário polvilhar os buracos com terra e compactá-la um pouco;
  • regar o local de plantio.

Gigante doce

Se o plantio for realizado em condições climáticas variáveis, é recomendável cobrir o local de plantio com filme plástico à noite.

Cuidado

Cuidar de ervilhas não requer nenhuma habilidade especial. Para garantir que a plantação se desenvolva rapidamente, é necessário regar e afofar o solo regularmente. Também é importante garantir que as plantações não sejam danificadas por pássaros.

Afrouxamento

O solo é solto imediatamente após o surgimento dos primeiros brotos. Isso é necessário para oxigenar o solo e reduzir o risco de apodrecimento das raízes. Primeiro, remova todas as ervas daninhas que crescem perto da plantação e, em seguida, solte o solo a uma profundidade de 5 cm. Recomenda-se soltar o solo antes de cada rega.

Gigante doce

Rega

As ervilhas podem apresentar redução na produção durante os períodos de calor, por isso recomenda-se a umidade regular do solo. A planta requer mais umidade durante a floração. Recomenda-se regar a cada três dias durante a floração. Durante a formação dos frutos, regue a cada quatro ou cinco dias.

Proteção contra doenças e pragas

Uma praga comum que afeta as ervilhas é a lagarta-preta. O inseto se reproduz por meio de lagartas, que geralmente hibernam no solo e atacam a cultura. As lagartas eclodem e se transformam em mariposas, que depositam seus ovos em flores e folhas. As larvas danificam folhas e inflorescências e são frequentemente encontradas dentro das vagens.

Para o tratamento, utiliza-se uma infusão de raízes de bardana, com a qual se realiza a pulverização; também podem ser utilizados pesticidas especiais para o tratamento de leguminosas.

Gigante doce

O oídio é uma doença comum. Para combatê-la, use uma infusão de cardo-mariano. Misture 100 gramas da erva com 5 litros de água e deixe em infusão por 24 horas.

Colheita e armazenamento de culturas

A colheita ocorre no final de junho ou mais tarde, dependendo da variedade. As ervilhas são colhidas várias vezes à medida que amadurecem. As ervilhas para conserva são colhidas verdes para garantir uma conserva suculenta e saborosa. Um padrão reticulado na vagem indica que a vagem está madura demais.

Após a colheita, as ervilhas podem ser armazenadas por até 7 dias. No entanto, para preservar todo o seu sabor, recomenda-se processá-las em até 2 dias.

Importante: Para garantir que o produto mantenha sua aparência fresca, as vagens maduras devem ser colhidas pela manhã, antes do início do tempo quente.

górgona madura

Dicas e recomendações

Para obter uma colheita, você deve seguir estas recomendações:

  • Para obter o dobro de ervilhas, você precisa beliscar o arbusto;
  • É necessário colher regularmente a safra após o amadurecimento das vagens; as verdes são deixadas para amadurecimento posterior; este procedimento evitará o aparecimento de produtos muito maduros;
  • Não plante ervilhas nos locais onde elas cresceram no ano passado, pois isso levará a uma quantidade insuficiente de nutrientes para as plantas e a um baixo rendimento.

Seguir as regras de cuidado e as recomendações do jardineiro permite que você cultive não apenas um produto de alta qualidade, mas também evite possíveis erros.

Gigante doce

Respostas às perguntas

A ervilha é um vegetal ou uma fruta?

Variedades de ervilha podem ser trepadeiras e usadas como enfeites decorativos para cercas. Os arbustos também podem ser usados ​​para decoração de jardins. Não há uma resposta única sobre ervilhas; a literatura científica se refere à cultura como uma planta herbácea da família das leguminosas.

As ervilhas são uma cultura de grãos?

Cereais são plantas que produzem grãos consumidos por humanos ou animais, mais comumente grãos para pão. Ervilhas também são cereais, mas são classificadas como leguminosas. Esses dois grupos pertencem à classe dos produtos cerealíferos. Os cereais são essenciais para os humanos, contendo todas as vitaminas e minerais essenciais.

Gigante doceExiste algo como ervilha-de-olho-preto e quantas sementes há em uma vagem?

Esta espécie de planta difere da ervilha comum. O arbusto tem caules nus e vagens roxo-escuras, mas as ervilhas em si são verdes. Esta variedade tem de 8 a 9 sementes. As variedades comuns incluem a Purple King e a Purple Sugar. O produto é usado para consumo in natura e como guarnição de pratos prontos.

O grupo das leguminosas também inclui a variedade ervilha-de-campo. Esta espécie de planta se distingue pela sua rápida maturação e pela cor das suas ervilhas, que pode variar do verde ao roxo.

Os jardineiros frequentemente ignoram as ervilhas por considerá-las uma cultura desnecessária. No entanto, elas contêm um grande número de componentes benéficos que podem nutrir o corpo humano e prevenir o desenvolvimento de doenças complexas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata